administração

Engenharia de Produção – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Engenheiro de Produção é o profissional responsável por projetar e implementar linhas de produção industrial que otimizam a eficiência e minimizam os custos. Conheça mais sobre a carreira de Engenharia de Produção.

A Carreira de Engenheiro de Produção

Engenharia de Produção

Habilitação:
Engenheiro de Produção
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 3500,00

Engenheiro de Produção é o profissional responsável por projetar e implementar linhas de produção industriais de produção, ou seja, ele planeja processos de fabricação de produtos que maximizam a eficiência e minimizam os custos. O Engenheiro de produção atua preparando especificações, técnicas de execução, desenhos e verifica os recursos necessários para possibilitar a construção, funcionamento e manutenção das linhas de produção industriais.

Ele também atua como um elo entre a área administrativa e técnica da empresa, fazendo o meio campo, buscando um ponto de equilíbrio entre a produtividade e os custos. A Engenharia de Produção, ao contrário das demais engenharias que são específicas, é considerada ampla. O Engenheiro de Produção possui conhecimentos gerais sobre grande parte das outras engenharias para poder interagir bem com estes outros profissionais especializados.

Engenharia de Produção: O máximo de produtividade com o menor custo !!

Grade Básica do Curso de Engenharia de Produção:

  • Cálculo;
  • Química Básica;
  • Física;
  • Desenho Técnico;
  • Planejamento e Controle de Produção;
  • Métodos de Pesquisa Operacional;
  • Controle de Qualidade;
  • Mecânica;
  • Mecânica dos Fluidos;

Melhores Faculdades

Listamos abaixo as melhores faculdades públicas e particulares que oferecem o curso de Engenharia de Produção, e possuem ótimas notas nas avaliações junto ao Ministério da Educação (MEC), como a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), confira:

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora – MG;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis – SC;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro – RJ;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos – SP;
  • Faculdade de Administração de Empresas (FACAMP) – Campinas – SP;
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) – São Paulo – SP;
  • Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo (ESEG) – São Paulo – SP;
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba – PR;
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – Porto Alegre – RS;

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro de Produção

Como os Engenheiros de produção são profissionais versáteis e atuam fazendo a ponte entre diversos outros engenheiros e a administração, o campo de atuação vem crescendo bastante nos últimos anos, e um dos principais motivos é a modernização do país.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia de Produção

O aspecto negativo dessa carreira é o alto nível de estresse, muitas vezes gerado por ter que conciliar engenharia e administração, áreas que muitas vezes tem interesses totalmente conflitantes.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. Flavio

    Eu sou formado em Administração , tenho 23 anos, estou adorando saber do curso de Engenharia de Produção. Estou querendo iniciar em Agosto de 2010 o curso , sei que vou aproveitar alguma cadeiras do curso de Adm. Acredito que esse curso de Engenharia de Produção ira me dar uma visão completa, tanto no lado Administrativo, como tambem no lado da Engenharia. Acredito que encontrei o curso que me completa, ou melhor dizendo , o curso dos meus sonhos. ótimas informacoes nesse site. abs

  2. Josiane

    Olá Pedro, estou em duvida quanto ao curso de eng. de produção, gostaria de saber se o mercado de trabalho é favorável na região de MT, e qual o salário teto atingido na mesma profissão.
    Ainda não decidi pela engenharia de produção ou direito, qual dessas careiras me sugere??

    • giordana

      faça engenharia! te aconselho! :) mil vezes melhor, claro vc deve gostar mais das exatas dai…

      • Gabriel Rodrigues

        Queria saber se no curso e tantos anos igual para todos e depois cada um escolhe a sua área específica dentro da engenharia de produção

    • gabriela

      Olá sou cursista da faculdade de engenharia de produção,e sem duvidas posso afirmar que é maravilhosa!Muito boa mesmo,indico :D

    • Tayane

      Eu estou começando o Terceiro semestre de engenharia de produção, e indico com certeza, pra estudar direito vc tem que ter a mente muito aberta, e mesmo que vc n queira ou veja, vc acaba se corrompendo com a profissao, ainda mais se trabalhar pro governo, pense nisso. Engenharia de Produção é o canal de um futuro brilhante e prospero!! :)

  3. Pedro Addler

    Olá Flavio

    Acertou em cheio !! A engenharia de produção, realmente é a ponte entre o setor de engenharia e o setor administrativo.

    O principal foco do curso de engenharia de produção não é fazer projetos de engenharia em sí, mas sim tornar os projetos de engenharia mais eficientes.

    Custos, tempo, produtividade muitos dos conceitos de administração de empresas que você conhece se aplicam também a engenharia de produção.

    Você está no caminho certo, com a formação em administração e também em engenharia de produção você vai ser um profissional muito mais completo e mais valorizado.

    • EDUARDO

      Boa noite estou interessado no curso de eng de produção. tenho 25 anos e estou em duvida entre começar já o curso, ou fazer um intercambio para ter uma segunda língua fluente .

  4. ArielSantos

    Olá gostaria de alguns conselhos, pois eu tenho 15 anos estou cursando o 3 ano do Ensino Médio, e irei fazer engenharia de produção, que conselhos vcs me dariam ao entrar na faculdade e ao termina-lá que especificações vcs acham que mais o mercado de trabalho exige e que idiomas eu devo falar para está a altura do mercado,desde já agradeço, e obrigado pelas informções desde site.

    • Tayane

      Primeiro, parabens por ja ter certeza do que vc quer para seu futuro, e o que eu te falo, é que voce tenha muita paciencia, entusiasmo e dedicação, engenharia cobra muito do nosso potencial, entao esse tem que ser o teu foco principal para os proximos 5 anos. E sobre especifiucações, fica tranquilo que no decorrer do curso será aberta as portas pra vc. O futuro de um engenheiro é promissor, so depende de vc saber agarrar as oportunidades! Faça uma boa caminhada com confiança, nao fraquejar nunca. Boa sorte!

  5. Bárbara

    Eu estou cursando o ensino médio ainda, e me preparando para a faculdade, estava com muitas dúvidas em que curso cursar. Mas depois desse teste vi que o resultado tem tudo a ver comigo, e o curso engenharia de produção eu já tinha vontade e curiosade de fazer. Agora tenho quase a certeza que é isso mesmo que vou seguir, essa carreira, pois vejo que é algo que realmente me interessa e que valerá a pena. Obrigada pela ajuda !

  6. Danieli Morbidelli

    Gostei muito da descrição acima e concordo com o comentário anterior. Tenho 25 anos, sou Bacharel em Administração e Pós-graduada em Recursos Humanos, resolvi começar o curso de Engenharia de Produção Química na Oswaldo Cruz e o início é agora dia 03/02/2010. Trabaho no departamento financeiro e quero poder englobar mais conhecimentos a cada dia. Me apaixonei pela área. Gostaria de maiores informações se você tiver a respeito.

  7. Pedro Addler

    Olá Josiane

    Engenharia de produção é um excelente curso atualmente no Brasil, principalmente agora que as nossas empresas estão crescendo e se modernizando para concorrer no mercado mundial.

    Em relaçao ao mercado para esta engenharia no Mato Grosso, há boas oportunidades de emprego no Agro negócio ( que está em expansão ) e também em Cuiabá que é sede de grandes empresas.

    Ainda não conheço pessoalmente seu estado, sou do Sudeste, mas tenho muita vontade de conhecer. Boa sorte na sua escolha !!

  8. Ana luiza

    Olá Gente

    So tenho 12 anos e a profissão que eu quero ser ENGENHARIA DE PRODUÇÃO sera que eu fiz a escolha certa para o futuro ?

    • Luma

      Olá…tudo bem?
      Sua escolha é boa para quem quer trabalhar em empresas, subir de cargo tanto para o concursado ou contrato particular,sempre estará ligada a uma empresa…Se quer seu próprio negócio, como por exemplo; engenhiro civil, odonto…

  9. Claudio

    Óla Pedro Addler, sou graduado em Direito e penso em fazer Engenharia de Produção, gostaria de saber qual é a média salarial de inicio de carreira, e se essa combinação das graduções de Direito e Engenharia de Produção dá um bom “peso” no curriculo?

  10. Thandara

    olá Pedro, terminei o ensino médio esse ano e estou querendo fazer engenharia de produção ,mas estou muito insegura pois nao gosto muito de matemática e tambem nao sou muito boa nesta materia voce acha que isso pode atrapalhar muito na minha decisao. Mas estou empolgada com o curso é uma otima carreira profissional. O que me sugere tentar fazer ou mudar de curso ?

    • Fábio Carvalho

      É necessário entender que nesta área a exigência do uso da matemática, física e química são essenciais. E se você não gosta fica difícil lhe encorajar fazer tal curso.

      • caroline dos santos

        me interessei muito pelo curso de engenharia, sei que precisa dominar bem a matematica, mas nao sou muito boa nessa materia, mas nao quer dizer que nao possa aprender, so nao tenho facilidade.
        sera que devo persistir nessa area??

  11. JORGE

    olá gostaria de saber se nos 2 ultimos anos tem que escolher uma especialização ? e quanto eh o salario de engenharia de produção no estado do paraná ?

  12. Boa Tarde, prezado Pedro, tenho 23 anos e sou formado em Técnico em eletrônica, iniciei minha carreira aos 17 anos em uma grande empresa de engenharia na área de Óleo e gás. Rapidamente sai de estagiário, passando por outras funções até chegar a projetista de intrumentação. Cargo esse que se torna um teto na carreia técnica. Pois bem a quase dois anos fui descoberto por um pequeno empresário na área de projetos que descobriu meu potencial e me deixou a frente da Gerência da empresa, até hoje me sinto um pouco imaturo para tal cargo porém busco continuamente apliar meus conhecimentos. Atualmente estou cursando Engenharia de Produção mais ainda parace pouco conhecimento para tal responsabilidade. Enfim para dar continuidade na carreira de Gerência ou melhor gestor qual seria o melhor aperfeiçoamento ?

  13. Aline

    Eu tenho 14 anos e acho muito interessante a Engenharia de Produção.
    Quando alcançar a maior idade tenho certeza que farei cursos de engenharia de produção.
    Mas é preciso fazer um curso específico de Desenho Técnico ou já incluido no curso de engenharia de produção ?

    • gabriela

      Aline na matriz curricular do curso já está inclusa a matéria de desenho técnico,e você com certeza irá gostar muito!

    • Tayane

      Eu particularmente indico que vc faça cursos de medio ou curto prazo so apos engressar na graduação, pq ai gera horas para teu curriculo escolar, e isso conta muito, pois para engenharia, sao necessarias 200 horas de cursos extra-curriculares. So o que eu fiz antes de começar meu ensino superior foi o de informatica, que hj é essencial para vc entrar no mercado de trabalho! Boa sorte.

  14. Letícia

    Engenharia de Produção é uma profissão valorizada ? Até mais ou menos quanto o salário se limita ?

  15. cintya

    olá…Pedro…estou com muitas dúvidas..bem eu sou formada em ADM..e entrei em engenharia química..mais confesso q estou achando muito difícil pois não tem nada a ver. Primeiro q não entendo de química..sabe as fórmulas…e depois q me parece q os professores já estão dando aulas para quem já entende…Com tudo isso fico em dúvida se mudo p/ Engenharia de Produção.. mais tenho medo de não ter campo… abraço

  16. Luana

    Olá Pedro, estou cursando o 3 ano do ens. medio e ainda não decidi que profissao seguir, estou em duvida entre os cursos de engenharia de produção ou administração, porém não gosto muito de tomar decisoes mas adoro calculos.qual vc acha q seria melhor ??

  17. Jéssica Vieira

    Olá,
    Eu gostaria de saber as principais diferenças entre a engenharia de produção e a de produção mecânica; e também qual é o estado que oferece maior campo de trabalho para ambas as profissões.

