Advocacia

Direito – Profissão, Carreira e Informações Gerais

O Bacharel em Direito recém-formado tem 2 campos principais de atuação para escolher: Carreira de Advogado ou Carreira Jurídica. Conheça mais sobre essa carreira.

As Carreiras do Direito

Direito

Habilitação:
Bacharel em Direito
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Humanas
Atributos do Profissional:
Persuasão e Oratória
Salário Médio:
R$ 3500,00

O Bacharel em Direito recém-formado tem 2 campos principais de atuação para escolher: Carreira de Advogado ou Carreira Jurídica. O Advogado é o profissional que, usando como ferramentas a constituição e as leis, tenta disciplinar e resolver os conflitos entre as pessoas, empresas e instituições, fazendo prevalecer a justiça.

A profissão

A carreira em advocacia é uma das carreiras que mais tem especializações e ramos que podem ser seguidos, o advogado pode defender os seus clientes nos campos: civil, penal, trabalhista, tributário, comercial, previdenciário, dentre outros. Já na carreira Jurídica o bacharel em direito poderá se especializar e prestar concurso público para se tornar: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Procurador e Desembargador.

Vantagens de cada Carreira no Direito

Ser Advogado tem a vantagem de proporcionar ao bacharel em direito, uma maior flexibilidade de trabalho, permitindo ao mesmo atuar em diversas frentes, por conta própria ou então se filiando a um escritório. A desvantagem de ser advogado é a instabilidade presente em toda carreira de profissional liberal.

Já na Carreira Jurídica temos exatamente o oposto, são empregos estáveis com rendimento fixo. A desvantagem desta carreira está na grande dificuldade para se passar nos concursos públicos e a grande carga de responsabilidade.

Tribunal: Local onde Advogados e Promotores travam suas batalhas

Grade Básica do Curso de Direito:

  • Direito Civil
  • Direito Internacional
  • Direito Comercial
  • Direito Processual Penal
  • Direito Administrativo
  • Direito Clássico e Teoria do Direito
  • Direito Constitucional
  • Filosofia
  • Finanças
  • Medicina Legal

Melhores Faculdades

Listamos algumas faculdades que oferecem o curso de graduação em Direito e possuem bons índices nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e boas notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), confira:

  • Universidade de Brasília (UnB) – Brasília – DF;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – MG;
  • Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto – SP;
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Salvador – BA;
  • Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa – MG;
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica – RJ;
  • Escola de Direito de São Paulo (Direito GV) – São Paulo – SP;
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – São Paulo – SP;
  • Faculdade IBMEC (IBMEC) – Belo Horizonte – MG;
  • Faculdade de Ciências Econômicas (FACAMP) – Campinas – SP.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho desse profissional possui aspectos favoráveis e desfavoráveis, conheça esses aspectos:

Aspectos Favoráveis

Advogados especializados em direito ambiental, direito do consumidor, direito comercial e direito internacional estão sendo muito requisitados atualmente, uma especialização nestas áreas é emprego garantido. Carreiras tais como Juiz de Direito e Promotor também estão sempre precisando de profissionais, são carreiras estáveis e de excelente remuneração.

Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável do Direito é a necessidade do estudo e atualização constante, já que as leis estão sempre em transformação e revisão. Outro aspecto desfavorável é que o concurso para determinadas vagas, tais como Juiz de Direito, é extremamente concorrido.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

 

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. sarah

    adooooro o guia de carreira muito bom!

  2. luis gustavo pichinin

    esta area é nao é para todos pois, direito exige muita responsabilidade, nao é uma carreira estavel, os ganhos nao sao sempre favoraveis e a carga de trabalho é muito grande forçando o graduado a se especializar, conquistar sua clientela em sua butique, ou trabalhando em um grande escritorio almegendo ser socio um dia.

    • veronica e luisa

      pra sua informação você não manda na vida dos outros direito pode sim ser para qualquer um se a pessoa quiser

  3. thayna miranda

    estou no 3 ano do ensino médio, e ainda tenho duvidas sobre qual faculdade quero fazer , o sonho do meu avô era eu ser uma grande médica, mas não levo muito jeito … direito to pesquisando e curtindo muito essa ideia pensei tambem em recursos humanos .. oq acham ??

    • lucas

      recursos humanos é muito melhor

      • Joany Deise

        Lucas , aí é questão de ponto de vista , eu particularmente não acho nem de longe que recursos humanos seja melhor que direito , mas aí é que eu tenho paixão pela advocacia e sinceramente não acho nenhuma profissão melhor que esta.

    • gabriely cristina

      bom meu nome e gabriely tenho 15 anos estou no 8 ano do ensino fundamental eu prentendo fazer uma facudade de direto civil eu eu acho bom vc fazer direito bom minha mae diz que nao e uma boa profiçao mais esse e meu sonho se forma em direito civil oq thayna nao ligue pro que as pessoas estam falando ao seu redor siga em frente bjs voçer vai ser uma vençedora proficioal eu creio que eu tanbem

      • Carol

        Querida, só te digo uma coisa.. Escolha muuuito bem o que você quer fazer, para não jogar dinheiro nem tempo fora.. Estou no 1 ano de Direito, e sinceramente não estou gostando muito. No fim deste ano vou aprender Direito Penal que é a minha paixão, então ai poderei gostar mais.. Pense muito bem porque é uma escolha para a vida toda.. Se você fizer algo que não gosta será um péssimo profissional, porque não gosta daquilo que faz. Faça alguns testes vocacionais ou uma orientação com um psicólogo. É uma boa :) Agora, fazendo uma ratificação da colega acima, não existe curso de Direito civil.. O curso chama-se Direito, e depois da graduação pode-se fazer uma especialização em Direito civil tabom ? ;*

        • JUSSARA

          tambem sou estudsnte de direito. vc tb esta errada.o Direito civil eh uma materia incluida na graduaçao do direito. n existe curso de especializaçao posterior

          • Renan

            Errada também, rsrsrs. Há “cadeiras” de Direito Civil na graduação, assim como pós-graduações na área de Direito Civil.

          • Pâmela

            Direito Civil faz parte da Grade de ensino do Curso de Direito, e há especialização em Direito: Civil, Previdenciário, Penal, Tributário e etc. Por conseguinte, só pode se intitular especialista em Direito Previdenciário quem é bacharel em Direito.
            O curso exige tempo e dedicação, pois o acadêmico de Direito deve ler muito e atualizar-se constantemente e deve ter boa memória, além de ser pontual.

        • dina

          Carol vc é tão jovem qto o dia que nasce,9:00 da manhã é qdo tudo está realmente despertando,e assim minha querida é vc, agora que o bom está começando e o melhor ainda está por vir. Tenho 43 anos, somente agora tive a oportunidade de fazer pedagogia e passei num concurso e já estou trabalhando,e acredite,na sala sou uma das melhores, e quanto ao concurso- deixei milhares para trás. Não pretendo ficar somente na pedagogia, se o meu Deus permitir- farei direito também, garanto que serei muito boa. A idade quem faz, somos nós, nunca deixe alguém dizer que vc passou da idade, às vezes, nem mesmo sei dizer que idade tenho, és muito jovem para achar que já está muito velha, se continuar com esse pensamento, imagina qdo vc tiver a minha idade, seguindo essa linha de pensamento- vc já morreu há muito tempo, apenas não sabe.

        • dina

          pessoal me perdoem,não é para a Carol, é para a Nádia que acha que está velha para começar do zero.

        • cristina alarcon

          Achei de extrema arrogância e sem necessidade alguma o tom da sua resposta p/ Gabrielly Cristine..é claro que todos sabem que o direito é um curso único e sua especialização vem depois da faculdade…mas se você quis apenas se aparecer…conseguiu.SANDÁLIA DA HUMILDADE P/ VOCÊ URGENTEMENTE.

    • Caio

      Olá Thayna, bom eu estou numa situação desconfortável, pois estou com muitas dúvidas sobre Direito e nunca acaba, uma hora quero fazer Direito outra Turismo ta tenso.. kk’ Bom eu queria saber como você pesquisa sobre Direito e talz o que você pesquisa sobre para ver se é o que gosta mesmo? Obrigado.

      • Daniela

        Oi, Caio!
        Desculpe estar invadindo uma pergunta que não foi pra mim rsrsrs Eu trabalho com Turismo e o meu sonho é fazer Direito. Foi bem fácil escolher, porque as minhas características são direcionadas ao direito. Gosto muito de defender, e sempre fui apaixonadíssima por debates, e causas. Acho que, se você se analisar um pouquinho poderá decidir melhor o que quer pra você. É sempre válido olharmos por esse lado! ;) Ah, e nunca deixe ninguém dar palpite naquilo que você escolher! :D Beijinhos

  4. Pedro Addler

    Olá Luis Gustavo

    Concordo plentamente, direito é uma carreira de muita responsabilidade. Também exige muita dedicação, seriedade, estudo ( é preciso ler muito ) e é claro talento.

    Só discordo no aspecto da falta de estabilidade, realmente a carreira de advogado tem muitos altos e baixos, mas para quem quer seguir a Carreira Jurídica do direito ( Juiz, Promotor, Defensor Público ) temos sim uma boa estabilidade e salários fixos.

    • JUSSARA

      exatamente. claro que tem estabilidade. povo fica emitindo opiniao sem fundamentaçao nenhuma.

    • dayane regina vascocelos de jesus

      olá pedro ,tenho 13 anos e sou louca pra fazer faculdade de direito . um sonho meu que espero realiza-LO . POSSO Passar o tempo que for mais vou realizar o sonho de ser advogada . Quero ter uma ótima carreira e ser bem sucedida . A desvantagem de ser advogado não tem nenhum problema pra mim , pois para realizar esse sonho tou se dedicando bastante e vou enfrentar os problemas que vinher pela frente . E quando eu poder gritar com meu diploma na não , vou poder dizer; para realiazar o meu sonho eu enfrentei muitas deficuldades e barreiras mas hojé realizei o meu sonho e nunca vou esqueçer quem mim ajudou a realiza-LO

  5. Nadia

    Olá Pedro, tenho 27 anos, traalho como secretária exectiva (graduada), mas nunca me encontrei na profissão, sou infeliz no que faço e isso afeta meu desempenho. Queria muito mudar de área, mas ainda estou em dúvida. Gosto de Direito e de Pscologia, mas à vezes acho que estou velha para começar do zero nestas áreas e penso ao invés cursar Administração que é mais genérico. Você concorda com este ponto de vista ou ainda há mercado para todos???
    Outra coisa, o que acha dos cursos de graduação on-line? eles tem reconhecimento no mercado?
    Desde já obrigada!

    • Fábio Generoso

      Amiga Nádia,eu estava com o mesmo problema que o seu,fiz inspeção de soldagem nível 1 e técnico em mecânica industrial,porque todos diziam que da dinheiro,e de fato realmente da,mas há uma certa dificuldade até chegar lá,sem contar que o famoso qi conta muito.Hoje trabalho na área e não sou feliz,toda vez que entro no trabalho,para mim é angustiante,só agradeço a Deus pela porta de emprego que Ele abriu e que me ajuda com as minha responsabilidades.Pois bem,diante disso venho pedindo a Deus uma direção,e Ele vem me confirmando com relação a estudar direito que foi o que sempre sonhei e acabei desviando para a àrea que hoje estou,mas com a ajuda de Deus e este texto abaixo que eu gostaria que vc lesse,decidi fazer direito e já fiz o vestibular e passei agora é só estudar aquilo que sempre sonhei.Não deixe de ler este texto, Deus te abençoe !!!

      NÃO DESISTA NUNCA

      Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar?
      Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
      Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo.
      Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio.
      Você está em uma margem e seu objetivo está na outra.
      Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá.
      Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz.
      Estoura a sua ponte.
      Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça.
      Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte.
      Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão… eu também não.
      Realmente não é simples.
      Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão.
      É só não se desesperar.
      Seja no mínimo um pouco paciente.
      Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:
      ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA Você começou a sonhar… sonhar… sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor.
      Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize.
      Pergunto, vale a pena insistir?
      Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
      Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos! ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço.
      O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.
      Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.
      O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar…
      ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA.
      No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte.
      Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.
      Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.
      Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja.
      As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado.
      Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

      A visão sem ação, não passa de um sonho.
      A ação sem visão é só um passatempo.
      A visão com ação pode mudar o mundo.

      • rosimary

        Que impresionante! Adorei. Nada como um insentivo desses para quem tem um sonho, mas tem medo de lutar por eles e tudo dar errado. Essa é minha situação. Obrigada!

      • Maria Eduarda

        meu sonho é se formar em direitos , mais pesquisando sobre cheguei até pensar que não seria capaz , li este texto que voce postou e acabei me apaixonando mais por meu sonho . Vou Lutar fazer o Impossivel i o Possivel Para Me Formar ! Boa Sorte a todos que se interessa por direito .

      • Bruna Carine

        olá pessoal ,

        Realmente passo pela mesma situação sou formada em ciências contábeis e não pude fazer direito por condições financeiras e hoje sou infeliz no que faço

      • Renan

        Excelente comentário!

      • Emília

        Fábio Generoso, muito linda a sua mensagem. Ela me ajudou a refletir sobre minha situação e tenho a certeza de que ajudaria outras pessoas. Por isso, gostaria de lhe pedir permissão para copiá-la.

        Eu tenho 18 anos e sempre tive o sonho de seguir a carreira do meu pai, a de Policial Militar. Sempre pensei nisso e quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu respondia rápido, quero ser policial. Quando fui ficando mais velha comecei a perceber que não seria fácil, principalmente pela minha altura. No ano passado me formei no Ensino Médio e prestei vestibular, só que eu não refletir direito sobre o curso que queria seguir e depois vir que havia errado na escolha. Esse ano, insistir no erro e prestei vestibular de novo para engenharia. Eu confesso que sempre gostei da área de exatas, sempre tive facilidade, mas seguir essa área não é o meu forte. Eu sempre fui uma pessoa muito humana, voltada para as questões sociais e confesso que pensei no direito, mas dei muito ouvido as pessoas que diziam que era uma área instável, escassa e desistir, mas hoje vejo que fui deixando o meu sonho aos poucos, por falta de pulso forte e isso faz com que eu me senta mal. Eu fico vendo as pessoas contarem que lutaram pelos sonhos delas e fico me sentindo uma boba, por ser tão nova e não lutar pelo meu sonho. Quando eu falo no Direito, eu me empolgo, fico animada, entusiasmada, o símbolo do Direito, que é a mulher de olhos vendados, segurando a balança, me emociona. Eu sinto que o curso de Direito, vai me deixar muito mais próximo do meu sonho, que é ser policial. A carreira de advogado também me chama atenção, agora engenharia não. Eu me pergunto, como pude me enganar e persistir no engano. Eu sempre fui muito dedicada e responsável com os estudos e almejava a faculdade, me dedicar e me tornar uma ótima profissional. Eu fui aprovada no vestibular pra engenharia que começa semana que vem, mas eu não estou animada, pelo contrário, isto esta me deprimindo, mas com o texto do nosso amigo Fábio, eu tomei a coragem que me faltava. Eu vou seguir em frente em direção ao meu sonho e da oportunidade pra outra pessoa que queira cursar engenharia. Que Deus nos abençoe.

        • exoshowtime

          lavo a sala ou a cozinha primeiro ? aiii q duvida cruel

      • Fábio

        Parabêns pela sua Fé Fábio. Fé e coragem, caminham juntas a nosso favor.

    • Paulo Cesar de Souza

      Nadia você tem apenas 27 aninhos e já é graduada e por força da natureza, as mulheres adquirem maturidade mais rápido que alguns homens.
      Após trabalhar 19 anos na TELERj e ficar desempregado em consequência da privatização,
      não tinha tempo para pensar muito era partir
      para a luta, quando me tranquei em casa durante 1 ano para estudar e me atualiza no que eu sabia fazer, manutenção eletroeletrônica, quando passei
      em três concursos: polícia Civil, Imbel e FAETEC.
      Após 30 anos de serviço público, correndo para casa para assistir o jornal e sentindo que iria me aposentar mal e que meus sonhos de ter uma lancha no marinas e morar e ter uma casa de praia na região dos lagos e nas praias do Rio Grande do Norte estava ficando longe de acontecer, sem dinheiro peguei empréstimos consignados, por ser
      servidor durante 5 anos, após analisar qual graduação que me daria retorno mais rápido e ainda
      pudesse mesmo com idade avançada ainda realizar concursos públicos, em fim só tive como opção o Direito e me formo nesse semestre, juntamente com a quitação dos empréstimos que foram vários,ora era para quitar semestralidade, ora para comprar livros e tenho também um prazo de 10 anos para conquistar um gabinete, só Deus sabe onde ele vai me abrir as portas . Estou pensando na Defensoria, mas se Deus me der a promotoria, estou dentro, se for magistratura, estou dentro, etc. Desabafo,infelizmente só não me vejo como procurador, dependendo do Órgão, pois jamais tiraria o direito de um servidor, que é o meu caso. Até hoje luto para ter meusê triênios do tempo de serviço prestado ao sistema TELEBRÀS na Empresa TELERJ.

      Boa sorte, você tem tempo para ser uma boa desembargadora. Felicidades, estou no Facebook.

    • Danes

      Velha?! Corta essa minha filha. Eu estou com 33 anos e vou com tudo pra começar minha faculdade de Direito. Você tem uma vida inteira te esperando pela frente. Sucesso.

    • Priscila

      Bom, estou cursando o 3º período de Direito. E digo que sou completamente apaixonada pelo curso. A questão é essa, fazer aquilo pelo que se tem paixão. Admito que o curso exige muito mais estudo do que eu supunha, mas ainda assim vale muito a pena. Hoje já me sinto uma cidadã muito melhor. E pra você que acha que pode estar tarde, saiba que estou com 29 anos (em minha segunda graduação) e não sou a mais velha da turma! ;)

  6. Crizellen Luana

    Adorei conhecer mais sobre a área de Direito. Sonho em seguir esta carreira, e não ser só uma Adovagada, e sim prestar concurso pra Juiz de Direito. Me identifico muito com esta área. Tenho 20 anos, vou prestar o vestibular. Estarei sempre em contato com o Guia da Carreira.

