curso de engenharia mecânica

Curso de Engenharia Mecânica

Engenheiro Mecânico é o responsável pelo projeto e fabricação de motores de todos os tamanhos, veículos e todo tipo de máquinas mecânicas. Conheça mais sobre a profissão em Engenharia Mecânica.

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

Habilitação:
Engenheiro Mecânico
Duração do Curso:
5 anos
Área:
Engenharia
Atributos do Profissional:
Meticulosidade e Raciocínio Lógico
Salário Médio:
R$ 2793,00

A Profissão de Engenheiro Mecânico

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Nesse sentido o Engenheiro Mecânico é o responsável pelo projeto e fabricação de motores, veículos, máquinas mecânicas de todo tipo de sistemas pesados de produção de energia.

O Engenheiro Mecânico também pode atuar supervisionando a construção destas máquinas liderando equipes de mecânicos técnicos, eletricistas e operários, ou então, atuando na manutenção das máquinas de usinas e plantas industriais.

Engenharia Mecânica: projetando máquinas e motores cada vez mais eficientes e inteligentes

Grade Básica do Curso de Engenharia Mecânica:

  • Cálculo;
  • Transmissão de Calor;
  • Materiais de Construção Mecânica;
  • Máquinas Operatrizes e de Transporte;
  • Plástica e Estética;
  • Tecnologia Mecânica;
  • Máquinas Hidráulicas;
  • Construção de Máquinas;
  • Termodinâmica;
  • Elementos de Máquina.

Melhores Faculdades de Engenharia Mecânica

São inúmeras as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Mecânica. Porém, é importante que o aluno verifique se a faculdade por ele escolhida possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia Mecânica, com reconhecimento do MEC, e bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), são:

  • Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Minas Gerais;
  • Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Santa Catarina;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC) – Ceará;
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Paraná;
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Minas Gerais;
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São Paulo;
  • Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Mato Grosso;
  • Universidade de Brasília (UNB) – Distrito Federal.

Aspectos Favoráveis da Profissão de Engenheiro Mecânico

Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o Engenheiro Mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Tais indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia Mecânica

Assim como acontece com as engenharias tradicionais, na Engenharia Mecânica, devido à grande quantidade de profissionais formados anualmente o nível de competição é alto.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 
 
 
 

Comentários:

  1. anderson

    oi tenho vontade de fazer engenharia mecanica, pois gosto muito de conhecer sobre peças e um poder repar algum dano !! mas tenho um pequeno problema pois naum sou muito bom e não gosto de matemática… algo a me sugerir ?

    • Leonardo

      Olha anderson uma boa dica para vc aprender matemática, tenha uma visão analítica e sempre questioe o porque que a equação ou algum problema tem que ser resolvido daquele jeito, não importa se vc errou, o que vc tem que saber e o porque que errou aquela questão assim fica mais seguro de fazer as outras mesmas questões, matemática vc tem que correr atrás mesmo, so que e so pouco a pouco que vc vai aprendendo com bastante paciência assim uma hora quando vc perceber vc ja vai estar fera em matemática ;)

    • Rogerio ignacio

      Estou no meu primeiro ano de engenharia mecanica e posso dizer que quem não gosta de matemática e calculos melhor nem tentar, mas pra quem gosta, ou ao menos quer esforçar em aprender, é uma carreira muito abrangente.e já no primeiro ano já dá pra ter ideia que a area tem seus entusiamos diante da grade curricular que vai trazer um vasto conhecimento em engenharias ao profissional.

    • altamiro

      Preciso fazer um resumo sobre um artigo relacionado a engenharia mecânica, mas não sei como comerça!

  2. Pedro Addler

    Olá Anderson

    Que interessante !!! Pelo visto você tem o legítimo espírito do Engenheiro !! Você gosta é de resolver os problemas, com certeza vai se dar muito bem fazendo o curso de Engenharia Mecânica.

    Em relação a matemática, se você tiver interesse em ser Engenheiro, aprende sim, é dificil não minto, mas você aprende !!

    • Esdras

      olá por incrível q pareça eu gosto muito de Matemática,Física e química…já me decidir vou fazer faculdade de engenharia mecânica acho muito legal sou viciado em carros máquinas trator e etc…Meu pai tem um caminhão 1620 Mercedes…é muito massa já vir o mecânico desmontando e montando o motorzão dela…pois decidir fazer essa faculdade…alguém poderia me dizer quantos anos dura a faculdade? se é dificio ? me ajudem !!!

      • linconl

        sim sei é de mais ou menos cinco anos

        • linconl

          bem dificio é como todas as engenharias mas voce é bom em matematia , fisica e quimica não é ? então voce leva . leva em media 5 anos de duração . boa sorte !

    • Diogo

      Pedro em sua opinião qual faculdade é mais fácil engenharia da computação ou engenharia eletrônica ?

    • EDUARDO

      PEDRO TERMINEI O ENSINO MEDIO A MUITO TEMPO E SEMPRE TIVE DIFICULDADE EM MATEMATICA E FISICA MAS
      SOMENTE AGORA TENHO CONDIÇOES DE FAZER UMA FACULDADE E ESTAVA PENSANDO EM ENGENHARIA MECANICA O QUE ACHA?

  3. FLP

    Olá sou formado em química tenho 26 anos mas oq eu quero mesmo e pretendo fazer engenharia mecânica mas estou pensando na idade que vou terminar o curso em relação ao mercado de trabalho.Vc acha que um engenheiro recem formado com 32 anos estaria fora do mercado?

    • Samara

      Não esquenta..esse será o menor dos seus problemas, apenas pense em administrar bem o seu tempo, estou no 4° ano de engenharia mecânica e na minha sala o aluno mais velho tem 54 anos.. leia reportagens sobre a grande procura de profissionais na área da engenharia e verá que tem mercado sim!

  4. Amanda de Souza Martins

    Ola,tudo bem com voces do site???
    Eu queria que me ajudassem esclarecendo uma duvida engenharia so tem a ver com matematica???
    Pois sou muito curiosa gosto de montar e desmontar tudo e sou muito esforçada pra fazer tudo,mais nao gosto muito de matematica como eu faço???Abraços Amanda!!!

    • Deise

      OLÁ AMANDA, estou no 2 ano de eng.mêc. e digo por experiência que tem muito calculo no decorrer do curso todo, que ate mesmo nos laboratório ira usar o calculo pra montar e desmontar algo, mais se vc tiver foco pra aprender vc vai se sair muito bem, o calculo pode ser seu obstaculo, mais pense no objetivo e se dedicar bastante.

      • Junior Santos

        Estou no 5º período, nunca pensei que chegaria até aqui com os conhecimentos que tinha em cálculo e Física, só com muita força de vontade e tempo pra estudar que dá pra chegar lá..abraço

  5. Alberto

    oi!
    Meu nome e Alberto teho 14 anos (Passei para o 2º ano do 2º grau) nao consigo me desidir o que fazer mas aoler sobre a engenharia mecanica achei interesante queria saber quais sao as
    especializaçoes para da Engenharia Mecanica ?

  6. Diogo

    Gosto de mexer com máquinas, carros, motores, só que eu nao gosto muito de cálculos, o que eu faço ? Gostaria de saber como é o mercado de trabalho na área de Engenharia Mecânica. Também chego a pensar muito em Medicina, tenho um tio médico e isso tem me estimulado muito, mas não me sinto muito à vontade na hora de falar com as pessoas.

  7. Bia

    Oi eu gosto muito de engenharia mecânica, pois gosto muito de mexer com esse coisa de motor as vezes até brinco dizendo que sou uma mecanica mais não gosto muito de matematica… eu ia matematica é quase que cão e gato agente convevi mais não gosto muito dela.

  8. Moniza

    Oii
    Eu queria saber se realmente existe o preconceito com as mulheres, especialmente nessa profissão que faz parte de um universo tão masculino. Gosto muito de matemática (embora não seja boa), e amo muito carros. Pretendo fazer engenharia mecânica para atuar na área automotiva.

    • Mirian Gomes

      Olá Moniza!
      Fique trânquila, em todas as universidades por onde passei, as mulheres eram sempre bem vindas! Especialmente nos cursos onde há pouca procura por elas. Tenho certeza que irá amar o curso, e seus colegas de classe irão te tratar com respeito, juntamente com os professores!
      Boa sorte na sua busca como profissional no curso de engenharia mecânica!

  9. bruno

    Oi,eu faço curso de tecnico de mecânico.E depois que acabar o curso pretendo fazer engenharia mecânica.
    alguem pode me falar se é uma boa?
    Obrigado!!

    • Mirian Gomes

      Olá Bruno!
      Com certeza é uma ótima escolha! Aprimoramento nos estudos é sempre viável, é um investimento que você faz em você! Terá um grande diferencial perante seus colegas de classe do curso de engenharia mecânica, pois já vivenciou uma parte teórica e prática.

      • tatiana

        Oi Fiquei intrigada pq esta engenharia não se enquadra como a profissao do futuro?
        e a outra dúvida a UFRGS aqui de Porto Alegre do riogrande do sul não ganhou um bom conceito…fiquei chateaaadaa

  10. Andressa

    Olá, eu tenho 15 anos e quero saber se no futuro a engenharia Naval ou engenharia mecânica serão estáveis para uma carreira promissora.
    tenho preferência pela naval e gostaria de saber quais cursos são mas indicados para mim
    obrigada !

  11. JackBrown

    Diogo, olá sou Engheiro Mecânico o mercado de trabalho está crescente devido o desenvolvimento do nosso país nas áreas de técnologia e no mercado de construções.Quanto à falar com pessoas o Engenheiro Mecânico tem que tomar decisões com sua equipe e liderados tem que se fazer entender muito bem para que nada sai errado.

    • lmoraes

      ola mano na engenharia mecanica como funciona horario de trabalho salarios e tal ?

  12. Pedro Addler

    Olá Alberto

    A engenharia mecânica é uma área ampla e que permite muitos tipos diferentes de especialização, posso destacar algumas pra você:
    • Projeto de Máquinas e Equipamentos
    • Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
    • Processos de Fabricação
    • Vendas Técnicas

    • marlene

      ESTOU A PROCURA DE UM DESENHISTA MECANICO COM O CURÇO DE AUTO CAD .P/ PROGETA O DEZENHO DE UMA MAQUINQ ,VC CONHECE ALGUEM COM ESTA ESPECIALIDADE .
      ATT.MARLENE

    • Pedro Ledio

      ola trabalho com motores desde os meus quatose anos ,sempre fui facinado por motores, hoje tenho vinte anos e sempre quiz me aprofunda nisso,nao sou muito bom em fisica ,matematica nem tanto mas estou determinado em ser engenheiro mecanico .so queria saber se essas dificuldade me atrapalhariam muito.

  13. beatriz aguillera

    Olá meu nome e Beatriz faço o 3ºano de ensino medio, meu sonho é fazer engenharia mecânica,pois sou fascinada em fisica, mais ñ sou muito fã de matemática, mais calculos sei fazer muito bem, tenho vocação para ser engenheira ?

  14. Carol

    Oii..
    tava pensando em fazer engenharia mecânica, porque eu gosto de carros, e queria saber mais sobre, montar e etc., sou ate boa em matematica, mas tem muitas pessoas que dizem que minha area é humanas, porque acham que sou meio faladeira e que me daria mellhor trabalhando com pessoas.

    Fazendo tipo direito, como meus pais sao advogados, ouço muito e sempre achei que era isso que queria fazer, mas quando entro no colegial fico pensando se é isso mesmo, porque acho que to sendo influenciada.

    E ai o que voces acham? tem outro curso fora engenharia mecânica que mexe bastante com carros?

    • Ana

      Olá Carol, não sei de quando é a sua postagem, mas dando uma olhada nos comentários achei o seu interessante (: Existe sim outro curso que mexe bastante com carros, é bem específico dentro de engenharia mecânica, no caso estou falando do curso de engenharia automobilística/engenharia automotiva. É um curso muito legal e de certa forma novo dentro do Brasil. Se você é boa em cálculos e gosta disso te aconselho a fazer. Também fui influenciada pelos mesmos comentários, pelo fato de meu pai ser dentista e minha mãe designer, mas no fim das contas não tem nada a ver, não é pq vc fala bastante e gosta de lidar com pessoas que não pode ir pra área de engenharia, pelo contrário, sendo engenheira e tendo uma boa habilidade em comunicação é mais um ponto positivo pra vc!
      Boa sorte…

  15. Renan

    ola, tenho 20 anos e estou com uma tremenda duvida de decidir se eu faço engenharia civil ou engenharia mecânica gosto dos dois… mais qual q esta melhor no mercado de trabalho ?