  18. isabela

    Olá Pedro!
    me interessei muito pelo curso de engenharia de produção na area que exige que o profissional exerça uma organizção e um supervisionamento! acho que tenho aptidão por essas caracteristicas! porem nao me dou muto bem com a fisica.. e esse desenho tecnico da grade tambem me deixou assustada! gostaria de mais informações! e se voce acha que eu poderei me arrepender se entrar no curso onde vou ter materias que nao tenho muita facilidade! p,s: cursava nutrição na federal de diamantina. mais vi que nao tenho muita habilidade para saude. gosto mesmo é de gerenciar, trabalhar em industrias.. etc!
    desde já, agradecida!

    • Mirian Gomes

      Olá Isabela!
      Você irá amar o curso de engenharia de produção, não tenho dúvidas. Não se preocupe com as matérias na gade, em todos os curso existem 1 ou 2 matérias que não temos muita aptidão, porém a excelência dos professores suavisam qualquer dificuldade, além dos colegas de clase e monitores do curso de engenharia de produção que sempre darão uma força nos estudos. Tenho certeza que não terá grandes problemas neste curso de engenharia de produção, e se tornrá uma excelente profissional!

    • João Inácio

      Muito boa tarde! vou começar a crusrar Engenharia de Porudção, fazia Tecnologo em sistema, tenho 28 anos e começo agora o meu curso, sou apaixonado por Arquitetura mesmo com um pouco de dificuldade com matemática, mais gosto muito da area.

  19. Olá, gostaria muito de saber a faixa de salário de um engenheiro de produção em curitiba. Estou em dúvida em prestar vestibular para essa engenharia ou ciências econômicas, queria mesmo fazer um depois o outro. Não sei se o curso de economia complementaria essa área, me manda umas dicas aí, por favor. Obrigado.

    • Mirian Gomes

      Olá Jeovan!
      Não se preocupe muito com o retorno salarial, preocupe-se em fazer um curso que lhe agrade e o retorno financeiro será proporcional ao prazer que tiver em exercer a profissão escolhida. Obviamente que o curso de engenharia sempre provê um bom retorno financeiro, assim como o curso de engenharia de produção. O faixa salarial média para o profissional de engenharia de produção está em torno de R$ 2469,00 .

  20. Alysson

    Olá Pedro, gostaria de fazer Engenharia de Produção, estou no terceiro ano do colégio, e pretendo cursar a federal de santa maria – RS, só que gostaria de saber aonde o campo é mais favoravel, em qual estado. E se RS é um bom lugar e se tem um campo grande. E em relação a remuneração salárial, quanto seria ?

  21. João

    Olá Pedro,sempre esteve ligado a administração e gestão. mas vejo o mercado de trabalho dos administradores muito concorrido, pois eles concorrem com os pessoal da outra de outras formação com MBA.

    Então vejo cursar o Engenharia de Produção,que tenho interesse sobre ele tambem, e depois cursar um pós graduaçâo de MBA. Será que fiz o caminho certo ?

  22. Heber L. de Melo

    Ola;
    Estou fazendo o curso de Engenharia de produção, por um acaso tem alguem que possa me ajudar?
    Preciso de informaçoes sobre cada materia e que possamos dividir duvidas quanto as materias.

    • Mirian Gomes

      Olá Heber!
      O melhor a fazer quando se ingressa em um curso de ensino superior, no caso o de engenharia de produção, é conversar com os próprios alunos que estão mais avançados no curso. Pois apesar do conteúdo ser direcionado, várias outros fatores são observador, como o perfil do professor, como é o enfoque na prova, qual o conteúdo específico, etc. Tenho certeza que os próprios colegas do seu curso de engenharia de produção te darão o auxílio necessário ao estudo!

  23. Pedro Addler

    Olá Ana Luiza

    Realmente você é uma menina bem precoce !! Pouca gente pensa no futuro e na carreira que quer seguir na sua idade.

    Em relação a engenharia de produção é uma carreira bem interessante, se você é uma menina organizada e racional com certeza vai se dar muito bem nesta carreira.

    • Carlo Bettega

      ola!!! Estou cursando bacharel em administração, e gostaria de fazer eng. de produção em seguida. vcs sabem me dizer quantas matérias vou eliminar? e em quanto tempo vou concluir o curso?

  24. Roberto Michel

    Olá Pessoal, atualmente estou cursando o primeiro semestre de Engenharia de Produção, e ai vai um conselho para vocês que estão em dúvida: esse curso é muito bom, e expande muito a sua mente, e sem contar que essa profissão é rentável, isso ja acontece no Primeiro Semestre
    Abraço Pessoal

  25. Tiago

    Tenho 21 anos e estou com duvidas sobre minha carreira profissional, estou indeciso entre Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Gostaria de saber qual dessas me proporcionará melhores oportunidades no mercado de trabalho futuramente ? Desde já agradeço a atenção, o site e otimo !!

  26. Pedro Addler

    Olá Claudio

    O salário de início de carreira para Engenharia de Produção está na casa de 2500 Reais.

    Complementar o diploma de direito que você já tem com o de Engenharia de Produção pode abrir boas oportunidades para trabalhar com legislação dentro das empresas, você pode se especializar por exemplo no exame e produção de contratos para os projetos.

  27. Lillian

    Oi Pedro!
    Estou cursando o segundo ano do ensino medio e gostaria mto da sua opinião. Eu me encontrei mto com administração mas mtas pessoas estão dizendo que é um profissão q atualmente esta ficando desvalorizada e que se pedisse para escolher entre um engenheiro e um administrador iriam escolher a engenharia de produção. O que vc acha disso ? E quais seriam as melhore faculdades para cursar administração e engenharia no Rio de Janeiro ?
    Obrigada
    Bjoss

  28. Carolina

    Pedro, gostaria muito de saber se existe salario menor para as mulheres atuantes na área de engenharia de produção devido ao preconceito.
    Desde já muito obrigada.

  29. Priscila Nunes

    Olá! eu gostaria de saber se é verdade que sendo graduado em administração é possivel cursar engenharia produção em dois anos.

  30. Sergio Reinaldo

    Faço Engenharia de Produção e estou no 4 ano…….curso muito completo e versatil, podendo o profissional ser alocado em inumeras areas de qualquer tipo de empresa…..vale a pena conhecer um pouco mais e optar por essa modalidade do curso de engenharia…..Abraços a todos e boa sorte na carreira profissional !!

  31. Adriano

    Estou cursando o 4 ano em escola tecnica federal(Informatica) e vou prestar vestibular este ano! Estou em dúvida se sigo na área de sistemas de informação ou se vou pra engenharia de produção, que eu me identifiquei muito! A grade do curso tem muita informática, várias matérias que estudo hoje! A area de atuação é muito atraente para se trabalhar, meu receio é quanto o engenheiro de produção e o funcionalismo público, será se tem muita oferta??? o salario é bom! Engenharia de produção fala cada vez mais alto em mim!

    • Mirian Gomes

      Olá Adriano!
      Tenho vários amigas formadas em Engenharia de Produção, e todas amaram o curso. Tiveram uma ótima aceitação no mercado, e estão muito felizes e satisfeitas com a profissão escolhida. Se optar por ser um engenheiro de produção, tenho certeza que será uma excelente escolha!

      • Rafael bernardo

        Ola Miriam estou na duvida em que faculdade fazer Direito ou Engenharia de producao, me ajuda por favor a decidir.

  32. ana carolina

    olá, o salario minimo de um eng. de produçao é 1200 ( correto?), mas gostaria tambem de saber qual a media que os engenheiros de produçao ganham com alguns anos de trabalho, e um exemplo de alto salario que um profissional de engenharia de produção experiente pode ganhar… obg

  33. Paulo

    Boa Noite Pedro,
    Bom, eu passei na UF para eng. Agrícola e Ambiental, mas estou pensando em fazer engenharia de produção em uma facul. privada.Eu gosto dos dois cursos um pouco mais de engenharia de produção, vc pode me responder qual dessas engenharias esta melhor vista pelos empresarios? e se em MT existem boas oportunidades para ambas ?
    Se puder me ajudar agradeço. Abss

  34. Tiago

    Primeiramente boa noite, o site é ótimo. Estou com uma tremenda dúvida sobre meu futuro profissional, não sei se escolho Engenharia de produção, Engenharia Civil ou Econômia e ainda á uma quarta opção pois o sonho do meu pai é que eu me forme em direito.
    Gostaria de me aconselha-se. Qual dessas áreas é mais promissora.
    Desde já lhe agradeço pela oportunidade dada pelo site e um grande abraço.

  35. João Pedro

    Pedro, estou com duvida de optar pela engenharia de produção, mas também tenho grande interesse em saber +/- qual area é mais favoravel na engenharia de produção no estado de MG. Obrigado.

  36. Fagner Luz

    Pedro, eu pretendo fazer vestibular para o 2º semestre para engenharia de produção mecanica, pois aqui na minha cidade só tem esse curso, mas eng de produçao mecanica me dará condiçoes de trabalhar em todos os ramos de produção ou apenas na parte mecanica ??

  37. Kelly

    pedro estou confusa encontrei em engenharia de produção uma oportunidade talvez não tão possitiva pois ainda nao sei em que area quero atuar me da um ajudaaa a dois anos estou com essa duvidaa cruel o mercado é amplo em DF e BA? brigado

  38. Guilherme

    Olá Pedro,
    Tenho 19 anos e faço pré-vestibular. Penso em fazer Engenharia de Produção. Morei 1 ano e 6 meses fora (EUA e Alemanha). Gostaria de saber se você acha que o diferecial dessas línguas(coisas que gosto muito estudar) é útil para a profissão de engenharia de produção.
    Obrigado !!

  39. Thamara Carvalho

    Estou no primeiro ano de engenharia, que no caso da minha faculdade é basico. Ainda estou em dúvida quanto a engenharia a seguir: engenharia civil ou engenharia de produção mecânica. Já sou formada em gestão ambiental e gostaria de uma opinião. Qual delas casaria melhor com a minha formação ?

  40. Pedro Addler

    Olá Aline

    Foi uma boa pergunta, realmente o desenho técnico é um conteúdo fundamental da Engenharia de Produção.

    Mas não precisa se preocupar, ele está incluido sim dentro do curso de Engenharia de Produção.

  41. Pedro Addler

    Olá Letícia

    Em relação ao salário máximo da engenharia de produção, assim como acontece em todas as profissões, ele não existe.

    O tamanho do seu salário na carreira de engenharia de produção depende, entre outras coisas, do seu tempo na empresa, do seu cargo, da sua competência, do tamanho da empresa e do tamanho dos negócios dela.

  42. Pedro Addler

    Olá Cintya

    Se você não está gostando do curso de Engenharia Química desista e mude de curso.

    Nunca vale a pena insistir em algo que não está nos trazendo satizfação, esse pensamento: ” agora que já começei o curso X vou terminar… ” é bobagem, pura perda de tempo, só faz você infeliz.

    Se você tem vontade de mudar para Engenharia de Produção tem mais é que mudar, tente a transferência muitas matérias são aproveitadas quando você é transferida.

  43. Leandro Ramos

    Olá
    Tenho 28 anos sou estudante do 1º semestre do curso de Engenharia de Produção e tenho uma dúvida “danada”. Estou muito ” velho ” para atuar , por exemplo, no setor bancário ou no mercado financeiro? Abç!

  44. Pedro Addler

    Olá Luana

    Se você não gosta de tomar decisões definitivamente não deve fazer o curso de administração de empresas, a base da administração é justamente a liderança e tomada de decisão.

    Agora, se você gosta de cálculos Engenharia de Produção é sim uma boa opção !! Alías, com o seu perfil você pode escolher qualquer engenharia, com certeza será um sucesso em todas elas.

