Logo Guia da Carreira
Action
Carreira

Teste de personalidade MBTI: saiba o que é e como fazer

Em resumo:

  • MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é uma ferramenta de avaliação psicológica que classifica as pessoas em 16 tipos de personalidade, com base em 4 dicotomias: Extroversão x Introversão, Sensorial x Intuição, Razão x Sentimento, Julgamento x Percepção.
  • O teste é útil para autoconhecimento, ajudando a entender pontos fortes e fracos e melhorando comunicação, tomada de decisões e gestão de conflitos.
  • Embora seja amplamente utilizado em processos seletivos, a empresa responsável pelo teste de personalidade MBTI não recomenda seu uso em contratação, devido à falta de estudos que comprovem sua eficácia para prever desempenho no trabalho.
  • Criado por Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers, baseado nas teorias de Carl Jung sobre tipos de personalidade, o MBTI foi lançado em 1943 e atualizado mais de dez vezes desde então.
  • Embora o teste oficial tenha custo, existem versões não oficiais, como o 16Personalities, que oferece uma abordagem semelhante, embora não seja idêntico ao MBTI oficial.

Com certeza, em algum momento da sua vida, você já se deparou com testes de personalidade, seja nas redes sociais, conversando com amigos ou até mesmo em filmes e séries. Esses testes, como o famoso teste de personalidade MBTI, têm ajudado muita gente a entender e aprimorar a si mesmo. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Além de serem atrativos e curiosos, os testes de personalidade desempenham um papel importante no autoconhecimento. A internet facilitou bastante o acesso a essas ferramentas, e hoje em dia, existem diversas opções para descobrir o seu tipo de personalidade de forma rápida e simples. 

Descobrir mais sobre quem você é, seus pontos fortes e fracos, pode melhorar a maneira como você se comunica, toma decisões e lida com desafios no ambiente profissional e pessoal. E acredite: esses testes estão sendo usados até em processos seletivos.

Quer saber como fazer o teste de personalidade MBTI, descobrir qual é a sua sigla e conhecer outras curiosidades sobre o assunto? Acompanhe os tópicos a seguir.

Veja também:
+ Entrevista de emprego: Veja 5 dicas para ter sucesso
+ Como se preparar para dinâmica de grupo durante o processo seletivo? Confira dicas

O que é o teste de personalidade MBTI?

MBTI é a sigla para Myers-Briggs Type Indicator, uma marca registrada da The Myers-Briggs Company. 

O teste foi desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers e foi inspirado nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os tipos de personalidade. A tradução para o português pode ser “tipologia de Myers-Briggs”, “indicador tipológico” ou “classificação tipológica de Myers-Briggs”.

O MBTI é uma avaliação profunda que ajuda a entender os pontos fortes e os pontos fracos de cada pessoa, revelando como as pessoas podem ser diferentes umas das outras. 

Com uma versão atualizada ao longo das décadas, o teste analisa como você reage a diferentes situações, como se sente em momentos específicos e como toma decisões. E o melhor: ele ajuda a identificar essas nuances para melhorar a comunicação, resolver conflitos e até mesmo ajudar em mudanças de carreira ou desafios de liderança.

O MBTI ganhou popularidade ao longo dos anos e, em 1977, passou a ser publicado pela Consulting Psychologists Press (CPP), que mais tarde mudou seu nome para Myers-Briggs Company. Hoje, o teste é repassado para representantes em todo o mundo, e uma das mais conhecidas é a Fellipelli, que aplica o MBTI no Brasil desde os anos 1990. 

Veja também:
+ Entenda melhor cada tipo de personalidade
+ Entrevista de emprego: como falar de si mesmo? 

Entenda a história do MBTI

O MBTI é um teste questionário criado pela norte-americana Katharine Briggs (1875-1968) e sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980) com base nas teorias de um dos principais teóricos da Psicologia, Carl Gustav Jung (1875-1961). O livro “Tipos Psicológicos” foi publicado originalmente em alemão em 1921.

O MBTI foi criado em 1943 e atualizado mais de dez vezes desde então. Atualmente, ele está disponível em 28 línguas e já foi usado por mais de 100 países. A Myers-Briggs Company afirma que 88% das companhias da lista “Fortune 500” (empresas mais valiosas dos EUA) utilizam o MBTI.

