Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Personalidade ENTJ: o que é, características e como identificar

25 de março de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Você já ouviu falar nos tipos de personalidade existentes? De acordo com os critérios do Myers-Briggs Type Indicator, também chamado de MBTI, é possível classificar os seres humanos em 16 tipos de personalidade, entre analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores. A personalidade ENTJ, por exemplo, faz parte do time de analistas e é um dos tipos mais raros de personalidade, encontrada em apenas 3% da população.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Entre os critérios de classificação de uma personalidade, definidos pelo MBTI, estão a maneira com que a pessoa interage com o mundo, a forma com que ela observa e absorve as informações, o modo com que julga as ações de outras pessoas e o seu próprio modo de viver.

No âmbito pessoal, é interessante conhecer mais sobre os tipos de personalidade para identificar comportamentos, saber lidar com pessoas diferentes e construir relações mais saudáveis. No âmbito profissional, as características de cada personalidade podem auxiliar profissionais de recursos humanos e gestores a tomarem decisões mais assertivas dentro do trabalho. Além disso, conhecer a própria personalidade pode ajudar estudantes a escolherem uma profissão que tenha maior afinidade com suas próprias características.

Quer saber mais sobre a personalidade ENTJ, suas principais características e como identificar se você tem esse tipo de personalidade? Continue a leitura. 

O que é a personalidade ENTJ?

Caracterizada pelos pilares da extroversão (E), da intuição (N), da racionalidade (T) e do julgamento (J), a personalidade ENTJ é encontrada em pouquíssimas pessoas ao redor do mundo, como o inventor Steve Jobs, a política Margaret Thatcher, o ator Jim Carrey, a atriz Whoopi Goldberg, entre outros. Essa personalidade faz parte do time de pessoas analistas, conhecidas por sua racionalidade, imparcialidade e excelência intelectual.

Leia mais: Teste MBTI: qual a personalidade mais comum?

Características gerais da personalidade ENTJ

A personalidade ENTJ também é chamada de “Comandante”. Pessoas com esse tipo de personalidade, como o próprio nome sugere, são líderes natos, ou seja, atraem pessoas ao seu redor rumo a um mesmo objetivo, através de seu carisma, confiança, boa habilidade de comunicação e assertividade.

Além de líderes, os Comandantes são totalmente determinados e orientados a ação, sendo pessoas de presença dinâmica e forte autoridade no ambiente em que vivem. Com sua motivação interna, eles gostam de assumir o controle das coisas, são movidos constantemente a desafios e acreditam que podem alcançar qualquer objetivo.

No entanto, por terem a capacidade de pensar estrategicamente e enxergarem o mundo através de uma perspectiva de longo prazo, a personalidade ENTJ apresenta certa dificuldade em aceitar visões diferentes das suas.

Características comuns dos ENTJs

Os ENTJs são pessoas extremamente críticas, com alta capacidade de organização e pensamento lógico. E, ao mesmo tempo que respeitam pessoas que agem e pensam da mesma forma que eles, enxergam falhas em pessoas de pensamentos mais lentos ou menos convictos.

Para a personalidade ENTJ, exibições emocionais são sinais de fraqueza e falta de produtividade. Por esse motivo, podem, em diversas situações, serem taxados como arrogantes ou frios, apresentando certo grau de insensibilidade com pessoas diferentes de si mesmos.

Leia mais: Teste Vocacional Grátis

Pontos fortes da personalidade ENTJ

Entre os pontos fortes da personalidade ENTJ, portanto, estão a eficiência, a energia, a autoconfiança, o pensamento estratégico e o carisma.

  • Eficiência: os ENTJs são pessoas totalmente intuitivas e que usam suas habilidades de raciocínio para identificar qualquer situação ineficiente na qual possa ser melhorada.
  • Energia: pessoas com personalidade ENTJ gostam do processo de alcançar um objetivo e carregam uma energia dentro de si rumo a um objetivo de longo prazo.
  • Autoconfiança: os Comandantes confiam em suas habilidades mais do que qualquer outra pessoa e acreditam em suas capacidades como líderes persuasivos e inspiradores.
  • Pensamento estratégico: ENTJs são planejadores, gostam de ter o controle e preferem analisar toda a situação antes de tomar uma decisão.
  • Carisma: a extroversão dos Comandantes faz com que as pessoas gostem de estar por perto e interagir com eles. Além disso, sua energia é muito extraída de suas interações sociais.