  16. Daysianne

    Achei esse site por acaso e gostaria de exclarecer algumas coisas…
    Acho a curiosidade muito importante sim, mas não é o fato de gostar de mexer em “coisa” que vai te fazer um bom engenheiro… O engenheiro projeta muito mais do que repara…
    O engenheiro é um profissional apto a projetar, construir e possivelmente reparar…
    Quanto a matemática, resolver equações é essencial para qualquer engenheiro, pois o projeto é feito com embasamento teorico que vem das equações.
    E principalmente, o profissional de engenharia mecânica não mexe só com peças e motores…
    Há muito mais do que isso…
    Além da parte de fabricação, há também a parte de gereação de energia (Hidroelétricas, termoelétricas,e etc…) Cujo responsável em saber a viabilidade e eficiencia do projeto é um engenheiro mecânico.
    Há tambem um crescente mercado na área de simulação, automação de projetos, processos e desenvolvimento de software.
    Bom acho que é isso
    espero ter ajudado.

    Bjs!!

  17. natan

    ola eu queria saber se para fazer o curso de Engenharia Mecânica é preciso ter o terceiro colegial completo ?? pois so muito bom em matematica e vivo montando e desmontando tudo. e vou fazer um curso tequinico de torneiro mecânico… para pagar um curso profissional

  18. Lucas giovanelli

    Queria tirar umas dúvidas, o mercado para um recém formado em engenharia mecânica é muito difícil ?
    Se eu cursar em uma boa faculdade, for um bom profissional, até quanto posso ganhar ?

    • andre

      olá gente. eu sou de portugal e estou no secundario e estou a estudar tecnica mecanica. é uma profissão parecida com a do engenheiro, mas so que se ganha menos dinheiro. tenho 17 anos e depois do secundario, quero continuar engenheria mecanica na universidade. vi nums comentarios abaixo que perguntavam o salario. Mas se voces apenas pensam no salario, o mais provavel é que voces não consiguam acabar a faculdade de mecanica. pois falta a paixão, e para todos aqueles que estudam engenheria, sabem que aqui não se pode aprender tudo de memoria, pois aquilo que é preciso é entender , e quem tem a paixão , consegue aprender mais facilmente do que aqueles que apenas estão na faculdade pois os pais pediram.

      :-)

  19. Pedro Addler

    Olá Andressa

    Você está certa, realmente as carreiras de Engenharia Naval e Engenharia Mecânica estão bem relacionadas, pode-se dizer que a Engenharia Naval é a Engenharia Mecânica dos mares e vice-versa.

    Em relação ao mercado para ambas, pode escolher a que você tiver mais interesse pois ambos estão excelentes, há uma grande falta de engenheiros no Brasil, de todos os tipos.

    Mas se você quer saber no curto prazo qual está mais favorável, é a Engenharia Naval, ela deve crescer muito por causa da produção dos navios e plataformas de exploração do Pré-sal.

  20. Willyker Montes

    Olá, meu nome é Willyker, eu estou cursando o primeiro semestre de engenharia mecânica. Tenho notado que a matemática e a física são essências e tem sido as matérias mais puxadas do curso. Eu gostaria se vocês podem dar alguma dica pra quem está começando e pretende seguir a carreira?

    agradecido desde já.

  21. Pedro Addler

    Olá Beatriz Aguillera

    Com certeza !! Você tem todas as características para ter uma carreira de sucesso em Engenharia Mecânica ou qualquer engenharia técnica.

    Em relação a não gostar de matemática é impressão sua, se você gosta de física, obrigatoriamente deve ser boa em matemática.

  22. Pedro Addler

    Olá Renan

    Respondo pra você o mesmo que pra Andressa, entre Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, escolha a que você gostar mais, todas as engenharias estão em alta no Brasil.

  23. Pedro Addler

    Olá Carol

    Na verdade, você tem que ter bem clara a idéia de que a engenharia mecânica não projeta somente carros, projeta muitos tipos de máquinas pra todo tipo de função.

    Pra fazer engenharia mecânica você tem que gostar de cálculo e ter um bom raciocínio lógico, se você tem esses atributos pode fazer o curso sem medo.

    Agora, se você só gosta de carros mesmo, gosta de dirigir e tal, considere bem a sua decisão de fazer engenharia mecânica, engenharia é pra quem gosta e tem talento.

    • sergio siqueira

      não concordo que tenha que ter talento, talento é pra quem deseja ser cantor, musico, pintor etc.. vc estar exagerando, entendo vc é engenheiro

      • Ana

        HAHAHAHAHAHAHAHAHA
        Isso aí! Acho que engenharia é bem mais pra quem é motivado do que pra quem é inteligente!
        Se você pegar grandes diretores de empresas na área de engenharia hoje, verá muito mais homens/mulheres esforçados e empreendedores do que inteligentes em conteúdos em si.

      • Alisson

        Olhe no dicionário o significado da palavra talento,acho que tu tá lento!

  24. paulo tacio

    ola pessoal!

    olha, eu tenho quarenta e dois anos , comecei a me preparar agora para a faculdade de engenharia mecânica, possuo conhecimento tecnico na area trabalho a vinte anos com mecânica automotiva, alguem ai acha que posso vir a ter sucesso na profissao , visto que provavelmente vou me formar aos cinquenta, tem algum engenheiro amigo que possa incentivar este amigo?

    • Ana

      Oi Paulo, é como eu disse pra Andrea ali embaixo. O problema não é você se formar mais velho, o problema é você se formar mais velho na área de engenharia mecânica e não ter nenhuma experiência.
      No seu caso, que já tem muitos anos de conhecimento não vejo problema, até pq isso estaria aumentando suas qualificações!
      Espero ter ajudado, boa sorte!

  25. Sérgio

    Olá meu nome é Sérgio, tenho 17 anos,
    li muito estudei bastante sobre a escolha do curso engenharia mecânica.
    Gosto de matemática, física,química…tenho um boa noção de desenho..
    Minha grande dúvida é que não tive as principais matéria do curso no ensino médio.
    agora estou estudando bastante para recuperar o tempo perdido…

    O único curso pelo qual min indentifiquei foi esse..
    o que eu faço para recuperar alguns assuntos pelo qual nao estudei???

  26. Sara Silva

    Oi!Achei esse site por acaso e fiquei muito feliz pois estou na maior dúvida,estou concluindo graduação de enfermagem em uma universidade pública e em 2009 tive a oportunidade de lecionar fisica,pois adoro a matéria, para um pre vestibular mantido pela minha faculdade,agora em 2010 fui convidada novamente para lecionar fisica e isso me empolgou a pensar em uma segunda grauação na área de exatas,apesar de não ter me dedicado a matemática tanto qto a fisica n tenho nenhuma aversão pelo contrario acho lindo o raciocínio matematico,sera q eu tenho vocação pra engenharia mecânica ? Qual a engenharia mais ligada a física ? Me ajudem to numa duvida !! obrigada

  27. JUNIOR

    Olá quero seguir a carreira de engenheiro mecânico, pois gosto muito de carros,meu pai sempre mexeu com carros ae herdei isso dele. será que é a profissão certa ?

  28. Danilo Nerlly

    olá..
    min chamo Danilo..tenho 17 anos..
    to no primeiro ensino medio..quando terminar penso fazer vestibular pra engenharia mecânica..
    acho facinante..o problema eh q eu só pescimo em matematica..não consigo gostar..qual seria a dica ??

  29. Krisllen

    Oi!
    Meu nome é Krisllen, tenho 15 anos, estou cursando o 2º ano do 2º grau. Ando muito indecisa sobre o que eu quero fazer. Estava pensando em fazer para Medicina ou então Farmácia. Só que ao ler sobre Engenharia Mecânica me identifiquei bastante, pois gosto de mexer com carros e me dou muito bem na área de cálculos, como matemática, física e quimica. Eu quero fazer para uma área que ao terminá-la eu entre direto para o mercado de trabalho. Quero saber quais as profissões que estão sendo mais solicitadas no mercado de trabalho. E também em quais posso me encaixar facilmente, já que tenho raciocinio lógico. Eu teria vocação para Engenharia Mecânica ? Me ajudem me dando algumas idéias !!
    Obrigada e tenham um bom dia.

  30. eric matthaus

    oi tudo bom ?
    estou prestes a fazer vestibular , gosto muito de carros, motores, sempre fui apaixonado por isso
    tenhu muita vonade de fazer o cuso mais nao lido muito bem com matemátia e fisica mas me esforso
    devo tentar engenharia mecânica ?

    • Claudião

      Pelo visto português também não!

  31. felipe

    gosto muito de carros !
    desde pequeno tenho vontade de mexer com o carro
    assistia muito velozes e furiosos e me apaixonei mais ainda !
    e queria saber o q posso procurar (curso, faculdade, tecnico, etc…) para aprender a mexer com o carro todo dos “pés a cabeça”
    O certo é engenharia mecânica ??
    tem mais algo ??
    alguem pode me ajudar??

    • Ana

      Engenharia automotiva/Engenharia automobilística.
      É um erro pensar que no curso de engenharia mecânica você vai aprender a montar carros, não tem nada a ver. Você vê poucas coisas no curso com essa finalidade!

  32. leticia lemos

    olá!
    eu gostaria de saber quais as facudades que fornecem o curso de Engenharia Mecânica

  33. Bruno

    Queria saber se eu abrir uma oficina ou trabalhar em uma usina, qual ganha mais ?

  34. Pedro Addler

    Olá Natan

    Fico feliz em ler o seu depoimento você tem muita curiosidade e tem o verdadeiro espírito do Engenheiro !! Vai se dar muito bem no curso de Engenharia Mecânica com certeza.

    Em relação ao terceiro colegial, sim, você vai precisar terminar.

  35. Pedro Addler

    Olá Lucas Giovanelli

    O mercado está muito favorável, não só para engenharia mecânica, mas para todo tipo de engenharia !!

    O salário médio para um profissional de engenharia mecânica está em torno de 3000 reais, mas se você tiver um bom diploma, trabalhar sério e se atualizar sempre pode ganhar até o dobro.

  36. Felipe

    Olá!
    Eu estou no terceiro ano do ensino médio, e estou em dúvida em relação em qual carreira seguir. Pensei na engenharia mecânica, por ser muito abrangente, assim depois de formado eu podeira também ir para outras áreas. Eu já fiz estagio e vi que eu gosto muito da relaçao com o cliente, e da parte de vendas, e também da parte de pesquisa e desenvolvimento. Mas não me dou muito bem com cálculo. Estou no caminho certo?
    Agradeco desde já.

  37. André

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, qual engenharia tem mais a ver com a parte de carros, a engenharia mecânica ou a mecatrônica, e tambem gostaria de saber qual dessas engenharias tem uma carreira mais promissora, porque eu acho que a mecanica já está ficando obsoleta e a mecatronica tem mais tecnologia, não tenho certeza, me corrijam se eu estiver errado.

  38. jonatas

    eu estava indeciso , se faria biologia ou engenharia mecânica
    mas estava vendo as grades basicas de engenharia mecânica , e foi o que mais me interessou.
    gostaria de saber mais sobre alguns cursos basicos de engenharia mecanica , como : plastica e estetica , maquinas hidraulicas , tecnologia mecanica , e construçoes de maquinas
    e se possivel em meu email sobre algumas areas em biologia nao muito ligadas a laboratorios , para que eu possa analizar e nao me arrepender do que eu faça . obrigado , e este site é otimoo!!
    recomendarei a varios amigos

  39. Rafael

    Ola, tbm tenho o problema com esses calculos, adoro consertar coisas, mecher com carros isso desde pequeno amei mas conta, calculo nossa acho que nem é pra mim, aí q ta o meu medo, tenho 19 anos perdi um ano ja comedo de começa e num da contapor causa desses cálculos.

    Agora ta chegando no fim do ano de novo e to com a msm medo, msm duvida.. quem e tiver um BOM conhecimento sobre o curso de engenharia mecânica, me dá umas ideias ai..
    Obrigado

  40. bob

    oi eu queria saber
    que curso fazer pra quem gosta de carro tuning??

  41. Gabriella

    se Deus quiser em breve, Engenharia Mecânica vai ser minha profissão !!!

  42. Pedro Addler

    Olá Willyker

    Realmente as matérias de matemática e física ( principalmente matemática ) são bem puxadas na carreira de Engenharia Mecânica.

    O primeiro ano do curso em especial é bem difícil, pois vem com vários conteúdos novos de matemática que você nunca viu, mas depois melhora.