  7. Hercilia

    Demorei pra fazer direito pois sempre achei esta carreira de alta responsabilidade.

  8. Dr. Daniel

    O Direito é uma ciência dinâmica e por isso exige do Bacharel muito empenho, disciplina e determinação. Nos dias atuais e em nossa complexa sociedade, Dar uma sentença não é só cumprir a lei como muitos operadores de código o faz, mas ter a certeza de uma interpretação correta da lei direcionando-se o resultado produzido pela mesma para o bem da coletividade, exercendo de forma coercitiva o braço forte do Estado.

    • helena

      GOSTARIA DE SABER COMO SE INTERPRETA O CÓDIGO E TODAS AQUELA LEIS ?TEM ALGUMA TÉCNICA? ACHO QUE PARA SER UM BACHAREL, JUIZ OU PROMOTOR TEM QUE TER MUITA INTELIGENCIA, CONHEÇO PESSOAS QUE SE FORMARAM MAS NUNCA PASSARAM NO EXAME DA ORDEM E TRABALHAM EM AREAS OPOSTAS DE CARGO E SALÁRIO BAIXISSIMO

  9. Pedro Addler

    Olá Thayna

    Não caia nessa viu !! Tenho certeza que seu avô gostava muito de você mas a vida é sua, ninguém pode decidir o seu futuro, somente você.

    Se você não gosta de medicina e não leva jeito, não faça, isso só vai te trazer infelicidade.

    Se você está pensando em fazer direito ou então trabalhar com a área de recursos humanos é isso que você deve procurar.

    Persiga os seus próprios objetivos, boa sorte !!!

  10. nadjla

    Olá Pedro,
    Tenho 27 anos e estou pensando em voltar para a faculdade. Fiz secretariado executivo mas não me encontrei na profissão até hoje, trabalh na área por necessidade. Pensei em fazer Direito ou psicologia. Porém “as vezes acho que sou velha para recomeçar e penso em fazer Administração ao invés.O que você acha? Será que se eu fizer direito ou psicologia haverá mercado para mim?

    • Carol

      Querida Najla, o Direito sempre tem área, em todo o lugar. Também sou apaixonada por Psicologia, e até pensei em trocar meu curso rsrs. A Psicologia tem áreas ótimas, onde você pode montar seu próprio consultório, ou até prestar concursos públicos também, dependendo da região onde reside. Estou no 1 ano de Direito. Pode ter certeza que jamais é tarde para recomeçar, faça o que tem vontade, assim será uma profissional satisfeita e feliz !

  11. priscila

    Quem se forma em direito pode ser perito criminal ?

  12. luza

    estou indo para o 3° período do curso de direito… acho muito puxado mas gosto! meu medo é não passar na prova da OAB, e não saber oque fazer depois.
    O direito é uma área super exigente, que traz muitos frutos, mas precisamos correr muito atraz para isso.
    Estou gostando um poco do curso….mas vamos ver no que vai dar!
    beijos

    • eronildes

      Olá tenho trinta anos e só agora depois de uma escolha mal feita (administração) resolver fazer direito(1semestre) porém tenho mesmo medo e dúvidas que vc. O que vou fazer se não conseguir passar na prova da oab….

  13. Tainá Jéssica

    olá! para todos sei que direito é uma profissão bastante concorrida mais a vida e feita de profissionais que se capacitam no decorrer de sua apredizagem.

  14. Tainá Jessica

    olá ! pedro você parece que é bastante experiente em direito o que falaria para mim que estou terminando o ensino médio e sempre sonhei em fazer direito.
    obrigado pela atenção.

  15. Tekaa

    Estou perdidaa no q fazer…
    testes sempre apontam para o lado de Arquitetura, que me parece muito bacana, mas eu nao desenho bem e as vezes fico sem idéia (criatividade)…
    pensei em direito… mas, nao tenho um motivo pra fazer direito.. não me imagino sendo advogada… e.. nao sei se com o tempo posso gostar desse trabalho…

    todos os testes apontaaam mesmo pra o lado de arquitetura, mas… sem muita criatividade tbm naum dá neh? eu posso despertar criatividade com o tempo?

    Oq eh melhor?
    Bjoss
    amoo o site!!

  16. thah

    Pretendo me tornar uma grande juiza federal !! Pretendo fazer justiça !

    • daniela

      lha vc é das minhas meu sonho de criança é ser uma juiza linda sucesso pra nós bjo

  17. anderson

    oi gostaria de saber sobre o advogado q trabalha no seu setor privado como isso funciona ????

  18. Erivaldo

    sou o Erivaldo, sou angolano e estou encantado com o site… terminei o ensino medio em matematica e fisica formacao de professores. pelo resultado da guia de carreira o direto é o mais provavel para mim mas estou com medo por dois motivos…
    - 1 sou rapaz muito alegre, falo muito, sou um grande amigo, e nao gosto de assumir responsablidades.
    - 2 é a realidade da minha Angola é um país muito rico e prospero um dos que mais cresce no mundo apesar a corrupcao exagerada e por estes meios a maioria das pessoas interessam-se em economia, petroleo e informatica… em angola ate quem nao trabalha tem dinheiro e o vicio é comprar carros de luxo mesmo vivendo na miseria e eu nao quero essa vida para mim porque é tipico do angolano.
    Sera que num pais como o meu com dirigentes corruptos onde o pai emprega o filho a tia o subrinho o avo o neto que nem conhece… seria uma boa opcao fazer direito ? toda gente diz que tenho vocação e eu ate gosto de ver as pessoas formadas nessa area de direito, o que faço ??
    obrigado

  19. Alanna

    Estou me formando em direito neste semestre. Desde “pequena” tinha certeza de que seguiria os “Ofícios do Direito”. Acreditava optar pela área de direito criminal, fiz estágio no esc. Lia Pires Advogados Associados (“Penal”); no TRF 4ª Região (Desembargador – “Penal”), no esc. do Dr. Ovídio Baptista ( Civil e Proc. Civil), na CEEE (Trabalhista), etc. Por ironia me apaixonei pela área trabalhista mas ainda adoro a criminal, que indecisão?!!!

    Todavia, durante esse tempo aprendi que temos de estar sempre estudando, buscando sempre absorver o maior conhecimento possível, o “saber”; temos, desde de já sermos responsáveis e ciente de que a Faculdade de Direito é um aprendizado, na qual os Docentes nos abrem “os horizontes e apontam caminhos”. Por isso, JAMAIS limitem-se ao conteúdo dado em aula, busquem mais informações, invistam em doutrina, há tantas bibliotecas online jurídicas excelentes, acompanhem os sites dos “Tribunais”, busquem jurisprudência, agucem suas curiosidades sobre o direito.

    E depois de formados, quando estiverem “atuando”, não esqueçam, não importa a “carreira”, ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar, ademais, a sabedoria é um bem incomensurável! E, se possível, não optem pelo destino de suas “carreiras” pelo salário que será oferado (lógico que dinheiro é importante), mas garanto, se optarem por fazer aquilo que os fascina, que os impulsiona, que os apaixona. O sucesso na carreira de direito será decorrência lógica! Para todos nós, boa sorte e um ótimo futuro profissional. PS: ah, farei concurso para promotoria, ahahaha

    • Samara Ribeiro

      olá!Alanna,estou curssando o 2ºANO ensino medio,e estou cm um pouco de duvidas em qual carreira seguir,andei penssando em direito,mais tenho um pouco de medo em comessar a faze-la e quando for fazer a prova da AOB não coseguir passar mais desde de pequena sonho cm essa profissão,tenho duas tias q estão curssando e pelo visto estão gostando muito,irei penssar ainda sobre essa possibilidade…até!

    • Jenifer

      Oi, eu gostaria de saber…Se pra ser policial é preciso quanto de altura?. Tenho 1.53
      Mas é meu sonhooooooo.
      Obrigada se puder me ajudar..
      beijos

  20. Ana Caroline Teixeira Araújo

    Acabei de terminar o segundo grau e ainda não tenho certeza da carreira que quero seguir,porém,tenho certeza que é na área de humanas.Embora não goste muito de história, geografia e de ler,axo que iria gostar do curso de Direito.Teria que me esforçar bastante,aprender a gostar de muita coisa que não gosto,mas axo que valeria a pena.

    Agora me bateu mais uma dúvida ! Será que é mesmo na árede de humanas que eu quero ?

  21. Pedro Addler

    Olá Nadia

    Não pense assim !! Você não deve nunca pensar em fazer ” o curso mais vantajoso “, você tem que fazer é o que você gosta !!

    Você inclusive já cometeu este erro e fez um curso que não gostou e que não te deixa feliz, não faça de novo…

    Se você gosta do curso de Direito é ele que você tem que fazer, não importa o que os outros digam, fazendo o que gosta você sempre se torna uma profissional melhor e mais realizada.

    Em relação aos cursos on-line, são muito bons para a área técnica, mas no caso do direito uma faculdade presencial é muito mais valorizada.

  22. Érica

    Pedro, achei o site muito completo e esclarecedor!
    Tenho 16 anos, e estou no 3ºano do Ensino Médio.

    Sabe-se que esse é o ano mais difícil pois é o ano da escolha da profissão.

    A um ano decidi optar pela carreira de direito, porque começei a me identificar muito com a profissão. Pesquiso muito sobre o assunto, pois o direito é uma área ampla , mas ainda sim estou repleta de dúvidas, tais como em que me especializar, e se realmente vou me dar bem nesse curso, pelo fato de eu ser um pouco tímida … e ai você acha que a timidez é um empecilho ? e por causa disso não vou me dar bem no curso de direito ? devo optar por outro curso ?

    Desde já, agradeço !

  23. jessica aliny

    ola bom eu ainda estou no ensino médio, mais sempre quis fazer direito mais principalmente agora que estou em dúvida se e realmente o quero… tenho medo de nao ser a escolha certa pra mim ! minha mae que q eu me forme em fisoterapia!!
    isso me deixa mais confusa o que eu faço ?
    bjo

  24. INGRID

    Direito é uma profissão boa, atende as causas das pessoas.

  25. criz

    Olá! Tenho 20 anos, meu maior sonho é me formar em Direito, mas no momento não tenho condições, pois o Curso de Direito na faculdade particular é muito caro. Fiz o vestibular da faculdade estadual de Manaus, mais não passei, infelizmente. Ja tentei pensar em outros cursos como Serviço Social mais não consigo, pois só me vejo cursando Direito.Vc acha que eu poderia cursar Serviço Social,e depois Direito???
    Grata

    • jose

      tente direito se é isto que vc quer não tempo com outros cursos pois se vc sonha em direito com atras pois sou estudante de direito eu tbm não passei na primeira vez mas não desisti passei na segunda vez um abraço

    • sandyh florencio

      eu sempre quis me formar em direitos porem acho que tenho poucas chaces porque eu moro no acre mais acredito que vou sim conseguir porque se temos um objetivo temos que correr atras

  26. Nay

    Olá Pedro…

    Estou formando no curso de Direito. Não pretendo advogar, mas penso na carreira de Delegada.
    Penso também em cursar ou fazer uma pós na área de Engenharia, já que o mercado a cada dia vem crescendo. Na sua opnião, o que seria melhor? Cursar um superior ou pós graduação na área de eng.? Desde já, obrigada.

  27. Michelli

    Oiie :D

    ahfs direitoo tem que ler
    não gosto de ler
    mais axo mto interessante !

  28. MARIA

    Adorei a matéria sobre direito, me ajudou a conhecer melhor a minha escolha !!

  29. Bruna

    Oi Pedro,
    estou pensando em fazer direito, e me especializar em direito ambiental.
    Gostaria de saber, em quais áreas posso trabalhar?

  30. Ellen

    o Advogado tem que trabalhar somente defendendo as pessoas em tribunais ou ele pode fazer algo por traz disso trabalhando como advogado mais não necessariamente trabalhando defendendo alguém. Eu não me imagino na frente do juiz tentando provar algo. Acho que sou muito timida.

  31. ítalo

    tipo..terminei o terceiro ano ja. tava em duvida entre psicologia e direito..fiz altos testes vocacionais e sempre deu humanas, direito e tal.
    eu tenho muita vontade de fazer direito, não so pq me interesso, mais tb pq é financeiramente é bom.
    e meu sonho é ter uma boa condiçao financeira e ser feliz naquilo q gosto.
    qual a materia q influencia mais no vestibular de direito ?

  32. Mayra

    Olá Pedro meu nome é Mayra estou cursando o ensino fundamental, e tenho muita vontade de fazer direito mas fico em duvida se quero ser juiza, promotora ou delegada me ajuda por favor…

  33. marcela

    quanto mais ou menos um juiz de direito ganha ?

    • marcelo

      Aproximadamente uns 21mil. Lutarei para ser um juiz.

    • Ivonildo Cezar da Silva

      Em início de carreira, um juiz de direito ganha entre 12.000,00 a 15.000,00. Eu disse início de carreira porque à medida que o tempo passa o juiz vai sendo promovido pelo Tribunal do estado que ele atua e aí seu salário vai aumentando, além das prerrogativas que ele adquire e essas prerrogativas se somam ao salário. Se for um juiz de 2º grau o salário é maior.
      Um forte abraço.
      Dr. Ivonildo Cezar

      • dalva rongue

        olá, gostaria de saber o que é preciso para ser um juiz/juiza, é só cursar direito e prestar concurso para juiz?
        obrigada.

  34. Natalia

    Estou fazendo ADM, mas sempre achei direito um campo muito interessante. Ultimamente essa vontade de fazer o curso de direito está aumentando, teria um conhecimento amplo e quem sabe diminuiria as chances de ser enganada… mas sou meio tímida e sofro um pouco para falar em público. Será que durante o curso de direito eu consigo desenvolver a eloquencia necessária ? Também descobri que não tenho espírito de liderança o que é requisito de ADM….
    Preciso de ajuda urgente!!!

  35. Pamela

    sou pequena de mais tenho 10 anos de idade , mas pretendo ser juíza quado crescer.Sei que presisa de uma grande responsabilidade.Esse é o meu sonho des de quando tinha uns 5 ou 6 anos.Também sei que presiso ter calma para apreender sobre isso na faculdade mais tarde,só nao posso dizer que não consigo , porque vou conseguir sim !!

    Pâmela

  36. Ana

    Estou no último ano do ensino médio,e o que tem me aflingido muito é a dúvida de qual curso escolher. Sei que quero algo ligado a comunicação, nessa aréa de humanas tenho maior facilidade que em exatas, tenho análisado muitas profissões e direito pode ser uma boa escolha. Mas ainda não sei se meu perfil é coerente aponto de me destacar nesta carreira, sou insegura e me preocupo muito em não ter uma boa atuação na aréa. Quero saber se tem algum meio prático de conhecer melhor as estruturas da profissão de direito, pra que eu me certifique se é mais ou menos o que imagino.

  37. Pedro Addler

    Olá Crizellen

    Nossa equipe fica muito feliz que você tenha gostado !! O portal Guia da Carreira foi criado para que as pessoas conheçam mais sobre as carreiras e se animem mesmo a fazer a faculdade e seguir seus sonhos.

    A área de direito realmente é bem interessante, mas exige muita seriedade e responsabilidade, ainda mais no caminho que você escolheu que é o de ser juiza de direito.

    Esperto que dê tudo certo no seu vestibular, boa sorte !!

  38. Pedro Addler

    Olá Hercília

    Realmente o direito é uma carreira de grande responsabilidade e seriedade.

    Seja trabalhando como juiz, promotor ou advogado, a pressão sempre será grande.

    Mas persiga o seu ideal, persiga a justiça, se você tem vontade de seguir a carreira em direito vá em frente, você tem tudo para colaborar com um mundo mais justo.

  39. Pedro Addler

    Olá Pamela

    Estou impressionado !! Você é bem inteligente para uma menina com apenas 10 anos de idade e é muito decidida também !!

    Se você seguir a carreira de direito com certeza vai ser uma excelente juiza.

  40. Thais Basso

    Adorei esse site!
    Faço estagio No tribunal de justiça da minha cidade..
    Gosto da area de humanas e me identifiquei muito quando começei a estagiar..
    estou no 3° ano do ensino medio e vo presta vestibular agora no final do ano. tenho vontade de quando terminar prestar um concurso para delegada ou juiza..

    mais antes vo prestar para psicologia..
    uma area que masina demais..
    tenho medo de passar nas duas facudades e nao conseguir decidi o que eu quero..??

    bjus thais

  41. Priscila Fernanda

    Bom predendo fazer direito.. Estou no 2º ano do ensino medio
    Desde que eu tinha 09 anos esse sempre foi meu sonho, procuro ler o maximo de coisas sobre a carreira sobre a rotina.
    E tudo q leio sempre me da mas animo para seguir essa carreira. Pretendo ficar na aréa juridica..
    Sendo Juiza, sei que e dificil passar nos concursos, mas tenho capacidade para isso. E vou seguir atrás do meu sonho..
    Adorei essa materia sobre direito.

    Parabens pela materia !!

  42. Olá, meu nome é Fernanda e estou no 1º período de Direito, mas já sei o que me reserva os próximos períodos. Quem faz Direito cuida do patrimônio e das pessoas também, por isso devemos nos orgulhar de escolher essa carreira tão promissora e importante! O curso inteiro é só emoção, aprendizado e realizações.

    • Izabel

      Ola Fernanda, Estou cursando 3° ano do ensino médio e prestes a me ingressar na faculdade, meus pais sempre me incentivaram a faezrdireito e por tanto influência deles hoje já não consigo querer outro curso, mas como vc é acaddêmca poderia me exclarecer um pouco sobre a profissão, sobre os periódos, o dia a dia na sala de aula e outra duvida minha é saber se é verdade que os acadêmicos de Dirito faz visitas a O IML? Obg desde já!

