Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Emprego

Como entregar currículo em mãos? Saiba quando é o melhor momento

10 de julho de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Uma prática muito comum para encontrar emprego é sair para entregar currículo em mãos. Dependendo da área em que o profissional está buscando uma vaga, às vezes, essa pode ser a melhor forma de ser visto, não é?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas existe uma maneira ideal para que o profissional possa entregar o currículo?

Você possivelmente já se perguntou sobre qual a roupa adequada para isso ou até mesmo o melhor dia ou horário para fazer a entrega. Muitas pessoas também não sabem o que dizer no ato de entregar currículo.

Para te ajudar a se colocar dentro do mercado de trabalho que, por muitas vezes, é altamente competitivo, vamos te explicar se entregar currículo em mãos pode te destacar nos processos seletivos.

Como entregar o currículo em mãos?

Procurar emprego pode ser um desafio, especialmente em um mercado de trabalho competitivo. Você já considerou entregar seu currículo pessoalmente? 

Apesar das facilidades da era digital, a abordagem tradicional de entregar o currículo em mãos ainda possui seu valor, afinal, pode ser uma maneira de se destacar entre os concorrentes.

+ 10 cursos online e gratuitos para turbinar o currículo

Além de demonstrar proatividade e interesse genuíno na vaga, essa abordagem proporciona uma oportunidade única de causar uma primeira impressão positiva. 

Ao entregar pessoalmente, você mostra que está disposto a ir além do básico e investir tempo e energia para conquistar a posição desejada. 

Veja algumas dicas para entregar o currículo pessoalmente:

Pesquise a empresa

Antes de visitar a empresa, pesquise sobre ela. Conheça sua missão, valores e cultura organizacional. Isso lhe dará uma vantagem ao falar com os responsáveis. Mostre que você se importa com a empresa e está alinhado com seus objetivos.

Se vista adequadamente

É importante lembrar que a primeira impressão é crucial. Vá de acordo com o ambiente profissional da empresa, transmitindo profissionalismo e respeito. Um visual adequado pode ajudar a transmitir confiança e credibilidade.

Seja educado

Ao chegar na empresa, trate todos com respeito, desde a recepcionista até os funcionários que encontrar pelo caminho. Uma atitude amigável e educada é sempre bem-vinda e pode criar uma impressão positiva.

+ Objetivo profissional no currículo: o que colocar e exemplos

Se prepare para uma breve apresentação

Esteja preparado para falar sobre suas habilidades e experiências de maneira clara e concisa. Tenha em mente um discurso breve e objetivo que destaque suas principais qualificações e como elas se relacionam com a vaga em questão.

Seja breve e respeite o tempo do recrutador

Vale lembrar que, ao entregar o currículo em mãos, você pode estar interrompendo o dia de trabalho dos profissionais da empresa. Seja breve, respeite o tempo deles e não monopolize a atenção. 

Entregue seu currículo com um sorriso, mencione seu interesse na vaga e se coloque à disposição para qualquer informação adicional que possam precisar.

+ Dicas de como montar um currículo para quem nunca trabalhou

Agradeça a oportunidade

Ao final da conversa, agradeça a atenção e a oportunidade de entregar pessoalmente seu currículo. Deixe uma impressão positiva e a sensação de que você valoriza a oportunidade.

Essas dicas podem ajudar muito ao entregar o currículo em mãos, mas vale lembrar que essa abordagem não substitui a importância de ter um currículo bem elaborado e utilizar as plataformas online de busca de emprego. 

Essa tática pode ser uma de suas estratégias para conseguir ocupar uma boa vaga e conquistar a oportunidade desejada.

Tem dia certo para entregar currículo?

Esta é uma dúvida recorrente: existe dia certo para entregar o currículo? Embora não haja uma resposta definitiva, há certas considerações que podem ajudar você a planejar a melhor estratégia, como por exemplo:

Evite horários de pico

Se você está pensando em entregar currículo pessoalmente, é importante considerar os horários de maior movimento na empresa.

Evite chegar em momentos de grande agitação, como segunda-feira de manhã ou sexta-feira à tarde, quando os profissionais estão ocupados com reuniões, fechamento de projetos e preparação para o final de semana.

+ 10 informações que você não precisa colocar no currículo

Opte por horários mais tranquilos, como a metade da manhã ou a metade da tarde, quando há menos agitação e as pessoas estão mais disponíveis para conversar.

Considere a indústria e a cultura da empresa

É importante considerar a indústria em que a empresa atua e sua cultura organizacional. Por exemplo, em setores como o varejo e a hospitalidade, onde a rotatividade de pessoal é maior, é comum entregar currículos pessoalmente. 

Nessas áreas, fazer uma visita em horários adequados pode ser mais benéfico. No entanto, em indústrias mais formais, como bancos ou escritórios de advocacia, é mais comum que as candidaturas sejam feitas online. 

Se adaptar ao setor e à cultura da empresa pode ajudar a definir a estratégia mais eficaz.

+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

Esteja atento a anúncios de vagas

Caso a empresa tenha anunciado uma vaga recentemente, é provável que o momento da entrega do currículo seja mais oportuno. 

Procure por anúncios de emprego no site da empresa, em plataformas de recrutamento ou nas redes sociais. Se houver um prazo estipulado para a candidatura, se certifique de entregar o currículo dentro desse período para ter uma chance maior de ser considerado.

Considere a preferência da empresa

Algumas empresas têm preferências específicas quanto à forma de recebimento dos currículos. 

Elas podem solicitar que as candidaturas sejam enviadas por e-mail, preenchendo um formulário online ou através de um sistema de rastreamento de candidatos. 

Nesses casos, é importante seguir as instruções fornecidas pela empresa. Ao respeitar a preferência da empresa, você demonstra habilidades de seguir orientações, o que é valorizado pelos recrutadores.

O que dizer na hora de entregar o currículo?

Como já foi mencionado no tópico anterior neste artigo, você precisa ter educação e fazer uma breve apresentação sobre si mesmo ao entregar o currículo. Mas vale reforçar que é importante transmitir uma impressão profissional e destacar suas qualificações de forma concisa. 

+ Habilidades e Competências para Currículo: saiba o que pôr no seu!

Comece agradecendo pela oportunidade de se candidatar e mencione o cargo desejado. Em seguida, se apresente brevemente, fornecendo informações como formação acadêmica, experiência relevante e habilidades. 

Destaque conquistas ou projetos significativos que demonstram suas capacidades e se lembre de adaptar o currículo para atender às necessidades da empresa. 

Termine reforçando seu interesse na posição e disponibilidade para entrevistas ou esclarecimentos adicionais. 

Como deixar meu currículo mais interessante?

Colocar suas experiências mais próximas às da vaga que você deseja se candidatar é importante sim, mas para os recrutadores mostrar que você está sempre em busca de crescimento pode ser um bom ponto de partida.

Uma boa forma de fazer isso é investindo em cursos de atualização do mercado para aprimorar as hard skills e, claro, as soft skills que também são extremamente importantes.

+ Entenda o significado de Hard Skills e Soft Skills

Outra maneira de deixar seu currículo atraente para o mercado é buscar por especializações que conversem com a área que você está buscando vaga. Para isso, veja algumas faculdades com oportunidades de bolsas de até 80%!

+ Leia também!
Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo
Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.