Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Emprego

Entrevista de emprego: Veja 5 dicas para ter sucesso

11 de julho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Uma entrevista de emprego é uma etapa crucial no processo de seleção, na qual os candidatos têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades e experiências para os empregadores. Quer saber como ter sucesso?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Bem, é indiscutível que é neste momento que ocorre o encontro entre a expectativa do recrutador e a necessidade do candidato em busca de uma carreira promissora.

No entanto, muitos profissionais talentosos acabam não conseguindo demonstrar todas as suas qualidades devido ao nervosismo, falta de preparação adequada ou até mesmo por desconhecerem as melhores estratégias para se destacar em uma entrevista. 

É por isso que dominar as técnicas e habilidades necessárias para uma entrevista de emprego de sucesso se torna fundamental.

+ Como entregar currículo em mãos? Saiba quando é o melhor momento

Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser+, que desde 2014 promove iniciativas para o desenvolvimento pessoal e profissional da juventude, deu cinco dicas práticas para quem deseja ter sucesso em entrevistas de emprego.

Pesquise sobre a empresa e vaga que está se candidatando

“Esse é um cuidado fundamental antes de uma entrevista”, afirma Wandreza. A executiva explica que saber sobre a empresa que deseja trabalhar é importante não apenas para passar no processo, mas para analisar se a vaga é ideal para você. 

+ Teste de Excel em entrevista de emprego: O que estudar?

“É importante pesquisar, saber sobre a vaga, se onde a empresa fica localizada é viável para você e sua rotina. Tudo isso pode te deixar mais seguro na entrevista e evitar frustrações futuras”.

Aposte nas soft skills

Este é termo usado para descrever habilidades comportamentais que podem contribuir na conquista de uma oportunidade, especialmente para quem está entrando no mercado de trabalho e quer se destacar na entrevista de emprego. 

+ Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las

“Essa dica é muito importante, principalmente para os jovens que estão em busca da primeira oportunidade e não tem uma bagagem profissional. Destaque as suas características, se é bom em resolver problemas, tem um pensamento criativo e “fora da caixa”, se gosta e tem facilidade em atuar em equipe, se é organizado com prazos e administração de tempo, por meio de experiências do dia a dia que retratam e que possam potencializar o seu talento. Essas são habilidades que, muitas vezes, são até mais relevantes para as empresas do que as habilidades técnicas”, explica.

Seja pontual

Essa parece ser uma dica óbvia e é, mas faz toda a diferença. Muitas empresas têm optado por um bate papo virtual, outras ainda preferem o contato presencial, mas independente do formato, esteja preparado. 

+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

“Essa é uma dica simples e muito importante. Sabemos que imprevistos acontecem, mas além de não ser legal para uma primeira impressão, se atrasar pode deixar o candidato mais nervoso. Então, pesquise o caminho, saia de casa mais cedo, se for online, cheque o link e a conexão. Isso vai ajudar a ficar mais concentrado e aumentará as chances de se sair bem”, pontua.

Mantenha a calma

É normal que, especialmente nos primeiros processos seletivos, a ansiedade, a timidez e o nervosismo possam atrapalhar. 

“É muito comum, acontece com grande parte das pessoas. Dormir bem na noite anterior, se alimentar antes de sair de casa, levar uma garrafa de água, pode ajudar a manter a calma. Estar preparado, como disse nas dicas anteriores, também ajuda a manter a confiança e tranquilidade”.

Seja você mesmo

Segundo Wandreza, a pior estratégia de um candidato é mentir sobre suas habilidades ou vender uma imagem diferente do que realmente é durante uma entrevista de emprego. 

+ Entrevista de emprego: como responder quais são as suas qualidades

“Todos nós temos talentos, qualidades e habilidades, costumo dizer que todo jovem é uma estrela! Por isso, apresente  aquilo que você realmente pode oferecer para a empresa. O autoconhecimento é muito importante nessa hora, pois ajuda a destacar os pontos fortes e os que ainda precisam ser mais desenvolvidos. Seja verdadeiro e esteja disposto a aprender, isso fará toda a diferença!”, finaliza.

Se destaque também buscando especializações na sua área de atuação. Veja algumas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), com bolsas de até 80% nas mensalidades!

+ Leia também!
Entenda o significado de Hard Skills e Soft Skills
Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.