Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

23 de setembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Um tipo de experiência que tem sido cada vez mais valorizado pelos recrutadores e gestores de empresas é o voluntariado. Profissionais que colocam trabalho voluntário no currículo ganham destaque nos processos seletivos e têm mais chances de conseguir um emprego.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Continue a leitura e entenda o que é o trabalho voluntário e como descrever essa experiência no seu currículo.

O que é o trabalho voluntário?

Trabalho voluntário é o conjunto de ações que visam contribuir com alguma causa. É realizado de forma gratuita, ou seja, sem o recebimento de qualquer remuneração.

Toda atividade realizada no trabalho voluntário é de interesse social e comunitário, e tem grande prestígio social, por ajudar na construção de um mundo mais justo e solidário.

O voluntariado pode ser a favor de causas como educação, saúde, preservação ambiental, cidadania, doação de alimentos, igualdade e diversidade, cultural, científica, recreativa, desportiva, religiosa, entre outras.

No vídeo abaixo, você confere mais informações sobre como funciona o trabalho voluntário:

A seguir, você confere como o trabalho voluntário pode contribuir com sua carreira.

Como o trabalho voluntário pode ajudar na carreira?

O trabalho voluntário tem se tornado cada vez mais importante não só para o crescimento de organizações não governamentais (ONGs), mas como forma de empresas e instituições cumprirem com suas responsabilidades socioambientais.

As empresas que adotam ações de voluntariado junto a seus colaboradores envolvem seu público interno na realização de atividades que deixem uma marca positiva na comunidade. E isso pode fazer toda a diferença para a imagem e reputação da empresa.

Por isso, instituições de todos os segmentos têm valorizado o trabalho voluntário. Gestores, líderes e recrutadores dão preferência na contratação de novos colaboradores que já praticam trabalho voluntário para qualquer causa.

Além disso, praticar o trabalho voluntário ajuda o indivíduo a se desenvolver como pessoa e, muitas vezes, adquirir novas habilidades, como a busca por soluções de problemas e trabalho em equipe.

Vantagens de fazer um trabalho voluntário

O trabalho voluntário possui inúmeros benefícios. Confira as principais vantagens e pontos positivos de se praticar o voluntariado:

  1. Valorização pelo mercado: como explicamos acima, as empresas têm incentivado seus colaboradores a praticarem o voluntariado. Candidatos que já fazem algum tipo de trabalho voluntário ganham muitos pontos com os recrutadores durante o processo seletivo.
  2. Aquisição e aprimoramento de habilidades: fazer um trabalho voluntário é uma ótima oportunidade para aprender novos conhecimentos e habilidades. Além das atividades específicas, o voluntário desenvolve habilidades como busca por soluções e ideias inovadoras, trabalho em equipe e comunicação.
  3. Desenvolvimento pessoal: como pessoa, o voluntário aprende a enxergar o mundo além da sua própria realidade. Assim, adquire mais empatia, solidariedade, senso de justiça, responsabilidade e visão crítica.
  4. Contato com diferentes pessoas e culturas: o voluntariado possibilita sair da bolha social e conhecer novas realidades e culturas, trocar conhecimentos e experiências, e aumentar a visão de mundo. 
  5. Ganho de experiência: especialmente para quem não tem tanta experiência profissional no currículo, o trabalho voluntário pode cobrir essa falta. Afinal, não deixa de ser uma atividade que exige responsabilidades e coloca em prática os conhecimentos.
  6. Networking: fazer um trabalho voluntário é uma grande oportunidade para conhecer novas pessoas e profissionais influentes no mercado. Ter uma boa rede de contatos é essencial para quem quer se destacar na carreira.
  7. Inovação: o voluntariado permite o desenvolvimento de ideias transformadoras. É uma oportunidade para pensar e planejar diferentes formas para inovar e transformar a vida das pessoas.
  8. Aprender a lidar com adversidades: é muito comum, durante o trabalho voluntário, lidar com situações complicadas e adversas, que estimulam o voluntário a resolver questões complexas com praticidade, eficiência e resiliência. 

No seguinte vídeo, confira mais vantagens do voluntariado para quem está no início de carreira:

Como colocar trabalho voluntário no currículo?

As atividades de voluntariado descritas no currículo ajudam a valorizar suas diferentes experiências, e podem fazer a diferença na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso, o trabalho voluntário ganha destaque para recém-formados ou para aqueles que não têm tantas experiências profissionais para adicionar ao currículo. Profissionais que ficaram um tempo sem trabalhar também encontram vantagem nas atividades de voluntariado, pois conseguem mostrar ao recrutador que não ficaram parados.

Mas, como inserir no currículo as experiências com trabalho voluntário? Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais, e nós respondemos abaixo com algumas dicas especiais:

  1. Crie a seção “Trabalhos Voluntários” ou “Voluntariado” no seu currículo. Preferencialmente após as experiências profissionais.
  2. Assim como as experiências profissionais, liste os seus trabalhos voluntários começando pelos mais recentes.
  3. Informe o cargo ou função exercida, nome da instituição para a qual prestou o trabalho voluntário, e as datas de início e término.
  4. Descreva as principais atividades e competências realizadas durante o voluntariado.

Caso você não tenha tantas experiências profissionais, os trabalhos voluntários realizados podem permanecer junto com as atividades profissionais, na mesma seção. Afinal, não deixam de ser uma experiência de trabalho.

Exemplos

Confira alguns exemplos de como inserir as experiências com trabalho voluntário no currículo:

– Produtor voluntário

ONG Por Um Mundo Melhor (janeiro de 2021 a julho de 2021)

  • Auxiliei na produção e organização de 7 eventos beneficentes;
  • Negociei patrocínios para os eventos;
  • Ajudei no planejamento das campanhas de caridade;
  • Fui responsável pelo gerenciamento das mídias sociais da instituição;
  • Elaborei uma estratégia para aumentar em 20% a captação de doadores.

– Monitor infantil

Instituto Esperança (fevereiro de 2020 a novembro de 2020)

  • Fiz leituras de histórias para grupos de crianças na primeira infância;
  • Auxiliei as crianças com brincadeiras educativas;
  • Conduzi reuniões com pais e responsáveis para explicar a importância do incentivo à leitura;
  • Elaborei releases mensais das campanhas para envio à imprensa.

Melhore o seu currículo profissional

Além da experiência profissional e dos trabalhos voluntários realizados, para valorizar o seu currículo e aumentar suas chances de conseguir um bom emprego é importante destacar sua formação e cursos concluídos ou em andamento.

Profissionais que valorizam a educação e buscam pelo conhecimento são os preferidos pelos recrutadores e gestores de empresas.

Contudo, é importante destacar que ao optar por um curso de graduação ou pós-graduação, é essencial escolher uma instituição de ensino aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), ou então o diploma não terá validade no território nacional.

A seguir, uma lista de universidades que além de bem avaliadas pelo MEC, possuem diversas opções de cursos para você aprender uma profissão e melhorar o seu currículo:

Todas as instituições de ensino citadas acima oferecem ainda bolsas de estudo e descontos especiais para novos alunos.

E você, já fez algum trabalho voluntário? Conte pra gente aqui nos comentários como foi sua experiência com o voluntariado.

 Leia mais:

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.