    A partir do segundo ano, o curso de Engenharia Mecânica fica mais prático e você passa a gostar muito mais.

  43. tiago

    ola, gosto de de saber como funciona as coisas, e de criar tbm instrumentos, coisas quaisquer que sejam, q evolvam peças, porem, como li em alguns comentarios logo acima ai tbm, tenho um pouco de dificuldades com matematica, apesar de ter ideias, e habilidades acredito eu de me envolver com peças e engenharia mecânica.
    mas enfim, se alguem puder informar, quais as melhores universidades q habilitam esse curso, fico grato.
    segundo o teste de personalidade, dou para isso, e no fundo, gosto como ja comentei, pois, desde criança tenho atraçao por tudo q se podia montar, demontar, criar e q envolve peças, entao, talvez, o teste esteje certo.

    porem além da engenharia mecânica, tbm gosto da disciplina de historia…
    bom, ando meio confuso… mas… acredito q as duas disciplinas caso eu fizesse uma delas, me sentiria muito feliz .=)

  44. Marina

    Sou apaixonada por carros, e principalmente qua peças o mesmo são contituídas. Euu só tenho 14 anos , mais ja estou pensando em fazer oo ENEM no proximo anoo e tentar engenharia mecânica na UFC, só que tem um pequeno probleminha, eu não sou muito affim de matemática, o que eu façoo? sigo no meu sonho ou tento uuma outra coiisa?

  45. Bruno B.

    Oi gente.
    Eu gostaria de perguntar como é o ambiente de trabalho de um engenheiro mecânico e gostaria de saber se com toda nossa tecnologia atual,com computadores sofisticados,etc,a dificuldade de fazer calculos nao diminuiria para o engenheiro mecânico ?

  46. Pedro Addler

    Olá Paulo Tacio

    Não sou Engenheiro Mecânico, mas de qualquer modo eu incentivo a sua iniciativa !!!

    Nunca é tarde para iniciarmos novos projetos, querer fazer algo novo e enfrentar novos desafios é um grande demonstrativo de coragem da sua parte e também de juventude, por que não ??

    Torço sinceramente que você consiga entrar na faculdade de Engenharia Mecânica !!

  47. jonathan

    fala aí Pedro!
    po, gostaria mto de saber a sua opinião, até poq conselhos são sempre bem vindos.
    então, eu queria saber, dentre engenharia mecânica, elétrica e ambiental, qual é a melhor financeiramente falando ?
    e profissionalmente?
    abç

  48. brunun souza

    queria saber se pra fazer o curo de engenharia mecânica tem q saber fazer calculo ? tenho duvidas se irei me dar bem…

  49. Pedro Addler

    Olá Sergio

    Parabéns !!! Pelo que pude ler no seu depoimento você tem mesmo o verdadeiro Espírito do Engenheiro.

    Você gosta de matemática, física e química, tem tudo para fazer uma grande carreira em Engenharia Mecânica.

    Em relação a recuperação do tempo perdido, tenho uma boa recomendação pra você, faça cursinho !! Fazendo um cursinho intensivo você vai estudar novamente todo o conteúdo do Ensino Médio e ainda se preparar para fazer um ótimo vestibular de Engenharia Mecânica.

  50. Pedro Addler

    Olá Sara Silva

    Realmente, você tem sim todo o perfil para fazer Engenharia Mecânica, afinal, Engenharia Mecânica é pra quem gosta de exatas assim como você !!

    Em relação a outras Engenharias fortemente relacionadas com física, recomendo também a Engenharia Elétrica.

  51. Luiz Vicente de Moraes

    Olá, tenho 47 anos e estou no primeiro período de Engenharia Mecânica. Sempre foi meu sonho, mas com esta idade, estou em dúvida no tocante a fazer primeiro um curso técnico mecânico. Demoraria um ano e meio, já teria o CREA e poderia até tentar uma PETROBRAS. Qual a opinião?

    • Pedro Addler

      Olá Luiz Vicente

      Realmente, fazendo o curso técnico de mecânica ao invés da faculdade completa de Engenharia Mecânica você entra no mercado de trabalho antes, mas tem uma desvantagem importante que você deve levar em conta: o salário do técnico é bem menor que o do Engenheiro.

      Se o seu objetivo é entrar rapidamente no mercado de trabalho, fazendo um curso mais prático e simples o curso técnico de Engenharia Mecânica é a sua melhor opção.

      No entanto se você está planejando uma carreira mais longa e de maior crescimento é melhor fazer mesmo é a faculdade completa de Engenharia Mecânica.

  52. Pedro Addler

    Olá Junior

    Realmente gostar de carros é um bom motivo para se fazer o curso de Engenharia Mecânica, mas principalmente, para fazer esse curso você deve gostar muito de matérias de exatas !!

    Se você não gostar de matemática e de física ( e gostar só de carros mesmo ) melhor nem pensar em fazer Engenharia Mecânica !!

  53. Pedro Addler

    Olá Danilo Nerlly

    Antes de mais nada você precisa identificar o seguinte:
    1-) Se você é ruim de matemática, mas gosta do asssunto
    2-) Se você é ruim de matemática e não gosta do assunto

    Se o seu caso for 1-) então pode fazer Engenharia Mecânica tranquilamente, se o seu caso for 2-) melhor desistir de Engenharia Mecânica, pois você não vai dar conta.

    • Ricler

      Ola eu sou meio ruim em matematica mais me interesso de mais nesse assunto. eu tenho 17 anos e ja sei um pouco sobre motores etc.

  54. Pedro Addler

    Olá Eric Matthaus

    Realmente, para poder estudar Engenharia Mecânica além de gostar do assunto você também tem que gostar muito de matemática e física.

    A Engenharia Mecânica é considerada uma engenharia pesada e você precisar muito destas matérias para progredir.

    Você pelo visto gosta muito do assunto de Engenharia Mecânica, o fato de você não ser bom em matemática e física, basta você estudar que você pode superar, é só querer !!

    Se essa for sua vontade, recomendo que você faça sim o curso de Engenharia Mecânica.

  55. Pedro Addler

    Olá Felipe

    Pelo que pude ler no seu depoimento você além da Engenharia Mecânica também tem a opção de fazer Desenho Industrial.

    Se você gostar mais de projetar e construir coisas ( espírito de Engenheiro ) faça Engenharia Mecânica.

    Se você gostar mais de desenhar e criar ( espírito Artístico ) faça Desenho Industrial.

    Em ambas as carreiras você vai ter a oportunidade de trabalhar com projeto de carros.

  56. Pedro Addler

    Olá Letícia Lemos

    Atualmente as melhores faculdades de Engenharia Mecânica públicas do Brasil são:

    - UNB ( Universidade de Brasília ): Curso de Engenharia Mecânica

    - UNICAMP: Curso de Engenharia Mecânica

    - USP ( Universidade de São Paulo ): Curso de Engenharia Mecânica

    - UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais ): Curso de Engenharia Mecânica

    - UNIFEI ( Universidade Federal de Itajubá ): Curso de Engenharia Mecânica

  57. Pedro Addler

    Olá Bruno

    Entre trabalhar em uma grande empresa como Engenheiro Mecânico ou então abrir uma oficina mecânica, cada carreira tem suas vantagens e desvantagens.

    - Trabalhar como Engenheiro Mecânico: A Engenharia Mecânica é uma carreira estável e sólida, você só vai preocupar em realizar o seu trabalho e fazer os seus projetos, os ganhos são fixos.

    - Montar uma Oficina Mecânica: Como todo negócio próprio, quem monta uma oficina está sujeito a grandes variações de renda ( pode ganhar muito em 1 mês e nada em outro… ). Você terá de se preocupar em administrar a oficina, os ganhos são variáveis.

  58. Rhaonny

    oi,
    Tenho muita facilidade na área de exatas e gosto muito de maquinas e projetos, a Engenharia Mecânica é o curso mais indicado para as minhas aptidões ??

    • Pedro Addler

      Olá Rhaonny

      Sem dúvida, a Engenharia Mecânica é o curso ideal pra você. Primeiro porque você tem facilidade com Ciências Exatas o que é extremamente raro !!

      Segundo porque você gosta de muito de máquinas e projetos outra coisa que você vai ver muito no curso e na carreira de Engenharia Mecânica.

  59. Pedro Addler

    Olá Rafael

    Infelizmente só gostar de mexer com carros não é suficiente para você fazer o curso de Engenharia Mecânica, afinal estamos falando de uma Engenharia !!

    Você vai ter que se desdobrar para aprender e melhorar seus conhecimentos em matemática.

  60. admin

    Olá André

    Com certeza a Engenharia que mais tem a ver com carros é a Engenharia Mecânica.

    A Engenharia Mecatrônica tem mais relação com robótica pois combina dois elementos principais: Mecatrônica = Mecânica + Eletrônica.

  61. Pedro Addler

    Olá Jonatas

    Que bom que você gostou do nosso site !!! :P Nossa equipe fica sempre muito feliz.

    Em relação aos conteúdos de engenharia mecânica que você citou, são basicamente o seguinte:

    - Plástica e Estética: Conteúdo de engenharia mecânica relacionado ao projeto de máquinas mecânicas mais anatômicas, aerodinâmicas e bonitas mesmo.

    - Máquinas Hidráulicas: São máquinas que empregam fluidos em seu funcionamento, são capazes de realizar grandes trabalhos de força ( levantar, mover objetos, pedras, etc… ), também são objetivo de estudo da Engenharia Mecânica.

    - Tecnologia Mecânica: Estudos gerais teóricos sobre mecânica e suas diversas aplicações. Um dos principais conteúdos do curso de Engenharia Mecânica.

    - Construção de Máquinas: Uma das disciplinas preferidas dos estudantes de Engenharia Mecânica ensina técnica de desenho e projeto de máquinas baseadas em princípios mecânicos.

  62. selly

    eu adoro mexer com carros e achei interessante engenharia mecânica. Eu só tenho 16 anos e pretendo cursar algo a ver com automóveis…. o que vcs mais velhos e com mais conhecimento do que eu me recomendariam ??? e eu adorei este site diz tudo o que eu procurava !!

    • Pedro Addler

      Olá Selly

      Interessante !! Eu também particularmente gosto muito de carros :P

      Em relação a Engenharia Mecânica, você pode se especializar em Engenharia Automotiva, essa carreira é bem interessante para quem gosta de carros pois a especialidade dela é justamente trabalhar com o projeto de automóveis e suas peças.

  63. Diego

    Olá Pedro Addler

    Primeiramente parabéns… li qse todas a suas resposta.
    Seguinte…
    Me chamo Diego, tenho 23 Sou formado em gestão empresarial, curso pós graduação em controladoria e finanças, conclusão em 2010.
    Estou um pouco descontente com minha area em termos financeiros e crescimento.
    Não gosto de humanas…Sabe não gosto muito de leitura, apenas se for algo muito interessante, se não concerteza eu durmo.
    Não sou bom em matematica, pois não tive nenhuma base na escola, nunca estudei fisica ou quimica.
    Mais…como eu disse não sou bom em matematica, mais é algo que me prende, pois enquanto eu naum resolver não disisto por mais que demore muito, na faculdade tive aulas que gostei e que me sai bem, como matematica financeira, estatistica e contabilidade.
    Penso em mudar meu rumo profissional.
    Perguntas?
    Mesmo sem base nenhuma em matematica, consigo acompanhar o curso de engenharia mecânica ou me sair bem? Será que é esse meu perfil?
    Estou velho pra mudar de area da administração para a engenharia mecânica ?
    Será que vou conseguir mudar de area ?
    Pois trata se de um alto investimento…meu medo maior é naum ter base nenhuma
    Engenharia mecânica, como está o mercado hoje?
    Qual area da engenharia devo escolher? Qro trabalhar em algo dinâmico, que naum tenha q ficar mto tempo sentado na frente de um computador…algo que eu possa me locomover um pouco e que tenha contato com as pessoas.
    É indispensavel nessa area o inglês?

    Muito obrigado vou aguardar ancioso sua resposta.

    • Pedro Addler

      Olá Diego

      Pelo que pude ver no seu depoimento você realmente está bem indeciso. Em primeiro lugar ( primeira pergunta ) você tem que avaliar se é simplesmente ruim em matemática ou então não gosta mesmo.

      Se você não gostar, já pode desistir da Engenharia Mecânica ( e da maioria das Engenharias ) desde já porque vai precisar bastante.

      Em relação a idade, ela não é nenhum empecilho e também a sua experiência em Administração pode ser um diferencial interessante no mercado de Engenharia Mecânica.