  45. Diego

    Pedro, eu gosto muito de liderar, de matemática e química, gosto de gestão também, e estou querendo cursar engenharia de produção e/ou administração, em casa meu pai já é um administrador. Porém estou um pouco receoso quanto as especificações de engenharia de produção, com medo de fazer só eng de prod e ficar restrito a poucas areas no mercado de trabalho, o que você me aconselha?!

  46. Pedro Addler

    Olá Jéssica Vieira

    A Engenharia de Produção e a Engenharia de Produção Mecânica são dois cursos bem parecidos ( 60 ou 70% da grade deve ser idêntica ).

    A principal diferença está no foco:

    - Engenharia de Produção Mecância: O foco principal do curso está na engenharia, pouco foco em gestão.

    - Engenharia de Produção: Curso mais generalista, o foco está dividido entre engenharia e gestão.

    • Papeando

      Sou formado em engenharia de produção mecanica, queria saber qual o nome de cursos de pós graduação relativas com minha formação?
      fico no ag.

  47. Pedro Addler

    Olá Alysson

    O estado onde o mercado de Engenharia de Produção está mais favorável é o estado de São Paulo, tradicional pela sua concentração industrial.

    No Rio Grande do Sul temos o curso de Engenharia de Produção nas seguintes universidades públicas:
    - UFSM: Universidade Federal de Santa Maria
    - Unipampa: Universidade Federal do Pampa
    - UFRGS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    • Carolina Teixeira

      Olá, eu faço Física na UFSM, mas quero mudar pra Engenharia de Produção, o curso de lá é bom? Ou devo tentar para UFRGS em função de qualidade? Obrigada, beijos

  48. Pedro Addler

    Olá João

    Se você quer trabalhar com gestão, Engenharia de Produção é uma ótima opção !!

    Fazendo um MBA posterior você vai se tornar um profissional ainda mais valorizado.

  49. Paulo

    Olá,

    tenho 19 anos, e gostei muito dos comentarios e perguntas.
    o perfil desse profissional se encaixa em varias atitudes minhas.
    como esta o mercado no brasil? moro em MT, fazer engenharia de produção para trabalhar nesse estado é uma boa escolha ?
    obrigado.

  50. Juliana

    Olá. Estou no 3º ano do ensino Médio, e estou em duvida se curso Engenharia de Produção ou Engenharia de Alimentos. Poderia me dar sugestoes e dicas de cada um dos cursos? E gostaria de saber em quais matérias especificas de Matematica, Fisica e Quimica devo focar mais para passar no vestibular?
    Obrigada.

  51. Renata

    Você acha que no Rio Grande do Norte, mas precisamente em Natal, o engenheiro de produção poderia se dar bem? Ou o mercado é muito desfavorável?

  52. yasmin

    olá!
    bom , vou prestar vestibular esse ano na UFRGS e estou pesquisando os cursos. Gostei muito de engenharia de produção , mas gostaria de saber se o desenho é inprescindível na profissão?

  53. Pedro Addler

    Olá Tiago

    Em relação a esta sua dúvida, não precisa se preocupar !! Os profissionais formados nos curso de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica todos vão ter o seu lugar garantido no mercado de trabalho Brasileiro.

    Nosso mercado está com uma falta geral de engenheiros e vai precisar de cerca de 100.000 deles nos próximos anos, de todas as áreas.

    Entre Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica pode escolher a que você gostar mais, todas tem um bom mercado.

  54. Pedro Addler

    Olá Lillian

    Na verdade não é que a profissão de Administração de Empresas esteja desvalorizada, o que acontece na verdade é que estão sendo formados muitos profissionais ( excesso de mão de obra ) isso acaba diminuindo os salários.

    Em relação a Engenharia de Produção é sim uma excelente área se você gosta de gerenciar, pois a Engenharia de Produção faz a ponte entre Administração da empresa e a produção da empresa.

    Em relação a outra pergunta, atualmente a melhor universidade para você cursar Engenharia de Produção no Rio de Janeiro é a UFRJ.

  55. Pedro Addler

    Olá Carolina

    Infelizmente ainda existe sim uma diferença salaria entre homens e mulheres e em geral acontece em todas as profissões ( não somente na Engenharia de Produção ), essa diferença está entre 10% e 20%, essa é a má notícia.

    A boa notícia é que esta diferença está diminuindo cada vez mais com os anos !! Em uma ou duas décadas acredito que essa diferença vai desaparecer.

  56. Pedro Addler

    Olá Priscila Nunes

    Não tenho informação da quantidade de anos que uma pessoa graduada em Administração de Empresas corta no curso de Engenharia de Produção, mas corta sim !!

    O curso de Engenharia de Produção aproveita muito conteúdo do curso de Administração de Empresas.

  57. Aline de Oliveira.

    Olá
    tenho 21 anos e vou fazer um concurso pra concorrer a uma bolsa de estudos numa universidade particular. Vou fazer engenharia de produção e estou com muitas dúvidas quanto ao que devo estudar para a prova, pois eles nao deram nenhuma orientação. Gostaria de receber um e-mail sobre isso se possivel. Muito obrigado.

  58. Marcos

    Olá Pedro, eu estou no quarto ano de Eng. de Produção. Tenho muitas dúvidas quanto a perspectiva de mercado da profissão e tenho vontade de fazer o curso de Direito. Voce acha que é uma boa escolha, ou seria melhor eu fazer especializações na minha área. Ah! eu moro em Belém do Pará, mas posso buscar novos lugares para trabalhar se for necessário.
    Obrigado!!

    • Mirian Gomes

      Olá Marcos!
      Engenharia de produção possui amplas áreas de atuação é o mercado de trabalho está muito bom no momento! Tenho vários conhecidos trabalhando na região sudeste, principalmente em refinarias e plataformas. As grandes empresas também dão muita oportunidade a estes profissionais, vale ressaltar que as multinacionais possuem processos de trainee muito interessantes para diversas vagas! Não se preocupe com o mercado de trabalho! Foque no seu coração!

  59. Pedro Addler

    Olá Ana Carolina

    O salário médio de um profissional de Engenharia de Produção formado com um bom diploma é de 2500 Reais, mas com alguma experiência e especialização é possível chegar até 6000 ou 7000 Reais.

  60. Pedro Addler

    Olá João Pedro

    A área mais favorável para o curso de Engenharia de Produção no estado de Minas Gerais é a área de Mineiração.

  61. everton mario oliveira

    estou pensando em fazer o curso de engenharia, mas estou em duvida entre engenharia de produção e engenharia eletrica, qual opção ganha mais? e a outra dúvida é se o nome da faculdade ainda é muito importante nos dias de hoje? muito obrigado e aguardo retorno. um forte abraço.
    Everton

  62. E. Antunes

    Olá!

    estou no primeiro ano de Agronomia, mas ainda tenho duvidas se realmente é isso que eu quero, e uma profissao que me deixa com essa duvida é a Engenharia de Produção.

    As perspectivas para a engenharia de produção são boas ? tenho essa duvida pois hoje, existem dezenas de universidades particulares que lecionam esse curso, mas infelizmente a grade nao passam de um curso de administração com calculos, isso pode gerar uma certa saturação no mercado ?

    Abraço

  63. Pedro Addler

    Olá Fagner Luz

    Acredito que o curso de Engenharia de Produção Mecânica seja bem parecido com o de Engenharia de Produção tradicional, a diferença deve ser um foco maior na parte da mecânica, mas você vai poder trabalhar sim em todos os ramos da produção.

    • wesley

      olá pessoal,me respondem por favor!

      Atualmente estou pensando em voltar a cursar adm que é o que eu fazia,só que:
      arrumei um emprego na fábrica da hyundai,entrei no departamento de engenharia,e passei a adimirar essa profissão,o Engenheiro gostou de mim e pediu para que eu faça engenharia de produção,pois ja estou na área,só que tem um porém,não sou muito fã de matemática e física,mais sou muito esforçado,completamente começerei do zero na matemática,é possível eu aprender essas contas enormes da faculdade? pois não quero perder tempo,mais estou com um desejo grande de fazer,pois adm tbm tem conta,mais é possível se formar em engenharia de produção sem gostar de matemática? mande e-mail tbm por favor,essa dúvida ta me matando,e tbm compensa fazer pelo fiés?? vlw agradeço a todos!

  64. Pedro Addler

    Olá Kelly

    No DF o mercado para engenharia de produção é fraco, o Distrito Federal não tem tradição industrial e vive basicamente de serviços e da administração pública do Brasil.

    Já na Bahia o cenário é diferente, se trata de um estado em que a indústria está crescendo, principalmente a indústria do petróleo, na Bahia o mercado para engenharia de produção está favorável.

  65. Pedro Addler

    Olá Guilherme

    Com certeza !!! Aprender línguas e culturas diferentes da Brasileira é útil para qualquer profissão, não só para Engenharia de Produção, é uma experiencia de vida interessante e compensadora.

  66. Pedro Addler

    Olá Thamara Carvalho

    Levando em conta a sua formação em Gestão Ambiental, a engenharia que mais casa com sua graduação anterior é a Engenharia Civil.

  67. Vanessa Cristina

    Olá pessoal!
    Terminei o curso técnico em segurança do trabalho a um mês, só que pra conseguir emprego nessa área está muito dificil, pois a maioria das empresas pedem com mais de 1 ano de experiencia. Estou muito interessada em fazer Engenharia de Produção, só que muitas pessoas dizem que é muito dificil e tem que gostar muito de contas. Obs: não sou muito fã de matematica.
    Mais estou bastante enteressada, pois quero fazer pos em segurança do trabalho, só que preciso de uma Engenharia, e a unica que me chamou mais atenção foi a Engenharia de Produção. Vcs me aconselham algumas coisas ?

    Grata!!!

  68. Angela

    Oi pedro!!! Eu vou pestar vestibular esse anoo e estou numa duvida cruel entre Engenharia de Produção ou Direito !! O problema é que eu num sei o que gostoo realmente pq me dou bem em historia geografia e se eu souber de resolver problemas de matematica eu gosto muitoo O que eu façoo ? Ou seja como me decidoo???

  69. Felipe

    Estou no 2º Colegial e por enquanto o curso que mais me interessa é engenharia de produção pela ampla área de trabalho.Quais são as melhores faculdades no Sudeste , principalmente estado de São Paulo e se o engenheiro de produção poderia trabalhar na área do marketing?

  70. Douglas

    Olá…Sou tecnico em eletro- eletrnoica e trabalho na área de manutenção industrial, e estou cursando o curso de engenharia de produção. Gostaria de saber, se é uma boa opção fazer uma pós graduação em eng. eletrica ou em automação industrial, depois que terminar meu curso de eng. de produção, ja que esse curso tambem é voltado tanto para área administrativa quanto industrial.
    Aguardo a resposta.

    • Mirian Gomes

      Olá Douglas!
      As especializações são sempre bem vindas, sendo sempre interessante já ter um foco de carreira que deseja seguir. Porém, como não sabemos o futuro ao certo, é de total relevância a continuidade dos estudos, pois com certeza abrirá portas interessantes, que talvez, no momento não sejam tão claras!

  71. leandro

    Olá Pedro, tenho 20 anos e estou no ultimo ano de propaganda e marketing e estou pensando em cursar Engenharia de Produção ao termino do curso.
    Gostaria de saber se tem um bom mercado de trabalho no Rio de Janeiro e se o curso de propaganda e marketing com o de engenharia de produção seria de uma boa valorização para o curriculo. Se com os dois cursos seria “menos dificil” conseguir um bom lugar no mercado de trabalho ?

    Grato !
    abraço

  72. Sandra Obregon

    Olá Pedro!
    Fiz o curso Técnico em Eletrotécnia, e agora pretendo prestar vestibular para Engenharia de Produção da UFSM, pois moro em Santa Maria.
    Nunca gostei das exatas, mas quando pesquisei pelo curso comecei a me interessar mais pelo mesmo.
    Gostaria de saber se há um mercado favorável no para Engenharia de Produção no RS ?
    Em que área poderia trabalhar ?
    Quais as empresas no RS para esse campo de trabalho ?