  43. Fernanda Balieiro

    Olá, meu nome é Fernanda.
    Tenho 22 anos e estou cursando 1ºperíodo de Direito. Estou profundamente feliz. Direito é uma escolha promissora e muito importante na vida de um ser humano, pois um profissional dessa area cuida do patrimonio e das pessoas.
    Merece um reconhecimento tamanho. É um curso maravilhosoo!!!

  44. Ítala Sales

    Boa noite a todos. Tenho 14 anos e meu padrinho sempre me incentivu muito a fazer Direito e o sonho dele é um dia, me ver uma gande profissional da área atuando na carreira jurídica, ele é advogado e minha mãe também, ambos tentando passar em concursos da carreira jurídica. Tenho muita vontade de cursar Direito, acho super interessante, mas tenho medo de não me dar bem, pois exige muito esforço e força de vontade, principalmente porque se eu cursar Direito quero passar em concursa pra Magistratura Federal, e eu sei que é muito concorrido. Por esses motivos estou super indecisa se faço ou não Direito!

  45. Micaella

    Oi Pedro, tudo bem?

    Tenho 17 anos ,no momento estou no meu 3º ano de ensino médio,tenho um grande sonho de cursar direito,acho bastante atraente e creio eu, que irei me dar muito bem, por ser uma pessoa decidia, e que gosta de desafios,tenho bastante responsabilidade no que faço ou no que eu pretendo fazer, penso muito antes de dar um passo, tenho um pulso bastante firme, e sou muito honesta e certa com minhas coisas, não gosto de injustiça,e me dou muito bem com as pessoas.
    você acha que essas caracteristicas são necessarias para alguém que pretende cursar direito ?

    Mas… ultimamente tenho tendo uma dúvida, meu pai falou que eu me dou muitíssimo bem com o público, disse que teria outras ares além do direito no qual eu poderia também me dar bem: como por exemplo:marketing, turismo ou administração.

    Não me interessei muito de inicio, mais depois procurei estuda-las um pouco mais, e chamou minha atenção a area de direito. Confesso que não sou muito organizada com minhas coisas em si, mais com outras coisas eu procuro sempre ser a melhor, e me destacar.

    Não me dou muito bem com cálculo, mais sou bastante espforçada, não sou de mandar, gosto de liderar(no meu intender são bem diferentes), trabalho muito com o publico em si…sei como agradar, sei como lidar com as pessoas, e tenho sempre uma ideia do que as pessoas precisam do que elas querem e do que eu posso oferece-las.

    Acho o direito facinante e sempre foi um curso que eu quis, mas administração é envolvente e bastante interessante.na sua opinião o que eu devo fazer ? direito ou administração ? para o meu perfil, qual iria se encaixar melhor ? ou você teria uma terceira opinião ? além do direito ou administração ?
    obrigado,
    Micaella Morais

  46. Pedro Addler

    Olá Dr. Daniel

    Muito interessante o seu depoimento sobre a carreir de direito, realmente descreve bem o papel social de quem segue esta profissão.

    O depoimento de profissionais de sucesso sempre contribui muito para a comunidade do Guia da Carreira, continue comentando, contribuindo e criticando sempre que quiser.

  47. Fernanda

    Você considera Direito um curso ”neutro” ou o acha muito centrado? Vale a pena se especializar, mesmo após 5 anos de faculdade ?

  48. Maria Clara

    Oi, Pedro !
    Tenho 16 anos e ano que vem vou fazer vestibular, estou quase certa que vou fazer direito, apesar de ser exaustivo eu me identifico um pouco. Mas eu tenho uma grande dúvida, quais são as principais matérias que são estudas em direito, além de português e literatura ?
    Parabéns pela matéria !

  49. isabella

    Oi, achei seu documento sobre direito muito interessante e muito construtivo, pois estou pensando realmente me tornar uma futura promotora então ele me guiou bastante.

    • Sultan

      Mil perdf5es, mas eu ne3o entendo o que e9 este beco sem saedda. Ningue9m porucra criar uma cultura, mas, como vemos na histf3ria da meddia, a cultura e9 que muda a partir de uma nova meddia, ou neste caso, ferramenta.Se he1 novas possibilidades, ente3o ne3o he1 repetie7e3o. Lembre-se de Here1clito.O meu comente1rio refere-se a estre trecho, que, em meu ponto de vista, sintetiza o seu post. A ide9ia de porucrarmos criar uma cultura em torno de dada ferramenta nos levare1 a um beco sem saedda, pois o humano sempre tendere1 a repetir com ela o que je1 faz aqui fora, com novas possibilidades.

  50. Giovana Alcantara

    Olá Pedro, tenho 21 anos e curso Direito. Vou optar pelo concurso público, pois tenho certeza que não quero advogar. Minha maior dificuldade, porém, é decidir dentre as opções de concurso, por qual optarei. Gostaria, se possível, que me ajudasse quanto à isso. Quais as opções existentes e o que cada uma faz?

  51. Beatriz Stolt

    A única carreira que eu me identifiquei foi a de Direito. Gosto muito, muito mesmo. Esse documentário foi muito bom e me ajudou bastante. Além de advogada eu quero ser juíza :)

  52. Adriana_Abreu

    Olá Pedro…
    Estou muito triste com minha profissão, me formei há 2 anos em administração de empresas e atualmente faço pós na área financeira…mas ainda não consegui um emprego como administradora mesmo, so auxiliar e assistente.
    Pretendo iniciar um novo curso, estou em dúvida entre Direito e Engenharia de Produção, queria um curso que me garantisse um bom salário e estabilidade imediata…
    O que faço???
    Obrigada…

    • Mirian Gomes

      Olá Adriana!
      O curso de administração de empresas garante um leque amplo de atuação mesmo, desta forma, fica até difícil se achar no mercado.
      O curso de direito é muito procurado, mas lembre-se que para exercer a profissão é necessário efetuar a prova da OAB. O curso de engenharia de produção é bem requisitado também e apresenta uma boa posição no mercado.

  53. Carlos

    Existe algum campo do Direito que valorize profissionais com formação em Medicina e Direito ? Sou médico recém-formado e estou pensando seriamente em cursar Direito.

  54. André

    Quais são os concursos em Direito que não requerem os 3 anos de atividade jurídica? O que exatamente caracteriza atividade jurídica?

  55. Joao Marcos

    Caramba eu admiro muito quem faz direito e todos que trabalham nesta area, hj eu curso Desenvolvimento de Software eu gosto da area, mais me sinto triste e infeliz…. dai tenho um amigo q vive me dizendo faz direito bixo tu vai se encontrar! alguem me sugere algo? eu tranquei a faculdade de Desenvolvimento e to pensando em fazer direito fiz teste e tudo aponta pra área, será q devo tentar ?

  56. Bruna Pessoa

    Olá, tenho 17 anos e já estou na fase e já passei por um vestibular, neste não consegui bons resultados, porém, persisto fazendo hoje pré- vestibular. Quando prestei vestibular, optei por medicina, área banstante comentada, fui a feiras de anatomia e gostei da profissão; depois de muito pensar, acho que não parece comigo, tenho interesses em fazer direito, gosto das áreas humanas , sou boa em oratoria e além do mais me interesso pelos assuntos abordados na profissão de direito, mas ainda tenho dúvidas… O site me ajudou , pois as minhas dúvidas principais são sobre a carreira de direito, esta foi o principal fator da minha desistência em medicina.

  57. Pedro Addler

    Olá Tainá

    Posso resumir pra você a carreira em direito em 2 palavras: estudo e responsabilidade.

    Se você quer se dar bem na carreira de direito, seja como advogada, juíza ou em qualquer função você vai ter que levar estas duas palavras bem a sério.

    O estudo é importante por dois motivos: primeiro que o direito é uma área ampla e que você tem que conhecer muito bem se quiser exercer bem a sua função e segundo que muitas vezes os conceitos do direito são atualizados e você tem que acompanhar a evolução.

    A responsabilidade é importante porque seguindo a carreira de direito você estará lidando com pessoas, crimes, disputas e muita discórdia, não se pode brincar com coisas assim.

    O principal objetivo do direito é promover a justiça, quando isso não for possível promover o mais próximo póssivel da justiça, tenha também isso sempre em mente.

  58. Pedro Addler

    Olá Tekaa

    No seu depoimento vejo que você não está muito animada com a carreira de direito. Você mesma disse “não me imagino sendo advogada”…

    Neste caso melhor não fazer o curso de direito.

    Você deve perseguir o que você realmente gosta como carreira. Você disse que alguns testes tem apontado arquitetura, de qualquer modo você também não parece muito entusiasmada.

    Recomendo que você continue procurando e lendo sobre as carreiras, o seu perfil profissional ainda não está claro.

  59. paulo eduardo

    Olá,estou com muitas duvidas no curso que quero fazer,pois gosto muito da área de humanas(história, direito e geografia) e tbm muito de biologia e fisica, isso é o q me deixa mais confuso, espero q leia o meu comentário e me dê algumas dicas de cursos! obg

  60. Yasmim Luanna

    Ola Pedro!
    olha quero flar umas coisinhas!
    tenho 17 anos e no ano passado tentei enfermagem em uma faculdade particular e passei,mas desisti pra tentar federal!
    e to aq estudando,mas agora é pra direito!
    Nao sei se estou indo pelo caminho certo,tenho muitas duvidas a respeito!
    penso q nao vou conseguir uma vaga na federal,pq eu estou fazendo pre vestibular ai em alguns domingos a rede de ensino q eu frequento faz alguns simulados do enem, eu jah fiz dois domingos e o ultimo domingo minhas provas nao foram boas,to com muito medo de nao mim dá bem na prova do enem!
    e sincerament nao sei o que eu faço!to desesperada e desde agora jah mim da vontade de chorar,imagine no fim do ano quando for a prova!
    queria muito passar em direito,se eu nao gostar do curso jah tenho outros em vista como psicologia,nutriçao eoutros pra area da saude!
    ate mais amigo virtual…
    bom dia pra vc!

  61. carolina

    Oi,Pedro
    Tenho 26 anos, sempre trabalhei para orgãos publicos, fiu estagiaria, cargo de confiança e agora estou estudando para concursos. Estou pensando em fazer direito, pois estou sempre assistindo tv camara e senado por que gosto, acho uma profissão muito bonita pois contribui para que a nossa sociedade seja mais justa.Fiz teste vocacional e esta area de direito me foi apontada. Só penso se pela minha idade, não seria muito tarde para cursar faculdade de direito?, pois a minha vontade é de prestar concurso depois para promotora ou juiza.

  62. Mariana

    Olá Pedro, tenho 17 anos e estou fazendo cursinho preparatorio. Estou em duvida sobre q curso fazer… Gosto muito de ler, escrever, mas gosto muito tbm de calculos,tenho um pouco de dificiculdade de falar em publico! meus pais sao advogados e isso me confunde mais ainda, tenho muita vontade de fazer direito, mas devido a minha dificuldade de falar em publico tenho medo de nao conseguir me dar bem, mas ao mesmo tempo eu vejo o sucesso dos meus pais, e isso me anima muito!
    Gosto de calculos mas nao sei desenhar muito bem =/ mas gosto muito de arquitetura tambem! ainda nao consegui me decidir, e estou muito insegura pra tomar essa decisão! oq devo fazer ?

  63. Janielma

    Desde crianca ja sonhava em seguir a carreira de Direito, depois na fase adulta reconheci em mim a certeza deste desejo. Estou me preparando para o vestibular das federais que já será um grande leque na parte curricular em minha concepcao. Defino para me antes de entrar no curso ser vitoriosa, pois todo aquele que sabe o que quer chega onde sonhou.Parabéns pelo site…

  64. Silvia Flor

    Olá Pedro!
    Queria que você me descrevesse melhor o trabalho do promotor, o que ele faz, quantas horas no máximo ele trabalha, e quanto ganha , mas não quero saber o salário inicial, mas sim o salário de promotor bem formado já experiente no ramo!
    Sim, mas outra pergunta . Na sua opinião a área de direito combinaria com uma pessoa bem ativa, simpática, brincalhona e ao mesmo tempo responsável, porém tenho um potêncial de liderança, e sempre quero estar certa em minhas decisões ?

  65. Paloma Reis

    Pedro estou cursando o 3ºano do ensino médio no final do ano vou prestar vestibular para o curso de direito mas, com um pé atrás porque depois da faculdade quero fazer concurso público para procuradora e meu medo é a concorrencia.

  66. Pedro Addler

    Olá Ana Caroline

    Não recomendo que você faça o curso de direito, gostar de história e de ler são características fundamentais para quem quer seguir esta carreira.

  67. Pedro Addler

    Olá Érica

    Realmente, a timidez é um impecilho sim e nos impede de fazer muita coisa, seja na vida profissional, seja na vida pessoal.

    Não recomendo que você desista do curso de direito, você gosta desta área e parece bem interessada, recomendo que você procure tratar a sua timidez.

    Tente ler livros de auto-ajuda ou então fazer exercícios tais como falar com pessoas desconhecidas, se não estiver adiantando procure um psicólogo(a).

    Não deixe que a sua timidez atrapalhe a sua idéia de fazer o curso de direito !!

  68. Anninha

    Muito boom esse site vai me ajudar mto no trabalho ♥

  69. Amanda goiis

    esse site com certeza vai me ajudar no trabalho da escolaa vlw ♥
    mais eu queria saber quais sao as profissoes que podem ser seguidas na faculdade de direito =(

  70. coh*

    Olá…Eu estou no oitavo ano e tenho 13 anos .
    Eu simplismente passei a minha vida toda assistindo filmes de suspense,criminais e investigação. Mas só agora vim perceber que o que eu mais quero e desejo é uma vida de advocacia, já li vários sites sobre direito. Minha mãe me apoia muito e isso é o que me dá forças.Eu não vou desistir de ser advogada ,já desisti de muita coisa.

  71. rafaela

    e direito é complicado… sempre quis fazer direito e tenhu certeza disso agora e so esperar terminar o 3 grau para começar fazer a faculdade.. mais eu quero fazer direito para juiz ou promotor.. mais as vezes da medo de fazer pq as vezes quando a gente da a palavra final condenando o reu dá medo as vezes eles querer fazer alguma coisa para gente…

  72. Pedro Addler

    Olá Jessica Aliny

    Não, você não precisa seguir a indicação da sua mãe, se você gosta da área de direito, é o vestibular de Direito que você tem que fazer.

    Para sermos realizados na vida pessoal, temos que nos realizar na vida profissional.

  73. Pedro Addler

    Olá Criz

    Você ainda é jovem, vale a pena insistir mais um pouco no vestibular de direito.

    Se você ainda não conseguiu passar em Direito na estadual de Manaus, tente denovo !!!

    Faça um cursinho preparatório, se você estiver sem dinheiro para o cursinho, procure algum cursinho gratuíto, eles sempre existem nas grandes cidades.

  74. Patricia

    Oi, nossa eu estou impressionada com o curso de direito, eu quero fazer a faculdade o ano que vem,preciso estudar bastante para o vestibular, porque eu quero passar, se deus quizer, eu vou dar o meu melhor. Adorei olhar os comentarios e as dicas.

  75. Anna Paula

    Oi pedro, estou no 2° ano do ensino médio, e tenho muitas dúvidas sobre seguir a carreira de direito, pois as pessoas me dizem que não vale tanto a pena investir, mais desde pequena, sempre foi o meu sonho ser uma Juíza, e então oque você me diz sobre isso ?

  76. danih

    eu quero fazer direito porqe gosto muito dessa area
    e a remuneração é ótima
    e acho qe levo jeito !!!

  77. Pedro Addler

    Olá Nay

    Se o seu objetivo principal é seguir a carreir ade delegada, não vale a pena fazer uma pós-graduação na área de engenharia não. Deste modo você vai dispersar a sua formação de direito, você precisa é de foco.

    Mobilize o seu foco na carreira de delegada e se concentre em fazer o concurso e passar para para poder exercer este cargo.

    Em relação a pós graduação se você quer continuar estudando, melhor fazer alguma pós na área de direito mesmo ( direito criminial, direito civil, etc… )

  78. Pedro Addler

    Olá Bruna

    Com a especialização em Direito Ambiental você vai se tornar uma especialista em leis ambientais e em todo tipo norma jurídica relacionada a natureza.

    Você vai poder trabalhar em empresas de exploração ambiental ( mineração, agricultura, etc… ) como advogada especialista ou então em orgãos governamentais tais como Ibama e INPE.

  79. Pedro Addler

    Olá Ellen

    Essa foi uma boa pergunta. Realmente, o advogado trabalha sim em frente ao juri a ao Juiz defendendo casos, mas a carreira de advogado não é a única dentro do direito.

    Se você for uma pessoa mais tímida, pode seguir a chamada Carreira Jurídica dentro do direito.

    Na carreira jurídica você pode trabalhar como juiza, promotora, conciliadora, etc…

  80. Pedro Addler

    Olá Ítalo

    Na primeira fase do vestibular de direito as matérias tem o mesmo peso que tem nos vestibulares para os outros cursos.

    Na segunda fase do vestibular de direito, em geral, a Lingua Portuguesa pesa mais.

  81. Artemis

    Estou em dúvida entre 4 cursos: Biomedicina, Medicina, Direito e Psicologia. E porque eu fico em dúvida? Não sei se gosto mais de Biologia ou de História/Filosofia, não sei se passaria em um vestibular concorrido como o de Medicina, não sei se o profissional de Biomedicina ganha bem, e não sei se o dia-a-dia de um psicólogo me atrai. Os outros cursos eu já eliminei todos, ou por causa da matemática, ou por causa dos empregos e salários que se aproximam de 0 toda hora. E agora? Como escolher? Como achar um curso perfeito que seja de concorrência média, que foque em humanas ou biológicas, que ganhe mais de 2.000 reais e que não esteja com o mercado completamente saturado e praticamente impenetrável? Será que existe um curso assim?