      Agora o Inglês, esse é fundamental, se você não tem conhecimento dessa língua ( acredito que você tenha ) é melhor ir correndo aprender pois ela é fundamental para todos os tipo de Engenharia.

      • Erick Serejo

        To exatamente na mesma situação que o Diego, eu nem preciso descrever o meu caso.

        Tive medo de não dar conta dos cálculos de engenharia mecânica e fiz arquitetura, concluo esse final de ano. Tenho 22 anos.

        Os cálculos de arquitetura eu sempre fui levando com a barriga, pois não sou muito bom, não acho chato, só tenho dificuldade.

        Tenho medo de ter estudado 5 anos em vão, pois oque a gente aprende em arquitetura não tem nada a ver com engenharia mecânica, é útil se eu for fazer curso técnico de design automotivo, oque eu não acho mto promissor, pois é difícil de ingressar no mercado.

  64. joyce

    Eu quero muito fazer Engenharia Mecanica mas não gosto muito de matematica gosto mais de fisica,sera que seria uma boa opção.No aguardo

    • Pedro Addler

      Olá Joyce

      Sinceramente, é melhor ou você rever seu conceito sobre a Matemática ou então desistir da Engenharia Mecânica.

      O fato de você gostar de Física no entanto dá uma boa dica: você deve gostar de matemática sim e não sabe !!! Afinal a toda a base da física é feita em cima da matemática.

      Reveja o seu conceito sobre a matemática, quando você aprender a entender e a gostar, estará pronta pra fazer Engenharia Mecânica.

  65. Pedro Addler

    Olá Bob

    Realmente para quem gosta de ler e trabalhar com tunning engenharia mecânica é um bom curso pois vai te dar todos os fundamentos necessários para trabalhar com motores e máquinas em geral.

    A Engenharia Mecânica é indicada principalmente para quem quer fazer tunning em motores :) ( tunning e customização mais avançados )

  66. Raul

    Gosto muito de fisica e matematica. tenho varias duvidas em que engenharia escolho!
    a que mais identifico é a engenharia mecânica, mas tenho interesse na de minas(petroleo) devido a bons salarios e pouca mao de obra.
    Qual engenharia traz melhores oportunidades de emprego e salários ? sera que devo trocar mecanica pela de petróleo ?

    • Pedro Addler

      Olá Raul

      Realmente você está por dentro !! Mas enquanto a Engenharias de Minas e Petróleo tem poucos profissionais ( emprego sobrando ), a Engenharia Mecânica também tem seu trunfo: ela é uma engenharia considerada difícil e por isso seus profissionais são muito valorizados.

      Comparando salários de Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo e Engenharia Mecânica por exemplo, Mecânica tem os maiores rendimentos :D

  67. Renan

    Olá estou aqui pra falar……que eu já sei a carreira que eu vou seguir futuramente…..será engenharia mecânica, eu estou no primeiro modulo do curso de Mecânica geral.
    porem recomendo a todos que moram na Z/L de são paulo a fazer curso na (DOM BOSCO)…tenho orgulho de falar esse nome, para quem quer seguir a carreira é um otimo começo. XD

  68. Pedro Addler

    Olá Tiago

    Assim como já identifiquei em algumas pessoas, acredito que você tenha o chamado “Espírito do Engenheiro” é um talento raro que poucas pessoas tem e que é ideal para quem quer fazer Engenharia Mecânica ou qualquer outro tipo de engenharia.

    Quem tem esse atributo em geral são pessoas organizadas, curiosas e inteligentes.

    Apesar de você não ser bom de matemática e de a matemática estar bem presente no curso de Engenharia Mecânica, arrisque fazer sim pois trabalhar com engenharia é o seu grande talento.

  69. Pedro Addler

    Olá Marina

    Realmente, não vou mentir pra você, você vai precisar estudar sim uma boa dose de matemática no curso de Engenharia Mecânica, pois ela se trata de uma engenharia clássica e bem técnica.

    No entanto não tem segredo é só estudar !! Você consegue superar a matemática do curso de Engenharia Mecânica tranquilamente.

    • Tábita

      um jeito mais fácil de entrar na engenharia mecÂnica ?

  70. Pedro Addler

    Olá Bruno B.

    Realmente, essa foi uma pergunta muito boa. Com as ferramentas modernas de desenho e cálculo realmente fazer contas deixou de ser um problema para os profissionais de Engenharia Mecânica moderna.

    No entanto, como nem tudo é perfeito, a medida em que as ferramentas se tornam mais sofisticadas os problemas também se tornam e uma coisa acaba compensando a outra.

    Em outras palavras, o profissional de Engenharia Mecânica moderna trabalha com muito mais tecnologia mas o seu nível de exigência também é mais alto.

    A engenharia é um ramo de atuação que nunca deixa de ser interessante e apresentar desafios, a tecnologia é uma busca infinita dentro da engenharia.

  71. Pedro Addler

    Olá Jonathan

    De um modo geral a engenharia segue a seguinte regra: quanto mais difícil mais o profissional ganha :P

    Entre as engenharias que você citou, com certeza a mais difícil é a Engenharia Mecânica, logo é ela que traz o melhor retorno financeiro.

  72. Pedro Addler

    Olá Brunun Souza

    Tem sim, o cálculo em suas várias formas ( clássico, vetorial e numérico ) é parte fundamental do curso de Engenharia Mecânica.

  73. Marcelo

    Ola Meu Nome é Marcelo tenho 20 anos terminei o 3° ano e tenho muitas duvidas no que realmente quero mas tenho bastante interesse em engenharia mecânica pois gosto muito de mecanica ,concertos e etc queria saber se u curso tem muita vaga no mercado apos formado ?

    • Pedro Addler

      Olá Marcelo

      Por ser considerada uma Engenharia das difíceis, os profissionais de Engenharia Mecânica tem a sua vaga praticamente garantida no mercado de trabalho.

      Alguns especialistas inclusive afirmam que nos próximos anos essa demanda por profissionais de Engenharia Mecânica tende ainda a aumentar, o que é uma ótima notícia :D !!

  74. Rafael

    ola pessoal estou aqui para saber se vcs poderiam me esplicar uma coisa a Engenharia Mecânica tem areas aleatorias é ? como:[petróleo, gás, energias renováveis], sistemas produtivos industriais, robótica e automação industrial] obr para quem me explicar…

    • Pedro Addler

      Olá Rafael

      Sim a Engenharia Mecânica tem várias especializações, no entanto, não são aleatórias não :P elas são bem definidas e todas tem uma forte relação com o curso original de Engenharia Mecânica.

      Você pode por exemplo se especializar em Pesquisa Tecnológica, Projeto de Máquinas, Vendas Técnicas, Gerência de Projetos e muita outras áreas.

  75. Thayna

    oi, estou fazendo o 2° ano do E.M e estou pensando e cursar engenharia mecânica, amo consertar coisas mecanicas e eletricas. Amo fisica e matemática. Será se eu tenho futuro nessa area?

    • Pedro Addler

      Olá Thayná

      Com certeza !! O fato de você gostar de Matemática e Física é um ótimo ponto positivo em favor da Engenharia Mecânica :D

      Essas matérias são a base do curso de Engenharia Mecânica. Sem contar o fato de você gostar de consertar as coisas, isso é o que chamamos de “Espírito de Engenheiro”.

      Você tem sim muito futuro na carreira de Engenharia Mecânica.

    • sergio siqueira

      tem sim, engenharia elétrica é bem melhor treine bem alguns cálculos serão necessário

  76. Diego Batista

    Olá, gostaria de saber se poderia associar a engenharia mecânica à engenharia civil, fazendo, por exemplo, graduaçao em mecânica com pós em civil?

    • Pedro Addler

      Olá Diego Batista

      Na Engenharia Civil, o profissional se encarrega nos projetos e construção de prédios, obras de infra-estrutura e casas.

      Na Engenharia mecânica o profissional se envolve no projeto de máquinas mecânicas e supervisão de seu andamento.

      Infelizmente não vejo muita relação entre as áreas :( de qualquer modo pelo seu perfil você se enquadra melhor na Engenharia Mecânica.

  77. LETICIA

    oi tenho vontade de fazer engenharia mecânica, pois gosto muito de conhecer sobre peças.

  78. Leandro

    Oí, queria saber se a engenharia de produção tem alguma coisa ver, com a engenharia mecânica, pois eu já trabalho na area de mecanico com sistemas hidraulicos, mas estou no primeiro ano de engenharia de produção, pois não tive ainda uma oportunidade para fazer mecanica. Fazendo produção e tendo um bom conhecimento na mecanica posso me dar bem na carreira, ou depois devo me especializar em mecânica ?

    • Pedro Addler

      Olá Leandro

      Pior que você está certo, muita gente não sabe e não percebe, mas a Engenharia Mecânica tem sim bons pontos em comum com a Engenharia de Produção, afinal, ambas estão relacionadas ao projeto de linhas de produção.

      Claro,o foco é diferente, Engenharia Mecânica se foca em máquinas e Produção em gestão, mas há muitas matérias e conteúdos em comum que fazem a ponte entre essas 2 carreiras.

      De qualquer modo, fazendo Engenharia de Produção você pode sim fazer alguma especialização relacionada a Mecânica, Sistemas Hidráulicos que você já conhece por exemplo :)

  79. Rodrigo Sales

    Olá, Engenheiros !
    Sou Estudando do 3º Semestre de Engenharia Mecânica. Como nosso caro Pedro Addler vem falando, realmente é verdade que o 1º ano é o mais dificil, porém no 2º ano as coisas ficam mais claras, e sua vida começa a mudar. Hoje a Engenharia ajuda não só em aspectos relacionados a ela, ao exercitar tudo se torna mais lógico, fazendo com que você se torna uma pessoa mais apta a resolver problemas. Vamos em frente conto com vocês na Engenharia.
    Abs.

  80. Diego Alves

    olá

    estou com uma duvida tremenda,entre duas engenharias,civil e engenharia mecânica, o porque da minha dúvida gosto de mecanica sou curioso e sempre tento resolver (consertar)mas não sou muito bom em fisica e matematia (minha namorada é fera) porém acho legal e civil e sem falar que moro no ES a civil ta um estouro aqui, mas aqui tbm tem muitas industrias grandes.

    • Pedro Addler

      Olá Diego Alves

      A questão de gostar de resolver problemas e consertar coisas é o que chamamos de “Espírito de Engenheiro” algumas pessoas realmente nascem com esse talento :)

      Não vou mentir, Engenharia Mecânica tem bastante Física e Matemática sim e sua vontade vai ter que ser grande para conseguir se formar.

      Tudo depende do seu projeto de vida, do fato de querer dar asas ao seu espírito de Engenheiro ( no caso Engenheiro Mecânico ) ou não.

      Qualquer dúvida em Matemática e Física alías, você pode perguntar pra sua namorada hehe

  81. renan

    ola..tenho duvida entre engenharia da computação e engenharia mecanica…são 2 coisas que eu gosto muito.
    minha duvida na engenharia mecanica é a matematica e fisica. nao gosto muito. mais so louco por motor, gosto de sabe sobre eles, gosto de mecher e resolver.o que acha?

    sera que daqui 4 anos vai ta melhor que hj a engenharia mecanica ou vai ta em baixa?

    • Pedro Addler

      Olá Renan

      O mercado de Engenharia Mecânica, assim como todos os mercados de Engenharia tendem a crescer muito no Brasil na próxima década, que aliás está sendo chamada de “Década de Ouro”.

      Daqui a 4 anos o mercado de Engenharia Mecânica vai estar sim muito favorável.

  82. Juliano Antonio Padilha

    Olá, meu nome é Juliano tenho 23 anos e acabei de terminar o curso de Ciências Econômicas e me matricular em Engenharia Mecânica nas faculdades Positivo aqui em Curitiba. Sempre quis se Engenheiro e sempre amei calculos em Economia nas matérias que envolviam cálculo (Econometria e Estatística) nunca precisei estudar e sempre tirei 10. O problema é que estou fazendo um curso de inglês que gosto muito. O problema é que o curso de Engenharia Mecânica é muito caro e pensei em fazer Engenharia da Produção pois assim complementaria com Economia. Estou em dúvida se continuo Mecanica ou vou para produção, o problema é que parece que aqui em Curitiba não tem muitas vagas de estágio para Produção em sua maioria são para mecânica. O que devo fazer?

    • Pedro Addler

      Olá Juliano Antônio

      Realmente, não vou mentir, se o seu sonho é ser Engenheiro mesmo, mexer com Engenharia, melhor é fazer Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção não vai te proporcionar isso.

      Se você está achando o curso de Engenharia Mecânica caro, ainda assim tem várias opções.