    Agradeço desde já!

  73. Gabriela

    Olá, eu estou muito interessada em começar um curso de engenharia, mas estou muito em duvida em engenharia de produção e engenharia quimica. Gostaria de saber se você poderia me dar mais informações sobre as diferenças entre asa duas, e quais as melhores faculdades em Sp/capital. Obrigada desde já.

  74. Rodrigo Oliveira

    Olá Pedro e Mirian, tenho 21 anos, estou prestes a concluir o curso de Sistema de Informação, trabalho na área de finanças em uma empresa de logística, com aproximadamente dois mil funcionários. Não desejo seguir carreira na minha área de formação. Sempre gostei de Engenharia, mas quando abriu este curso na minha faculdade eu já estava cursando Sistemas. A minha dúvida é se a melhor opção é uma segunda faculdade (Engenharia de Produção) ou um MBA em Gestão Empresarial.

  75. Kelly

    Sou graduada em turismo e estou em dúvida sobre engenharia de produção e direito. Quero muito uma carreira rentável. Gosto de administração e de lidar com pessoas, mas nunca fui boa em cálculo e tenho medo de não conseguir passar nos primeiros anos de faculdade de engenharia de produção. Mas sou esforçada e gosto de carreiras inovadoras isso me atrai mais que o direito. Mas no direito tenho muitos parentes já profissionais muito bem de vida que talves pudessem me ajudar no mercado de trabalho. Me ajuda, não quero gastar dinheiro num curso errado de novo.

  76. Panmela

    Bom dia!!!
    Eu faço Engenharia de Produção em Maceió, porém gostaria de saber quais são as possibilidades de no término do curso,conseguir ingressar no trabalho de escavação de minas de petróleo, que à partir de 2014 o pré sal está aí…ou terei que fazer auma especialização em minas ou petroquímica??
    obrigado.

  77. Renan

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho 23 anos e sou formado em administração de empresas. . . porém só possuo experiência em área hospitalar. Começarei em agosto uma pós na área de engenharia de produção, pois me identifico com esta área. Minha dúvida é. . . Devo fazer uma faculdade de engenharia de produção ou a pós já é uma boa, e se possui algum problema o fato de não possuir experiência. ABraços

  78. Pedro Addler

    Olá Leandro Ramos

    Duas considerações para você: a primeira é que nunca é tarde para começarmos algo novo, a segunda é que nunca estamos “velhos”, basta querer mudar e correr atrás, quem define se estamos velhos ou não para algo, somos nós mesmos.

    Não desista dos seus objetivos, conclua o seu curso de Engenharia de Produção e vá luta !!!

  79. Pedro Addler

    Olá Diego

    Realmente o mercado para administração de empresas é mais amplo que o de engenharia de produção.

    Se você é uma pessoa prática e gosta de saber como as coisas funcionam na prática e de botar a mão na massa, faça Engenharia de Produção.

    Se você é mais teórico e gosta mais de planejamento e menos de ação, faça Administração de Empresas.

  80. Pedro Addler

    Olá Paulo

    Que bom que você gostou do nosso portal :P nossa equipe fica muito satizfeita !!

    O mercado para engenharia de produção no Brasil por causa da expansão do consumo e da renda média da população está bem favorável.

    Em Mato Grosso há algumas boas oportunidades de trabalho para Engenharia de Produção, principalmente em Cuiabá. Mas se você quer ir atras do mercado principal para esta carreira no Brasil tem que ir trabalhar no grande eixo industrial do país que é o Sudeste.

  81. Pedro Addler

    Olá Juliana

    Vou fazer um pequeno comparativo entre engenharia de produção e engenharia de alimentos para te ajudar a decidir:

    - Engenharia de Produção: Uma carreira de Engenharia, focada em matemática, física e química. O engenheiro de produção trabalha implementando projetos industriais. Seu objetivo é sempre aumentar a eficiência e diminuir os gastos.

    - Engenharia de Alimentos: Uma carreira de Engenharia, focada em matemática, química e biologia. O engenheiro de alimentos trabalha produzindo máquinas e embalagens para a industrialização de alimentos. Seu objetivo é sempre aumentar a qualidade dos alimentos e diminuir os gastos.

  82. Pedro Addler

    Olá Yasmin

    O desenho faz parte do currículo de Engenharia de Produção sim, mas não se preocupe é apenas desenho técnico, nada muito difícil.

  83. Rafael Fonseca

    Olá Everton Mario

    Não gosto de fazer comparações do tipo “qual profissão ganha mais” por que isso não é o mais importante.

    Claro é bom ter um bom salário e boas condições de vida, mas mais importante é você gostar do que faz e ter prazer em viver, dinheiro não deve vir nunca em premeiro lugar.

    Em relação ao nome da faculdade, não digo que é o mais importante, pois um bom profissional faz seu nome, mas uma boa faculdade de Engenharia de Produção ( principalmente se for Federal ) vai te abrir sim muitas portas.

  84. Pedro Addler

    Olá E. Antunes

    Realmente essa foi uma ótima observação !! O mercado está cheio de faculdades particulares de todo tipo de carreira, inclusive Engenharia de Produção. Mas a questão é a seguinte: estes cursos tem qualidade ??
    A resposta é simples: a maioria não tem !! ( nem mesmo são aprovados pelo MEC )

    O mercado pode até ficar saturado de profissionais, mas os bons profissionais de Engenharia de Produção, formados em boas faculdades, esses sempre terão suas vagas garantidas, pois são esses que as empresas procuram.

  85. Pedro Addler

    Olá Vanessa Cristina

    Realmente, na Engenharia de Produção, até por se tratar de uma engenharia, você vai encontrar sim alguns bons conteúdos de matemática e cálculo.

    Se o seu interesse final é a Segurança do Trabalho, ao invés da Engenharia de Produção recomendo que procure pelo curso de Engenharia de Segurança do Trabalho mesmo.

  86. Pedro Addler

    Olá Angela

    O fato de você gostar tanto de matemática, quanto de geografia indica que você é uma pessoa generalista, ou seja, tem muitos interesses, isso é muito bom :P !!

    O curso de Engenharia de Produção pede mesmo pessoas generalistas já que o Engenheiro de Produção trabalha na fronteira entre a administração e a área técnica ( engenharia ).

    Tenho uma boa dica para você se decidir, faça a seguinte pergunta:
    ” Eu gosto mais de ler ( sou uma pessoa teórica ) ou gosto mais de resolver problemas práticos ( sou uma pessoa prática ) ?? ”

    Se a sua resposta for que você gosta de ler, faça direito.

    Se a sua resposta for que gosta mais de resolver problemas práticos, faça Engenharia de Produção.

    Se gostar dos dois, tente o nosso teste vocacional, com certeza ele vai ajudar !!

  87. Pedro Addler

    Olá Felipe

    As melhores faculdades de Engenharia de Produção do Sudeste atualmente são: USP São Paulo, PUC do Rio, UFRJ e USP São Carlos.

    Em relação ao marketing, não, o profissional de engenharia de produção não trabalha com marketing, seu foco é área de gestão e também de engenharia.

  88. Pedro Addler

    Olá Leandro

    Como Engenharia de Produção e Propaganda e Marketing são duas áreas totalmente distintas com estes dois diplomas com certeza você vai abrir muitas oportunidades de emprego !! Vai ser uma formação bem ampla.

  89. Pedro Addler

    Olá Sandra Obregon

    Se você está buscando uma profissão com uma área de atuação ampla, a Engenharia de Produção é realmente a escolha certa para você.

    A Engenharia de Produção por ter relação tanto com Engenharia quanto com Gestão permite que você tenha uma das mais amplas gamas de opções de atuação de todas as profissões, indo deste de área de administração de empresas até a área de tecnologia e engenharia em sí.

  90. Pedro Addler

    Olá Rodrigo Oliveira

    Realmente, para fazer um MBA em Gestão Empresarial ou então qualquer outro MBA com outra ênfase você não precisa não ter feito Engenharia de Produção, pode ser qualquer curso de nível superior.

  91. Pedro Addler

    Olá Gabriela

    Essa dúvida apesar de não parecer até que é comum, até porque existe inclusive uma carreira que mistura Engenharia de Produção e Engenharia Química que é a Engenharia de Produção Química, fazendo ainda mais confusão :P

    A principal diferença entre Engenharia Química e Engenharia de Produção é a seguinte:

    - Engenharia de Produção: Engenharia que cuida da implementação e gestão de projetos industriais. Trabalha tanto com gestão quanto na área técnica.

    - Engenharia Química: Engenharia que cuida de projetos industriais que envolvem a química e suas transformações. Trabalha somente com tecnologia e engenharia, não entre na área de gestão.

    - Engenharia de Produção Química: É a engenharia de produção com ênfase em química, trabalha com projetos industriais que envolvem química e também com gestão.

  92. Pedro Addler

    Olá Kelly

    Pelo que li no seu depoimento, você tem muito mais o perfil para Engenharia de Produção do que para direito, defino bem sua posição por essa frase: “Gosto de administração e de lidar com pessoas.”.

    Essa frase que você diz resume algumas das principais características da carreira de Engenharia de Produção: Administrar e gerenciar pessoas !!

  93. Pedro Addler

    Olá Panmela

    Na verdade não !!! A sua formação em Engenharia de Produção é mais que suficiente para entrar em uma empresa de energia como a Petrobrás.

    Aliás, sua formação em Engenharia de Produção é suficiente para você entrar em quase todo tipo de empresa :P

  94. Pedro Addler

    Olá Renan

    As áreas de Administração de Empresas e de Engenharia de Produção são bem relacionadas, as pós graduações de uma área, em geral, podem ser feitas tranquilamente por quem fez a outra.

    Em relação a não ter experiência na área de Engenharia de Produção isso é normal, a medida que você for fazendo estágios e mudando de empregos vai adquirindo cada vez mais experiência e excelência.

  95. Iara

    Olá Pedro Addler . Estava muito indecisa na escolha do que vou cursar , estou no 2° ano do ensino médio e já estou muito preocupada , optei por engenharia de produção por ser uma aréa de calculos que é uma coisa que eu gosto . Mas o que me deixou preucupada foi esse ‘ desenho técnico ‘ sou péssima em desenho , o que eu faço ? devo me preocupar ? também queria saber , mais ou menos a nota que precisa tirar no Enem para passar em uma faculdade federal. Obrigada .

    • Pedro Addler

      Olá Iara! Não desista facil do que deseja! Voce aprenderá tecnicas para fazer essa matéria, não precisa se preocupar!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  96. ana angelica

    como esta a area de engenharia de produção do MA e no PI?

  97. Marisa

    Olá Pedro
    Gosto de matemática, física, de lidar com as pessoas, tenho boa criatividade e gosto de lidar com sistemas de informática. Será que tenho perfil adequado para um engenheiro de produção?

  98. Samuel

    Engenharia de produção ou engenharia civil? Qual a que tem mais futuro para 2020-2025? Tenho muitas dúvidas, mas vejo que eng de produção ganha mais e me realizarei mais, pois não acho a liderança e o trab em equipe que encontro em eng de prod na engenharia civil. Entretanto, gosto de construções, porém não MUIIIITO de administração. Qual devo cursar? (obs: o curso de eng de prod civil não há na minha cidade)

  99. Mauricio Igor

    Olá Pedro.
    Sou uma pessoa mais introvertida, isso atrapalharia caso seguisse a carreira de engenharia de produção ? Porém, sou muito bom em matemática, química e física; na verdade, eu sou bom em quase todas as matérias. Moro em Belém do Pará, as chances de conseguir bom emprego e um bom salário é muito difícil ?
    E se você pudesse explicar de forma mais clara o que, realmente, faz um engenheiro de produção, pois ainda não entendi muito bem.
    Obrigado.