    Obrigada,
    Ártemis.

    • Mirian Gomes

      Olá Artemis!
      Entendo sua preocupação com todos os aspectos do curso e mercado de trabalho. Porém, você precisa pensar no que realmente te agrada, pois você irá exercer tal profissão por toda sua vida. Mas não se preocupe tanto, com tantos aspectos, os cursos não definem exatamente o que irá fazer após formada, há sempre uma área ampla onde poderá focar seu trabalho. Desta forma, mesmo com o mercado saturado, há sempre alternativas de emprego, não precisava trabalhar especificamente no que formou, você pode atuar em áreas onde há sinergia entre profissões, abrindo outras oportunidades de emprego.
      Uma dica, pense no que você quer fazer, e lute com todas as forças para vencer. Se o curso de medicina é sua escolha, estude o máximo para conseguir ser aprovada, não se preocupe tanto com os concorrentes, deixe que eles se preocupem com você. Como mencionei, há certa possibilidade em trabalhar em diversas áreas com um determinado curso escolhido, como psicóloga, você pode trabalhar em setor de recursos humanos de uma empresa (RH) e não necessariamente em uma clínica. Sendo formada em direito, você pode dar acessoria em diversas áreas, ou até mesmo abrir seu próprio empreendimento, e usar seus conhecimentos em uma melhor gestão. Outro ponto, após formada, você pode efetuar cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e afins, e mudar o escopo de sua graduação. Obviamente, que profissões como medicina, e biomedicina, você define bem a atuação na área médica/saúde.

  82. Pedro Addler

    Olá Mayra

    Seguir a carreira jurídica ( juíza, promotora e delegada ) é realmente uma ótima opção dentro do direito.

    Dentro do direito, a carreira jurídica tem a vantagem de empregos e salários estáveis, mas tem a desvantagem de proporcionar um menor crescimendo financeiro que a carreira de advogado.

    Outro fato que você tem que conhecer desde já é de que não é fácil se tornar uma juíza, delegada ou promotora, você terá de fazer concursos de direito super complexos e bastante concorridos.

    Mas não desista !! São excelente carreiras e que valem muito a pena ( se não valesse a pena não teriamos tantos candidatos !! ). Se este é o seu objetivo, prepare-se para persegui-lo com toda a garra.

  83. Pedro Addler

    Olá Marcela

    Um juiz de direito ganha em média 12.000 reais, mas esse salário pode variar dependendo da função e especialização deste juiz.

  84. Pedro Addler

    Olá Natália

    Durante o curso de direito você não vai conseguir a eloquência e nem combater a sua timidez, essas questões não fazem parte do escopo da faculdade de direito.

    Se você se considera tímida e tem baixa confiança, procure treinar este aspecto lendo livros de auto-ajuda ou então procurando a ajuda profissional de um psicólogo.

    De qualquer forma parabéns !! Reconhecer um problema é sempre o primeiro passo para resolve-lo.

  85. Pedro Addler

    Olá Ana

    Realmente, para poder ter uma carreira de sucesso em direito você tem que aperfeiçoar alguns aspectos da sua personalidade, principalmente a sua insegurança.

    Em relação a algum meio prático de conhecer melhor as estruturas da profissão de direito, tenho uma idéia: vá assistir julgamentos !!

    Alguns julgamentos são abertos ao público e você pode participar como platéia, observando ao vivo a atuação dos profissionais de direito.

  86. Pedro Addler

    Olá Micaella

    Lendo o seu depoimento tiro somente uma conclusão: você tem todas as características para seguir uma grande carreira em Direito !!

    Você tem eloquência ( sabe escrever e deve saber falar bem também ), tem decisão, firmeza e sabe bem o que quer, características que são fundamentais para os profissionais de direito.

    Inclusive, tenho a dica ideal pra você: estude e tente a carreira de Juíza de Direito, você tem um talento natural pra Juíza, não deixe essa oportunidade passar.

  87. diego

    Eu quero, se Deus quiser fazer este curso de Direito! Aprecio muito esta carreira!

  88. jéssyca

    mesmo ainda cursando o 1° grau meu sonho é ser promotora ou juíza, mas antes das tais profissões preciso tirar algumas dúvidas!
    Mas amei o guia!

  89. thaynna maia

    Adorei todas as recomendações me ajudou muito! Mas fala tanta coisa sobre a pofissão, que a gente fico até indecisa sobre direito!

  90. Pedro Addler

    Olá Fernanda

    Foi um bom raciocínio, na verdade não é que direito seja um curso “neutro”, o direito na verdade é um curso generalista ( aborda muitos temas diferentes no mesmo curso ).

    Por ser generalista, vale muito a pena se especializar sim !! O direito é uma das carreiras ( juntamente com a medicina ) que oferece a maior gama de especializações.

    Um profissional especializado de direito é igual a um médico especializado, tem muito mais valor no mercado.

  91. Pedro Addler

    Olá Maria Clara

    Dentro do curso de direito, além do português e da literatura, você vai ver também muito conteúdo relacionado a história e principalmente conteúdos específicos ( Direito Civil, Direito Penal, Direito Econômico, Prática Jurídica, etc… )

  92. Pedro Addler

    Olá Giovana Alcantara

    Realmente, embora seja difícil passar nos concursos, seguir a Carreira Jurídica do direito é sempre interessante, pois ela proporciona empregos estáveis, plano de carreira e salários fixos.

    Em relação as opções de concurso para a carreira jurídica do direito, existem algumas dezenas de cargos diferentes aos quais você pode concorrer, vou explicar em linhas gerais os principais:

    - Juiz de Direito: Principal autoridade e peça chave do sistema jurídico, o Juiz de Direito ou simplesmente Juiz tem autoridade para firmar acordos e declarar sentenças. A decisão de um juiz tem a força da lei e deve sempre ser seguida.

    - Promotor Público: O promotor público, também chamado de promotor de justiça é o profissional encarregado da acusação dentro dos tribunais.

    - Defensor Público: O defensor público atua dentro do contexto do direito defendendo as pessoas que não tem condições de pagar um advogado particular.

  93. Raquel

    olá.

    Eu quero ser delegada civil, só que minha familia não quer, e eu não tenho nenhum apoio para seguir essa carreira.
    Gosto bastante de ajudar as pessoas.
    vou lutar por isso mesmo sem ter apoio algum.

  94. Pedro Addler

    Olá João Marcos

    Realmente, se você não está satisfeito com a área de Desenvolvimento de Software, está interessado pelo Direito e todos os testes vocacionais que você tem feito estão apontando para o direito, desista da sua faculdade atual e mude para o curso de direito !!

    Pode parecer radical essa idéia de largar tudo e iniciar o curso de direito mas pode acreditar, se você não fizer o que gosta nunca vai se sentir realizado, trabalhar com algo que você não gosta é uma grande fonte de stress, frustração e úlceras.

  95. Pedro Addler

    Olá Carlos

    Já que você é um médico recém-formado e está tendo um grande interesse por direito nessa sua nova fase, tenho uma ótima sugestão para você: faça a especialização Medicina Legal !!

    Sendo um médico legal, ou médico legista, você vai trabalhar usando os seus conhecimentos de medicina para esclarecer crimes e ajudar os juízes e profissionais de direito a formar suas sentenças ( culpado ou inocente ).

  96. Pedro Addler

    Olá André

    Atividade Jurídica, pode ser interpretada como a atividade geral de um profissional de direito.

    Em outras palavras, um Juiz de Direito em seu trabalho, realiza a atividade jurídica, um advogado defendendo um cliente, realiza a atividade jurídica e por aí vai…

    Em relação aos concursos de direito que pedem pré-requisito de atividade jurídica varia bastante, em geral, para os cargos mais baixos não é necessária essa experiência prévia, mas quanto mais importante for o cargo dentro do direito, mais a experiência jurídica é requisitada.

  97. Pedro Addler

    Olá Paulo Eduardo

    Você realmente tem muitas áreas de interesse !!
    Se você gostar da área de direito é uma boa você fazer, principalmente para atuar como advogado.

    O advogado que tem um amplo conhecimento geral ( de várias áreas ) sempre tem mais sucesso nos seus casos, pois trás muitos elementos interessantes para suas defesas.

  98. nyka

    olá,estou no 1°ano do curso de direito,realmente tem que gostar muito de ler,e não só isso,mas se envolver com a leitura,saber interpreta-la,pois no direito tudo depende de interpretação.outra coisa para quem pretende fazer direito,procure atentar para as aulas de português,vc vai precisar.Mas é uma profissão interessante e com um vasto campo de trabalho.Pedro,muito bom esse site…poderá ajudar muitas pessoas a decidir sua vida profissional. Parabéns !!

  99. Pedro Addler

    Olá Mariana

    Pelo que lí no seu depoimento você realmente tem interesses bem variados !! Você gosta de direito, gosta de ler, gosta de cálculos…

    Apesar de gosta de ler, o que é um ponto positivo para a carreira de direito, você não gosta de falar em público ( é timida ) o que é um ponto negativo.

    Como seus interesses são variados e você está confusa em relação a carreira de direito recomendo que faça um teste vocacional e um teste de personalidade para ter mais informações.

  100. Pedro Addler

    Olá Silvia Flor

    O Promotor de Justiça ou Promotor Público é o profissional de direito encarregado da acusação dentro dos tribunais.

    Ele se opõe aos advogados fazendo as acusações e tentando fazer o Juiz de Direito se convencer de que os criminosos são culpados.

    Você pode até ser brincalhona e simpática, mas para ser uma promotora vai ter que ter muita responsabilidade ( é uma das carreiras de maior responsabilidade no direito ) e saber ser séria nas horas certas, se você souber pode tentar essa carreira de direito sem medo !!

    Em relação ao salário de um promotor público, varia entre 5 e 15 mil reais dependendo da importância e tempo de experiência do profissional.

  101. Pedro Addler

    Olá Amanda Goiis

    Realmente o direito é uma área profissional ampla e permite que você siga por várias carreiras diferentes.

    Você pode ser Advogada, Promotora, Defensora Pública, Desembargadora ou então Juiza de Direito.

  102. Pedro Addler

    Olá Anna Paula

    Essas pessoas que estão tentando fazer você desistir da carreira de direito estão muito mau informadas !! O direito é sim uma carreira excelente e oferece muitas oportunidades.

    Em relação a você ser Juíza de Direito tenho duas notícias: uma boa e uma ruim, a boa é que Juiz é uma das melhores carreiras que existem que você vai ter um trabalho desafiador e ótimos salários, a ruim é que é o concurso é muito difícil, mas é possível passar sim !!!

    Boa sorte na sua jornada !!

  103. Pingback: Carreiras do Direito: Promotor Público | Guia da Carreira - Seu Caminho Mais Curto Para o Sucesso!

  104. Caroline Dima

    Olá,
    Tenho 16 anos e estou cursando o 2° ano do Ensino Médio e tenho certeza que vou fazer Direito mas queria saber o salário médio de um defensor público.

  105. lucas

    gosto de direito pois eu acho debates legais e gosto até mesmo desse fato de contar mentiras para defender o réu.Vou prestar vestibular, estou no 3° ano, pretendo crescer na carreira, meu colega me falou que a tia dele tem tido grande dificuldade para passar em algum concurso, e q ela tem sofrido com isso e todas pessoas que eu falei sobre minha vontade me aconselharam a desistir, coisa q eu nao farei, … todos os campos para se atuar (advogado, carreira juridica) dependem de concursos? Desde já mt brigado.

  106. Rodrigo de Jesus

    Oi. Eu to em dúvida em ser advogado ou juiz de direito,qual é o mais fácil,a prova da OAB ou prestar concurso pra juiz?

    • Pedro Addler

      Olá Robrigo! A prova da OAB é obrigatória para todos os formados em Direito. Só assim voce poderá participar de concursos como o de Juiz.

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  107. Sara

    oi, eu estou no 3° ano do ensino médio, gostaria de morar no exterior, porém não sei ao certo qual é o melhor, me especializar em direito internacional ou fazer relações internacionais… gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto.

  108. Rodrigo de Jesus

    Olá! Quero saber em quais universidades de Taguatinga-DF oferecem cursos de direito!

  109. Giovane

    Olá …
    Bom eu queria saber se direito é uma profissão que aos próximos 5,6,7,8,9,10 anos será uma boa carreira ? . Na verdade eu to pesquisando varias profissões e mudei varias vezes … mas não vou desistir jamais .

  110. Débora

    Olá,estou no 3º ano do ensino médio e quero fazer Direito,mas gostaria de saber se tendo formação em Direito posso prestar o concurso público para perito criminal
    Obrigada!

  111. Thiago Praes

    Olá Pedro Addler
    Tenho 21 anos…

    Comecei a estudar Eng Ambiental e ainda no primeiro período, não encaixei a profissão ao meu perfil.”Odeio matemática”.
    Estou pensando muito em seguir o curso de direito,até mesmo por admira o curso bastante.

    Hoje penso que me faria muito feliz, pensar que lá na frente serei promotor,delegado…

    Enfim,com base nesse pensamento,acha que seria uma boa ideia seguir o curso?

  112. Tulani Oliveira

    Qual a média de salário do juiz e do promotor hoje em dia?

  113. roselaine

    oi eu queria faze direito mas nao sou boa em persuasao. Eu devo desisti da profissao ?

  114. amanda arruda

    estou no primeiro período de direito, e estou facinada pelo cursoo, sao tantas descobertas, tantos desafios,,, só agora estou comecando a conhecer alguns dos varios direitos que temoss! para quem tem duvidas sobre qual carreira seguir,, pesquise mais sobre direitoo,, talvez esse cursoo possa surpreendê-lo, assim como eu mi surrpreendí! parabéns pela matéria aki exposta”

    • Izabel

      Ola Fernanda, Estou cursando 3° ano do ensino médio e prestes a me ingressar na faculdade, meus pais sempre me incentivaram a fazer direito e por tanta influência deles hoje já não consigo querer outro curso, mas como vc é acaddêmca poderia me esclarecer um pouco sobre a profissão, sobre os periódos, o dia a dia na sala de aula e outra duvida minha é saber se é verdade que os acadêmicos de Dirito faz visitas a O IML? Obg desde já!

  115. Jéssica

    Oi.Estou no 3° ano do ensino médio e quero fazer Direito, desde quando eu tinha 13 anos que comecei a pensar em seguir essa carreira.Sou responsável,adoro ler e sei que é Direito quem eu quero.
    Porém tenho que ter uma 2° opção.Já pensei em Eng. Civil mas odeio matematica,em fisioterapia pq gosto de ajudar pessoas mas tbem não tem muito haver comigo o curso.E agora ?

  116. charles

    oiii. meu nome e charles too terminando o ensino medio todos os teste vocacionais apontao para ciencias sociais eu eu quero ser delegado de policia o que eu devo fazer eu conssigo falar muito bem em publico atualmente sou candidato a vereador sera ki isso pode ser uma pista do que quero fazer da minha vida.

  117. Karine

    Olá. Estou no terceiro semestre do curso e estou amando. Existem as dificuldades mas esforço tudo é ganho. Ansiedade à berça pra chegar na parte prática. Já comecei trabalhando em um escritório de advocacia e consigo aprender mais ainda. As pessoas querem cursos fáceis, que não exijam tanto, mas… não realizações sem lutas. Beijo.

  118. Poliana

    oi, eu estou em dúvida em qual carreira seguir, gosto de filosofia, direito, psicologia, astronomia, pois, nao sei qual devo fazer. ajudem-me?

  119. carlos

    oi, estou cursando historia, tenho notas altas e estou pensando em depois fazer direito.o curso de historia ajudaria a desenvolver a retorica, a organizaçao de ideias que tambem é importante no direito? penso que devo terminar historia.

  120. elisa amanda

    eu vou conseguir ser advogada ;;;;;;;e depois eu vou ser juiza….

  121. Emilly

    Estou cursando Direito , no meu ponto de vista é uma otima area . pois vejo pelos meus professores ,para quem quer ser advogado o dificil mesmo é o exame da ordem , precisa estudar muito . claro que ja de cara voce começa a ganhar um rio de dinheiro , mais com o tempo a experiencia voce consegue ir tendo uma instabilidade financeira melhor , o melhor de tudo é que vc pode ingressar na carreira juridica prestando concurso para juiz , promotor, delegado . Pra quem pretende ingressar nessa carreira ai fica a dica

  122. Davidson

    Gostei mto do site vou fzr estou no 3 ano e vou fzr Direito e quero seguir como profissão Juiz ou Delegado… No inicio naum sabia se queria estava ate em duvida mas fui pesquisando e vi que Direito tem tuda a ver comigo..!

  123. Silvia

    Olá a todos, estou cursando direito, foi a aréa que mais me interressou, por ser amplo e aberto a varias aréas de atuação. O conselho que dou que todos temos um advogados dentro de nós, principalmente quando acontece algo que achamos injusto. Quanto ao mercado de trabalho sempre pense em fazer o melhor que será recompensado pela vida.

  124. Ana julia

    Qeria tanto ser psicologa mas o sonho da minha mae é uqe eu seja Advogada apesar que essa profissão nao me atrai ja pensei em falar pra ela mas falam pra miim que pisicologia nao é uma profissão Admiravel…

    • Pedro Addler

      Ana Júlia, toda profissão é admiravel! Faça o que tiver vontade, tiver dom, faça com amor!

  125. alesandra

    adorei as dicasque eu li muito bom ;;;;

  126. laura

    eu gostei muito vai me ajudar a decidi q ramo eu quero tomar na minha vida profisional.