O teste de personalidade MBTI pode ser usado para processos seletivos?

Apesar de ser bastante utilizado em processos seletivos, a companhia dona do MBTI não recomenda a utilização do teste para seleção de candidatos a empregos. O uso do MBTI para esses casos é considerado antiético e jamais deve ser exigido que as pessoas façam uma avaliação de personalidade para conseguir uma vaga de emprego. 

Nem mesmo o uso para processos de recolocação interna é indicado. O teste de personalidade deve ser usado apenas para desenvolvimento pessoal e coletivo.

A empresa elencou algumas razões pela qual o teste não deve ser usado em processos seletivos:

  • Não há “indicador de mentiras” no teste para checar honestidade das respostas;
  • Os candidatos podem responder os questionários de acordo com os requisitos de  “perfil ideal” uma vaga;
  • A avaliação não indica pontos “bons” ou “ruins” das pessoas e sim as preferências das personalidades;
  • Não há estudos que comprovem ou avaliem a eficiência do MBTI para fins de contratação ou que prevejam o desempenho das pessoas no trabalho conforme a sua personalidade.

Veja também:
+ Teste MBTI: qual a personalidade mais comum?
+ Teste MBTI: qual a personalidade mais rara?

Como funciona o teste de personalidade MBTI?

Para dividir os tipos de personalidades, o teste de personalidade MBTI utiliza a ideia de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir. Eles são chamados de dicotomias e são as “letras” que vemos nestas siglas. As dicotomias são apresentadas da seguinte forma:

Extroversão (E) x Introversão (I)

Refere-se à fonte de energia. Extrovertidos se energizam com interações sociais e com o mundo externo, enquanto introvertidos buscam recarregar as energias sozinhos, no mundo interior, e se sentem esgotados em situações sociais excessivas.

Sensorial (S) x Intuição (N)

Relaciona-se à percepção. Pessoas sensoriais focam na realidade prática, no aqui e agora, em dados concretos. Já os intuitivos preferem abstrações, teorias e questões mais filosóficas e existenciais.

Razão (T) x Sentimento (F)

Refere-se à forma de tomar decisões. Os tipos racionais tomam decisões com base em lógica e análise objetiva, enquanto os sentimentais são guiados por valores pessoais e emoções.

Julgamento (J) x Percepção (P)

Diz respeito à forma como se organiza. Os tipos J preferem planejamento, organização e estrutura, enquanto os P gostam de manter as opções em aberto, preferem improvisar e não se sentem confortáveis com rotinas rígidas.

O teste de personalidade MBTI é composto por 50 perguntas, e cada resposta recebe um valor de 0 a 2. A soma das respostas em cada categoria ajuda a identificar a característica predominante de sua personalidade. O resultado final é a combinação de 4 características, que resultam em 16 tipos diferentes de personalidade.

São elas:

  • INTP – Lógico
  • INTJ – Arquiteto
  • ENTJ – Comandante
  • ENTP – Inovador
  • INFJ – Advogado
  • INFP – Mediador
  • ENFJ – Protagonista
  • ENFP – Ativista
  • ISTJ – Logístico
  • ISFJ – Defensor
  • ESTJ – Executivo
  • ESFJ – Cônsul
  • ISTP – Virtuoso
  • ISFP – Aventureiro
  • ESTP – Empresário
  • ESFP – Animado

Veja também:
+ Personalidade ENFP: o que é, características e como identificar
+ Personalidade ENTJ: o que é, características e como identificar

Qual o tipo de personalidade mais raro?

Não existe um dado global ou brasileiro sobre qual personalidade é mais comum. Uma pesquisa feita nos EUA indica que o tipo mais incomum por lá seria o INFJ (1,5%), enquanto o mais comum seria o ISFJ (13,8%).

Qual o melhor teste de personalidade MBTI?

A companhia dona do teste de personalidade MBTI não autoriza seu uso, aplicação e análise por qualquer pessoa ou site. Os profissionais interessados em oferecer orientação vocacional devem ser certificados pela instituição.

Segundo uma reportagem da Superinteressante, o teste oficial custa US$ 50 (cinquenta dólares).

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

O teste de personalidade MBTI é confiável?