  100. Raphael

    Olá Pedro.Estou cursando o terceiro ano do ensino médio e estou quase decidindo em fazer engenharia de produção.Eu queria saber as universidades que tem o curso de engenharia de produção mecanica e se fazendo esse curso eu tenho mercado como o de engenharia de produção geral

  101. thalis

    olá tenho apenas 13 anos mas adoro a profissão de engenharia de produção pois gosto de meche com administraçao tenho uma boa relação nesta areá mas tenho medo de me arrepender no futuro não só á aceitação no mercado como o salario não sei mt bem gostaria que me ajuda cem adoro esta profiçao agradeço a todos q tirem minhas duvidas

    • Pedro Addler

      Oi Thalis, a profissão de Engenharia de Produção possui ótima remuneração em diversos cargos.

  102. Barbara

    Olá!
    Eu estou no 1º do Ensino Médio e penso em fazer um curso de engenharia… Eu não sei qual, mas eu gosto de matemática e física, porém eu não desenho bem… será que o curso de engenharia de produção é o que combina melhor comigo?

  103. Michelle

    Ola pedro o ano que vem vou inicializar o curso de engenharia de produção para o meu futuro só que tenho algumas duvidas e gostaria muito que me ajudasse tive um interesse enorme sobre o curso o problema é se irei tirar de letra entre as disciplinas matematicas será que é tão complicada assim pq quando se trata de engenharia ja dá pra perceber que calculos existe muitos neh o que você teria a me dizer sobre essa duvida deste jah fico muito grata!por todas informações contidas

  104. Acácio

    Olá, estou terminado o ensino médio e pretendo fazer engenharia de produção, mas primeiramente gostaria de realizar algum curso técnico relacionado a esta área da engenharia, qual as opções de curso técnico eu devo fazer?

  105. Flávio

    Olá, estou cursando Engenharia de Produção em Goiânia, não é um curso fácil, matemática sempre foi meu maior desafio, porém, quando sonhamos com algo. Não existe barreiras… até mesmo a matemática se rende aos teus pés, basta ter força de vontade. Se este é o seu sonho amigo, vá em frente…
    Deus os abençoe. Abçs

  106. anderson souza

    ola bom dia eu gostaria de saber qual engenharia me possibilitaria mais secesso ou se encaixaria melhor com a especializaçao em engenheiro de segurança do trabalho.
    a engenharia de produçao ou a engenharia civil
    contando que eu gosto das duas, e antes que eu me especializa qual pode me dar mais recursos financiros em termo de salario.
    desde já muito obrigado

  107. jonilson londa

    gostava de saber qual seria o melhor pais para fazer este curso de eng.de prod

  108. Amanda

    Boa tarde,
    estou com duvidas quanto a eng produçao ou adm…
    Se eu fizesse adm abriria uma empresa.
    e nao trabalharia na area
    Eng produçao por que é mais gerencial eu fiz tec logistica e gostei muito e acho que produçao tem haver..
    Mas estou com duvidas quanto ao emprego aqui no ES vitoria se tem oportunidades pelo curso aqui ser novo…

  109. dyel melo

    Olá pedro, vou iniciar o curso de engenharia de produção mas não gosto de matemática e física porem sempre gostei de administração essas duas matérias vai me complicar ? abraços!

  110. Junio Vilanova

    Ola,

    Pretendo prestar vestibular pra engenharia de produção, já que eu trabalho em uma empresa de engenharia, estagio é que não vai faltar pra mim, o problema é que eu não sei absolutamente nada de física, tenho medo de começar o curso de eng. de produção e ficar todo perdido na parte de física. Então quero saber de quem já conhece o curso se a física vista durante o curso é muito difícil, estou pensando em fazer um cursinho básico de física antes de começar o curso de eng. de produção, isso irá me ajudar?

  111. Laíne Gorino

    Pedro Addler, olá estou acabando o ensino médio e estou indecisa entre administração e engenharia de produção, eu sou de Minas Gerais e não pretendo sair do estado qual dessas duas opçoes vc me sugere? engenharia de produção ou administração…

  112. Rafaela

    boa tarde ,
    eu gostaria de saber se eu cursar engenharia de produção eu posso atuar na area administrativa em vez da produção ?

  113. Rafael Reis

    Boa noite pessoal, estou muito empolgado para iniciar o curso de Engenharia de Produção, mas eu tenho algumas duvidas, alguém que seja formado ou esteja cursando, poderia entrar em contato comigo via e-mail?
    Rafaell-17@hotmail.com.
    Grato,

  114. Fernanda Valentim

    ola Pedro Addler

    eu me interessei muito em cursar engenharia da produção mas para nao me arrepender depois, e nem desistir qual o perfil ideal para seguir essa profissão?

  115. Alberto Kawaguchi

    Engenharia de produção mecânica e desenho industrial são uma boa opção para quem gosta desenho industrial?

  116. Moisés Alexandre

    Olá Pedro, tenho 31 anos, formado em Jornalismo, com MBA em Marketing e Publicidade. Como características, sempre gostei de liderar e ter a iniciativa em começar qualquer projeto, além da facilidade de trabalhar em equipe. Porém, estou pensando em mudar radicalmente de área, cursando Engenharia de Produção. Você acha que a idade poderia ser um empecilho? Abraços

  117. FELIPE PIRES BRAZ

    OLÁ, PEDRO ADDLER

    TENHO UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA, QUE ESTA EM CRESCIMENTO CONTÍNUO, TENHO MUITA DUVIDA EM QUAL GRADUAÇÃO À FAZER, ADMINISTRAÇÃO, MARKETING OU ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
    ENTÃO GOSTARIA DE SABER QUAL DESTAS TRÊS SERIA A MELHOR OPÇÃO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

  118. Denise

    Oi Pedro, li todas suas respostas sobre o curso e estou com uma duvida, vc disse que as melhores universidades da USP com os cursos de engenharia sao nas unidades de Sao Paulo e em Sao Carlos, mas tem uma escola de engenharia da usp na cidade de lorena , ela nao é boa?

  119. Naiane

    ola Pedro…bom este ano começo a minha faculdade so que estou muito indecisa ainda entre engenharia de produção e arquitetura, apesar de serem areas diferentes gosto de ambas…bom sou do interior do RJ uma cidade chamada Campos dos Goytacazes… o que vc acha que devo escolher?…
    desde já obrg…

  120. Raquel

    Olá estou terminando meu curso técnico em química e estou em dúvida entre farmácia ou engenharia de produção. Gostaria de saber se engenharia de produção casa com essa minha formação técnica pois achei o curso bem interessante. Obrigada =)

  121. José Santana

    Olá, acabei de concluir o curso de Ciências da Computação, porém estou trabalhando como analista
    de produção(tenho 8 anos de experiência na área de expedição e produção) sou responsável por integrar as áreas de produção e logística, meu salário e considerado um médio salário agora estou com duvidas do que fazer na pôs graduação entre Governança TI o engenharia de produção
    agradeço as pessoas que poder dá algumas dicas de salários, cargo e mercado.

  122. Rafaela

    Olá, quais as melhores pós graduações para o engenheiro de produção no mercado de trabalho?
    –> Na região do Rio Grande do Norte, você acha que possui um bom mercado e boa remuneraçao?

  123. Raquel

    Olá estou terminando meu curso técnico em química e estou em dúvida entre farmácia ou engenharia de produção. Gostaria de saber se engenharia de produção tem a ver com essa minha formação técnica pois achei o curso bem interessante. Obrigada =)

  124. Elisama

    Olá! Gostaria de saber qual a melhor faculdade para cursar engenharia em salvador-ba.
    Não sou muito boa com calculos, mais amo administrar, liderar, minha mente é uma máquina de novas ideias, tenho isso como dom. Quero fazer engenharia de produção. Você me conselha? E qual a média salarial de um engenheiro em salvador-ba?
    Abraço.

  125. André Victor

    Olá, queria por favor saber, quais são as melhores faculdades que obtém o curso de engenheria de produção no Brasil? E quais faculdades no Brasil, são bem vistas no exterior?

  126. helisson

    oi galera to meio confuso quais cursos um engenheiro de produção tem que ter, ex: autocad, revit, pacote office, inglês, espanhol.

  127. Joás

    Oi pedro,
    Gostaria de saber como é o mercado de ENG produção no RIO. E se uma pessoa que gosta de matematica e lidar com pessoas e comandalas a fazer uma determinada coisa é um aspecto de engenharia de produção. E quais as maiores habilidades de Eng de produção se tratando de um recém formado, que só conhece basicamente teoria.

  128. Marcos Vinicius

    Tenho 17, terminei o ensino médio ano passado e ganhei bolsa integral de engenharia de produção na Uniban Brasil. Sempre tive vontade de fazer engenharia civil, mas quando conheci um pouco melhor o curso fiquei empolgado, mas com algumas duvidas, o que é normal. Quando terminar o curso, farei pós graduação, pelo menos duas. Sei que a resposta à minha pergunta será relativa, mas gostaria de saber qual a media salarial de profissionais pós graduados. E também, qual o salário inicial e de estágio. Moro em São Bernardo/São Paulo.
    Desde já agradeço e boa sorte a todos, até para, quem sabe, possíveis concorrentes no futuro! rs… :)

  129. natalia

    Ola bom gostaria de uma opinião ja trabalho em uma industria mais estou em duvida ao escolher a faculdade de engenharia de produção pois sou péssima em matemática mais sera que consigo fazer?

  130. Andressa Silva

    Olá Pedro, sou formada em Tecnologia da Gastronomia, pretendo começar o curso de Engenharia de Produção para no futuro atuar em grandes empresas do ramo alimentício, na parte de qualidade e criação de produtos. Você acha que a junção dos dois cursos pode dar bons frutos? Obrigada.

  131. Alex

    Olá Pedro!

    Tenho 31 anos, trabalho no chão de fabrica de uma empresa moveleira muito grande,ja trabalhei como lider(em outra empresa) e agora surgiu a oportunidade de ser lider novamente,no entanto tenho que estar em um curso superior, como gosto de estar envolvido na resolução dos problemas de produção, pensei em cursar engenharia de produção(tenho ensino médio),porém tenho medo de estar preparado pra ser um bom engenheiro.Gostaria que você me desse um parecer a respeito.
    Desde ja agradeço a atenção.

  132. KELLI

    Olá Pedro, tenho 43 anos e sou formada em direito passei em dois vestibulares um para eng, de alimentos na federal de minas e outra de enfermagem na estadual do pr, estou muito em dúvida pois apesar da idade gostaria de começar algo novo mudar minha vida o que vc me sugere.

  133. Marli Brito

    Olá Pedro bom diia , estou cursando Engenharia de Produção e estou no III semestre e fiz essa escolha pelo meu futuro , mas o que não encaixa é a falta de vontade de estudar .! O que você me indica pra tomar jeito e gosto pelo estudos ?!
    Obrigada pela atenção .

  134. thaiane fernandes

    olá ! Pedro ,
    eu terminei o ensino medio tem 2 anos e estou fazendo um curso tecnico de administração . e estou entre fazer engenharia de produção ou engenharia de automoção . você poderia descrever um pouco a grande diferença entre essas duas ?
    desde já muito obrigada .

  135. Mayra

    Ola, gostaria de saber se o mercado pra engenharia de produção em Natal é bom ?

  136. Pingback: Agronegócios – Conheça melhor a carreira desse profissional « Guia da Carreira

  137. Veronica Nunes

    Oi estou muito indecisa no curso que vou fazer,por isso gostaria da sua opiniao estava pensando em cursar nutriçao,mas gostei muito do que li sobre engenharia de produçao.
    Sou de Brasilia e tambem queria saber se tem mercado pra essa area.

  138. Djenifer

    Olá, comecei engenharia civil, porém, era muito distante de minha cidade e não consegui conciliar o horário de trabalho. Estou pensando em fazer engenharia de produção, moro em Santa Catarina, há grandes oportunidades por aqui ou não?