Pontos fracos da personalidade ENTJ

E entre os pontos fracos da personalidade ENTJ, estão a teimosia, a intolerância, a arrogância e a frieza.

  • Teimosia: os ENTJs são muitos insistentes com a própria visão de mundo e apresentam resistência a qualquer mudança de perspectiva.
  • Intolerância: além disso, não toleram ideias ou emoções que os distraiam de seus objetivos primários. A tolerância dos Comandantes para erros é muito pequena.
  • Arrogância: pessoas com personalidade ENTJ não têm paciência com pessoas de pensamento lento e convicções mais frouxas, podendo apresentar um certo grau de arrogância.
  • Frieza: exibição emocional é vista como fraqueza e irracionalidade para os ENTJs, pois os distancia do objetivo que desejam alcançar.

Como identificar se você tem a Personalidade ENTJ

Leu as características e conseguiu se identificar com algumas delas? Para ter certeza de que esta é a sua personalidade, é importante validar de forma oficial, ou seja, através do próprio questionário MBTI. No Brasil, apenas a consultoria Fellipelli é autorizada a traduzir e certificar pessoas para aplicarem o indicador.

Testes de Personalidade

Uma opção viável e mais barata, é através de testes de personalidade não oficiais disponíveis no Google. O site “16Personalities”, por exemplo, é bastante famoso e oferece um teste similar, que pode te ajudar a validar rapidamente qual é a sua personalidade. Ele oferece informações completas sobre os tipos de personalidade e diversos outros recursos interessantes, como artigos, pesquisas e guias premium.

Autoavaliação

O mais importante neste processo de descoberta, independente de qual questionário você utilizar, é se auto avaliar e reconhecer que, diante de todas as informações, o teste de personalidade é uma forma interessante e muito válida de buscar autoconhecimento e evoluir como pessoa, profissional e ser humano.

Leia mais: Personalidade ENFP: o que é, características e como identificar

Diferenças entre a personalidade ENTJ e outras personalidades similares

Entre as 16 personalidades existentes, 4 fazem parte do time que chamamos de analistas e podem apresentar características muito comuns, como o pensamento estratégico, a inteligência e a busca incessante pelo conhecimento. No entanto, entre as personalidades ENTJ (Comandante), INTJ (Arquiteto), ENTP (Inovador) e INTP (Lógico) também existem diferenças que podem ser cruciais na hora de identificar qual personalidade é mais condizente com a sua.

O Arquiteto, assim como o Comandante, é movido pela ação. Apesar disso, é introvertido, age sozinho e não é um perfil popular.

Já o Inovador, assim como o Comandante, tem pensamento rápido e é carismático. No entanto, é inconformado com o status quo e se rebela até mesmo contra suas próprias crenças.

O Lógico também é questionador, inteligente e objetivo. Mas ao invés de partir para a ação, é introvertido e passa o dia refletindo sobre ideias e possibilidades.

Ficaram claras as diferenças entre elas?

Desafios e Dificuldades da Personalidade ENTJ

No âmbito profissional, existem alguns desafios e dificuldades para pessoas de personalidade ENTJ. Sua franqueza e sinceridade, por exemplo, podem gerar certos conflitos no convívio com colegas de trabalho.

Outro ponto é a ineficiência e a preguiça alheia, que chamam a atenção de forma negativa aos Comandantes e por isso podem apresentar atitudes impacientes e autoritárias com seus subordinados.

Pessoas de personalidade ENTJ ainda enfrentam dificuldades ao serem submetidas a julgamentos, ou em situações de alto teor emocional. 

Profissões para quem é ENTJ

Líderes como são, os Comandantes tendem a se afirmar em posições de destaque. Somando a isso, devido ao alta capacidade de pensamento estratégico, definição de metas, eficiência e habilidade de comunicação, as profissões mais indicadas para quem tem esse tipo de personalidade são: empreendedor, posição executiva dentro de uma empresa, estrategista corporativo, professores universitários, administradores, comunicadores e vendedores.

Como a personalidade ENTJ pode se desenvolver e crescer?

Conhecer a personalidade e suas principais características é essencial para o crescimento de toda e qualquer pessoa, principalmente para estudantes que desejam se desenvolver profissionalmente.

Para te dar aquela força e você iniciar os seus estudos o mais rápido possível, que tal iniciar a graduação com bolsas de até 80%? É só conferir as oportunidades do Quero Bolsa, uma plataforma na qual você encontra oportunidades em diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e valorizadas pelo mercado de trabalho. Veja esta lista de instituições que separamos para você:

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.