Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Personalidade ENFP: o que é, características e como identificar

28 de fevereiro de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Um dos resultados para o teste de personalidade é a personalidade ENFP. Essa sigla representa o modelo “ativista” que tem características bem peculiares, sendo conhecido pelo seu espírito livre. Nesse texto, vamos falar sobre quem tem essa personalidade. Vamos lá?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é a teoria das personalidades MBTI?

São tantas siglas que você parece ler em outra língua, não é? Mas calma que vamos te explicar. O MBTI nada mais é que o Indicador Tipológico de Myers-Briggs. Ele é uma ferramenta que permite a classificação de diferentes tipos de personalidades, sendo bastante utilizado na psicologia e no coaching.

Para entender o seu tipo de personalidade nesse indicador, é preciso fazer um extenso teste com perguntas variadas. Não existe certo e errado, elas apenas vão indicar para diferentes personalidades.

O que é a personalidade ENFP?

A personalidade ENFP, como já comentamos, é a personalidade ativista. As pessoas que se identificam dessa maneira costumam ser alegres e adoram socializar. Para se ter uma noção, apenas 7% da população mundial tem essa personalidade.

Ainda assim, eles não deixam de ser notáveis. E o motivo disso vamos conhecer mais abaixo, descobrindo as suas características!

Características da personalidade ENFP

Quem se descobriu com a personalidade de ENFP, também conhecidos como “ativistas”, precisa entender como esse grupo se comporta. Aqui abaixo, separamos os principais pontos:

Características gerais

As pessoas com personalidade ENFP são extremamente sociáveis ao mesmo tempo que são moldados por uma natureza visionária, que traz bastante curiosidade e energia para as suas rotinas. 

Eles tendem a enxergar a vida como um grande enigma que precisa ser desvendado. Ao mesmo tempo, costumam ser místicos e procurar sempre por um significado mais profundo nas coisas.

Pontos Fortes

  • Curiosos: não conseguem deixar de conhecer algo novo
  • Entusiasmados: são empolgados sem precisar de um motivo específico
  • Excelentes comunicadores: independentemente do tema, sempre estarão dispostos para conversar
  • Espontâneos: são autênticos e não costumam mentir sobre o que sentem
  • Empáticos: entendem as dores dos outros e se sensibilizam para ajudar

Pontos Fracos

  • Desfocados: não conseguem fazer uma só coisa, principalmente se acharem que é uma atividade desestimulante
  • Desorganizados: por não terem foco, acabam construindo sua própria bagunça
  • Excessivamente acomodados: gostam da estabilidade e acabam aceitando o status quo com facilidade
  • Otimistas ao extremo: acreditam que tudo sempre vai dar certo, independentemente da situação
  • Dificuldades para seguir regras: não acreditam em processos e padrões, não conseguindo se engajar para segui-los

Como identificar essa personalidade?

Para definir a personalidade de acordo com o indicador MBTI é preciso realizar um teste. Entretanto, é possível identificar o perfil ENFP através da observação.

Geralmente são pessoas observadoras, curiosas sobre os outros, agem de forma espontânea e gostam de tudo o que é autêntico. Você conhece alguém assim? Provavelmente ela possui a personalidade ENFP.

Comportamentos típicos de um ENFP

Quem se identifica com a personalidade ENFP costuma ser bastante criativo e se desmotivar com atividades que parecem chatas ou pouco inspiradoras. Não gostam de rotina, e costumam sempre focar no futuro – o que pode dificultar a conclusão ou procrastinação de tarefas.

Apesar disso, se preocupam genuinamente com os outros, e costumam ganhar o coração dos que estão à sua volta. Por causa disso, geralmente se tornam líderes carismáticos e que ajudam a desenvolver boas habilidades comportamentais.

Carreiras e trabalhos ideais para ENFPs

Independentemente das habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do direcionamento profissional mais técnico, quem tem essa personalidade precisa encontrar um propósito no trabalho. Sem isso, em pouco tempo podem se cansar e já buscar outras atividades.