  139. Diogo

    Olá Pedro, tenho 28 anos, concluí meu curso em Processos Gerenciais(Administração em 2 anos) este fim de ano, tenho cursos pelo Senai de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Logística Industrial Integrada e Metrologia.Em 2014 irei começar Engenharia de Produção.

    1-Com essa nova graduação, serei bem aceito pelo mercado brasileiro?

    2- Esta nova graduação combinaria para a elaboração de bons projetos e resultados para trabalhar em empresas de todos os portes e futuramente em minha própria empresa?

  140. Maicon Luiz

    Estou em duvida ,estou cursando Ciências Contábeis termino o ano que vem, Estou pensando em começar engenharia de produção . Sera que fica legal Contábeis e Engenharia de Produção.

  141. TiBa

    Olá Pedro, estou cursando engenharia civil na UFU estou no 4 periodo e gostaria de trasferir para eng.de produçao mais tenho medo de me arrepender ….o que vc me diz sobre isso?
    Me ajuda Pedro

  142. TiBa

    Olá estou cursando engenharia civil na UFU estou no 4 periodo e gostaria de trasferir para eng.de produçao mais tenho medo de me arrepender ….o que vc me diz sobre isso?
    Me ajuda Pedro

  143. Alex Sandra Oliveira

    Olá, estou cursando o 8º período de engenharia de produção, estou fazendo o estágio obrigatório, na instituição pública (secretária de obras)na sala de engenharia onde tem vários profissionais, a maioria engenheiro civil, somente um sanitarista, técnicos entre outros. Tem uma semana que estou neste estágio, porém eles n me colocaram para fazer nem uma atividade até o momento, estou preocupada, por que para mim, o estágio e onde eu vou adquirir experiência, se não faço nada, não vou aprender nada, parece até que eles não sabe o que o engenheiro de produção faz. Então tenho várias dúvidas, será que estou no lugar certo para realizar este estágio?
    Aqui onde eu morro não tem muitas opções para realizar estágio nessa minha área. Um detalhe que ia me esquecendo, foi me passado um tema para eu poder fazer o projeto de estágio, e já executar neste ambiente, porque o coordenador geral dessa sala de engenharia acha que está muito desorganizado, o assunto do tema é: “Organizar o protocolo de entrada e saída de oficios e memorandos” Os engenheiros não tem um lugar certo para arquivar esses documentos depois de aprovados ou não, ficam ali mesmo por cima das mesas, e uma bagunça, não tem sistema para pode organizar isso. Como estou no inicio, não tenho experiência nem uma ainda, ou seja não sei nem por onde começar. Por favor me dê uma solução, se vcs tem alguma sugestão para eu fazer esse projeto nesta sala, ou esse assunto do protocolo e interessante.
    Me ajudem por favor….
    ATT AlexSandra Oliveira!!!!

  144. Caline Ferreira

    Nossa adorei este portal!!Apenas lendo as perguntas e respostas,tirei muitas dúvidas que eu tinha referente a engenharia de produção…

  145. Caline Ferreira

    Quais são as principais possíveis areas de trabalho que um engenheiro pode atuar dentro de uma empresa grande ?

  146. gessica santos

    Estou no inicio do curso de Engenharia de Produção, mais devido ao pouco tempo disponivel por conta do trabalho tenho sentido algumas dificuldades. O que devo fazer ? sera melhor parar?

  147. nathalia

    Estou cursando o curso de engenharia de produção,e muito bom apesar de ser um pouco dificil mas e interessante o curso

  148. tiba

    PEDRO me ajuda tenho q escolher amnha se trasfiro ou nao da civil para produção e aih o q vc acha sobre??

  149. joao pedro winter

    Estou no final do ensino médio e estou interessado em engenharia de produçao. vale a pena começar o curso? E como ta as vagas de emprego no rio grande do sul e seu salario Médio? ABraço

  150. Thayene Simonaci

    Olá gente bom dia,tenho 21 anos e preciso começar uma faculdade, gostei bastante do que li sobre engenharia de produção pois sempre gostei bastante de matemática e administração, porém já ouvi de pessoas que é um curso muito dificil. Estou 3 anos sem estudar nada vocês acham que é possivel entrar direto na facul ou seria preciso estudar algo antes ?

  151. Janete

    Olá Pedro!
    Sou apaixonada pelo curso de administração de empresas.Conversei com profissionais da área e eles não me aconselharam a fazer adm,pois o curso está muito saturado de profissionais no mercado.Fiquei desesperada com isso e comecei a pesquisar sobre cursos que tivessem a ver com adm e vi que engenharia de produção tem a ver,o problema é que não sou muito fã de matemática e física,não odeio essas matérias,mas também não tenho muita facilidade.Gostaria de um conselho seu.

  152. Aryane

    Olá, estou prestes a terminar o ensino médio. E gostaria de saber se o mercado de trabalho no rj está favorável para essa área.

  153. Saulo Guilherme

    Olá.
    Sou calouro de Eng. de produção, me identifiquei bastante com a carreira e por isso decidi cursa-la, porém, moro em sergipe e tenho duvidas sobre o mercado de trabalhado por aqui.
    Alguém conhece-o e poderia me falar se esse profissional tem boa área aqui?

  154. gil

    estou em duvidas dos cursos de engenharia. gostaria de fazer engnh de seg do trabalho mais nao encontro, tenho que cursar uma eng e fazer pos em seg do trabalho ou estou errada? gostaria que me ajudasse penso em eng de producao mais nao sou boa em matematica.

  155. Fernanda

    Bom dia,
    Estou em duvida em cursar Tecnologo em Gestao da Produção Industrial, ou Engenharia da Procução
    Estou terminando o meu curso tecnico em Logistica. Pretento começar a faculdade ate em Agosto/2013.
    Me ajudem por favor …

  156. Ana

    Estou no 3º de Ciências Contábeis e estou pensando em ir para a Engenharia de Produção, antes desse curso tinha iniciado uma graduação em Engenharia de Petróleo fiz 2 períodos e tranquei. Mudei para Ciências Contábeis porquê gosto muito de cálculos e a parte de análise porém tem muita matéria de direito e não curto muito. Engenharia de Produção séria uma boa opção?

  157. Alexandre

    Bom dia! Primeiro gostaria de dizer que esse site tem ótimas informações sobre carreiras. Sou formado em Projetos pela Fatec-SP e no final do ano passado me formei em Engenharia de Produção Mecânica. Atualmente estou procurando uma oportunidade na área de Engenharia de Produção, estou participando de processos de trainee mas ainda não tenho nada de concreto. Se vocês conhecerem alguma empresa que esteja precisando de um engenheiro ou mais algumas informações para que eu possa voltar ao mercado de trabalho seria muito valioso para mim.
    Obrigado!

  158. jamesson

    Olá. meu nome é jamessone curso o 3ª semestre de engenharia de produção na UFAL e como no inicio as matérias são mais exatas, e minha duvida é em continuar ou transferir pr civil;/sou fascinado por construção de ponte, edifícios, instalações etc. mas adoro organização gerenciar, tenho varias ideias, desenho projeots em CAD PERFEITAMENTE. aí fico nessa corda bamba me ajudem.grato

  159. vagner maia

    eu estou terminando o curso de direito e pretendo fazer engenharia de produção ou economia ou administração fora do Brasil. Pergunto se é útil para um profissional de engenharia de produção, ou economia ou administração ser também advogado.

    Obrigado. ótimo site!

  160. karine

    Bom amei o curso de engenharia de produção e no meu teste vocacional caiu ele no meu estado como está o mercado para os engenheiros?? sou do estado de Goiás!

  161. Rhayna

    Oi, gostaria de sabe qual curso tecnico posso fazer para ficar proximo com a materiaa de engenharia de produção.

  162. Camilla Bunicenha

    Olá Pedro, tenho 28 anos sempre trabalhei por conta própria,e agora resolvi estudar. Tenho dificuldade em escolher um curso que não só me traga um bom salário mais que me traga prazer em trabalhar. Meu sonho era fazer administração pois gosto muito de vendas,mais tenho medo de começar e não da certo;Adorei saber mais sobre o curso de engenharia de produção,acho que pode ser esse. Meu medo maior é que tem tempo que dei uma estacionada em meus estudos, e fico receosa em relação ao vestibular.Qual dica tem para o meu caso. Desde já obrigada !

  163. José Carlos

    Engenharia de produção e otimo cursar, estou no 3º semestre e ja me ingressei na area, faço a Gestão de compras na empresa, bom na verdade estou cada vez aprendendo mais. Mas estou aqui pedindo socorro, tenho um trabalho para apresentar de legislação e ética, sobre A responsabilidade civil do engenheiro de produção na empresa, e não encontro nada sobre o assunto nem em internet o livro, al guém tem algo do tipo para me ajudar, ou alguma indicação? Fiquem com Deus todos.

  164. jailza

    quero saber como se define uma produção de uma empresa?
    (bem resumido)
    mande pro meu e-mail
    jailzab@hotmail.com

  165. Juliana Peixoto

    olá, eu gostaria de saber quais tipos de calculos entra na engenharia de produção.

  166. Bruna Fiorani

    Boa noite,tenho 19 anos sou técnica em Logística e estou em dúvida de qual faculdade fazer: administração ou Engenharia de Produção. Sempre tive dificuldades com cálculos, e a grade curricular de engenharia de produção tem muito mais cálculos. Meu único medo é esse, o que fazer?

  167. Patrícia Freire

    Olá…Estou pretendendo cursar a faculdade de Engenharia de Produçaõ mas na universidade que pretendo cursar tem Engenharia de Produção Mecânica é a mesma coisa?? E qual curso vc me aconselha a fazer engenharia ou administração?? Desde ja obrigada!

  168. Karen

    Tenho 16 anos, terminarei o Ensino Médio no final desse ano (2013)e pretendo começar a faculdade em 2014. Eu fiz um curso de auxiliar em operações logísticas e estou cursando o 2º semestre do técnico em administração. Pesquisando sobre a Engenharia da produção me interessei pelo curso. Seria uma boa ligar os meus cursos com essa faculdade ?

  169. Patrícia Freire

    Quais as melhores universidades particulares pra se fazer facul de Engenharia de Produção??

  170. carlos

    Ola, gostaria de saber se o curso de engenharia de producao e uma boa, pois tenho 33 anos e terminei o ensino medio a mais de 10 anos, um bom tempo fora da escola, sera que da para acompanhar o ritmo??
    Obrigado.

    • carlos eduardo jf

      Ola, gostaria de saber se o curso de engenharia de producao e uma boa, pois tenho 33 anos e terminei o ensino medio a mais de 10 anos, um bom tempo fora da escola, sera que da para acompanhar o ritmo??
      Obrigado.

  171. Camila

    Estou cursando engenharia de produção, depois estou querendo fazer pos em engenharia civil, é uma boa escolha?

  172. keiny nascimento

    Olá Mirian Gomes,
    Pretendo fazer o Curso de Engenharia de Produção, mas sempre tive um pouco de dificuldade em física e química, além disso estou com um pouco de receio por ter bastante fórmulas, será que é esse bicho de sete cabeças que estou imaginando? Eu gosto da área administrativo, por isso pretendo fazer o mesmo, pensei em Administração, mas não me enche tanto os olhos quanto Engenharia de Produção. Obrigada!

  173. Juliana Jarrusso

    Ola Pedro, estou cursando ciencias contabeis mas me interessei pelo curso de Engenharia de producao..gostaria de saber se apos concluir o meu curso atual, conseguiria eliminar materias cursando engenharia de producao, ou se sao cursos muito distintos?
    Gosto de exatas, apesar de nao ser mt boa em vetores e fisica, tenho interesse em evoluir profissionalmente.
    me de uma opiniao..
    obg

  174. Leticia

    Olá! Bom , eu estou no terceiro ano do Ensino Médio. Estava pensando em fazer Administração, mas me interessei pela Engenharia de Produção. Mas o curso envolve muito calculos? A pessoa deve ter interesse por exatas? Como é a rotina de um engenheiro de produção?