O MBTI pode ser útil como ponto de partida para autoconhecimento e compreensão de preferências pessoais. Diversos estudos apoiados pelo próprio instituto por trás do MBTI apontam que ele possui boa consistência interna e confiabilidade. Por isso, para quem busca um mapeamento geral de inclinações, a ferramenta pode oferecer alguns insights interessantes.

Mas, antes de se animar com o rótulo “INFP” ou “ENTJ”, vale entender que o MBTI não é um instrumento perfeito. Diversas críticas apontam que as quatro dimensões usadas pelo teste (E/I, S/N, T/F, J/P) transformam traços de personalidade em categorias fixas, quando a psicologia contemporânea entende a personalidade como um espectro, cheio de nuances.

Além disso, há evidências de que um número relevante de pessoas obtêm resultados diferentes ao refazer o teste com poucas semanas de intervalo, o que compromete a confiabilidade do MBTI como ferramenta de autoavaliação definitiva. 

Em resumo: o MBTI pode servir como um guia inicial, especialmente para quem está começando a se conhecer melhor, mas ele não deve ser usado como rótulo definitivo ou instrumento de decisão para escolhas importantes de vida e carreira.

Como fazer o teste MBTI de graça

Uma das opções para fazer o teste MBTI “de graça” é conseguir convencer a sua empresa a contratar uma consultoria autorizada para aplicá-lo com toda a equipe como ferramenta de desenvolvimento coletivo.

Há também um site muito famoso chamado “16Personalities”. Ele não cita o teste MBTI em qualquer momento, somente as personalidades, para evitar processos por direitos autorais. 

O teste de personalidade MBTI também não é exatamente o mesmo certificado pela empresa dona da marca, mas pode servir para quem deseja testar rapidamente qual é a sua personalidade e conferir curiosidades como famosos que teriam a mesma personalidade que você e pontos fracos e fortes de cada classificação.

Veja também:
+ Teste de Excel em entrevista de emprego: O que estudar?
+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é o teste de personalidade MBTI?

O MBTI é uma avaliação psicológica que classifica as pessoas em 16 tipos de personalidade, baseando-se em quatro dicotomias: Extroversão x Introversão, Sensorial x Intuição, Razão x Sentimento e Julgamento x Percepção.

O MBTI é confiável?

O MBTI pode ser útil para autoconhecimento, mas não é um instrumento infalível. Embora tenha boa consistência interna e ajude a compreender traços de personalidade, ele é criticado por categorizar as pessoas em tipos fixos.

O teste MBTI pode ser usado em processos seletivos?

Apesar de ser popular em processos seletivos, o MBTI não é recomendado para essa finalidade. A empresa responsável pelo teste afirma que ele deve ser usado apenas para desenvolvimento pessoal e não para contratação, pois não avalia diretamente o desempenho no trabalho.

Como funciona o teste MBTI?

O teste de personalidade MBTI é composto por 50 perguntas e, com base nas respostas, ele classifica a personalidade em 16 tipos. Cada tipo é representado por uma combinação de 4 letras que refletem suas preferências em áreas como energia, percepção, decisão e organização.

Onde posso fazer o teste MBTI?

O teste de personalidade MBTI oficial deve ser feito através de profissionais certificados. No entanto, existem alternativas gratuitas, como o 16Personalities, que oferece um teste semelhante. Embora não seja o teste oficial, ele pode fornecer insights sobre a sua personalidade e é uma boa opção para quem deseja conhecer seus pontos fortes e fracos.

O melhor caminho para conseguir um bom emprego

Conhecer seus pontos fortes e fracos é algo muito importante na hora de tomar decisões e saber o que é melhor para si mesmo. Uma pessoa confiante e que sabe por onde ir já ganha pontos em qualquer entrevista de emprego por sua determinação e vontade.

Aliado a isso, outro fator fundamental é ter uma formação sólida na sua área de trabalho. Um diploma de ensino superior abre portas para salários mais altos e oportunidades além das comuns. Que tal dar esse passo para um futuro melhor?

Como estudar com bolsa de estudo

Você sabia que o Guia da Carreira é parceiro da Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil?

Assim, você pode transformar em realidade o sonho de voltar a estudar e conseguir as melhores oportunidades de trabalho e de salário.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como isso funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:

*MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.

Os mais lidos
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.