      Você pode por exemplo tentar passar em uma Federal, você pode tentar o SISU e até mesmo crédito educativo ( você tem o estudo pago pelo governo e depois paga quanto tiver um emprego ).

  83. will

    olá….
    eu estou me interessando bastante por engenharia mecânica…pelo que pude apurar com minhas pesquisas o mercado de trabalho está bem favorável para essa área, pelo oq eu tb pude perceber tem que ter o dominio do inglês,pois, são poucos os livros de engenharia mecânica em português e informática… como disse estou me interessando…matématica não é meu forte, mais o interesse vale. com as amplas áreas no mercado, concerteza vou optar por a mais interessante para mim…uma pergunta…quanto tempo em média dura o curso completo, ou seja, com os cursos opicionais? obrigado pela atenção!!!

    • Pedro Addler

      Olá Will

      Realmente você tem toda razão e reforço sua palavra, hoje em dia para seguir uma carreira séria em Engenharia Mecânica ou qualquer tipo de Engenharia você tem que saber Inglês e bem.

      Em relação a Matemática digo o mesmo: apesar de você não ser muito bom, é bom ir se preparando e reforçando porque no curso de Engenharia Mecânica tem bastante matemática.

      A duração total do curso de Engenharia Mecânica é de 5 anos, contando com Mestrado ou então especialização são mais 2 anos. Uma formação completa em Engenharia Mecânica seguindo essa lógica dura 7 anos.

      No entanto com 5 anos, quando você tiver o diploma de Engenharia Mecânica em mãos já poderá trabalhar.

  84. manooo

    Engenharia Mecânica é a profissão que eu queria ter em toda a minha vida…

    Engenharia Mecânica é a melhor profissão que existeee !!!

  85. Paulo Vitor

    oi
    tenho muita vontade de fazer engenharia mecánica
    pois mando bem nas matéria matemática e física mas queria saber como eu posso estabelecer uns bons estudos

  86. Fabricio Bueno

    olá

    Estou em duvida entre mecânica ou civil as duas são uma sonho eu estou na mecânica mais com muita duvida pois estou no primeiro semestre ainda tenho até o 4º para escolher só sei de uma coisa até agora eu quero ser engenheiro adoro matemática e física adoro projeto estruturais e amo maquinas e informática, sou horrível em português e química gosto de historia por favor me ajudem.

  87. Igor Campos Amarasco

    Olá a todos do site…
    tenhu 17 anos, me interesso muito pelo lado automotivo, sou apaixonado por carro, por motores, design,tuning, em arrumar carro reparo etc, voces acham que a faculade de enganharia mecania seria ideal para o meu gosto?e minha paixao… ?

  88. Mateus

    oi
    sou mateus tenho 17 anos,quero cursa engenharia mecánica,estou em ultimo simestre do ensino medio,gosto muito de calculo mas não sou muito chegado a fisica,matematica gosto muito! mas não so presica dela e sim de fisica ai estou em duvida. alguma ajuda por favor

  89. Rafaela Pires

    Olá! Eu estou no terceiro ano de cursinho e queria fazer Medicina. Mas já nao estou no pique e percebi que curto muito matematica, fisica e química e não sou aquele crânio, mas tenho uma certa facilidade. Curto saber como as coisas funcionam! Sempre falei em Engenharia Mecânica, mas ainda penso sobre isso! Pretendo prestar no fim desse ano na UNESP, e queria saber como é o curso, carreira, oportunidades de trabalho.. alguém poderia me ajudar? (:

  90. Monica

    Oi, adorei o curso e estou pensando seriamente em tentas, me dou muito bem com física e matematica, só tem um problema, não entendo muito de carros, será que tem algum problema?

    • sergio siqueira

      as qualidades já estar dizendo tudo, faça engenharia elétrica, mecania não tem nada haver contigo, graxa, óleo, sujeira.

  91. Lucas

    Olá! Bom, eu gosto muito de resolver cálculos e também sou vidrado em desenhar e ver carros. Penso em fazer uma faculdade de Engenharia Mecânica, só que não sei o curso que devo estudar para ter melhor conhecimento, pois a aérea que quero trabalhar é a de criar carros. Espero que você poça me ajudar.
    Grato!

  92. vinicius

    Eu pretendo fazer técnico em mecratonica e depois fazer uma faculdade de engenheiro mecânico,é uma boa? e também queria saber qual é a diferença entre engenheiro mecânico para mecratonico?

  93. Cesar Ximenes

    Olá, sempre gostei de ver como era dentro da máquinas, seja CPU, televisão, guitarras, sempre acabava abrindo pra ver como funcionava, será que Engenharia Mecânica é uma boa pra mim?

  94. marcia lima

    Oi chamo Marcia e tenho 30 e gostaria de cursar engenharia mecânica, trabalho na área de engenharia de processo já algum tempo,mas sou muito ligada a desenho em geral.mas tenho receio pela minha id
    ade e pelo fato de ser mulher, tenh receio de quando formada nao consiga empregoe.devo seguir meu talento e seguir com desenho industrial por exemplo ou encaro e faço a engenharia aproveitando que ja estou
    na área?

    • sergio siqueira

      faça engenharia elétrica, como vc gosta de desenhar
      faça também o curso de auto-cade 3D, desenhar projetos da um bom dinheiro

  95. Gabriel

    oie tudo bem ?
    tem 14 anos e gosto de mais da conta de carros, tem como eu trabalhar somente com engenharia mecanica de automoveis ??

    obrigado abraços …

  96. leonardo

    olá,tenho uma duvida,se eu fizer engenharia mecânica depois eu trabalha aonde?e se eu quiser abrir meu próprio negosio?como eu faso?

  97. Juliano Aires Silva

    Oi, meu nome é Juliano e estou no primeiro periudo de engenharia mecanica, eu sou mecanico de altomoveis e sou apaixonado pela mecanica em geral,só que como muitos eu não sou bom nem um polquinho na danada da matematica mas estou disposto a seguir em frente no curso de engenharia mecanica. Eu queria uma orientação. Por Favor. Grato…

  98. Adriely vasconcelos

    .. ” Oi eu tenho 15 anos , eu faço um curso na IFPA .. estou muito confusa nao sei o que eu faço .. eu gostei muito dessa profissao só que eu nao me dou muito bem em fisica e nem em quimica , mais ou menos em matematica .’ eu gosto de Biologia tbm eu queria uma opiniao qual a minha melhor opcao tenta fazer essa profissao ‘ ou escolher outra area ??

    • Pedro Addler

      Adriely se você não conseguir se adaptar ao curso e as matérias correspondentes, melhor procurar outra área… Boa sorte!

      • Felipe Mota Rodrigues

        Tenho 15 anos, gosto e tenho facilidade com física e matemática. Estou muito interessado na área de manutenção em máquinas pesadas. Gostaria de saber qual matéria (física ou matemática) a engenharia mecânica mais exige do graduando. E quais são os assuntos que o graduando estuda no curso?

  99. rodrigo cotes

    ei quantos ea facudade de engenharia mecanica

  100. Clayver

    Eu gosto de automoveis e não tenho quase nenhum problema em matematica sou curioso não do tipo que fica bisbilhotando as pessoas mas do tipo que quer aprender mais eu tenho dificuldade pois em algumas coisas se passo. Eu quero me superar mais como?

  101. tatiane

    tenho 17 anos sou estudante do ensino médio faço o 3 ano e quero muito fazer engenharia mecanica mas tenho muitas duvidas e uma delas por eu ser mulher na hora que eu for entrar no mercado de trabalho vou ter dificuldade de arrumar emprego por eu ser mulher.

  102. Leticia Germana

    Oii…Eu quero me formar em engenharia mecanica automotiva..Mas eu nao sou muito fa de matematica e calculos…Alguma dica ?

  103. Ramón Alberto

    Olá tenho 34 anos e sou graduado em enfermagem que por sinal não tem nada a ver com Engenharia.Porem tenho um sonho de ser engenheiro, mas tem um fator principal, a Matemática.
    Como minha formação foi na area de saude,não sei se vou conseguir superar isso. queria saber qual Engenharia eu posso fazer? pois estou em duvida entre: Elétrica, Mecânica e Civil e qual seria a mais rentável? E a minha idade seria um obstaculo dpois de formado?
    Desde ja agradeço sua atenção estando certo de um breve retorno.

  104. everson jose ramos

    Bom como li os vários comentários e percebi que como a maioria também não sou bom em matemática, fazendo a faculdade de engenharia mecânica temos que procurar ajuda como aula particular de matemática ou conseguimos sem.Por favor deixe o exemplo de alguém que tinha a mesma dificuldade e hoje é formado.Desde já sou grato e fico no aguardo.
    Everson Jose Ramos

  105. ABC da silva

    Ola,gostaria de fazer alguma engenharia relacionada a armas,porem nao sei em qual area ela se encaixa,e em engenharia mecanica?se na for podem me informar em qual area da engenharia e?tambem gostaria de saber quais universidades do brasil oferecem este curso.Obrigado

  106. Marlon Carvalho

    Por favor, respondam… estou perto de uma grande decisão.
    Tenho 15 anos e farei prova pra colegios tecnicos. Escolhi o curso de Mecânica Industrial, e logo após o término do técnico, pretendo prestar vestibular pra Engenharia Mecânica nas universidade daqui do Rio (UERJ, UFRJ, UFF, UFRRJ etc.)
    O fato é que: Não sou muito bom em matemática, porém, adoro física. Também gosto de barcos grandes (veleiros etc.) e desenho muito bem. Eu (como engenheiro mecânico) posso trabalhar na parte de barcos e/ou motos? Tira essa dúvida por favor, é URGENTE. Grato.

  107. jozimar

    ola! gostaria de saber se eu ainda tenho chance de fazer engenharia mecanica porque eu tenho 26 ano terminei ensino medio 6 anos atras ?

  108. Raphael Gonçalves

    Olá, tenho 22 anos e estou no terceiro ano de eng. civil, mas des do vestibular estava em duvida entre mecanica e civil, acabei optando por civil, mas sempre tive curiosidade em relação à mecânica. E, sinceramente, não sei se continuo civil ou se experimento a mecânica, tenho medo de fazer a escolha errada.

  109. elker nascimento do carmo

    estou com uma duvida ,quero fazer engenharia mecanica,trabalho na parte de mecanica a mais de 7 anos,fiz curso técnico de mecanica, mas quero fazer a faculdade mas estou com medo pq devido ao tempo que parei de estudar,acho que terei muitas dificuldades principalmente em matematica e fisica!
    oq eu queria saber ,se mesmo sem estudar um certo tempo fazendo a faculdade eu conseguirei me adaptar rapido?

  110. rauani

    to em duvida entre ser advogada ou engenheira mecanica nao gosto muito de matematica e tenho grandes dificuldades

  111. Claudio Mello

    Estou com uma vontade enorme de fazer uma engenharia, so que tenho 45 anos vou me formar com 50 anos . E como e que fica o mercado, apesar da idade ja trabalho numa industria automobilistica a 14 anos. Sera que nao vale mais apena fazer um curso de tecnico na area ou melhor mesmo e fazer engenharia mecanica ou tecnico em mecanica. Sou formado em Administração mais gosto de matemática.

  112. Johann Figueiredo

    Oi, gostaria de saber como é o início da carreira de um engenheiro mecânico, o que faz, e como é na prática.

  113. Edson

    Olá, estou muito indeciso se devo ou não fazer engenharia mecânica, fiz cursos para fazer desenhos e projetos em 3D, me interesso muito em fazer projetos de carros, peças,etc… Gostaria de saber se a engenharia mecânica realmente se encaixa nisso

  114. matheus

    eu quero fazer engenharia mecanica mais nao gosto e nao so mt bom com calculos
    oq eu faco?

  115. douglas

    oi meu nome é douglas
    e meu sonho desde quando eu nasci é ser engenheiro mecanico
    o meu pai tem uma oficina mecanica de moto
    e eu praticamente fui criado dentro dela e sei muito e um pouco mais em mecanica de moto
    e por essa experiencia será mais facil de eu entrar numa faculdade reconhecida ou numa grande empresa ?

  116. Lucas Rosário

    Oi,sou Lucas tenho 18 anos e trabalho como mecânico de automóveis leves há 5 anos.Pretendo prestar vestibular pra engenharia mecanica com enfase em mecatronica.Mas não me dou bem com matemática,mas sou muito bom em fisica.O que faço? Devo me arriscar?Afinal gosto bastante do que faço.
    Grato

  117. Leandro de Oliveira Machado

    Bom dia!!!
    Se eu fizer Engenharia Mecânica, posso me especializar em Mecatrônica, ou tenho que fazer Mecatrônica, com especialização em Mecânica. Obrigado.