Quem se encaixa nesse perfil precisa considerar seus pontos fortes e fracos dos ENFPs antes de escolher sua profissão.

Áreas que se encaixam com a personalidade ENFP

Já sabemos que os “ativistas” pensam demais e se envolvem com tudo. E isso pode ser positivo em diversas áreas! Na carreira, costumam trabalhar em atividades relacionadas a:

Setores criativos

Aqui, será possível abrir a mente e explorar diversas possibilidades. Dentre as carreiras, é possível ir para a publicidade, artes plásticas, artes cênicas e produção audiovisual, por exemplo.

Atendimento ao público

“Ativistas” gostam de se relacionar com outras pessoas e não medem esforços para entrar numa roda de conversa. Por isso, atividades que demandam contato com outras pessoas são boas escolhas: vendedores, atendentes e até advogados entram nessa lista.

Entretenimento e comunicação

Extremamente comunicativos e empolgados, os “ativistas” têm seu lugar reservado na TV ou na internet. Quem se identifica, pode ser jornalista ou streamer.

Saúde 

Por se importar genuinamente com os outros, as pessoas de personalidade ENFP costumam se doar para salvar vidas ou reduzir dores. Sendo assim, profissões de médicos, enfermeiros e dentistas são boas apostas.

Escolha seu curso nas melhores faculdades:

Desenvolvimento pessoal para ENFPs

Quem possui a personalidade ENFP pode se destacar em diversas áreas, desde que se comprometa para isso. Outro ponto importante quando o assunto é desenvolvimento pessoal, é reconhecer as fraquezas e suas fortalezas.

Dessa maneira, vai ser possível compreender o que precisa ser melhorado e o que pode ser mais bem desenvolvido.

Lembrando que o Indicador Tipológico de Myers-Briggs (MBTI) é usado constantemente para sessões de coaching: uma técnica voltada para o desenvolvimento de habilidades que ajudam no mundo profissional. 

Ter esse tipo de consciência facilita no trabalho de mentoria e acelera o processo de aprendizagem de novos comportamentos. Para isso, é preciso estar aberto à si próprio.

Vamos conhecer o que pode ser feito:

Como eles podem melhorar suas fortalezas

Para melhorar as fortalezas, é preciso relembrar que alguns pontos fortes são comuns para pessoas com essa personalidade. São eles: a curiosidade, o entusiasmo, a comunicação, a espontaneidade e a empatia.

Como fazer para melhorar isso? É simples: 

  1. Faça uma análise de quais são (verdadeiramente) os seus pontos fortes;
  2. Selecione aqueles que mais de ajudam no trabalho ou na vida pessoal;
  3. Entenda em quais situações eles são mais bem trabalhados;
  4. Atente-se a essas situações e tenha consciência de que as habilidades serão utilizadas de forma consciente, e não automática.

Como eles podem lidar com suas fraquezas

As fraquezas sempre serão pontos a serem trabalhados ou eliminados. Para lidar com elas, é preciso compreender quais atitudes você deseja deixar de lado e quais você pretende transformar em um ponto forte.

Comece relembrando quais são as principais fraquezas das pessoas com personalidade ENPF: falta de foco, desorganização, excesso de comodismo, otimismo ao extremo, dificuldade para seguir regras.

Pense da seguinte maneira: quais dessas características mais atrapalham a sua rotina? Quais delas você conseguiria ser uma pessoa ou um profissional melhor se deixasse de lado?

Ao priorizar essas fraquezas, fica mais fácil tomar consciência delas e atuar de forma constante para que você consiga lidar com elas – seja convivendo, reduzindo ou eliminando-as.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a conhecer mais sobre a personalidade ENFP, que também é conhecida como perfil “ativista”. Se você sabe de alguém que tem esse perfil, envie esse texto para essa pessoa! 

Se você tem essa personalidade, com certeza agora vai ser mais fácil de se reconhecer e compreender o que pode ser melhorado e o que precisa ser trabalhado.

Lembre-se: toda forma de autoconhecimento é válida, desde que ela lhe encaminhe para uma ação de crescimento e desenvolvimento!

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.