  127. Glaucy Mara

    Estava a procura de resposta para um futuro, e lendo os comentários acima, me entusiasmei e me atrevo a relatar aqui minhas dúvidas e se Deus me permitir, terei respostas iluminadas. Termino a faculdade de Direito na Ulbra em Cachoeira do Sul, quero seguir estudando e buscando uma direção; mas me deparei com perguntas que me deixam insegura. Sou de 1958, sem pre fui comerciante, após criar meus filhos; retornei a concretizarmeus objetivos que estavam quardados a anos, me divorciei,entrei para a faculdade de Direito, e estou satisfeitíssima,e agora! Vou fazer o exame da OAB proximo ano, mas ñ quero apenas ser advogada, gostaria de crescer mais na carreira, mas… tenho alguns temores, se alguém puder me auxiliar com alguma experiência, estarei grata. Como disse estou com 54 anos, dizem q ñ demonstro a idade, me sinto maravilhosamente bem, feliz, saudável e muita garra; mas comecei tarde essa carreira; então ñ posso me extender tanto, pois preciso usufruir de meus estudos e viver futuramente do mesmo,então como me direcionar. Visitei a Ajuris e meus desejos aumentaram em continuar a estudar, gosto e tenho facilidade para tal. Advogar? graduar? fazer concurso? o que me sugerem por favor. Grata. Glaucy Mara

    • marisa aparecida scanhoela

      nasci em 1962, sou bacharel de direito e ainda não avancei na carreira, por favor enviar mais publicações, obrigada.

  128. Edilaine de Morais santos

    oi!! estou com muito medo de não coseguir acompanhar o curso de direito, pelo fato de não ter tido um estudo muito bom…vou me matricular em janeiro, e tenho fé que vou conseguir acompanhar o curso o que você acha?

  129. Renata

    Puxa incrivel o site adorei !
    bom estou terminando o 3° grau, e tenho certeza que quero seguir direito desde de pequena,e principalmente pela area criminal ,gosto muito ! estou me preparando para o vestibular pois sempre levei muito a sério este desejo de ser advogada, mais estou indecisa sobre faculdades na qual devo prestar .. por favor alguem pode me dizer algumas boas opçãoes ? ficarei muito grata ;}

  130. monica

    Adoro os posts de vocês! Realmente estão me ajudando muito a escolher minha profissão. Estou em dúvida entre direito e biomedicina que são totalmente contraditórios né, mas você pode me falar melhor sobre o que o promotor de justiça faz e quanto ele ganha? e quanto um biomedico que trabalha em laboratórios fazendo análises de genética (por exemplo) ganha? Obrigada!

  131. Dayane

    Olá, eu não sei que carreira seguir, eu comcei a fazer direito eu estava até gostanto mas eu sonhava com engenharia civil(beeem diferente),então eu troquei de curso fiz 3 semestres de engenharia e desisti ,vi que não era o que eu queria…agora estou pensando em voltar para o direito porque eu tinha gostado e sou muito boa em interpretação de texto e em português no geral…Meu noivo faz direito tbm ,eu tenho medo de estar sendo influênciada e na frente desistir, o que vc me indica???

  132. Taciele

    mesmo ainda cursando o 1° grau meu sonho é ser promotora ou juíza, mas antes das tais profissões preciso tirar algumas dúvidas!
    Mas amei o guia.

  133. Veiga Laianne Costa

    Olá, estou cursanso o 2º ano do ensino médio e desejo ser promotora. Embora tenho certas duvidas sobre a carreira, ou seja, não quero ser um profissional abrupto.Pedro Addler teria alguma dica pra redarguir aminha dúvida?

  134. Persival

    Olá Pedro, antes de tudo parabéns pelos conselhos.Sua atitude está ajudando na decisão de muita gente e positivamente.
    Quero aproveitar a oportunidade e também pedir um conselho:
    Eu não tenho formação acadêmica, pois desde de muito cedo optei por seguir uma carreira que não precisava de universidade e sim de muita dedicação, disciplina e treinamento.Sou contramestre de capoeira e me especializei através da minha academia.Alcancei um objetivo que sempre busquei: fui ensinar minha arte no exterior(Torino-ITA). Mas após um tempo, decidi retornar ao meu país e a minha casa, já que para mim estava sendo uma tortura a distância da minha família.Enfim, retornei a pouco e ingressei em um curso de escritório com ênfase em advocacia.Estou me interessando bastante. Agora, como faço para descobrir se realmente tenho perfil para o curso de Direito??
    Agradeço por mim desde já e por todos que recebem orientação através de suas respostas e comentários!!!!!
    Obrigado!!

  135. Robson

    OK. Mas queria saber qual profissão o bacharel em direito pode seguir sem ser como advogado ou servidor público, ou seja, ter que passar em um concurso? Pois, caso o bacharel em direito queira exercer outra profissão que não seja na de advogado ou como servidor público, qual profissão ele poderá exercer???

  136. Robson

    Complementando a pergunto em:
    “caso o bacharel em direito queira exercer outra profissão que não seja na de advogado ou como servidor público, qual profissão ele poderá exercer no âmbito privado???”

  137. Emilaynne

    Olá Pedro!
    Tenho 16 anos e estou terminando o 3° ano do ensino médio, já decidi, vou fazer faculdade de direito, sou um pouco tímida, mas, pretendo cuidar disso, minha dúvida é em que área me especializar. Gosto um pouco de medicina, e procurando em alguns sites encontrei algo como
    “medicina legal”, gostaria de saber se me formando em direito eu posso fazer especialização nesta área de medicina legal ou algo do tipo ? Gosto também de coisas que envolvam crimes, penso em querer fazer justiça de alguma forma, mas, me interessei muito nessa questão da medicina legal, por favor me explique um pouco sobre esta área? Desde já, agradeço muito !

  138. Renan Ezichiello

    Gostei muito.
    Gostaria de saber qual a “formação profissional” é, praticamente, a mais indicada em concursos públicos.

    grato.

  139. Cassia neres de sousa

    Eu sempre quiz estudar direito,estou cursando o 3 ano medio e não sei o que fazer mas eu amo direito

  140. Felipe

    Bom dia amigos,estou cursando Direito e não é esse bixo de 7 cabeças não,claro que requer muita leitura e esforço,mas o simples fato de você ampliar sua inteligência em um curto espaço de tempo é muito gratificante,tenho 18 anos e o meu objetivo particular é ser delegado federal,mas o Direito oferece uma ampla area de atuação,sem serviço o bom profissional não fica =]

  141. Edson Araujo

    Ola pedro penso em fazer direito ano q vem pelo prouni e sei que pra gradual em direito tem que ler muito e isso não é um problema pois ler é o que eu mais gosto de fazer. Minha dúvida é se a PUC-SP é uma boa universidade pra graduar em direito ?.

  142. leandro

    nossa mto bom esse teste ajuda mto a escolher uma profissao e ser mto bem sucedido na vida adorei parabens

  143. fabricio

    eu fiz direito
    so para meu pai me da um a casa em paris kkke um caro novo

  144. Caio

    Já postei na área de Hotelaria e Turismo e estou postando aqui também. Tenho 17 anos e estou terminando o 3° ano do Ensino Médio, mas meu problema acho que é mais sério do que de muitos adolescentes que tem dúvidas sobre o que seguir… Minhas dúvidas nunca acabam, quando esclareço uma dúvida tem outras e assim, meu jeito de agir eu identifico como um advogado que quer as coisas certas, esclarecidas e sempre pelo diálogo e o salário também me agrada, mas como vi em uns comentários á cima pessoas que seguiram um caminho pelo dinheiro não estão felizes e isso que eu tenho medo de seguir a carreira de Advogado e lá eu ver que não é o que eu gosto de verdade e então, 5 anos se foram pro espaço (assim eu penso), mas de outro lado, Turismo que atualmente não sei exatamente o que especificamente envolve neste area de trabalho, se o profissional viaja, ou como que atua e por uma média de salário um pouco mais baixa que a do advogado, porém estável que hoje me agrada e acredito que serei mais feliz em Turismo do que em Direito, só que sempre que digo isso pra mim mesmo já penso que em Direito posso me dar bem tanto profissionalmente quanto financeiramente (só que tem um grande problema pra eu atuar nesta area de Direito, é que não gosto de ler). Então são muitos fatores que me favorecem em uma profissão e desfavorecem em outra e vice-versa. Adoraria de coração mesmo, que alguém me ajudasse e tentasse entender minha cabeça e me ajudar! Obrigado.

  145. Ezequiel josé de souza

    Obrigado por esta dica,foi uma lição para eu seguir em frente.
    Grato.

  146. pedro

    Olá,

    sou servidor público de nível médio(STJ), e estou formando em direito agora no final do ano. Já fui aprovado no exame da OAB. Quero muito poder fazer os concursos para Magistratura, membro do Ministério Público, Advocacia Pública. No entanto, há o requisito da prática jurídica, coisa que não tenho. Não tenho coragem de deixar o serviço público para me aventurar na advocacia e não conheço outros meios satisfazer esse requisito. Algum conselho?

  147. Ray

    Olá, tenho uma dúvida terrível me atormentando. É uma pedra que não deixa que continue meu caminho. Quando terminei o 3ª ano meu sonho sempre foi direito, porém nunca estudei o suficiente para passar no curso. Fiz o ENEM e terminei passando para BIOLOGIA- Licenciatura. Como era uma universidade publica (e não tinha condições de pagar uma particular) decidi tentar, mesmo sabendo que licenciar NUNCA seria pra mim. Cursei dois períodos e algumas cadeiras até gostei, pensei comigo: ” Se passar para bacharelado, posso concluir o curso tranquilamente “. Então passei para bacharelado.
    Estou no segundo período do curso e não tenho perspectiva NENHUMA com ele. Não sei se é porque realmente não tem nada haver comigo ( cadeiras como calculo I, quimica, fisica, estatistica, realmente me atormentaram), mas realmente não aguento mais! Quero sair. Fiz o enem novamente e se minha nota der irei tentar ADMINISTRAÇÃO. Se não conseguir, pretendo começar direito LOGO numa particular ( tentarei o FIES), pois são cinco anos de curso e já me sinto extremamente frustrada, com 22 anos nunca trabalhei e não tenho algo que se chama “profissão”.
    Só que a pressão em casa para trabalhar é grande. E para estagiar em direito, geralmente é a partir do quarto período. E no segundo período de administração já existem diversos estágios ! Eu vejo todos os dias nos sites vinculados a universidades que oferecem estágio.
    O que faço? :(

  148. maria eduarda

    Realmente o direito é uma carreira de grande responsabilidade e seriedade.

    Seja trabalhando como juiz, promotor ou advogado, a pressão sempre será grande.

    Mas persiga o seu ideal, persiga a justiça, se você tem vontade de seguir a carreira em direito vá em frente, você tem tudo para colaborar com um mundo mais justo.

  149. Deborah

    Olá, Pedro!
    Tenho 23 anos e já me acho velha para me sentir tão confusa. Gostaria muito que me respondesse, estou passando por um momento muito difícil. Estou cursando direito, agora rumo ao 3º ano, porém, sem saber para onde ir.
    Me identifiquei com muitos que escreveram aqui no ”guia da carreira”, pois comecei a cursar direito sem a certeza de que fiz a escolha certa e até hoje não tenho o discernimento do que estou fazendo.
    Tenho muito apoio do meu pai, que é delegado e do meu irmão que também cursou Direito.
    Contanto, acho dificuldade na maior parte das matérias que tenho em sala de aula e gosto mesmo de penal (e só).
    Este ano, fui demitida dos meus dois últimos estágios, foi o que me fez desanimar ainda mais com o caminho que estou perseguindo… Medo, de que lá frente, depois de formada, eu venha a ser frustada por não ter vocação para exercer esta profissão.
    Só que também, não tenho outra profissão em mente, nada que me instigue a largar o curso. Ao mesmo tempo, tenho medo de que bata um arrependimento caso eu desista.
    Poderia eu, ainda ter sucesso nesta profissão?
    Sei que há um leque de opções, pois todos me falam, eu não sei se levarei jeito para advogar um dia. Sou insegura, não gosto de briga e hoje, como já tive a experiencia de ver o ”dia-a-dia” de um advogado, não sei se é aquela rotina de escritório, pressão,e chefes que te destratam a qualquer momento, que me faria feliz.
    Mas há outro caminho para me encontrar na área? Um caminho de que eu possa ter mais conhecimento sobre o tão falado “grande leque” de opções, que o curso de direito reserva para os estudantes?
    Os que ainda não sabem qual área seguir??
    Muito obrigada, agradeço desde já. E ficarei de olho no site para ver suaa resposta!!!! Eu sei que me ajudará!!!!

  150. Lindiane

    Oiii Pedro me ajuda,tenho 27 anos e quero fazer direito,estou velha para iniciar o curso?

  151. Rosa

    Boa tarde,tenho q fazer minha matricula na faculdade até o dia 5 e sinceramente estou com muitas duvidas,fiz administração primeiro périodo e não me identifiquei nada com o curso.Gosto muito de ler adoro história e português,Odeio calculos.Sou bastante comunicativa gosto de me expressa e adoro escrever…meu medo e pq trabalho e quase n tenho tempo pra estudar…estou em duvida em pedagogia,direito e letras…por favor me ajudem!

  152. Nayara Aguilar

    Olá!
    Ganhei uma bolsa de 100% na FIG-Guarulhos, mas não me interessou nenhum curso de lá ao não ser Direito, será que vale a pena pelo menos tentar, já que ganhei? pois queria mesmo era fazer relações internacionais ou relações publicas. aguardo sua resposta POR FAVOR! obrigado! adoro aqui, vcs são demais! :)

  153. Priscila Rodrigues da Silveira Lemes

    Estou em dúvida entre direito e nutrição.Por favor podem me ajudar?Grata.Adorei o site é muito detalhado.

  154. Kildyberg

    Olá Pedro tenho 43 anos, gostariade saber se ainda e tarde para fazer o curso de direito. Um forte abraço Kildyberg

  155. symone naxci

    olá! tenho 28 anos e estou cursando o 4° semestre de pedagogia, mais gostaria de saber se eu estou muito velha para mudar de curso, pois o curso de pedagogia não me sartisfaz como uma profissional, e eu gostaria de mudar de curso porque eu me identifico muito com o curso de direito, talvez por eu ser uma pessoa seria e gosto de justiça. bjsss!!!

  156. Josyanderson Basilio

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, pois o seu site me ajudando a tomar algumas atitudes sobre direito.

  157. Carla

    Olá, estou com um probleminha sobre que faculdade fazer, eu acho muito bacana Direito, e gostaria muito de ser delegada, mas ainda tenho duvida se é isso que eu realmente quero…

  158. Amanda Campos

    Boa tarde Pedro.

    Bom, mesmo lendo varios comentários acima , me encontro completamente perdida. Comecei a gostar da área de direito a pouco tempo , axo um mercado excelente, porém … andei pesquisando , muitas pessoas dizem que o mercado esta cheio , outros dizem que o mercado precisa de advogados competentes, pois é poucos que se encontram . A prova da OAB é o que me limita bastante pra seguir esta carreira pois tenho medo de não exercer minha função depois, ou encontrar emprego no mercado, por ser tão disputado. Me caracterizei neste curso pelo fato de que não sou boa em axatas , porém tenho uma paixão por arquitetura , mas no momento não tenho condições de pagar o curso , resolvi mudar para design de interiores , mas o curso é de curto prazo, e pelo que sei não tem muita procura. Poderia me dar uma resposta ? de seguir Direito ou Design de interiores … ou uma sugestão

  159. Kamilla

    Adorei conhecer um pouco sobre essa profissão,tenho 16 anos, vou fazer esse ano o terceiro ano do ensino médio, e estou pesquisando sobre as faculdades que tenho interesses, sempre quis psicologia, mas tenho minhas duvidas se vai valer a pena, tenho interesse pela de direito também, qual das duas seria melhor? Quero gostar da minha profissão e trabalhar com prazer!

  160. ivone sousa

    estou no terceiro semestre desta maravilhosa carreira, li alguns depoimentos e vi que muitos não estão pensando só no prazer desta tão honrrada carreira e sim no que ela pode proporcionar financeiramente,ou o futuro de um bacharel em direito, bom o que posso salientar a vocêis é que pensei tudo isso antes de começar essa carreira tão linda, mas não poderia ficar pensando tanto no futuro o que poderia ganhar com isso, pois a partir do momento que prestei aquele vestibular já me realizei, sim devo dizer que é lógico que gostaria de ter entrado em uma faculdade como a GV onde me disseram que é uma das melhores apesar de ser procurada para os futuros administradores , enfim, não tenho dinheiro o sufuciente para pagar mensalidades com valores gigantesco , então estou aqui em uma faculdade popular e mesmo assim sou FIES, mas o meu sonho esta sendo realizado, e o mais já estou estagiando no FORO – Taboão da Serra , não vão acreditar , hoje fico em frente a um computador quase o tempo todo, “nunca fiz um curso de compução, mal entrava no face…¨hoje sei o que é um processo, audiência, intimação, objeto e pé,prazo, concilição,imprensa,etc…hoje me sinto realizada , sei que não está sendo fácil, tanto para ler e decorar, já não tenho a mente tão boa como a maioria aqui , pra mim cada aula é mais um desafio que conquistei, daqui a tres anos termino, ai vem a OAB, essa é uma outra etapa que deixo pra pensar só quando chegar , tudo faço porque tenho um objetivo vou conseguir, tenho 48 anos, e nunca é tarde

  161. Gabriela Paixão

    Oi Pedro, Estou fazendo o 2º ano do ensino médio estou meio confusa em fazer direito pois tenho dificuldade em me comunicar com as pessoas, mas gosto de ler e só super responsavel em que faço,esse ano de 2012 fiz o pas uem e passei na primeira fase, esse ano irei fazer a segunda, mas tbm vô prestar vestibular pro ENEM,meus pais também querem que eu faça direito, tem alguma area na parte de direito que a timidez não atrapalhe muito?