  118. iago

    tenho 11 anos e ja estou fazendo engenharia pelo computador,será que assim tenho mais chance de entrar no ramo mecÂnico de engenharia?sou muito novo mais tenho consciencia desde já!

  119. Natan

    Ola eu tenho 17 anos e sou elétricista automotivo e gostaria de me formar em engearia mecaníca sera que seria bom eu apender mecanica ou posso continuar com a elétrica.

  120. douglas

    Gostaria de saber atualmente qual o ranking das universidade de Engenharia Mecânica. Dizem que o IME e o ITA são inquestionáveis os melhores, será mesmo? Estou no Paraná, mas não tenho problema em estudar fora daki. Alguém pode me ajudar?

  121. igor

    Tenho apenas 17 anos quero fazer o curso técnico , você acha uma boa,pois gosto muito desta aria pelo puco q sei … queria saber + sobre esta aria!!!
    :)

  122. willian

    Ola!!
    Estava pensando em fazer uma faculdade de engenharia, e optei por escolher mecanica, ja trabalho na area de controle de manutenção dentro de uma construtora.
    Na verdade no colegial nunca me interessei por exatas, matematica,fisica e ate mesmo quimica.
    Mas comecei a gostar.
    minhas aulas começam em março do ano que vem, e pra ser sincero, estou com medo do que há por vir,me formei no colegial ha mais de 5 anos, e nao lembro de quase nada, ate trabalho com calculos no dia a dia, assim como tambem com variedades de oleos lubrificantes.
    qual o conselho vcs me dariam?
    estou simplesmente desesperado, sera que fiz a escolha certa?
    Vale lembrar que sou o unico controlador de manutenção da empresa, e trabalho na matriz da mesma, por conta de meu bom desempenho.
    Me ajudem

  123. julio cesar moraes

    Olá Pedro queria saber se o curso de engenharia mecanica da UFPE é bom,gosto dessa area adoro fisica e matematica as ciencias exatas e minha grande paixão.O mercado de trabalho estará bom daqui a 10 anos?obg!!!!

  124. Vinícius R Borges

    Olá ! Tenho 17 anos, e estou á um semestre de concluir o curso técnico em Automação Industrial no SENAI com duração de 2 anos, o qual passei no vestibular e ganhei bolsa, gostei da area pois posso ingressar na área automobilística, essa sim meu verdadeiro sonho, sempre amei carros, motor, etc, mas nunca fui bom ( o suficiente) em matemática e química, será que dou certo em Engenharia Mecânica ??? Desde já, muito obrigado !!!

  125. Franklin William

    Olá, sou William, tenho 18 anos. Eu sempre amei automóveis desde pequeno, sempre fui muito curioso, tanto na parte elétrica quanto na parte mecânica, e sempre quis mexer com essa área, eu gosto muito de desenhar modelos, e também já trabalhei com autopeças para conhecer mais detalhadamente essa área, mas eu tenho dificuldade com matemática e cálculos, o que você me sugere para mim poder entra na área sem muitas dificuldades?

    obrigado

  126. Renato

    Estou no terceiro ano do ensino médio e faço tecnico em edificações. Não gostei muito do curso porque eu gosto mais de cáculos e o curso, apesar de ter muito cálculo em estruturas, tem muitas outras matérias chatas. Eu não gosto, por exemplo, de orçamento, pois apesar de ser cálculo é muito minucioso. Entre eng. mecanica e civil, qual tem mais cálculo e menos matéras chatas (muito teórica ou minuciosa)?

    • Renato

      Queria saber também qual dá mais dinheiro e, no caso de eng mecanica se posso especializar em naval.

  127. Felipe

    Olá, meu nome é Felipe, e já sou formado em Farmácia e Bioquímica com Especialização em Farmacologia. Sempre gostei de química, e pensei em cursar engenharia do petróleo. Porém, o curso é restrito, e gostaria de cursar eng. mecânica para posteriormente especializar-me em petróleo e gás. Minha dúvida é, pelo fato de ter cursado Farmácia e Bioquímica, posso encontrar dificuldades para conseguir emprego? E pelo fato de conseguir a segunda graduação com 31 anos (pelas minhas contas) terei dificuldades também pela idade?

  128. jucimara

    Oi tenho 37 anos meu sonho é fazer engenharia mecanica .Como eu estudei no EJA então vc fica muito por fora das matérias ñ aprende muito bem é passado tudo por cima ai fica dificil eu mesmo não sei como começar estudar para o vestibular .

  129. Wanessa Martins

    bom dia a todos…
    gostaria de me aprofundar mais, em uma área da engenharia mecânica-aeronáutica, pois, preciso melhorar um seminário da faculdade, se for possível mandem-me algo específico.
    desde já agradeço…
    atenciosamente…

  130. felipe

    eu estou no 8 ano e gosto muito de carros e quero ser engenheiro mecanico da qui alguns anos e queria saber se é uma boa profissao

  131. Edgard

    Olá, sou um jovem, recentemente fiz 18 anos, Tenho um Curso de técnico em mecânica(periodo de 2 anos), irei começar atuar na area de manutenção, porem nao quero me estabilizar nisso, eu estou interessado na engenharia mecânica,Porem nao sou uma pessoa bom de cálculos.
    Quando eu fazia o ensino médio,para mim se dar bem na aulas de matemáticas era necessário um bom tempo e dedicação para aprender as contas,as vezes nao intendia muito.

  132. Werik

    Ola, pretendo fazer engenharia mecânica pois já estou na área de atuação como Técnico em mecânica gostaria de saber se depois de formado em Engearia tem mais alguma coisa a se fazer como por exemplo quando alguém se forma em matemática ele pode fazer mestrado e doutorado isso existe na engearia mecânica ?

  133. Hicaro

    olá, estou praticamente selecionado em engenharia mecanica na UFC.. queria saber se vale a pena, pois eu queria civil e aqui na ufc é muuuuito concorrido.. Queria saber também sobre o mercado de trabalho para o Engenheiro Mecânico em Fortaleza..

  134. caio

    Gostaria de saber se é necessario um curso de desenho tecnico , auto cad , inventor logo no começo do curso ?

  135. Danilo Anholon

    Ola, eu sou desenhista, em uma empresa de engenharia mecânica, fiz um curso técnico em mecânica e autocad, e recentimente fiz um curso de solidworks,e consegui esse emprego na area, eu trabalho com auto cad e ja aprendi muita coisa na empresa, principalmente em desenho 3D.
    Eu gostaria de saber, qual a melhor area para seguir na engenharia, alguem poderia me informar?
    Eu começo a faculdade esse ano, no segundo ano de faculdade, ou até no segundo semestre, eu ja conseguiria arruma um emprego na area?
    Obrigado!

  136. Thiago

    Olá, me formei em técnico em Manutenção de Aeronaves e gostaria muito de fazer engenharia mecânica mas gostaria de saber sobre o mercado e se vc me aconselharia a fazer engenharia mecânica ou eletrônica?

  137. Alynne Rocha

    Olá, meu nome é Alynne. Tenho 16 anos e faço o 2° ano do Ensino Médio. Não sei porque, mas desde os meus 9 anos eu penso seriamente em me formar em engenharia mecanica. Sempre fui do tipo que comprava brinquedos eletronicos para desmontar e monta-los novamente. E de uns anos pra cá, percebi que odeio matemática! Mas me dou bem na matéria, inclusive desenvolvi uma fórmula aos 15 anos. Fui elogioada pelo corpo de professores do ensino médio. Mas a questão é, se eu não gosto de matematica, esse seria um fator que me prejudicaria na Engenharia Mecanica?

  138. Reinolds

    Caramba,eu gosto muito do trabalho de engenharia mecânica…tipo, do que é feito nesse trabalho, peças e tal. Porém…eu tenho sérios problemas com a matemática.

  139. daniel

    Ola eu tenho 15 anos queira saber uma coisa eu desde pequeno sempre fui muito interessado no setor de mecanica automobilistica mas eu conheço pouco de mecanica e memsmo eu não tendo um base de mecanica eu poderia aprender muito sobre mecanica com esse curso não é mesmo

  140. Josias Ramos

    oi a todos,tem 8 anos que trabalho na areá aprendi na raça o que me falta o diploma de engenheiro mecânico, tenho 33 anos a possibilidade de concorrer no mercado de trabalho, fabricava equipamentos para Petrobras arvore de natal para o pre sal.

  141. Valdir Lopes

    Oi pessoal estive lendo algumas perguntas sobre o ramo de engenharia mecanica.
    Sem duvida é uma boa profissão para quem tem facilidade em calculos diversos, e gosta de novos desafios e de quebrar a cabeça.
    Eu trabalhei mais de trinta ano nesta profissão alias me aposentei nela como projetista mecanico e posso disser com toda certeza que é uma boa profissão,com poucos profisionais em atuação já que a maioria hoje estão preferindo o ramo da informatica e deixando este campo muito carente.
    Aos que pretende seguir desejo boa sorte.

  142. irapuan de paula

    ola estou iniciando este ano em engenharia mecânica. e gostaria de saber quantos semestre leva pra eu estar pronto pelo menos prum estagio.e se este curso eu poderia estar atuando de mecânico de manutenção ou ferramentaria.obrigo sera que alguém pode me dar uma dicas por onde de começar porque estou meio perdido .

  143. Jéssica

    Olá!! Bom galera me formo no curso Técnico em Mecânica no fim desse ano, queria muito termina o curso e começar a fazer faculdade de Engenharia Mecânica, só que to um pouco apreensiva porque gosto de matemática mais não consigo gostar de física, e tenho medo de começar a fazer a faculdade e não ser mesmo o que eu quero ou ate mesmo a carreira ser muito estressante, me ajudem estou muito indecisa. Desde já obrigada!!

  144. luciano

    gostaria de saber se posso mudar de curso no 2 semestre … vou mudar de engenharia civil para eng. mecanica é uma boa escolha oque vc acha

  145. Juliana Freitas

    Boa Tarde!

    Pretendo seguir no campo da engenharia,porém sempre fui dispersa nas áreas de matemática, fisica e quimica; que são as principais para a engenharia, este fator tbm foi causado por eu ter feito todo o ens. médio em escola publica, onde o ensino mais aprofundado nessas matérias é bem precário, nao sai do colégio com uma boa base em calculos. Porém nao é que nao goste dessas matérias, é que nao aprendi direito. Sou bem crua.E isso vem sendo o meu dilema, sera que posso msm seguir na engenharia mecanica?? ou outra engenharia??

    • Guilherme

      Olha eu estudo em escola pública, estou no 1 ano do Ens. Médio, e o estudo dessas matérias na minha escola não são precários, tenho aprendido MUITO, pretendo seguir a carreira de Eng. Também, mas ainda estou em dúvida entre Mecânica e Civil ;s Espero me decidir esse ano ainda! haha

  146. gabrriel

    eu tenho 11 anos e sonho em fazer engenharia mecanica …e gosto muito de mecanica!seria uma boa profissão pra mim ?? será que ñ sou novo de mais ?!

  147. Miriam

    Nossa estou encantada com saite,desde que decidir mudar de profissão ele vem me ajudando muito em algumas duvidas!!Parabéns a toda equipe!!Estou muitoo feliz em ter optado pelo curso de Engenharia Mecanica!
    Parabéns!!

  148. Swianny

    Olá!!! Estou cursando o primeiro período de Engenharia de Produção queria saber com quais engenharias a engenharia de produção tem pontos em comum e quais são eles. Desde já, obrigada!

  149. Breno

    Olá meu nome é Breno tenho 15 anos , eu me amarro muito em carros até mesmo eu crio alguns carros em 3D em um programa chamado ‘zmodeler’ ainda não sei nem um pouco de mecânica mais meu sonho é ser um engenheiro mecânico e minha duvida é :’Quanto Ganha um Engenheiro Mecânico ? ‘

  150. Breno

    Ah perdão eu não tinha visualizado o valor la em cima , mas mesmo assim obg ..

  151. elder pinheiro

    vou fazer meu vestibular sabado agora e precisava de algum conteudo especifico para negneharia mecanica estudei um pouco mas sinto que nao foi sulficiente alguem tem algum conteudo suficiente para me passar estou desesperado !

  152. Jorge francisco

    O que muito atrai na mecânica é o ronco do motor pois sou mecanico há trinta ano só estou presizando aprimora mais meus conhecimentos para isso tenho que fqazer engenharia sera que consigo!!!!!!!