  175. Leonardo Lucindo Brasilia

    Amigos boa tarde sou formado em Teologia e estou entrando no curso de engenharia de produção a distancia pelo universidade clarentiano o que vcs tem a me falar a respeito do curso e se dá pra aprender a distancia e apos como sera aceito no mercado?

  176. Nataly Santos

    Esclarecedor a matéria e também os comentários, entretanto ainda existe uma grande dúvida. Tenho 17 anos, término o 3 ano do ensino médio ainda este ano, e também termino o técnico de Logistica, da qual curso na ETEC(CENTRO PAULA SOUZA), a minha dúvida é a seguinte, Logistica e Engenharia de Produção são áreas próximas? da qual poderia usar ambas juntas futuramente para conseguir um emprego?
    Ou seria melhor que eu cursasse Administração?

  177. Josy

    Olá,

    Atuo na area de Segurança do trabalho, e gostaria de realizar uma pós na area de Engenharia de segurança, mas como um dos criterio base será necessario eu ter algum tipo de engenharia como Graduação e me identifiquei com Engenharia de Produção, mas descobrir o curso de Gestão da produtividade Indústrial e gerou dúvidas na especialização.

  178. Roberto

    estou no 6ª periodo de engenharia de produção mais queria saber qual melhor profissão da parte da engenharia eu devo especializar pra entrar no mecado de trabalho e qual salario inicial do engenheiro de produção?

  179. cleide martins

    Olá, quero saber como esta a aréa para mulher?
    e se em salvador tem emprego?
    qual o salário em salvador?
    desde ja obrigada!

  180. cleide martins

    Como saber se tenho o perfil, e se vou gostar do curso?
    tenho medo pois fiz supletivo no 2º e 3º ano.

  181. Rafael

    Eu estou me preparando pro vestibular,fazendo pre estou com uma duvida enorme queria saber se engenharia de produção da futuro na PB e se vale apena msm eu fazer?

  182. Nyslane Santanna

    Oii Pedro! Tenho 16 anos e estou no 2′ ano , quero fazer engenharia de produçao, me identifico muito com matemática , física, so ñ gosto muito de quimica ! Isso irá me atrapalhar?

  183. Alexandre

    Ola a todos, estou cursando engenharia de produao, mas nao consigo me decidir em que me especializar: eng. da qualidade, eng. de seguranca do trabalho ou logistica? Oque vcs acham?

  184. João Prado

    A todos bom dia, Sou Bacharel no curso de Administração e tenho 23 anos, após o 3º ano de faculdade meu interesse pelas engenharias dispertou, estou pensando seriamente em começar o curso de Eng. de Produção, vale a pena ? eu elimino algumas matérias ? Obrigado !

  185. Jéssica Silva

    Boa Tarde!! Sou formada em Técnico em Mecatrônica pelo CEFET-MG, e recentemente passei em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia pela UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas – MG), sempre gostei da área de gestão, do financeiro desse mundo que envolve a Economia, mas também sempre gostei muito da área que engloba a engenharia, dos cálculos enfim. Dentre todas as Engenharias as que mais me interessa até hoje são a Mecânica e a de Produção (voltado mais para a área da indústria mecânica) pelo fato de já ter certo contato com ambas as profissões devido a minha formação como técnica. Mas se fosse escolher qual delas fazer tenho quase certeza que preferiria fazer graduação em Engenharia de Produção por dois motivos: o primeiro é pelo fato de gostar muito da área da mecânica e também por já ser formada como técnica onde engloba muito desse assunto; o segundo o motivo é pelo fato de gostar muito também da área de gestão, do financeiro que pelo o que li a respeito da Engenharia de Produção também envolve muito essa área dentro de uma indústria.
    Enfim por gostar muitas dessas áreas (Economia, Engenharia, Mecânica) queria saber se posso fazer Engenharia de Produção e depois fazer uma pós-graduação, um mestrado, sei lá, alguma especialização em Economia ou vice-versa fazer Economia e depois fazer uma pós-graduação em Engenharia de Produção? Queria saber também quais dessas opções seriam mais vantajosos pra mim devido a minha formação como Técnica em Mecatrônica ou se não há diferença alguma?

  186. ROSIDALVA

    ESTOU EM DUVIDA ENTRE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DA PRODUÇÃO , POR ONDE COMEÇO, ANTES O MEU FOCO ERA ADMINISTRAÇAÕ , HOJE EU QUERO ENGENHARIA DEA PRODUÇÃO. QUAL O MELHOR?

  187. João Pedro

    Bom,estou no 3 ano e meu interesse é eng de produção. Estou pesquisando as cadeiras mas tenho duvidas..como o desenho tecnico e o calculo A.É dificil o desenho tecnico, o kra quebra a cabeça pra fazer isso e no calculo o kra se perde mt? Sobre desenho, tem que ter um curso pra poder fazer os desenhos? Agradeço desde já quem me responder

  188. Isabela

    Oi, Pedro! Estou cursando o sexto período de Eng. Civil na Universidade Federal de Goiás, mas agora que as matérias estão ficando mais específicas, não estou muito interessada pelo curso. Pensei em mudar para Eng. de Produção na mesma universidade. Seria uma boa opção trocar Civil por Produção em relação ao mercado de trabalho e aos salários dessas profissões? Obrigada!

  189. jaideson

    Pedro Addler tudo bem gostaria de saber como é o curso de engenharia de produçao estou com medo de fazer nao gosto muito de matematica mas… sera que consigo fazer assim mesmo aprendo a gostar meu pai falo para mim fazer engenharia civil só que tem mais matematica tenho medo de nao conseguir, ngenharia de produçao serve para concurso publico tambem?

  190. jaideson

    ah esqueci de fala moro em Belo Horizonte e tenho 22 anos tenho medo de nao ter mercado de trabalho para engenharia de produçao quero muito ser engenheiro mas o medo nao deixa amo area administrativa

  191. Sofia

    Qual a diferença básica entre engenharia de produção e administração? Qual a vantagem de uma sobre outra?

  192. João Matheus

    Adorei a matéria… Começarei ano que veem a cursar Engenharia de Produção, troquei de Administração para a mesma, pois andei pesquisando e vi que hoje em dia o Administrador não estar sendo muito valorizado, pois é uma profissão muito defasada por ter muitas pessoas formadas, como sou bom em matemática, precisarei apenas me dedicar um pouco mais em física e química, mais com esforço eu consigo… Troquei para esta profissão, pois o Engenheiro de Produção aprende muito das matérias de administração, e guanha mais também, estou realmente animado, e já até planejo fazer MBA, pos voltado para área da logística e muitas outras coisas.

  193. bruno

    olá em qual área um engenheiro de produção podera atuar so em industrias ou não

  194. Cleibe Pereira dos Santos

    Qual a melhor Pós-graduação para quem esta fazendo o curso de Engenharia de Produção?

  195. Marcos Vinicius

    Bem,estou indo para o 3º ano,e estou querendo Eng. de Produção,mas falando com meu professor de Fisica ele me disse uma coisa que fiquei meio confuso se quero mesmo Eng. de Produção,ele disse: ” Eng. de Produção não tem uma coisa especifica para trabalhar,como tem um Eng. Civil(trabalha na construção) e etc. o que me dizem disso? o Eng. de Produção,quando acaba a faculdade tem que se especializar em alguma coisa? agradeço desde ja,abraços.

  196. edna gosta

    Oi fiz o teste vocacional estou fora da escola a 16 anos hoje tenho 33 anos estou na empresa a 15 anos minha área hoje e gerente gosto da área de produção dos produtos q trabalhamos ajudo na área administrativa mas não com papel estou na duvida entre administração ou engenharia de produção..tenho medo de começar e não gostar pode me ajudar…????obrigado

  197. Pâmella

    Pessoal boa tarde, irei fazer a minha inscrição no vestibular essa semana, só que estou com Duvida entre Engenharia de Produção e Administração, eu já trabalho na aréa administrativa no departamento pessoal.. e ai pessoal qual dos cursos você acham melhor ????

  198. Leandro Santiago

    Boa noite caros amigos!
    Sou graduado em Gestão da Produção Industrial e pretendo fazer uma pós em Engenharia de Produção. Fazendo essa pós, posso me considerar um engenheiro com registro no CREA?
    Aguardo retorno.

  199. Anderson Reis

    Boa tarde,

    Sou graduado em Ciências Contabeis, e tenho especialização em Controladoria. Tenho muito interesse na area de engenharia de produção, estou pensando seriamente em iniciar uma segunda graduação. Gostaria de uma ajuda de quem é entendido no assunto, como consigo atrelar uma carreira a outra. O que da contabilidade e da controladoria posso agregar a profissão e como isso pode me ajudar profissionalmente.

  200. mayara neves dos santos

    oi quero fazer engenharia de produção mas tenho dificuldade em matemática será que devo seguir em frente ?

  201. andre

    ola gostaria de saber quanto é o salario de engenheiro de produçao em pernambuco no setor privado

  202. Raissa

    olá pedro.vou fazer o vestibular para Engenharia de produçao,mais estou muito em duvida e com medo.nao sou muito fã em matematica,temo cáuculos,e tenho medo de nao dar conta.nunca tive sonho de nenhuma profiçao.a pouco tempo tinha pensado a fazer odonto,mais nao deu ai optei pela engenharia de produçao por que me disseram que ela nao tem muito cáuculos,so nos 3 simestres.nao durmo a três noites pensando se estou fazendo certo.o que você me aconselha

  203. Flávia

    Boa tarde!
    Sou tecnóloga e gostaria de expandir meu conhecimento, estou pensando em fazer outro curso superior em Engenharia de produção, porém me aconselharam a fazer apenas uma pós em Engenharia de Produção que seria mais rápido. Com isso fiquei em dúvida, o que seria melhor uma pós em engenharia de produção ou outra graduação? Me ajudem por favor.

  204. Gleicy Kely

    OLA Pedro…tenho 28 anos…sou formada em Servico Social, e fiz Curso Tecnico em Seguranca do Trabalho. E quero fazer mais uma faculdade e estou em duvida entre Sistema de Informacao ou Engenharia de Producao….eu nao sei o que e’ melhor…gosto muito da parte de informatica,ms quero um curso que eu consiga trabalhar sem discriminacao, pq nao adianta fazer um curso e nao conseguir atuar no mercado, pois sempre preferem os homens…nao sou apaixonada por matematica, mas aprendo e sei que faz parte da nossa vida….Vc pode me ajudar, em qual delas eu consiga uma melhor atuacao….pois a area de Sistema de Informacao tbem acolhe bem as mulheres…eis a duvida???? Obrigada

  205. Letícia

    Minha família tem uma empresa pequena que está se expandindo,fui aprovada no curso de engenharia de producão,mas ainda me encontro cheia de dúvidas a respeito do curso,escolhi a engenharia de producão por indicacao de pessoas que me disseram que era um curso mais completo que adm,no meu caso vc me aconselharia a segurar em frente no curso de engenharia,ou mudar para adm?

  206. Letícia

    Me ajude por favor!

  207. vera

    ola!! tenho 40 anos e terminei o ensino médio em 2009, supletivo, fiz vestibular parar engenharia de produção e passei. mais tenho duvida pois não tenho uma boa grade de matemática , física enfim.
    tenho medo de não ser capaz
    preciso de ajuda. obrigado

  208. Kátia

    Pretendo fazer Engenharia de Produção, porém não me dou muito bem com física e química. Será que tenho condições de cursar mesmo assim?

  209. Luan

    Olá, tenho o objetivo de fazer Engenharia de Produção, porém antes quero fazer um tecnólogo. Será que Gestão de Qualidade seria uma boa, ja que quero fazer o superior de Eng. de Produção ?