  162. Cyntia

    Adorei!! Muitas pessoas, como eu, não conseguem decidir-se tão rápido e uma força como essa dizendo o conhecimento básico e necessario da é muito bom :)

  163. Alberto Romão

    Só Angolano e quero agradeçer os esclarecimentos que recebi ao entrar em encontacto com saite guia da carreira,porque ocorre numa altura em que eu preciso formar-me em Direito e estava em confuso enrelação acarreia que eu poderia seguir em Direito mas depois de ler alguns depoimento consegui perceber que preciso avançar com a ideia;Vou ser um Juiz

  164. Pâmela

    Olá, pretendo cursar Direito esse ano, depois de 1 ano fazendo Eng. Civil, vi que realmente está não é minha área, sou apaixonada por Direito Penal, me interesso muito por esta área, na faculdade onde estava vendo, o último ano tem como matéria optativa Medicina Legal, gostaria de uma opinião sobre esta área e depois se posso me especializar mais a fundo com a pericia criminal em si.

    Obrigada.

  165. paulo henrique

    Olá gente,me tirem uma duvida, será que da para trabalhar o dia todo e cursar direito à noite.

  166. Daniela

    Ajudem-me estou muito indecisa…sou professora de historia , mas insatisfeita com tal profissão e resolvi fazer outro curso…direito ou enfermagem, o que eu mais vejo como obstáculo pra o curso de direito é a minha timidez. o que seria melhor?

  167. TATI

    GENTE ATÉ PARECE QUE NO DIREITO SÓ SE PODE SER ADVOGADO, CLARO QUE NÃO, TEM A MAGRISTRATURA TAMBÉM QUE GANHA-SE APARTIR DE R$20.000,00 ENTRE OUTROS CARGOS….

  168. Ana Paula

    Oiii sou a Ana Paula tenho 19 anos, na verdade fiquei empactada com o resultado do teste (economia), mais ao mesmo tempo com bastante interese no mesmo, sou fraca em matematica e não me considero tão relevante em calculos, tenho medo de fracassar e não me dar bem futuramente com essa profissão, gostaria que me ajudassem e abrissem a minha mente referente a economia.

    Atensiosamente;
    Ana Paula.

  169. Maria Claudia

    olá,vou iniciar a faculdade de direito agora,e tenho medo de não ter sucesso na carreira que vou atuar que é direito.

  170. Gisele

    Boa tarde Pedro, sou de Curitiba e estou completamente indecisa sobre o que fazer de faculdade, sou formada em estética, gostei do curso mas não me vejo sendo uma esteticista,além do que aqui esteticista ganha muito mal. Agora quero voltar a estudar mas nada me agrada, sobre o curso de direito eu sempre gostei de defender meus direitos, tenho muita facilidade em conversar com pessoas, tinha pensando em fazer administração mas não gosto muito de cálculos, gosto de ler e me atualizar, hoje foco em alguma profissão que traga uma boa remuneração. Sera que direito é uma boa pra mim, e é uma profissão bem remunerada?

  171. Joal

    Eu fico pensando como fica a mente do Acadêmico que cursa Direito! Ficamos mais exigentes: para relacionamentos, para um bom papo, para gostos musicais, ficamos analíticos ao máximo. Analisamos tudo, o modo de falar, pensar, agir de qualquer indivíduo que nos interesse. Ao meu ponto de vista ficamos chatos, paranoicos, porém vivos e mais observadores. Já as mulheres não sei!
    Aprendemos a pensar de uma outra forma, a raciocinar sobre o conteúdo total do que é proposto no assunto em questão (ex: uma roda de amigos, falando sobre um determinado assunto). Terminamos, nos relacionando com “pessoas” que nos entendem por completo: nossos próprios colegas de CURSO… Há exceções, sempre há… E já adianto uma coisa, o Acadêmico de Direito, Psicologia,e alguns outros cursos aqui não mencionados, são tão bem instruídos que sabem quando tu estas mentindo antes mesmo de tu terminar tal afirmação! Mas a carreira é ótima…

    Acadêmico do 2º semestre Direito.

  172. Thamiris

    Olá, gostaria de saber se após concluir o curso, poderia fazer uma Pós – Graduação e trabalhar com o empresas auxiliando em contratos e outras funções da empresa.

  173. miichelly

    adoorei mtto as dicas!sempre quiz ser advogada ee espero um diia realizaar esse sonho!!

  174. DANIELE

    OLÁ PESSOAL..ADOREI O SITE FIQUEI POR DENTRO DOS ASSUNTOS DE DIREITO E TIVE MAIS CERTEZA AINDA DA CARREIRA QUE VOU SEGUIR…VOU SER DELEGA ESSE É MEU SONHO DESDE QUE EU TINHA 10 ANOS..JA TENHO 17 E PERMANEÇO COM A MESMA VONTADE DE LIDERAR UMA DELEGACIA..BJUS OKE ACHARAM DA MINHA CARREIRA?

  175. Jose Araujo

    Não existe profissão mais decadente nesse pais do que o direito.Primeiro porque Não existe lei nesse pais. segundo, porque com as universidades privadas cuspindo bachareis sem oab no mercado Para os pais apadrinhados os transformarem em juizes de direito por nomeação é tudo de bom.É o efeito PT rebordosa.Vai Brasil.acreditar! Manda teu filho fazer outra faculdade.Voce perdeu 5 anos.

  176. Elis

    olá Pedro meu sonho sempre foi fazer direito mais n tive oportuniades entao fiz enfermagem gosto mais n e stou feliz quero fazer direito mais estou mim achando um pouco tarde pois tenho 34 anos o que vc acha eu acho que devo mas o mercado de trabalho cobra muito desdeobrigado…

  177. Rafaela Fernandes

    Estou precisando muito de sua ajuda, estou concluindo a graduação de administração de empresas mais na verdade sou louca por direito. queria saber se fazendo direito em seguida vou poder eliminar algumas cadeiras de administração.? E se tem alguma área do direito que possa usar a administração.?

  178. Mariana

    Eu queria mesmo seguir direito, pk é um sonho…

    E tenho 12 anos c:

  179. Desireé

    olá Pedro
    Eu tenho certeza que quero fazer direito,e atuar na carreira juridica,porém tenho 15 anos e todos falam que minha opinião ainda vai mudar .
    Eu quero ter uma profissão que eu possa ter a certeza que é estável,estou disposta a me dedicar,estudar muito e ter todas as responsabilidades precisas,porém ainda tenho medo de não der certo,eu não conseguir passar em concursos.ás vezes eu acredito que tenho capacidade de seguir essa carreira,mas ainda fico um pouco indecisa sobre isso.

  180. Marcos

    tenho um certo receio em relação a números em geral ,minha pergunta é na faculdade de Direito é muito cobrado?

  181. patricia lobo

    Admiro o guia de carreira e gostaria de ser esclarecida sobre uma dúvida que me ocorreu.sou acadêmica em direito e gostaria de saber em qual período do curso de bacharelado em direito ,eu poderia estar fazendo a prova ,em concurso,para o cargo de delegada.É um cargo em que eu me interesso por brilhante carreira ser,não só pelo fato de oferecer um bom salário,mas pelo prazer de exercer a função.Desde já,grata.

  182. patricia lobo

    existem ainda ,grande mito de alta complexidade e dificuldade em relação à prova designada OAB.
    É verdade que a prova é imensamente difícil,e feita para não nos aprovar?quais são as normas da prova,quantas horas são?quantas questões são,e quantas tenho que acertar?quantas etapas são?é verdade que algumas matérias contam mais pontos?Desde já,Grata!

  183. Moisés Rodrigues Xavier

    gostaria de uma ajuda, trabalho na area de mecanico, minha função é auxiliar de mecanico, sou recem formado como TÉCNICO EM MECÂNICA INDUSTRIAL,gosto muito do que faço, mas sempre sonhei em administrar e levo muito geito para essas coisas, ganhei uma bolsa de estudos para faser tecnológo superior em PROSSESOS GERENCIAIS, estou com medo de mudar de profição, por favor, me ajudem!!

  184. Carine Almeida

    Olá Pedro… Bom posso li dizer que acredito não me encaixar em outro curso ao não ser o de direito, com apenas 8 anos de idade me apaixonei pela profissão de DELEGADO, vou falar um pouco sobre isso, para que me de uma opinião. Prometo ser breve rsrs…. Pedro acredite que li todos os comentários e suas ótimas orientações, voltando a destacar o meu amor por essa área, contarei como começou… Bom é assim, na segunda série eu estudava em uma escola pública muito perigosa, então em um dia como outros (bem perigoso)Eu estava na frente da tal escola, quando fui surpreendida por um garoto aparentando ter uns 15 a 17 anos que puxou o meu cordão que ganhei quando bb dos meus avós, mais justamente nesse dia acontecerá algo inesperado, ao meu lado estava uma delegada que que pegou o garoto e o mostrou o quanto era errado o que ele estava fazendo, apesar de ser uma criança e de ter visto ela o tratar com agressividade, admirada e ainda buscando fôlego com os olhos grelados rsrs… a partir daí vi aquela mulher como exemplo, queria saber o que eu teria que fazer para ser igual a ela… e desde então respiro isso, perdi o foco em matemática rsrsrs… Adoro escrever sei que já percebeu hahaha.. Amoooo ler e com certeza é a minha paixão, tenho uma facilidade para me expressar, participo de sarais, mais como todos tenho problemas o meu é bem clássico, é assim já comecei a escrever dois livros (ambos distintos) e é simples assim, perdi o interesse… Moro de medo de acontecer isso na carreira de direito, tendo em vista que hoje tenho 16 anos e a paixão por justiça já duram 8 anos rsrsrs… moro no estado do amazonas, na cidade de manaus. obrigada meu querido!!! beijosssss…. da futura advogada, e mais futuramente delegada federal. hahahaha….

  185. Rosa Inês

    Olá , Pedro tudo bem? Meu nome e Rosa ,tenho 35 anos e gostaria de saber se estou muito velha para fazer uma graduação em direito, sempre sonhei em fazer um curso superior, mas só agora estou tendo a oportunidade de realizar esse sonho. Sei que nunca e tarde , e que devemos seguir enfrente sempre .Sou muito decidida naquilo que quero , sou honesta não gosto de injustiça ,meu maior sonho e viver numa sociedade mais justa onde todos pudessem ter oportunidades. Sei que isso não depende só de mim . Gosto muito da carreira de direito , essa carreira te abre varias opções no mercado de trabalho,você pode optar em prestar concurso publico entre varias outras coisas .Sou fascinada na área da magistratura sei que não e fácil ,além de formado em direito tem que ter 3 anos de atividades jurídicas, mas não pretendo desistir pois estou confiante que no final vencerei ,pretendo traçar uma meta e ir até o final ,sou muito organizada e perspicaz e não desistirei , mesmo que todos me falem o contrario.Também tem a carreira de delegada , que acho muito interessante , só não sei se para ser delegada tem que ter os 3 anos de pratica jurídica ,sei que a prova e bem dificil, com 2 fazes a primeira escrita e a segunda com aptidões físicas. Minha primeira opção é direito ,a segunda nutrição ou emfermagem , sei que as trés são bem diferentes ,mas também tem uma inclinação para a aréa da saúde. O que você acha devo fazer o curso de direito ou tentar outro .Adorei o site, porque ajudam varias pessoas que assim como eu tem muitas duvidas em que profissão seguir .Obrigado

  186. Juliana

    Olá Pedro, tenho 30 anos e estou cursando a segunda faculdade, já que não gosto da que eu fiz. Me matriculei em Biomedicina e mudei o curso para Direito, não sei se fiz uma boa escolha…tenho 30 anos e não posso mais perder tempo e Direito é um curso longo e depois ainda tem que correr muito atras, apesar da área distinta gosto muito dos dois e sei que me daria bem em qualquer um, mas Biomedicina o resultado é mais rápido. O que você acha?

  187. Kelvin Arruda

    Começo a dizer que sempre tive o desejo de seguir
    uma carreira jurídica. Ser advogado si tornou um sonho para mim. Porém as incertezas e dúvidas são muita em questão a área que está super saturada no mercado. Até iniciei a faculdade este ano em uma universidade privada,porem por problemas pessoais e covardia desisti na 3 semana de aula, me arrependi, mas vou voltar em agosto deste ano.

  188. Stefany

    Oi. Sou Stefany tenho 16 e estou no 2° ano do ensino médio, eu amo direito. Queria fazer pra defensora pública , e depois como Juíza. Será que isso é possível ?
    Quais são as matérias específicas para cursar o direito?
    Beijos.

  189. Adriana

    Olá. Sou professora de História e leciono desde 2010, quando terminei minha graduação. Tenho 45 anos e estou com muita vontade de fazer Direito. Daqui a 5 ou 6 anos quando eu terminar o curso, eu, estarei com 50 ou 51 anos de idade. Será que a minha idade será negativa para que eu faça um concurso público, e ou, consiga emprego em alguma empresa? Não pretendo ficar com o diploma na gaveta, mas também não quero jogar dinheiro fora, pagando um curso desses, que não é barato, para depois eu ser informada que estou muito velha para o mercado de trabalho, ou coisas assim, entende. Desejo uma orientação a esse respeito. Obrigada.

  190. Barros

    Oi, tenho 19 anos e ate agora n sei o que escolher,gosto de muitas coisas e por isso n sei qual a melhor, tenho medo de escolher errado e depois acabar fazendo o que n gosto, porq pra mim o que importa na vida eh fazer o que gosta. Pensei em direito, publicidade e propaganda, historia,economia, relacoes internacionais… Mas odeio exatas… Gosto muito de musica, e para mim cantar, fazer shows seria o meu sonho realizado, a minha profissáo, mas náo sei se levo jeito, e essa carreira n eh vista como uma profissao, as pessoas tem preconceitos, e minha familia n deve achar legal. Eu nunca falei para ninguem. O que acha

  191. monique vitoria santos botelho

    Bom meu nome é monique tenho 15 anos.
    Estou fazendo o 1ano do ensino médio,minha mae fala que tenho que começar a pensar em que profissao prentendo fazer,mais eu tenho muitas duvidas porque tenho medo de fazer qualquer uma que eu goste e depois eu me arependa depois.
    Mais andei pesquizando sobre a carreira de direito e estou gostando muito,cada vez mais.
    Mais minha mae diz que eu nao tenho vocaçao pra direito porque tem que estuda muito,mais eu penso que se eu gostar muito eu possa me dedicar e me esforçar pela profissao.Por que quando nos gostamos de alguma coisa nos aprendemos rapido,entao se eu me dedicar eu acredito eu possa conseguir me formar em direito.
    mais gostaria de saber o que voces acham?

  192. Rodrigo

    Olá, pessoal. Sou advogado recém formado e já estou trabalhando como advogado empregado em um escritório de porte médio (cliente é o que não falta). Mas a vida de advogado recém formado, pelo menos no Estado de São Paulo, não está nada fácil. Eu me mudei para o Sul e consegui um emprego até que rápido. Mas os meus amigos que ficaram em SP estão pastando….a maioria está ganhando pouco, ainda morando na casa dos pais… Muitos não conseguiram entrar em escritórios com clientela fixa e acabaram por abrir o próprio escritório e muitos deles estão pagando para trabalhar. Uns poucos passaram em concursos público de nível médio e se salvaram.

  193. Kadja

    Olá Pedro,
    Tenho 19 anos e estou muito indecisa qual carreira devo seguir, gosto de muitas coisas então fica díficil escolher…Ultimamente uma área que tem me despertado muito é a da polícia, gostaria muito de seguir carreira e me tornar delegada, porém sinto medo de após cursar direito eu me arrepender e ver que não era isso que eu queria…Portanto, eu queria saber sua opinião sobre o perfil de um delegado, e quais as possíveis dificuldades que encontrarei no curso de direito. Obs: Detesto cáuculos.
    Desde já, obrigada.

  194. Renan

    Comecei a pouco tempo a estudar essa matéria tão legal,ainda estou no 1 período,mas apesar desse pouco tempo de estudo posso dizer q encontrei o q realmente gosto,apesar de ser muito complexo e esgotante posso dizer q vale a pena o esforço.

  195. debora

    ola gostaria de saber uma coisa fiz um concurso publico para a prefeitura de piraquara parana e passei quando fui assumir a noca do RH nao deixou por estra cursando o ensino fundamental ela disse que teria que ter terminado e nao estra cursando gostaria de saber se ela pode fazer isso?

  196. Eduardo

    quero fazer direito só na sei ainda a área de atuação essa é minha duvida se tiver como me responder qual a mais promissora

  197. Mariyeth

    Vossas ideias sao muito edificadoras. Sou Angolana e estou fazendo agora 18 anos, sempre fui apaixonada por petroleo, mas tenho muito talento pra direito, ironicamente comecei a estudar petroleo e agora por mudancas tive que trocar pra direito Estou meio perdida nao sei se chega a ser algo estavel. HELP ME PLEASE

  198. claudia

    tenho 14 anos e estou indecisa sobre que area seguir estou indecisa sobre o direito criminal (area da linguas e Humanidades ) e a psicologia criminal (area das ciencias e tecnologias ) nao sei o que fazer por serem areas que me agradam tanto , poderiam me dar o nome de algum saites para ler mais sobre estas areas , porque estoua fazer um trabalho sobre isso .
    queria muito tambem saber quanto ganha um advogado em portugal e um psicologo criminalista
    obrigada :)

  199. Marco Antonio

    Pedro Adller
    boa tarde.
    Pessoas com mais de 40 anos, querendo iniciar o curso de direito, existe possibilidade de agregar-se ao mercado de trabalho?

  200. Amanda Santy

    Eu estou com dúvidas entre Medicina e Enfermagem. Eu já estava decidida de fazer enfermagem, e já estava se acostumando com ideia, quando eu me apaixonei por medicina, havia já pensado nessa possibilidade, mas logo desisti pq não tenho dinheiro para me sustentar durante os longos anos de faculdade, também tenho medo de me arrepender, mas penso que se eu fazer enfermagem e me arrepender de não ter feito medicina. Isso me confunde muito !