  153. tulio augustavo

    Olá, gosto muito de carros, motor etc
    matematica tenho uma facildade de aprender, tenho 17 anos queria saber se tem algun curso que eu deva fazer antes de entrar para uma faculdade estou indesiso preciso de uma opnião para o meu futuro, tomara que alguem me ajude.
    Aguardo..

  154. William

    Ola a todos… eu tenho 21anos trabalho com mecânica dês de os 15 anos especificamente mecânica automotiva, mais sou muito fan de todo tipo de mecânica e eletromecanica,tenho curso proficionalizante na minha área de atuação mas que agregar mais conhecimento.Estou pensando em fazer um curso tecnico em eletronoca, logo apos tecnico em mecânica e “por fim engenharia mecânica”é a meta ate agora uahuah… pelo meus caulos terminarei esse meu prohjeto com 32anos sera que é uma idade muito avançada ?? oque vocês tem a me dizer?? é uma boa… (sou pobre uhauhauh e na juventude digamos que eu não era um cara muito interessado na escola, esses cursos na minha opnião me serviriam como uma preparação ou algo do tipo). xD

  155. Kaique Allan

    Tenho uma duvida, tenho muita vontade de fazer Engenharia Naval, mas é muito dificil os cursos e também acha-los, queria saber se me formando em Engenharia Mecanica depois posso me especializar em Engenharia Naval.

  156. Adriano Joab

    Olá, parabéns pelo site.
    Meu problema é; tenho que dominar matemática e ingles para ser um bom profissional no futuro?
    Ou com a dedicação consigo acompanhar as materias e o ingles posso fazer o básico?
    Obrigado desde de ja, vcs tem iluminado nosso caminho em relação a engenharia.
    Abraços

  157. Pedro

    Eu tenho 18 anos e pretendo seguir o curso de enginharia mecânica o que é preciso? Por favor me ajudem

    • 3º SGT PM LISBOA

      Para facilitar inicialmente estude bastante funções, revise conceitos básicos de trigonometria e busque conhecimentos de física e química. Garanto que isso o ajudará muito nos primeiros períodos.

  158. Leonardo Junior

    Boa noite !!!

    gostaria de um conselho, estou cursando eng mec e estou no 5º semestre, o problema é que não trabalho na área e não tenho nenhum curso técnico, qual seria o melhor curso para eu começar? para eu ter uma chance melhor de conseguir um emprego mas rápido, estou pensando em AUTOCARD e tenho outro em vista de mecânica geral de automóveis ( esse ele é 90% do curso pratica ) iae oque vcs aconselham ??

  159. allan

    vou comentar esta profissao pq eu mimendentifico com mecanica

  160. Pingback: Qual a diferença entre Engenharia automotiva e Engenharia mecânica? | DriveRiot

  161. marcelo travassos

    Olá tenho 16 anos curso o primeiro ano do ensino médio e sempre gostei e estou decidido a fazer engenharia mecânica ja pesquisei sobre a profissão e é realmente oque eu quero e que queria saber se tem algum tipo de curso técnico ou sei lá que possa fazer mesmo cursando o ensino médio que me acrescente na area de engenharia mecânica e tbm em um futuro curiculum.Desde já agradeço.

  162. Alan

    Preciso de conselhos de quem está na área de qualidade e engenharia mecânica e produção, tenho formação em Tecnologia em Produção e Qualidade, trabalho na área da qualidade aproximadamente 10 anos, experiência em inspeção, auditoria e gestão da qualidade, trabalhei em diversos ramos de empresa, atualmente estou no ramo de Petróleo e Gás, estou na seguinte dúvida, realizar especialização em pós graduação ou MBA para os seguintes títulos de cursos:
    - engenharia da produção, administração industria, qualidade e produtividade e gestão industrial.
    Ou fazer outra graduação:
    - engenharia de produção ou mecânica.
    Minhas outras maiores dúvidas são, se eu optar por engenharia será se é muito arriscado começar o curso com 32 anos ou com o tempo que teria para me formar engenheiro seria mais vantajoso me tornar especialista em qualidade para melhoria contínua (Lean e Seis Sigma)?

    Obrigado.

    • 3º SGT PM LISBOA

      Não é um conselho, apenas uma opnião: No momento a área de PETRÓLEO é promessa de sucesso então especialize-se nesta área e busque se tornar fluente em outros idiomas. Acredito que seria um excelente investimento.

  163. Tiago Herman

    estou atras de uma boa profissão q ganhe bem e tenha uma boa carga horaria semanal, sou bom em matemática, física e química. estou indeciso ainda o q seria a profissão sera. qual seria ??

  164. luis gustavo

    ola !!
    Tenho 15 anos e queria saber qual a melhor idade para comeca a fazer um curso técnico ????

  165. Leandro

    Olá, Tenho 22 anos e já sou formado em sistemas de informação. Desde a época da graduação já pensava em trocar de curso, para engenharia mecânica. Enfim acabei não trocando e conclui o curso de sistemas.
    Minha dúvida é, valeria a pena cursar engenharia agora? Mudar totalmente o rumo? Também já pensei pelo lado de que eu me formaria com 28 anos e isso acabar sendo um problema, mas pelo que tenho lido não será muito.

    Obrigado!

  166. franciele purificacao

    olá! tenho apenas 17 anos sonho se forma em engenharia mecanica , pena que onde moro nao encontro oportunidade pra essa aria .

  167. Ricardo

    oi,tenho 44 anos e SOU formado em análise de SISTEMAS E MATEMATICA. MEU SONHO NO ENTANTO É FAZER ENGENHARIA, MAS GOSTARIA DE SABER SE A MATÉRIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURRICULO DAS FACULDADES POR SER OBRIGATÓRIO NÃO PODE ATRAPALHAR UMA PESSOA QUE QUER SE FORMAR, SÓ QUE PASSOU DOS QUARENTA ANOS

    • 3º SGT PM LISBOA

      Olá, eu tenho 34 anos e lhe garanto que o estágio não será um problema, pelo contrário, acredito que sua idade será vista com bons olhos pelos avaliadores.

  168. Rodolfo Diaz

    Olá, penso em fazer engenharia mecânica pra trabalhar na parte automotiva o problema é que: em fisica eu não sou muito bom, será que vou me dar mal?

  169. LUCAS FERNANDES

    Olá,tenho ensimo médio completo mas estou com uma duvida antes de começar a faculdade, eu gostaria de saber se é melhor para a minha carreira fazer primeiro o curso técnico antes de começar a engenharia mecanica, se só com o curso tecnico consigo engrenar no mercado e depois começar uma engenharia dentro de alguma empresa, tenho ingles quase completo. Obrigado

  170. gislane

    Oi eu fiz o primeiro periodo de engenharia de produção mas estou pensando em mudar para mecanica, mas tenho duvida em relação ao emprefo por ser mulher e nao entender muito de mecanica mas gosto muito de matematica fisica o q vc acha?

    • 3º SGT PM LISBOA

      O engenheiro não tem, necessariamente, que trabalhar com mecânica, pois a formação é muito ampla. Há engenheiros no setor financeiro, no meio acadêmico e outros. Eu por exemplo sou Engenheiro e trabalha auxiliando na perícia de armamentos da Polícia.

  171. Matheus Henrique

    Olá, Tenho 15 anos e gosto muito de matemática, física e química, estou em duvida entre engenharia elétrica e mecânica, pois ambas de agradam, porem não gosto muito de carros, mas em geral gosto muito de mexer em maquinas, qual eu devo escolher? Também não gosto muito de desenhar sera que atrapalha?

  172. Laert Mercier

    Ola, não sou engenheiro, meu sonho é ser engenheiro mecânico, amo física e química de verdade,agora tem gente q não gosta da matemática, na verdade vc pode fazer tudo sem ela, mas vai ser tudo errado, a matemática existe para q possamos entender a física ou a química, ela é a linguagem para q as coisas sejam exatas, sem ela não se explica ou entende nada.

    Ps: ”A física é viva e quente, a matemática é morta e fria”Mercier

  173. Michelle

    Oi , gostaria de saber se há Faculdades na qual oferecem a Engenharia Automobilística ou teria que fazer a Engenharia Mecânica e me especificar em Automobilística ?

  174. Amanda

    Olá! Estou no 2° ano do ensino médio e do técnico em mecânica industrial do cotil.
    Confesso que me decepcionei um pouco com o curso. Eu amo matemática, física e química e tenho bastante habilidade com elas, mas no curso sou HORRÍVEL, porque sou mais teórica que prática. Nas aulas de produção mecânica sou a pior da classe e em desenho técnico não sou a pior , mas tenho que me esforçar muito para conseguir um 7 de nota, olha que eu não sou “bagunceira” ou me dedico pouco. ano que vem vou fazer o vestibular e estou com muito medo de errar novamente, eu até queria fazer engenharia mecânica mas acho que deve ser como no técnico. Além disso há muito preconceito conta as mulheres. Não digo o tipo que exclui ou ofende , digo aquele silencioso, sutil que deixa uma certa atmosfera de tensão e pena no ar, entende?
    Eu queria fazer alguma engenharia porque amo cálculos, descobertas etc, mas não sou criativa ou prática. O que eu faço????

    • 3º SGT PM LISBOA

      Oi Amanda, não se preocupe! O curso de engenharia mecânica não exige tanta prática quanto o curso técnico e se você morre de amores por cálculo com certeza se sairá muito bem!

  175. joao

    Oi!
    Sou Joao e quero ser engenheiro mecanico e preciso saber com quantos anos pode entrar

  176. Lan

    olá, gostaria de uma ajuda, qual o melhor computador para quem esta no primeiro ano de engenharia mecanica?
    Preciso mesmo de um excelente computador neste ano?
    Tenho um windows vista de 1gb sony vaio, antigo, será que roda os programas?
    E minha mae tem mac book air, por favor conselhos. Obrigada

  177. Carlos Henrique

    Olá, eu já estava decidido em seguir a carreira de Engenheiro Florestal mas eu tinha uma ideia errada sobre a Engenharia Mecânica: pensava que era uma coisa massante e muito chata, estava enganado. Ao pesquisar por um tempo sobre essa carreira, vi que engloba bastante Física e Matemática (minhas matérias preferidas), estou muito determinado a ser um Engenheiro Mecânico quando terminar o Ensino Médio.

  178. Diana Villela

    Olá tenho 37 anos e pretendo fazer engenharia mecânica mas estou pensando na idade que vou terminar o curso em relação ao mercado de trabalho.Vc acha que um engenheiro recem formado com 41 anos estaria fora do mercado?

    • 3º SGT PM LISBOA

      Olá, acredito que será vista com bons olhos, óbvio que o mercado é competitivo e exige muita disponibilidade, desprendimento, porém, há, também, muitos concursos para a área, nos quais, a idade não é um ponto a ser avaliado.

  179. Adriano

    oi eu sou fan de carros penso em renovações no motor e com no visual não sou muito bom em matemática eu já ate fiz um desenho no cad menos a ´parte do motor estou terminando tec de edificações creio que e nada ver com isso rs mas não gostei muito mas quero ser um engenheiro e quero fazer uma coisa que gosto

  180. Igor

    Olá, eu tenho dúvida de oque eu quero fazer, resolvi atuar em alguma engenharia,então escolhi a engenharia mecânica pois além de ter amplas oportunidades eu acho que futuramente será o “emprego do século” devido aos maquinários e tal … Eu sei desenhar muito bem, muitos mandam eu fazer engenharia civil, mas estou em dúvida! Desenhar também é algo útil na engenharia mecânica? Obg.

  181. gabriel brito

    oi meu nome é gabriel tenho 14 anos e quero quando terminar meus estudos fazer uma faculdade de engearia mecanica é porque eu gosto muito de mexer em maquinas como moto,carro e motor de lancha aquaticas.Será que é um bom comesso pra mim???

  182. gabriel brito

    eu queria que voçês tirasem uma duvida minha quais as maquinas eu vou aprender a mexer???

  183. Andre

    Olá Pedro Adler

    Sou administrador com experiência em administração de vendas, mas hoje estudo engenharia mecânica pois pretendo mudar de área, vc acha possível uma mudança com essa para alguém com 35 anos?

  184. joão francisco de Assis pereira

    A ENGENHARIA EM SE JÁ E MARAVILHOSA,TRATANDO DA MECÂNICA E REALIZAÇÃO DE QUALQUER APAIXONADO E MARAVILHOSO.

