Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

22 de junho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Mentir no currículo não deveria ser algo comum entre os candidatos às vagas de emprego. De acordo com uma pesquisa da DNA Outplacement, 75% dos brasileiros não dizem a verdade no currículo sobre formação e experiência. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esse mesmo levantamento aponta que 48% dos currículos analisados continham inverdades sobre o tema salário atual ou mais recente dos candidatos. 

Por isso, Larissa Gonçalves, gerente de operações da Luandre RH, explica que muitas pessoas acreditam que devem incrementar o currículo para conseguir uma chance, mas se esquecem que se a vaga solicita alguns requisitos é porque eles farão parte da rotina.

“A seleção do CV é uma primeira triagem para entender as habilidades técnicas compatíveis com a função. Antes ou depois da entrevista, também podem ser solicitados testes práticos como complemento”.

+ Motivos que eliminam o seu currículo em uma entrevista

A especialista reforça que não há problema em assumir que não tem alguma das habilidades solicitadas pelo cargo, até porque existem outros requisitos que você pode preencher para conquistar a vaga. 

“Na seleção, diversas características são analisadas e que vão além da formação e experiência. Analisamos postura, facilidade em se comunicar, além das ambições e motivações em relação ao cargo. Por isso, mentir pode colocar tudo a perder, uma vez que quebra a confiança sobre qualquer outra informação que o candidato possa trazer”, afirma.

Larissa listou as cinco principais mentiras que são contadas pelos candidatos e que devem ser evitadas no currículo e na entrevista. Confira!

Veja também:
+
O que não colocar no Currículo? Veja erros mais comuns!

5 principais mentiras que os candidatos contam 

Apesar de ter essa lista em mãos, lembre-se que ela serve para que você evite, de todo modo, mentir no currículo ou durante o processo seletivo para um novo emprego. 

Idiomas

A fluência em idiomas, como inglês e espanhol lidera as mentiras, já que os candidatos acreditam que assim vão conseguir melhores oportunidades. Este é um grande erro, porque as empresas podem fazer testes durante a entrevista ou te cobrar o uso do idioma, em determinada fluência, na rotina de trabalho.

Salários

Outro erro ao mentir no currículo é quem acredita que dizer que ganha ou ganhou um salário maior pode ser uma boa oportunidade de conseguir esse patamar salarial no futuro emprego. 

Essa é uma informação que pode ser checada, o que possivelmente resulte em uma relação de desconfiança entre o profissional e a empresa, já que ele forneceu uma informação falsa sobre seu histórico.

Habilidades e competências

Mentir no currículo sobre competências também é um grande erro. Elas podem ser colocadas à prova durante testes ou apresentação de casos práticos no decorrer do processo seletivo até chegar a entrevista final com a futura liderança, o que colocará o candidato em uma situação desconfortável, caso demonstre falta de habilidade em algo que afirmou ter no início.

+ 10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo

Motivos da saída do emprego

Não é necessário entrar em detalhes, mas não se deve mentir sobre a situação ou contexto, a saída de um emprego deve ser encarada como um processo natural e pode ser motivada por vários fatores.

Essa informação também poderá ser checada entrando em contato com o vínculo anterior, e a mentira colocará em risco a oportunidade atual ou futura. Ética é um valor inegociável para muitas empresas.

Cargos anteriores

Muitos candidatos alteram o nome do cargo sem levar em conta as atribuições vividas no dia a dia, e essa falta de conhecimento sobre a atuação na função pode ser facilmente identificada no processo seletivo.

+ 15 dicas para um currículo perfeito

É crime mentir na entrevista de emprego?

Mentir no currículo e na entrevista de emprego é considerado uma conduta inapropriada e, em muitos casos, pode ser considerado crime. Larissa alerta para situações como falsificar um diploma, por exemplo, pode levar a uma demissão por justa causa por ato de improbidade, uma vez que comprovada a fraude.

Afinal, as informações falsas apresentadas são usadas para influenciar a decisão do empregador. Isso pode resultar em danos financeiros e reputacionais para a empresa, bem como em desvantagens para outros candidatos honestos.

+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

Como não mentir no currículo?

Ao invés de optar por mentir no currículo, é melhor investir em desenvolvimento pessoal e profissional. Aprimorar habilidades, adquirir novos conhecimentos e buscar certificações relevantes aumentam a sua capacidade de se destacar no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que a mentira no currículo é um risco desnecessário. As empresas estão cada vez mais rigorosas na verificação das informações dos candidatos, realizando checagens minuciosas de referências e histórico profissional. 

+ Dicas de como montar um currículo para quem nunca trabalhou

Ao destacar suas habilidades e experiências reais, você constrói uma base sólida para o seu crescimento profissional. Invista em cursos, workshops e outras oportunidades de aprendizado para desenvolver suas competências e aumentar suas chances de sucesso.

Conheça algumas instituições de ensino superior que oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou especialização. Esse pode ser o caminho ideal para não precisar mentir no currículo, veja:

+ Veja também!
Aprenda a escrever um currículo simples e eficiente
10 informações que você não precisa colocar no currículo

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.