  201. rebeca

    amei esse teste vocacional ele eh muito bom mim ajudou a escolher a profisao q eu vou conquistar pouco a pouco e vou ser5 uma das melhores advogadas do pais ou quem sabe do mundo

  202. késsia

    olá boa noite!achei muito bacana este site guia da carreira,e gostaria de saber o seguinte,tenho duas primas que são juízas do trabalho,fiquei observando e achei bem interessante esta área!mas,eu sempre quis fazer psicologia porque gosto dessa coisa de aconselhar as pessoas ouvir seus problemas e tentar ajudá-las por isso me identifico com psicologia!e também te a gastronomia que também acho legal,pois gosto de cozinhar.Mas uma vez fiz um teste vocacional e ñ me sai muito bem na psicologia,já no direito o teste vocacional q fiz deu sinal verde,disse q estou no caminho certo!algum de vcs ai pode me dar um conselho????

  203. Beatriz

    Olá pessoal, eu quero fazer direito por dinheiro,eu quero ser bem sucedida financeiramente. Mais estou com medo de não gosta da profissão.

  204. JAIME

    Prezada Consultora Miriam Mota.
    Tenho 71 anos,engenheiro aposentado há mais de dez anos, formado no Rio de Janeiro,e com boa saúde física.
    Porém a vida financeira dos aposentados vem se degradando com o passar do tempo devido à alterações legais nas normas trabalhistas adotadas pelo governo nos últimos anos, e assim penso em recompor meus rendimentos, mas agora em outra área profissional.
    Pretendo estudar Direito, objetivando trabalhar como advogado, especializado em Direito Imobiliário,pois acredito possa dar um bom retorno financeiro, e além do mais, já tenho algum conhecimento básico na área imobiliária, adquirida em três anos de serviços como Corretor de Imóveis.
    Por gentileza você poderia me indicar faculdades, aquí no meu municipio ( RJ – Zona Norte ) ), com cursos nessa área ?
    Você teria noção do valor médio da mensalidade de um curso desse tipo ?
    Precisarei prestar outro Vestibular para esse meu objetivo ?.
    Atenciosamente agradeço a vossa gentileza.
    Abraços.
    Jaime

  205. karla

    Olá,Pedro
    Tenho 21 anos e vou entra em uma faculdade nessa segunda entrada e de uns tempos pra cá eu estou com duvida.Faz muito tempo que venho querendo cursa Direito que é minha Paixão,mas comecei a fica em quieta pensado bastante entre Psicologia. Na area de Direito eu pretendo seguir a carreira Jurídica já em Psicologia tbem é Jurídica e criminal. Gostaria de sabe a sua opinião quando a isso

  206. Gabi

    Prezados, o que tenho a dizer sobre a carreira voltada ao Direito é que o perfil do profissional deve ser de uma pessoa que tem gosto pela leitura, claro que direcionada ao âmbito jurídico, sendo certo que é de primordial importância se ater ao fato de que o universo jurídico sempre está em constante mudança e para isso você deve estar sempre atento a tais mudanças pois sobrevive neste mercado de trabalho aquele que se adequa a realidade e está sempre em constante estudo e saiba que, um bom advogado tem sempre uma boa biblioteca e frequentemente procura cursos para se apriomoarar, bem como, se atenta a palestras que muitas vezes a própria OAB oferece.
    Dicas que posso fornecer é que desde o ínicio de sua graduação defina aquilo que lhe atrai, procure o quanto antes iniciar um estágio e então terá uma noção a respeito da prática daquela área em questão, se for de seu agrado, procure orientação de profissionais da área e se filie a um bom escritório e aprenda uma coisa, estagiário bom é aquele que faz de tudo que lhe atribui já que nesta fase você está sendo testado, vc está criando uma base para então, futuramente, tomar a frente de uma banca de processos e portanto, seja curioso, se interesse e certamente, ao término da faculdade estara pronto para assumir seus clientes. Adianto que é de extrema importância estar sempre em contato com bons profissionais, não disperdice a chance de efetivamente usufruir da melhor maneira as aulas ministradas na faculdade, em ter foco, porque quanto mais interesse e dedicação portas poderão ser abertas, e muitos professores poderão ser esta porta, portanto esteja sempre atento a este momento de aula.
    Uma outra questão da profissão está em torno das Carreiras Públicas, atualmente estudo para MPT, e se por acaso o seu foco está neste rumo, esteja ciente de que após a EC 45/2004 é exigível atividade jurídica de 3 anos para concorrer aos cargos de magistratura e promotoria, sendo assim., deverá comprovar que advogou ou seja, há causas patrocinadas em seu nome durante este período, claro que há outras formas de vc comprovar esta atividade, como por exemplo,se conseguir um cargo de confiança em algum Tribunal de Justiça como assessor, se participar de audiências como conciliador filiado ao Tj. o QUE Importa é que saiba que este requisio é indispensável para que concorra ao concurso público para estes cargos, e sugiro a você que desde a faculdade se atente a todas as matérias, já que para os cargos em questão as provas são, geralmente especificadas em 3 fases, testes, escrita, e oral, além de que sua vida pregressa vai ser investigada e deve ser correta e sem antecedentes. Com isso, sugestão, ter sempre uma boa conduta, evitar fazer tatuagens, evitar qualquer conduta que venha lhe trazer transgressões de cunho penal, até mesmo de familiares. Necessário ser integro, e diante desta realidade, se assim optar, esteja sempre atento a todas as matérias, compre livros de testes destes concursos para já ir se familiarizando, entre nos sites do MP OU DO TJ de sua cidade e compareça aos exames orais para ter uma idéia de como funciona.
    Dedique-se pois o concurso público é um caminho estreito, mas com muita luta, empenho, foco, sua aprovação é garantida, mas saiba que abrirá mão de muitas coisas, mas não será tempo perdido, já que a disciplina é um dos grandes segredos dos chamados, “concurseiros” e claro, após a faculdade procure um curso voltado para concursos, e dedique-se em tempo integral se posssível.
    Sucesso a todos!

    • Abraão José

      Valeu pela dica Gabi,nem imaginas quão proveitoso foi

  207. Priscila

    Olá, gostaria muito de fazer direito. Gosto de falar e ler sobre matérias como: História Geral, filosofia, Sociologia e Economia. O problema é que não gosto de exatas. Existe alguma matéria em direito que tenha uma parte extensa em exatas? Obrigada!

  208. Talya Souza

    Pessoal, tenho uma dúvida:
    Eu faço os 5 anos da facul, e depois faço uma especialização? quero fazer direito ambiental… algo poderia me ajudar? agradeço!

  209. olenna!

    amei o guia de carreira!

  210. Bruno

    Eu simplesmente ODEIO Ciências Humanas principalmente Direito e acho que nenhuma área de humanas combina comigo!

  211. dara

    estou achando a carreira de direito mt interessante

  212. geovane

    gostei e pretendo cursar direito em breve!!!!

  213. jacira pacheco

    Gosteiii muitO do conteudO que encontrei nessa pagina…
    Estava com muitas duvidas acerca da carreira de Direito estou muito feliz porque pra fau no proximo ano e esta indecisa…
    Mais é uma coisa que eu gOsto muitoO e querO muito fazer… Muita gente me diz direito vaz ver bilha,é dificil,vaz ter k ler muitO e ate tava a ficar com medO…
    Mais entrei nessa pagina me deu um certO confOrto acerca dele
    Muito oObrigada

  214. rosangela

    se vc que esta começando agora no direito, já no segundo período vc pode fazer estagio na defensoria publica como estagio voluntario, lá vc vai ver se realmente gosta do direito pois passara todo tipo de processo em suas mãos. lógico que com a supervisão da defensora ou defensor responsável pela equipe.

  215. hillary alves

    meu trabalho vai ser otimo, minha prof. de matematica ordenous que desenvolvessemos um trabalho sobre o resultado de nossos testes vocacionais!

  216. joelma santos

    eu amo o direito,mais sou apaixonada por psicologia,já estou no segundo periodo de direito!já estou focada na penal sera que essa paixão por psicologia pode atrapalhar meu curso??????

  217. Jade Oliveira

    Olá, bom dia!
    Adorei as informações sobre o curso, sinceramente estou muito indecisa entre Direito que profissão muito diferente da trabalho atualmente.
    Já fiz um técnico em ADM e gostei mais não quero fazer graduação desse curso.
    Penso em fazer Ciências Contábeis que curso dentro da área que atuo,mais Direito me desperta uma curiosidade porque gosto de ler e estar sempre estudando.Porém vem a indecisão porque trabalho no ramo financeiros desde 14 anos. Hoje tenho 20 anos se alguém puder me dar conselho adoraria ter opinião de fora.Obrigada, bjo :)

  218. DAS

    e aí pessoal

  219. vinicius

    muito bom

  220. Paulo Faraco caldas

    Quero fazer direito,quantos vou estudar? eu achei muito bom.

  221. Karolayne Furttado

    Olá Pedro, eu tenho 16 anos, gosto muito de história e de ler também, minha mãe quer muito que eu curse Secretariado, por isso me colocou num curso de Gestão Empresarial, que acho que deve ser mais ou menos um curso preparatório, para isto. Não gosto muito de Secretariado, acho que não combina comigo, faço o curso de Gestão Empresarial a quase 6 meses. Estudo matemática, português, redação e etc. Eu queria muito cursar Turismo, pois gosto muito de viajar, conhecer novas culturas e tudo mais.Só não gosto muito de Inglês, prefiro mil vezes espanhol. Mas me disseram que turismo exige muito o inglês, então estou desistindo de cursar essa área. Sempre gostei de história,de ler,de defender causas ,direitos e sempre achei que muito interressante cursar esta área de Advogacia , desde pequena, então acho que Direito é o mais indicado, porém tenho algumas dúvidas, sobre quanto custa uma faculdade de Direito, e o que realmente faz uma pessoa se interressar por esta profissão.Um abraço e aguardo respostas. Boa Noite a Todos!

  222. Thiely

    estou terminando o 3 ano do ensino medio e quero sim fazer direito,gosto de defender a justiça,e espero conseguir passar no vestibular,não preocupo mt com retorno financeiro não.Deus é justo e procuro essa justiça que stá implícita no direito do nosso país”"

  223. Jaqueline

    Sendo formada em Direito posso atuar como Perita Criminal?

  224. Cris

    Irei estudar Direito em 2014. Apenas por que trabalho com tributos e creio que será muito bom para minha carreira. Já que não me interesso por penal nem um pouquinho!

  225. silvanopidasi

    Gente gostei,muito bom!

  226. virginia lima

    ola galera,tambem penso muito em cursa a faculdade de direitos incrivel essa conversa vai mim ajudar bastante.beijinhos.

  227. Thiago Santos

    Prezados,
    Sou advogado e professor de sociologia. Deixo bem claro para todos que Direito é uma profissão séria de muitos desafios, mas é uma linda profissão e não escolheria outra.
    Então para aqueles que sonham em ser operadores do direito, indico que procurem instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, pois existem muitas faculdade e nem todas preparam o profissional para o mercado de trabalho.
    E ainda, dediquem-se aos estudos, busquem nos livros, não fiquem somente nos cadernos, utilizem as bibliotecas universitárias.
    Desse modo, você será reconhecido e terá seu lugar no mundo profissional do Direito!

    OBS: Amo esta profissão, e se você estudar e tiver um diferencial você não ganhará pouco.

  228. Alessandra

    Olá pessoal, tenho 19 anos e a não me decidi ainda, porem pretendo começar a faculdade em 2014, eu sonho em trabalhar como perito criminal, gostaria de saber se estudando direito eu consigo exercer essa profissão.

  229. Lia Xavier

    Ola a todos!! bom admito inicialmente q encontrava-me angustiada em decidir q profissão seguir, pesquisei diversas áreas enfim não me identificava cm nenhuma,tenho 26 anos e passei muito tempo fora do circulo de estudos e assim me sentindo insegura,passei a pouco por uma situação de divorcio então retomei meus planos de voltar a estudar,pude conhecer melhor o Direito,fora as audiências participei de algumas aulas e fiquei encantada por ser uma área tao diversificada, existe um leque de opções a ser escolhido,e ao ver todos esses comentários de experiencias,duvidas e apoio dos demais me senti confiante a tomar essa decisão, por que o importante nisso tudo é ter a coragem de se coloca na vida e deixar sua marca,não tive apoio na minha escolha, muitos falam q não deveria perder meu tempo em algo q vou passar tanto tempo pra terminar,outros me aconselham os cursos técnico de pouca duração, ms cm uma grande teimosa q sou e apesar de algumas vezes esses comentários me afetarem estou feliz na minha escolha, tenho metas traçadas em minha vida e nao quero ter qualquer formação, fui privada por 9 anos de estudar enfim sem ms detalhes agradeço a todos por expor opiniões claras isentivos valiosos, independente da area de escolha estudem pq conhecimento enriquece a mente e a alma. abraço a todos!

  230. higor

    Eu estou terminando o ensino médio, e estou indeciso entre dois cursos: direito e psicologia. Mas na medida em que conheço mais cada curso, vejo que gosto mais de direito. Então farei direito, mas em seguida farei psicologia também

  231. barbara santana

    eu tenho 14 anos e eu estou procurando saber mais sobre a carreira de bacharel mais ja procurei em varios sites e nenhum explica direito o que bacharel faz se voce pude me responde eu agradeço…

  232. Luanna Mafra

    Minhas amigas e amigos estão constantimente me falando q eu “deveria fazer direito”. Sempre sou convocada no curso técnico em mecânica industrial q faço e na escola, para participar de debates e reuniões. Gosto da carreira de direito, mas fico muito em duvida se devo seguir esta carreira : S

  233. Luiz Claudio

    tenho praticamente 49 anos, sou professor de História há mais de 17 anos, há muito tempo venho me decepcionando com o magistério e é isso que está me fazendo voltar a olhar o Direito com mais carinho mas temo pela minha idade. Dizem por aí que existem muitas carreiras que ter mais idade ajuda. É o caso do Direito? Por favor, gostaria de saber a opinião de quem está passando por essa situação. Vejo por aqui que muitos por aqui não conseguem respostas às suas dúvidas. Espero ter mais sorte.

  234. Daniel C.

    Prezados, li os comentários e não resisti em consignar aqui minha opinião. Hoje sou advogado, passei no Exame da Ordem a pouco tempo, mas tive muita vivência em vários ramos, tanto privado como públicos, o que me proporciona ter segurança em afirmar certas coisas sobre o curso de Direito. Uma delas com certeza é que tal disciplina é lindamente aplicada em todos as vertentes de nossa sociedade, se existe algo, produto ou serviço, pode ter certeza que existe uma legislação por trás, ou seja, não importa o que você goste de fazer ou estudar, se colocar empenho achará o que fazer com esse conhecimento (dentro do conhecimento jurídico claro). Em segundo, hoje as empresas estão procurando soluções ao invés de contendas, de tal forma que hoje os profissionais são mais reconhecidos por seus conhecimentos amplos do que exatamente por suas eficiência em ganhar demandas até porquê a profissão em tela é regida pelo meio como é praticada (diligência, responsabilidade e adjetivos afins) do que exatamente pelo resultado. Terceiro ponto, este em verdade é um relato do empirismo que adquiri principalmente na Defensória Pública, mas em contra partida dizer qualquer coisa sobre seria nada mais do que uma quimera, pois não há palavras que traduzam fazer o bem àqueles que realmente necessitam, não de bens materiais e sim de remédios, home care e tantos outros direitos que garantem o mínimo da dignidade humana. Resumindo, se você tem interesse em fazer direito, não se acanhe e nem decida de plano o que fazer, pois as possibilidades são tantas que é difícil decidir aquilo que você mais gosta. =]

    • Camila Rosec

      Olá…adorei sua resposta…tenho 31 anos, sou enfermeira e vou começar a fazer direito ano que vem…espero ter perfil para tal, porque sempre tive vontade de fazer esta faculdade e ultimamente, sinto muita vontade em seguir esta área….mas sou tímida, fechada, não sei se por isso, teria perfil para seguir a profissão…o que acha? um beijo!

  235. Yonne Silva

    Espero que com o teste vocacional e mim desempenhe melhor e melhore minha estabilidade de carreira que quero seguir… O teste mim ajudou bastante e como eu já sabia que carreira queria para o futuro o teste é maravilhoso.

  236. Údson

    Tenho 32 anos, sou formado em contabilidade e direito. Confesso que gosto mais de contabilidade a direito. Atualmente não atuo em nenhuma das duas áreas. Estudo para concursos. Porém, acredito que podemos ser bem sucedido em qualquer área, desde que, fazendo o que realmente gostamos.

  237. Daniela

    Optei por Direito porque combina comigo, e é meu sonho desde pequenina! :) Acredito que, estou no caminho certo!!

  238. Renato

    ola pedro..

    tenho 27 anos nunca cursei nenhum curso de faculdade, mais tenho vontade de fazer direito, mais tenho medo de me formar e não conseguir emprego na area..me ajuda cara!!obrigado!

  239. Rosy Marry

    Ola meu nome e Rosy Marry tenho 15 anos estou na última serie do ensino fundamental dez de pequena Q sou apaixonada pelas profissão de Direito, Arte cênicas, E cantora… ando em duvida em Qual profissão me exercer… Ando pesquisando no momento muito sobre direitos e ando gostando e Faço teatro a 9 anos e não largaria teatro agora ando pensando em fazer duas faculdades

  240. Linda Caroline

    Olá, estou mnto interessada pela área e quase decidindo pela faculdade de direito, porém estou insegura qnto ao mercado de trabalho e instabilidade, por favor ajudem-me!

  241. Ricardo Ribeiro

    Faltou falar no exame da ordem. O advogado pra exercer a profissão precisa passar no exame que é propositadamente dificultoso e por isso, não seleciona o profissional adequado a exercer a advocacia, pois, o objetivo da prova é meramente limitativo e não qualificativo.