  210. Karla Souza

    Bom estou no quarto semestre de Engenharia de Produção estou pensando em desistir ta ficando dificil demais mais nao acho uma profissão com a minha cara, não seio o que faço pois nao tenho ideia o que fazer adoro Matemática!!!

  211. Matheus

    Queria saber um curso técnico que “mexa” praticamente na mesma área que um Engenheiro de Produção !

  212. agostinho pedro

    ola gente, gostei muito dos comentários a cerca da engenharia de produção industrial, vou cursar nesta área

  213. kelly Rj

    Olavo Pedro.
    Fiz o teste vocacional e me enteressei por essa Engenharia de Produção.Só q nao gosto e matemática.Será uma matéria difícil????Me ajuda.Pretendo fazer em Brasilia lia é um lugar ideal? ou em Angra dos reis??????????Me ajude

  214. matheus

    Bom dia!
    Pedro sou técnico Agrícola formado pelo IFPI, passei no curso de engenharia de produção e eu gostaria de
    saber se meu curso de técnico Agrícola pode me ajuda de alguma forma se eu seguir a carrera de engenheiro de produção??? Obrigado

  215. Marjory Moreira Custodio

    Eii Pedro.
    Estou precisando muito de sua ajuda, quero conversar com vc para poder tirar minhas dúvidas.
    Eu tenho medo de concluir esse curso e não achar trabalho aqui, ja que n valoriza o curso no ES. Procurei pesquisar e não tive sucesso. Gostaria de um conselho, não sei se me arrisco e talvez mude de estado pra tentar algo, ou faço como os outros que se formaram mas ganham o salário de um administrador.
    Me ajudaa ! Obrigada

  216. Silvio

    Olá

    Sou formado em engenharia de produção com gestão ambiental desde 2009, me decepcionei com a minha escolha devido a região que moro ( salvador Bahia) pois até hoje procuro colocação e nada, estou fazendo pos em projetos e nada até o momento, trabalho na área comercial, converso com algumas pessoas mas me dizem que o fato de q na Bahia não há mercado para eng de produção outros não acreditam q estou fora do mercado, mais a verdade é que não pretendo desistir do meu sonho e um dia vou me tornar um engenheiro de fato, a é já tenho crea!

  217. Liny

    Bom dia, gostaria de saber se o curso de engenharia de produção é uma boa escolha para mim que ja trabalho como operdora de cad audaces, e quais faculdades de São Paulo é considerada faculdades boas e tem um valor acessível? Estou pretendendo fazer engenharia de produção na faculdade Carlos Drumod Andrade, o q vc me sugere? Me ajude por favor. Obrigada.

  218. mercia

    ola, gostaria de saber se há um bom mercado de trabalho no rio grande do norte e o salario medio no estado.

  219. maria emília

    olá Pedro boa noite estou interessada no curso de engenharia de produçao,mais nunca fui boa em matematica mais tenho força de vontade de aprender pois gosto de resolver problemas gosto de trabalhar em grupo,gosto de trabalhar com publico.
    obrigada.

  220. Sandy

    Olá estou no 1 periodo de eng de produção ainda com muitas duvidas, posso fazer especialização em arquituetura?

  221. Jefferson

    Ola, Boa tarde!
    Muitas dúvidas me encontro no momento, tenho 19 anos, formado técnico em adm e fui menor aprendiz em uma empresa multinacional. formado recentemente técnico em mecatrônica 18 meses de curso, e fui estagiário em uma multinacional também, porém, com um engenheiro formado em 2 engenharias, uma pós e 4 cursos técnicos “O cara era fera” Porém exigia muito, tentava acompanhar mas não conseguia alcançar o mesmo até porque estava humildemente c 1 tecnico apenas … Hoje trabalho como assistente de almoxarifado, e uma duvida cruel é: – Já fiz adm “tec” gostei. Mecatrônica “Tec” Gostei do curso, porém minha experiência pratica não foi das melhores, e hoje pretendo cursar engenharia de produção mecânica mais estou em um ramo totalmente diferente que é logística, fiscal, e recebimento das mercadorias “Almoxarifado” … Portanto estou inseguro, por estar em um ramo diferente, não obter sucesso na escolha “Engenharia de produção mecânica”

  222. Claudio

    Olá
    Tenho 37 anos e gostaria de fazer Eng. da Produção mas minha dúvida é será que devido a idade consigo alguma chance de entrar para o mercado de trabalho ?
    Atualmente trabalho na área química

  223. victor hugo lopes

    olá, estou com uma dúvida que não sai de mim, sou formado em logística, sou conferente em uma empresa de cerãmica e minha dúvida é se eu inicio uma pós ou engenharia de produção., pode me ajudar.

  224. victor hugo lopes

    desculpa cerâmica.

  225. Luísa Freitas

    Boa Noite!
    Estou pensando em fazer engenharia de produção, mas to na duvida se faço o administração primeiro.

  226. Leticia

    Olá estou muito interessada no curso de engenharia de produção, porém sou péssima em desenhos. Sera que ao longo do curso será necessário essa habilidade em desenhos?

  227. Layla

    Olá Pedro!
    Sou formada em administração, e busco formas de melhor minha colocação no mercado e aumentar meus ganhos, estou na dúvida quanto a qual seria o caminho mais rápido pra isso, se bastaria uma especialização em engenharia de produção, ou se seria necessário iniciar uma nova graduação em engenharia de produção.

  228. nilton cesar

    Sou engenheiro de produção mecânica e atuo na área da construção civi. trabalho com 5 eng. civis, 5 arquitetos , 3 eng. eletricistas e 2 cadistas. como posso ajudar a melhorar o desempenho destes profissionais .

  229. fernando

    ola tenho varios curso como brigadista,socorrista,vigilante,e tecnico em segurança do trabalho e irei iniciar engenharia de produção agora em agosto 2014 gostaria de saber a media salaria para o df e regiao

  230. Rickson

    Olá, me formei em técnico em mecânica industrial e faço jovem aprendiz em mecânica de manutenção, por esses motivos eu deveria seguir a carreira para engenheiro mecânico, mas essa área de produção me chama bastante atenção. Você saberia me explicar, se eu seguir esse ramo de engenharia de produção, estaria sendo um avanço pra minha carreira ou estaria dando “um passo pra trás”!?

  231. Bruno alves

    estou terminando o primeiro periodo de administração mas estou indeciso entre continuar com o curso ou desistir e passa pra engenharia de produçao, o qe seria melhor para mim ???

  232. Vinícius Bitar de Almeida Marques

    Boa Tarde.

    Eu conclui Administração de Empresas agora no meio do ano e pretendo no início de 2015 começa a cursar Engenharia de Produção.

    Gostaria de saber algumas especializações que eu possa fazer que estejam relacionadas a essas duas áreas e que pode agregar bastante para minha carreira profissional.

    Obrigado

  233. Wagner Tavares

    Ola bom dia sou formado em ADM de empresas pela universidade paranaense UNIPAR tenho interesse em focar área de engenharia de produção gostaria de saber se uma pós nesse seguimento seria uma boa e se na região norte do paraná seria promissor para a carreira.

    • Alexsandra

      Olá Wagner, também estou com a mesma dúvida que a sua, sou graduada em Administração de empresas, tenho 28 anos e trabalho na área financeira há 4 anos, incluindo o tempo de estágio que fiz nessa mesma empresa,estou meio desapontada com essa área, que inclusive é a área que mais me interessava na administração, ultimamente estou pensando muito em fazer uma pós em engenharia de
      produção e ingressar nessa área após o término do curso, porém gostaria de saber como é para se colocar no mercado de trabalho atuando na área de engenharia de produção, apenas com a pós graduação? Agradeço a quem puder nos ajudar tirando a nossa dúvida! Um abraço

  234. Thais

    Olá Pedro
    gostaria de um conselho, Tenho 17 anos e escolhi Engenharia de Produção como carreira, mais fico com um pouco de duvida, prezo muito pela minha qualidade de vida sou o tipo de pessoa que detesto viver em uma unica rotina, adoraria trabalhar em diversas áreas assim eu não ficaria presa em uma rotina, você acha que eu me encacho nessa profissão?
    Agradeço desde já pela atenção, e parabéns pelo site ele é otimo

  235. paulina

    ola pedro tenho duvidas enquanto ao curso de engenharia de producao pois nao me dou muito bem com calculos e desenhos esto ate pensando em desistir :(
    queria saber de voce que mais lhe dificultou durante a formacao?
    e oque lhe encentivou tanto en seguir nesta formação?

  236. Israel Morais

    Olá boa tarde, estou em dúvida se curso Engenharia de Produção ou faço uma pós em gestão de projetos. Sou contador há 14 anos, tenho pós na área gerencial e estou querendo ampliar meus conhecimentos e portas de empregos. O que me sugere?

  237. Marcus Vinicius

    Ola, sou formado em Recursos Humanos e estou em duvida de qual área seguir, gostei muito da área de atuação de um Engenheiro de Produção, achei uma área bem abrangente, mas tem algo que esta sendo um impecilho pra mim, nunca fui muito “fã” de cálculos então tenho esse receio,o que me aconselharia?

  238. Jaque

    Olá, fiz o curso tecnico de Logística, no qual sou formada. Gostaria de fazer graduação em Engenharia de Produção, porém estou com medo. Sempre tirei boas notas na escola em cálculos e não sei desenhar. Estou com medo dos cálculos dessa engenharia. Alguém poderia me ajudar, por favor! Quais sai as áreas de atuação, engenharia de produção é difícil, tem q saber desenhar?

  239. ieda tessari

    boa noite, faço eng de produção estou no 6 semestre e posso fazer meu estagio na área de rh? sou funcionaria publica poderia me indicar áreas possíveis nesse meio? to tao perdida!!!!

  240. Gislaine

    Olá, tenho 32 anos. Gostaria de saber se vale a pena ainda fazer o curso de engenharia de produção. Não sei se a minha idade implicara futuramente de forma negativa no mercado de trabalho.

  241. Raquel

    Olá, Pedro!
    Tenho curso técnico em mecânica industrial, mas ainda não consegui nada na minha área, gostaria de saber, qual o melhor curso que devo fazer, Administração e depois Engenharia de Produção, ou já posso iniciar diretamente em Eng. de Produção?

  242. Paulo H. Silva

    Oi gostaria de saber se possso consiliar engenharia de produção com o curso de adm? Estou fazendo os dois mas gostaria de uma opniao tecnica.
    Obrigado

  243. Bruna

    Olá pessoal, sou formada em Administração e aos 25 anos resolvi encarar o curso de Eng. de Produção. e foi a melhor escolha q fiz. Hoje ja estou formada tem um ano e consegui o cardo de Gerente de Projetos na empresa em que trabalho. Nao desmerecendo a profissão de ADM, mas a ENG me deu muito mais visão de solucionar problemas e e encarar a realidade do dia a dia no mercado empresarial. Fora que minha renda triplicou, pois o mercado da muito mais valor ao seu currículo quando a formação é em ENG. E na empresa que trabalho hoje, paga 80% da mensalidade da minha Pós, e pretendo fazer o meu mestrado tbm, em parceria com a empresa. O mercado está bom, mas meu conselho é que em estiver formando, que tenha o objetivo de fazer a diferença pois está faltando pessoas realmente qualificadas no mercado. Eu quando resolvi fazer ENG abri mão do meu emprego fixo para fazer estágios em grandes empresas multinacionais, e sempre corria atras de bons estágio, publiquei 4 artigos, e me esforcei para ter certificados de melhor estagiária em duas das 4 empresas que fiz estágio. Desenvolvi melhorias para o processo da empresa e hoje tenho um currículo bem visto no mercado E o mais importanteeeee façam inglês, esse o requisito mais importante. E no mais desejo tudo de melhor a todos que queriam ser no futuro um bom ENG de Produção.
    Bjos!!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!