Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo

4 de julho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Saber o que colocar no currículo é fundamental já que esta é uma ferramenta essencial na busca por emprego. É por ele que os recrutadores têm o primeiro contato com os candidatos, por isso, as informações precisam ser relevantes, você concorda?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Pois é! Infelizmente, muitas pessoas acabam cometendo erros ao preencher seus currículos, seja por falta de conhecimento ou por não saber quais informações são realmente importantes.

Saber o que colocar no currículo ou que não ser incluído pode te ajudar a se destacar da concorrência e transmitir uma imagem profissional adequada, até porque é necessário ter cautela ao incluir dados sensíveis ou excessivamente pessoais no currículo. 

Informações como números de documentos, endereço residencial, estado civil e até mesmo fotografias podem ser desnecessárias e até mesmo prejudiciais. É importante lembrar que a privacidade e a segurança devem ser preservadas em todas as etapas do processo seletivo.

+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

Entenda mais sobre o que você não deve colocar no currículo para garantir sua vaga no emprego desejado!

O que não colocar no currículo?

Antes de tudo, você precisa saber que, segundo os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil criou 180 mil vagas formais em abril. O número de trabalhadores com carteira assinada no país chegou a 43,1 milhões, número que representa um aumento de 0,42% em relação ao mês de março.

Se você quiser se destacar e fazer parte deste número precisa se preparar para o mercado de trabalho, começando a saber o que não colocar no currículo. 

Larissa Gonçalves, gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores consultorias em RH do país, explica alguns erros comuns, como o contato telefônico errado.

+ Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

“Existem situações em que o recrutador precisa entrar em contato com o candidato escolhido para recolocação imediata e percebe que o telefone não existe e os e-mails voltam. Neste caso, infelizmente, a pessoa é automaticamente desclassificada pela impossibilidade do contato imediato”, comenta Larissa.

A gerente também comenta que o excesso de informações desnecessárias também não ajuda o candidato no momento da seleção. Confira uma lista do que, de fato, você não deve colocar no currículo:

Nome, endereço completo, CPF E RG.

Não é necessário colocar dados muito específicos, como por exemplo: “Maria Schneider, CPF. 123.123-12, RG. 910111213, Avenida ABC, número 123, bloco x, apartamento Y”. 

Larissa explica que pode ser perigoso para o candidato. Além disso, os recrutadores levam em consideração somente o estado e a cidade da pessoa.

+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

“As pessoas têm o costume de colocar o nome inteiro, endereço com complemento, e outros dados cadastrais como CPF e RG. São dados que precisamos somente para contratação, por isso não devem ser adicionados ao CV”, completa Larissa.

Pretensão salarial

A especialista também comenta sobre a pretensão salarial. Não é necessário colocar no currículo, visto que após o convite para a entrevista essa é uma pergunta que geralmente acontece, para que ambas as partes falem sobre o assunto.

Ela também reforça a importância de nunca mentir sobre o salário que esteja recebendo, caso tenha contrato com outra empresa naquele momento.

Experiências muito antigas

É muito comum que as pessoas coloquem todas as suas experiências de emprego no currículo, entretanto, Larissa explica que um bom currículo não deve passar de duas páginas. 

As três últimas experiências devem ser adicionadas de forma simplificada e direta, contando as principais atividades exercidas, assim como palavras-chave da área ou cargo.

+ Habilidades e Competências para Currículo: saiba o que pôr no seu!

Assinatura

Não é necessário assinar o currículo ou a carta de apresentação no momento de aplicação para alguma vaga. “Não temos motivos para desconfiar destes documentos, ele serve como triagem inicial”, acrescenta Larissa.

Como deixar currículo mais interessante?

Agora que você já sabe o que não colocar no currículo, que tal investir em algo que pode deixar ele ainda mais chamativo nos processos seletivos?

+ 10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo

Investir em uma sólida formação acadêmica pode ser um caminho interessante. A graduação é o primeiro passo nessa jornada, proporcionando conhecimentos específicos da área de atuação e habilidades fundamentais para a carreira. 

Além disso, a pós-graduação é uma excelente oportunidade de aprimoramento, permitindo aprofundamento em um campo específico e adquirir expertise diferenciada.

Ao investir em uma graduação e pós-graduação, demonstra-se comprometido com o aprendizado contínuo, o que é altamente valorizado pelos empregadores. 

Essas formações também possibilitam o desenvolvimento de uma rede de contatos, acesso a recursos e pesquisas atualizadas, além de proporcionar experiências práticas por meio de estágios e projetos acadêmicos.

Conheça algumas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que podem te ajudar a escolher essa formação! 

+ Veja também!
Dicas de como montar um currículo para quem nunca trabalhou
15 dicas para um currículo perfeito

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.