  242. Juliana

    Estou na metade do curso de direito, acontece q tive filho e tranquei, já se passaram uns anos e agora estou em dúvida se contínuo no Direito ou faço psicologia, acho q é uma área q pode me manter mais próxima e com mais tempo para meu filho…..preciso de ajuda….muita dúvida !!!

  243. Jéssica

    Olá,Pedro tenho 18 anos, e me acho uma pessoa bem madura pela minha idade. Sempre gostei de artes, matérias ligadas a artes e tal, não gosto nem um pouco de matemática, calculos , além, de ter bastante dificuldade com essa materia, porisso fico muito indecisa em qual curso seguir. Fiz vestibular para DIREITO e passei, sou uma pessoa muito preocupada com o futuro, fasso sempre as coisas pensando nas consequências. Direito é um bom curso? esta area me chamou atenção, mas tenho medo de não conseguir ser uma boa aluna, ou seja; boa advogada,pois as pessoas sempre falam que a OAB esta cada vez mas difícil.

  244. Andrise

    Olá! Estou em dúvida quanto ao curso que pretendo fazer.. Estou cursando Administração, até por ser um curso tranquilo no mercado de trabalho e bem requisitado, mas sempre tive uma certa admiração por Direito. Tenho 18 anos, estou no primeiro semestre e até pensei em fazer engenharia mecanica, mas não consigo tirar totalmente a ideia entre cursas o curso de Direito!

  245. sarah rodrigues

    olá Pedro,
    tenho 18 anos e gosto da área de direito, mas, infelizmente não gosto de ler.o que eu faço?rs
    Obrigada…

    • Eduardo Martins

      Sinceramente, nao vejo como fazer direito sem gostar de ler. Procure outra area.

  246. Gabriella

    Oi sou Gabriella, tenho 15anos e passei a minha vida inteira assistindo o seriado americano Law and Order (lei e ordem) e sempre me interessei por direito. Agora no final do 9° ano as pessoas começam a fazer as perguntas:”Que faculdade você irá cursar?” ” Qual carreira pretende seguir?” E isso querendo ou não me assusta, tenho grande desejo de me tornar promotora mas sou muito tímida, morro de vergonha de falar na frente de muitas pessoas, meu medo é que na hora de ir a julgamento gaguejar e não convencer que meu caso é certo ou pior não conseguir nem falar. Será que direito não é para mim?

    • Eduardo Martins

      Provavelmente nao. Saber se expressar e falar bem eh importantissimo..

    • João

      Gabriela…se temos medo de nos expressar, este é um indicativo de crescimento. A vida sempre vai nos trazer oportunidades para nos tornarmos pessoas melhores. Para se desenvolver a coragem é necessário o medo. Para se ter um discurso eloquente será necessário construir sua auto-confiança.E isso requer treino.Aproveite todas as oportunidades que aparecerem e vá em busca de novas. Você quer ser uma brilhante advogada? Esta é a sua oportunidade.

  247. Camila

    Oi gente.. Tenho 31 anos e sou formada em enfermagem a 7 anos. .. Dentro da realidade da profissão,obtive sucesso e não posso me queixar do meu salário. . Sempre estudeu muito, tenho 2 pos, um Bom currículo e agradeço muito a Deus pelas boas oportunidades… porém apesar de todo o exposto. . não me sinto plena e feliz em minha profissão. .. quase cheguei a entrar em depressão… meus horarios de trabalho são muito complicados.. mtas vezes trabalho feriados, final de semana e etc… Apesar de serem áreas completamente distintas, sempre pensei em fazer direito, pois acho que eh uma rica faculdade, a qual proporciona conhecimentos essenciais para todoe qualquer cidadão. . mas sempre pensei em fazer nao pata trabalhar na área..e sim em tempos de conhecimento, que numaeh demais. … porém, desde 2010 minha vontade em fazer direito e seguir carreira vem aumentando… diante das inúmeras insatisfações profissionalmente falando e diversas injustiças que presenciei…. simplesmente não consigo me acomodar. .. Até tentei me fechar no meu silêncio e fingir que estava td bem q nao me importava com muita coisa.. mas estes foram os momentos em que me senti mãos infeliz. … atualmente sinto que o direito eh a melhor carreira para meu ideal de vida.. gosto de estudar.. de ler. . . Escrever. .. de debater. . de enfrentar, de fazer valer o correio
    .o justo. .. terei que trabalhar a noite para poder fazer minha faculdade. .. mas após anos pensando e refletindo. .. cheguei a conclusao , que eh isso que quero e eh o que eu já deveria ter feito. … me sinto um pouco velha pasta começar outra faculdade. . tenho 31 anos. .. mas a minha paixão pela área e a minha insatisfação atualmente com a enfermagem. .. me fizeram ver que não tenho outra alternativa senão iniciar minha graduação em direito. ..o q era opção na minha mente. . hj to tornou meu maior objetivo comcomo profissional…. um bj em todos. .

  248. Camila

    oi gente…sou enfermeira…tenho 7 anos de formada..mas estou bem desiludida e chateada profissionalmente…..apesar de gostar da minha profissão, existem questões inerentes a mesma, as quais me deixam bastante triste e insatisfeita…atualmente, graças a Deus, não posso reclamar do meu salário, porém, meus horários são complicados…trabalho direto, incluindo finais de semana, feriado e afins…não sei como farei quando tiver filho…já perdi muitos momentos em familia por isso…enfim…….tenho 31 anos e ja faz alguns anos q sinto que preciso recomeçar….sempre tive vontade de fazer DIREITO como hobby, acho uma faculdade produtiva e necessária para qualquer profissional / cidadão…só que de alguns anos pra cá…a minha vontade em fazer direito vem ficando cada vez maior…cada vez mais tenho vontade em seguir profissionalmente essa area e largar enfermagem…fiquei muito chateada comigo por nao ter feito antes essa faculdade…mas como o tempo nao volta…vou começar direito ano que vem e sinto que vou gostar muito..gosto de estudar, ler, escrever…gosto de fazer valer o certo…nao gosto de injustiça…como muitas vezes vejo nitido na area de saude….discrepancia e injusticas…etcssss….enfim…td isso me motivou a fazer direito e a seguir essa carreira definitivamente….o q vcs acham? um beijo em todos..

    • Erika Souza

      Olá… Camila primeiramente quero agradecer o seu relato que me ajudou muito, vou explicar por que. Eu sou Erika tenho 26 anos e estava cursando o ultimo ano de enfermagem,demorei para iniciar o curso e quando enfim consegui me deparei com alguns fatores desagradáveis dessa profissão e alguns citados por ti. Enfim o curso de direito também me agrada muito e sempre esteve entre as minhas opções nos vestibulares.. Enfrentar os meus medos para começar uma nova graduação antes de finalizar a primeira tem me causado um grande conflito e também ficar longe da família tem me bloqueado. Mas ao ler todos esses relatos me ajudou a perceber que muitas pessoas passam pelas mesma dificuldades e até maiores e acabam superando todos os obstáculos.. Parabéns a todos.. E obrigado por compartilharem suas histórias. ( estou me preparando para iniciar o curso de direito).. Abraços..

  249. Marcus

    OLA PEDRO , ESTOU NO 8 ANO DO FUNDAMENTAL , GOSTO DE ESCREVER , LER , SOU ORGANIZADO , DE DEFENDER ! ESTOU NA DUVIDA ENTRE DIREITO E JORNALISMO , GOSTO MUITO DAS DUAS . QUERIA TER UMA VIDA ESTAVEL .O RUIM DE SER JORNALISTA PRA MIN EH PORQUE TEM QUE SER JORNALISTA O DIA TODO , E O RUIM DE DIREITO EH QUE AS LEIS SEMPRE MUDAM ! ESTOU COM MUITAS DUVIDAS ! QUAL VOCE ME ACONSELHARIA ? QUAIS TEM AS MELHORES OPORTUNIDADES E O MELHOR SALARIO ?

  250. Leila

    Olá…meu nome é Leila, tenho 17 anos e já terminei o ensino médio e gostaria de prestar Direito ou Odontologia oque voces acham? tenho amigos Advogados e me interessei demais na Advocacia, e tenho alguns conhecimentos…Oqe devo fazer? Obrigada desde já…Beijos

  251. Ana

    Quero Saber Mais Sobre Outros Trabalhos

  252. Edileusa

    Sou formada em Direito nas nunca atuei na área nem prestei para OAB o que fazer. E que posso fazer?

  253. Dionatan Santana Moreira

    Olá…Eu sou estudante,passei pro 3º Colegial, queria falar uma coisa, eu adoraria fazer faculdade de direito é o meu sonho desde pequeno.. Eu sou surdo e mudo, séra que eu posso fazer mesmo? Por favor, me ajudem…

  254. Cristiano

    Olá pessoal. Sou graduado em Filosofia e pós-graduado em Docência do Ensino Superior. A área de humanas simplesmente me fascina, no entanto, sempre tive desejo de obter a formação em Direito ou Psicologia, porém, devido a dificuldades financeiras não foi possível. Atualmente com as facilidades de financiamento acadêmico o desejo voltou a me visitar, no entanto, tinha receio de encarar uma nova graduação por causa da minha idade; Atualmente tenho 36 anos. Resolvi então pesquisar sobre o curso até que encontrei O Guia da Carreira e ao ler os relatos de cada um de vocês, me deu ânimo novamente para correr atrás do sonho de graduar-me em direito. O relato de Dina foi sem dúvidas uma injeção de ânimo para mim! Este 1º semestre de 2014 se Deus quiser estarei iniciando o curso. Obrigado a todos!

  255. Taise

    Boa tarde, acredito está começando tarde a minha primeira graduação, mas antes tarde do que nunca.
    Como tenho pretenção em estabilidade e em cargo publico acredito está no caminho certo. Tenho 26 anos e começo agora em Fevereiro/2014 a minha caminhada , acredito que com força de vontade e determinação tudo é possivel. Desejo a todos muita disciplina e foco no objetivo, tenha fé que tudo acontece !!!!
    Adorei de coração o Guia da Carreira!!!
    Parabéns!!!

  256. Evelyn

    Olá gente… Vou fazer 18anos acabei de terminar o ensino médio, antigamente meu sonho era ser comissária estou até terminando de fazer o curso de inglês, mas quando trabalhei no shopping de segunda a segunda mau via minha família , tive outra visão conversei com meu pai e falei que não queria fazer mas o curso para ser comissária de voo. Então iria fazer letras para usar meu inglês e trabalhar na área de tradução, pensando bem e conversando com o meu tio que é advogado resolvi fazer direito, esse é o sonho do meu que eu descobrir ao contar para ele que iria fazer direito, só que estou com medo, sei lá acho uma profissão bonita amo defender os outros sabe será que vou me da bem .

  257. adriana aguiar

    Olá, tenho 24 anos! estou com muita duvida no meu curso! comersei o curso de fisioterapia ms tenho medo de execer a profissao, nao tenho jeito para trabalhar com idosos e crianças com problemas. quero muito direito ms… tambem tenho medo de mudar de curso e nao gostar e querer voltar pra fisio. acho interresate o direito, ms nao consigo falar em poblico. gosto de defender quando tenho certeza que tenho razao!. na verdade tenho medo de nao conseguir derrubar os obstaculos!

  258. adriana aguiar

    Quando fiz vestibular minha 1° opcao era direito, sempre foi direito! ms passei na 2° opcao fisioterapia, no comerço nao gostei muito ms minha familia me convenceram, ( se vc passou em fisio nao fui atoa! entao… faça esse mesmo)! ms nunca desisti de direito! ter comersado fisio so me fez ficar com duvida no que ja tinha certeza. pessaol me ajudem DIREITO ou FISIO?

  259. Scopel

    Ola pessoal quero deichar meu testemunho de exemplo e dedicação, tenho 52 anos de idade acabei de concluir o curso de direito,olha só o que aconteceu comigo foi apravado duas vezes na OAB, vc deve de estar perguntando como assim duas vezes? eu fez as duas inttercaladas uma com a outra e passei nas duas. fez as duas 1ªs fases e depois as duas 2ªfases o que aconteceu passei nas duas. OK abraços.

  260. Gabriele

    Oi gente, tenho 15 anos e quero ser delegada. É dificil passar em um concurso publico? O que é preciso pra ir bem?

  261. Mariana

    Olá, gostei dos comentários de vocês me ajudou a tirar muitas dúvidas.Estou cursando 1° ensino médio, pretendia fazer Arquitetura mas não me dou muito bem com cálculos, me indentifiquei MUITO com Bacharel Direito atulmente quero fazer direito ingressar, e no ramo profissional atuar como juíza o problema é esse Exame da Ordem da OAB dissem que são difícl alguém já passou pela prova ? Poderia me ajudar falando mais sobre a AOB
    OBRIGADA BJJ !

  262. erica patricia

    oi gostei muito por que estou em duvida si faço medicina ou direito eu quero muito ser juíza, de tribunal esta mi ajudando muito o saite

  263. Marzoé de Castro Martins

    Olha eu ou estudante e estou no 9ºano do ensino fundamental, meu sonho é fazer direito e depois ser uma delegada em que aria do direito eu devo fazer para depois ser uma delegada???

  264. Jehnifer

    Olá estou no 3 ano do ensino medio no caso (último ano) estou numa dúvida tremenda pois acho linda a profissão de “Delegado” mas parece ser tão difícil , será que vou me arrepender se começar essa faculdade ano qUé vem tenho muita dúvida também por que não so muito fã de ler , queria saber maa sobre ; salários , dificuldades , os lado bom , carga horária , as PRovas são difíceis ? Desde já agradeço .

  265. Ana Paula

    Olá, estou concluindo o ensino médio e estou muito confusa a qual faculdade desejo prestar, Atualmente faço técnico em Agropecuária integrado ao Médio.
    Queria muito atuar na área de Direito porém sou muito ligada ao meio ambiente e a literatura…
    Realmente não sei o que fazer, os cursos que tenho em mente são completamente distintos. Gostaria muito que pudessem me orientar.
    Desde já muito obrigada!!!

  266. Lucas Alves Rodrigues

    Olá!Sou estudante de ensino médio técnico em agropecuária. Contudo, não gosto do curso. Para mim, Direito é um ótimo curso, além de ser muito reconhecido.
    O que deixa todos intrigados com tal profissão, são os riscos que os advogados trazem consigo. Porém siga em frente, em defesa do certo. Deus está com os “justos”, e se não fazer algo errado, está protegido.
    Meu sonho era fazer Jornalismo, mas descobri que Direito é uma área brilhante. Abraços!:-D

  267. edson oliveira

    Muito interessante, os assuntos e duvidas que são abordados, pois ilumina e norteia a todos que procuram uma direção na carreira. Eu depois de algumas incertezas, aos 41 anos, decidir enveredar na carreira de direito. Pois recebi esta oportunidade de Deus. estou passando lutas, mas não existe vitória sem as barreiras, pois as lutas são as marcas, ou a testificação da vitória. Portanto, prossigam para o alvo e la na frente se colherá os louros da vitória.

  268. Jaqueline

    Sou estudante do curso de Direito, estou no 3º período e posso afirmar que é um excelente curso dispondo de uma gama de opções de carreiras a escolher. É um curso que exige sacificios pois quase não tenho lazer, onde concilio com o trabalho em período integral e os cuidados com minha casa, duas filhas e marido, apesar do pouco tempo para os estudos tiro boas notas. Para quem está começando agora é se dedicar muito que o retorno é certo e quanto à idade nunca é tarde,já estou com 40 anos e tem outras pessoas na minha sala com a mesma idade. Só estou tendo tempo de escrever agora porque estou de férias! Boa sorte a todos.

  269. Lucas

    Pessoal estou no 3 ano do ensino medio, e ja tou terminando e sempre quis estudar direito e ser advogado, mais tou em duvida se vale a pena seguir nesse sonho ou não..

  270. Milena fontes

    Olá , eu sou milena , tenho 16 anos , faço ensino médio , vou tentar fazer direito .. Por que oq eu mais gosto é de ler , ja quiz medicina , mas eu gosto muito de história .. Então se eu fizer pretendo ser juíza

  271. luiz fernando

    eu estou no 2º ano do ensino médio e ainda estou em duvida do que fazer penso em medicina ou direito e vejo que as duas aréas tenho jeito mais não sei qual fazer ta difícil decidi.

  272. Caroline R.

    boa tarde gnt,estou no segundo ano do ensino médio,tenho 16 anos e estou com duvidas a respeito de seguir carreira na área de direito, pois não sei se vou gostar dessa carreira e tmb porque sou boa na área de exatas o q me possibilita seguir carreira na área da engenharia , poderiam me dar um help ?

  273. tamires

    boa tarde eu ainda estou no 9 ano do ensino médio mas faz tempo que penso em fazer direito por que essa área me atrai muito.mas eu também gosto muito mesmo de moda mas não tem muitas oportunidades no mercado da moda.eu gostaria de sabe qual área seria melhor direito ou estilismo(moda)

  274. André

    eu gostei bastante e achei muito util para minha vida.

  275. Michely

    Olá, gostaria de saber algumas informações e tirar algumas dúvidas, tenho 19 anos de idade e estou no colegial termino esse ano ,e estou pensando em fazer direito, so q como ja percebi é difícil e um curso difícil ,mais tenho vontade de fazer ,fiz um curso de licitação e n gostei muito pq tem muitas coisas q n entendi nas leis ,mais acho q aprimorando mais no assunto e pesquisando ajuda .

  276. ROSIMEIRE

    oi gente é um prazer participar dessas duvidas e debates, bom voltei a escola agora 29 anos estou no 2 colegial eja, meu sonho é ser juíza mas tenho muito medo da prova da oab me tremo toda so em pensar, tenho me tb de fazer faculdade e reprovar, e outra coisa não sei nem por onde começar para conseguir meu sonho…

  277. Rodrigo

    So digo uma coisa. Sou advogado a 5 anos e se pudesse voltar atras, nao faria direito. O mercado esta saturado, a justiça nao anda, clientes nao pagam, concursos super disputados. Ta ruim pra quem ta no ramo.

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!