Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Cursos

10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo

10 de fevereiro de 2023
Mulher em folia para fazer cursos online e gratuitos
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Investir em conhecimento sempre é uma boa escolha! Às vezes a correria da rotina não oferece tempo o suficiente para fazer cursos online e gratuitos para turbinar o currículo, entretanto, com a chegada de feriados, como o Carnaval, os dias de descanso podem ser produtivos para não curte a folia.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Atualmente, na internet, você pode encontrar uma infinidade de cursos online e gratuitos que permitem que os profissionais adquiram conhecimentos e habilidades específicas em um curto período de tempo. 

Há algumas capacitações que podem servir para diversas áreas e, inclusive, têm sido requisitadas em muitas empresas durante o processo seletivo, já  que podem ajudar a ampliar as perspectivas de carreira.

Além disso, investir tempo em cursos online e gratuitos também pode ser uma boa maneira de aprender sobre novas tecnologias e tendências do setor, o que pode ser útil para quem deseja mudar de carreira ou se destacar na atual.

Então, confira uma lista com 10 opções de cursos online e gratuitos para você turbinar seu currículo durante o Carnaval!

+ Cursos da USP para fazer sem vestibular

Quais são os melhores cursos online e gratuitos para se ter no currículo?

Muitas são as razões para quem não curte Carnaval investir no período de folga para estudar. A acessibilidade dos cursos online e gratuitos é um fator muito importante, já que oferece muita oportunidade de aprendizagem.

A ampla gama de opções faz com que existam muitos cursos online e gratuitos disponíveis, oferecendo aos estudantes a oportunidade de explorar seus interesses e ampliar suas habilidades e atualização profissional. Confira 10 opções que podem turbinar seu currículo!

Liderança

Mais que saber liderar um time, o curso de liderança busca ensinar como trabalhar em equipe, dividir as tarefas e atuar com pessoas de competências diferentes, afinal, esses são requisitos que fazem a diferença na hora de uma contratação e que se aplicam diretamente no desenvolvimento de metas.

Planejamento Estratégico

Esse é um dos cursos online e gratuitos que podem turbinar seu currículo! Saber de planejamento estratégico ajuda a entender e aplicar modelos estratégicos para geração e implantação de projetos empresariais. 

É importante compreender conceitos básicos sobre estratégia, análises, alinhamento empresarial e tipos de estratégias para liderar no mercado. O curso oferece estudo prático e mostra como gerar estratégias alinhadas à hierarquia da organização.

Excel: do básico ao avançado

O objetivo é ajudar os alunos a compreender e aplicar as várias funcionalidades e recursos do Excel, incluindo fórmulas, funções, gráficos, tabelas dinâmicas, macro e muito mais! Algo que faz muita diferença no currículo.

O curso de Excel é útil para profissionais de diversas áreas, como financeiro, contabilidade, vendas, gerenciamento de projetos, recursos humanos e muito mais, que precisam gerenciar, analisar e apresentar dados de forma eficiente.

+ 8 cursos para quem gosta de tecnologia

Responsabilidade Social

As empresas começaram a repensar o seu papel e suas responsabilidades com o bem público, já que as mudanças de comportamento da sociedade vêm acontecendo diariamente.

Por isso, o curso de Responsabilidade Social ajuda o profissional a direcionar e fazer a empresa cumprir sua função econômica, já que são cobradas por respostas rápidas às externalidades negativas e impacto ambiental e social. 

O curso explora a história da Responsabilidade Social no Brasil, o papel de equilíbrio entre empresa, governo e sociedade, a implementação de normas e a incorporação na estratégia corporativa.

mulher negra usando o notebook apoiado em uma mesa, para fazer cursos online e gratuitos.

Gestão de Projetos

O Gerenciamento de Projetos é uma ferramenta crucial para assegurar a efetividade, o orçamento, o prazo e a implementação bem-sucedida de novos processos em empresas grandes e pequenas.

Fazer um dos cursos online e gratuitos na área oferece possibilidade de uma boa administração de projetos exige atenção desde o início até o final de sua gestão, tornando-se um método muito valioso no mercado de trabalho.

Storytelling e técnicas de apresentação: conceitos gerais de comunicação

Saber contar histórias pode ser útil em qualquer área de atuação. Um curso como esse apresenta conceitos gerais de comunicação, além de técnicas para dominar essa área e melhorar, ainda mais, a performance em apresentações, como uma ferramenta poderosa de persuasão, pois ajuda a apresentar argumentos e ideias de uma maneira que as pessoas possam se relacionar e compreender.

Além disso, as histórias ajudam a tornar as informações mais memoráveis e fáceis de serem compreendidas. Quando as informações são apresentadas como parte de uma história, as pessoas são mais propensas a se lembrar delas.

O storytelling também é uma forma clara e efetiva de comunicação. Ele permite que as pessoas transmitam suas ideias e conceitos de maneira clara e coerente, sem confusão ou mal-entendidos.

WordPress

Um curso de WordPress ensina como configurar a plataforma, como criar e personalizar temas, como adicionar e gerenciar conteúdo, e como otimizar o site para SEO, principalmente para quem trabalha com produção de conteúdo.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Um dos cursos online e gratuitos que valem a pena investir no Carnaval é o de LGPD. Esse curso apresenta toda a possível mudança e adaptação de empresas para coleta e tratamento de dados pessoais. 

A formação busca facilitar a compreensão da lei, em linguagem mais acessível e simplificada.

Design Thinking

A metodologia de design thinking é uma abordagem centrada nas necessidades humanas para solucionar problemas complexos. É amplamente utilizada em processos de inovação em produtos ou serviços e se baseia em três pilares principais: empatia, colaboração e experimentação.

Gestão de Mídias Sociais

As redes sociais dominaram tudo, todas as áreas possíveis. Obter um curso online e gratuito nessa área é uma boa oportunidade. Saiba na formação como construir a estratégia e escolha dos canais, de que forma monitorar e atender ao público.

+ 100 mil vagas: veja cursos online e gratuitos oferecidos pelo MEC

Como colocar os cursos online e gratuitos no currículo?

Depois de completar os cursos online e gratuitos durante o feriado ou em algum tempo, está na hora de mostrar no currículo para turbinar e se destacar no mercado. Veja algumas formas de colocar:

  • Adicionar uma seção separada: Crie uma seção específica para cursos online em seu currículo, chamada “Cursos Online” ou “Treinamento e Certificações”
  • Listar o título do curso, o nome da instituição e a data de conclusão
  • Destacar habilidades relevantes. Se o curso online estiver relacionado à sua área de atuação, destaque as habilidades e conhecimentos relevantes que você adquiriu
  • Adicionar informações adicionais, se você recebeu algum tipo de certificado ou reconhecimento pelo curso, inclua essas informações também
  • Adicione os cursos online recentes ao seu currículo e mantenha-o atualizado sempre que completar um novo curso

Lembre-se de que o objetivo é destacar suas habilidades e qualificações para a vaga que você está se candidatando, por isso, seja seletiva e inclua apenas cursos online que sejam realmente relevantes para sua carreira.

Há outras formas de turbinar o currículo, com especializações, como pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Confira oportunidades em faculdades reconhecidas e avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):

+ Leia mais!
4 cursos gratuitos para quem quer escrever melhor
Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

Os mais lidos
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.