  185. antonio graciano

    Bom dia estou a procura de um engenheiro para dessenvolver um projeto para veiculo pesado envolve um dispositivo mecanica e eletronica para que possa registrar uma patente na INAP.MEU CONTATO ATRAVES DESTE IMAIL OU (31) 3234-4658/9391-5159/7132-9406.
    AGUARDO RETORNO

  186. andrea stahlberg

    a minha pergunta é a mesma que a de muitos mas não vi resposta para elas…
    sou professora de matemática, tenho 37 anos. Penso em iniciar engenharia mecânica no próximo ano. Gostaria de saber se vcs acham isso uma loucura…Eu encontraria mercado de trabalho, afinal terminaria o curso já com uma idade acima da média desejada??
    Aconselham-me a desistir da ideia?
    Podem me dar uma opinião ou conselhos para que eu siga o melhor caminho, o mais produtivo?
    Uma faculdade que seja mais certeira…etc
    agradeço imensamente se me responderem

    • Ana

      Oi Andressa, eu não te aconselho a largar a ideia de ser engenheira já que é a sua vontade. O problema de já ser mais velha e desejar fazer o curso, vai depender das suas expectativas futuras. É complicado ingressar no mercado de trabalho mais velha? Não. Mas é complicado ingressar no ramo de engenharia mecânica mais velha se você não tiver nenhuma experiência na área, somente o curso em si.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte…

    • Ana

      Ah, uma ideia é fazer um mestrado em engenharia mecânica Andrea, talvez você possa levar esse conhecimento pra sua atual área de trabalho, não precisa ser necessariamente uma graduação, pode ser uma pós ou como disse antes um mestrado (:

  187. Eduardo

    pedro , no momento to cursando medicina , e não me identifico com a ciencia biológica nem mesmo a rotina de um médico , fiquei sentindo falta do uso da criatividade e da lógica , matérias que eu me destacava no ensino médio era matemática e fisica , por isso estou pensando em mudar de curso para engenharia. No entanto , tenho receio de mudar de curso e ganhar bem menos , levando em consideração o salário de cada profissional . enfim , o que vc acha mais apropriado no meu caso ?

  188. guilherme

    oii gostaria d saber s prescisa terminar o terseiro ano pra fazer um curso d mecanica ou eletrica altomotiva eu tinha uma pequena oficina entao tenho uma noçao oq vcs tem a dizer resp:?

  189. erick

    É um trabalho muito executivo e possui uma revolução muito favorável para a experiencia da pessoa na área de engenharia mecânica utilizando o estudo matemático para realização de novas maquinas !!!

  190. carla

    Se eu fizer matemática e depois fizesse pois graduação em engenharia mecânica seria uma boa ideia ou perderia meu tempo ? E quanto tempo eu reduziria de engenharia fazendo matemática antes? Por favor alguém me responda , pois estou vivendo uma duvida cruel !

    • 3º SGT PM LISBOA

      Apenas as disciplinas de Cálculo e Física Básica são comuns ao curso de Engenharia, ou seja, cerca de 10% das disciplinas.

  191. rodrigo

    ola,quero fazer engenharia mecânica, mais eu queria saber quanto ganha um profissional nessa área ? e também qual e as 10 profissões que da mais dinhiro ?

  192. Eduardo

    Olá,tenho 19 anos,acabei de terminar o ensino médio,e gostaria de saber se,Engenharia Mecanica,atua na área de customização de carros,pois gosto muito de carros,me dou bem em física,mas tenho um pouco de dificuldade em matemática,será que eu tenho um perfil de engenheiro?

  193. ramires

    sempre admirei a área da civil, gostaria muito de fazer engenharia civil mai aqui na cidade que moro só tem engenharia mecânica.

    o que fazer?
    andei pensando em fazer mecânica e futuramente quando houver oportunidade eu faria pos em civil e outros curso voltado a área civil.

    desse jeito seria eu um engenheiro mecânico com os mesmo poder dos engenheiro civil?
    obrigado, abraços.

  194. Marcelo Rocha

    Bom dia à todos!

    Pessoal, eu tenho 32 anos e vou iniciar o curso de engenharia mecânica no início do ano que vem(2014). Teoricamente vou terminar a faculdade com 37 anos. Gostaria de saber se vou ter dificuldade em me encaixar no mercado de trabalho uma vez que não tenho experiência nenhuma na área.

    Obs. Após o termino do curso pretendo fazer uma especialização para uma área especifica.

    Vocês podem me ajudar e responder essa minha dúvida?

    Obrigado!

  195. samara ( mg )

    Engenharia não é para qualquer um mas quem quiser e tiver força de vontade vai chegar la assim como eu. Meu nome é samara gomes tenho 16 anos sou mineira e tenho orgulho em dizer sou apaixonada por carros

  196. Irene

    Sou apaixonada por carros, porém não vou bem em matemática e muito menos em física :( Ja Terminei os estudos mas não me decidi qual carreira seguir.. Andei pesquisando sobre engenharia mecânica e me interessei pelo salário e por ser uma área tão abrangente, poderiam me ajudar ??

  197. Gabriel

    Olá…
    Gosto muito de Matemática e Física, e também adoro aviões, penso em fazer a Engenharia Aeronáutica, mas como não há curso disponível na minha região (Santa Maria, RS) penso em fazer Engenharia Mecânica, mas queria saber se há alguma Pós Graduação que tenha alguma relação com Aeronáutica (ou Robótica =P )…
    Se puderem me responder, seria muuito bom…

  198. Ana Beatriz

    Oi pessoal, quero fazer engenharia mecânica, gosto muito de avião. Seria possível trabalhar com aviões sendo formada em engenharia mecânica? E qual da mais retorno industria ou aviões?

  199. Rodrigo

    Olá, sempre quis fazer engenharia mecânica, porém quero fazer uma faculdade com enfase em automobilistica… sou do abc paulista, tirando a FEI rsrs alguem sabe qual outra faculdade do abc tem enfase para este ramo também???

  200. Silvana

    Pedro, adorei o Guia de Carreira, até fiz um teste vocacional e realmente minha profissão foi a melhor escolha.kkk (socióloga e pedagoga). Bom quero deixar aqui a experiência do meu filho que fará 17 anos em 2014. Ele começou a fazer mecânica no SENAI, em contra turno com seu Ensino Médio, assim teve a certeza que realmente irá fazer engenharia mecânica, não é fácil, tem que se esforçar muito, mas ele se destaca em suas notas e liderança de projetos. Seu objetivo e não duvido é fazer engenharia mecânica na FEI. O SENAI abre muitas portas e se o aluno se destaca mesmo seu estágio e emprego nas maiores montadoras é certo. Aconselho aos interessados terem esse contato primeiro, também assim terão ótimos estágios(se forem bons alunos), pois o curso na FEI não sai por menos de R$1.500,00 até R$ 1.800,00.
    Boa sorte!! E estudem pessoal, leiam muito e caprichem no português, não é porque são de exatas que irão escrever e se comunicar de forma errada.

  201. José

    Oi, eu sou josé e gostaria de saber na aria de mecanica Qual é a melhor aria?Manuntenção industrial ou maquinas e motores?

  202. carlos

    Estou frequentar o curso de engenharia de maquinas marritimas numa escola nautica,mas sempre fui apaixonado por engenharia mrcanica eu quero saber se existe diferenca entre os dois curssos e se existe eu posso me especializar em engenharia mecanica?

  203. matheus

    Poxa..eu gosto muito de carros….se depender eu converso com a pessoa sobre carros i dia inteiro..mas sei lahh…devo fazer engenharia mecãnica ?

  204. Leonardo Medina

    Há 3 anos venho trabalhando como ajudante de mêcanica diesel e agora estou indo para a área de vendas de peças para caminhões pesados, me dispertou a vontade de fazer engenharia mêcanica. Não sou muito bom na área de cáculo mais sou esforçado.

  205. Saint Clair

    Bom dia. Tenho 28 anos, estou interessado na engenharia mecânica, mas ao mesmo tempo me preocupo com a minha idade, não sei se serei selecionado pelas empresas por isso, até por que tem muitos jovens se formando, e até mesmo já tendo o ensino médio em escolas técnicas. Fiz algumas pesquisas, e descobri que quem já é técnico a probabilidade de ser contratado como engenheiro é maior. O que acham?

  206. gessica

    Quero fazer engenharia mecânica mas ainda n tenho muita noção sobre a carreira alguém pode me da uma orientação de como funciona.

  207. gessica

    Pois não sei se faço primeiro um curso, ou se faço logo a faculdade

    • 3º SGT PM LISBOA

      Olá Géssica, a graduação em Engenharia Mecânica nos abre um leque de oportunidades de uma amplitude que mal podemos imaginar. Se tem interesse na área siga em frente. Sugiro um curso de inglês…

  208. Romenilson Santana

    Boa noite meu sonho é fazer engenharia e mim interessei em fazer Engenharia Mecânica mas eu acho que não sou muito bem em matemática será que eu devo realmente seguir em frente como eu faço pra lidar com isso ????

  209. DANIEL ARAUJO DAMACENO

    Estou cursando Administração, não é o que realmente gosto, mas será uma ponte para que eu alcance outros objetivos. Ainda não descobri o que realmente quero, no ensino médio gostava muito de matemática e física, tenho facilidade nestas áreas. Sou mais lógico e tenho um bom raciocínio analítico, gosto de ser detalhista e meticuloso. Além disso sou introvertido e mais calado…
    Qual o melhor curso para o meu perfil?

  210. Juliana

    Ola, Bom dia.
    Faço administração, e depois quero cursar engenharia, quanto tempo para conclusão do curso? já que tenho uma formação na área de exatas.

  211. nilson

    ola, meu nome é nilson eu queria saber quais sao os cursos que podem preparar uma pessoa para fazer engenharia mecânica futuramente.desde ja obrigado

  212. Gabriel

    Olá,eu estou no 3° ano do Ensino Médio,gosto de Matemática e me dou muito bem na matéria. Eu estou com muita duvida em qual carreira seguir,estou decidido de que quero Engenharia,porém estou dividido entre Engenharia Civil e Mecânica,sempre gostei de Civil pois gosto de estar ativo,presente nos trabalhos,não só supervisionado,mas ajudando e coordenando,porém adoro carros e mecânica,e ultimamente estou pensando no fato de eu ter 3 anos de espanhol,3 de inglês e ainda curso,e estar cursando alemão,isso vem me deixando com mais duvida ainda por achar que teria mais oportunidades de utilizar minhas linguas em grandes empresas do que em uma obra. Alguém poderia me ajudar?

    Obrigado!

  213. antonio ivan

    galera to muito afim de fazer engenharia mecanica mais na cidade onde eu moro nao ten esse curso iai galera da uma dica de quais cidade no pará que tenha esse curso si vc estiver auguma sujestão so mandar manda la pro meu email

  214. maria guimaraes

    ola quero muito trabalha com fabricaçao montagem e manutencao de maquinas na area do aço que sejam tambem a lase, mas a minha pergunta e engenharia mecanica e a melhor area para eu alcançar meu objetivo?alguem tem alguma sugestao?

  215. weversson

    Passei em engenharia mecânica na UIT, porem estou com medo de não gostar do curso, pois ouvi falar que é muito comum ter que trabalhar com solda, aço etc. Fora que não tenho base alguma em química, mal mal sei o que é um catalisador. Não tenho noção alguma de carros, motores etc. Queria saber se há dentro da engenharia alguma área que seja um pouco mais voltada para trabalhar em um computador, se a matéria de química é muito importante no curso e se vou ter que ficar mexendo com com soldas, graxa em um trabalho futuro.

  216. pedro henrique

    olá gostaria de saber qual é uma das otimas faculdades de engenharia mecanica …estou pensando em prestar vestibular nes area …obrigado

  217. Mateus

    Olá,
    Gosto muito de motos, sempre fui apaixonado por elas, quero descobrir como funcionam, sua montagem, e desenvolvimento. Na verdade sempre sonhei em trabalhar com seu desenvolvimento e construção.
    Por isso peço sua ajuda.
    Gostaria de saber, se eu fizer engenharia mecânica,existe alguma área e curso especifico para me especializar nessa área?

  218. Helio jose

    ola eu estou com uma duvida cruel se alguem poder da uma ajuda agradeço, é o seguinte eu estou no 2 semestre de engenharia civil e a cerca da 10 anos que ja trabalho na contruçao civil trabalho como armador de ferragens e as vezes de encarregado isso significa que com o curso de eng civil tenho muitas chances de ter sucesso com a eng civil, só que eu sou apaixonado por motores ,maquinas carros e outros do tipo só q sem nenhum tipo de experiencia ou contatos que possam me ajudar depois de concluir do curso ai entao eu me pergunto continuo no curso que é quase certeza de sucesso eu mudo para o curso que eu realmente gostaria , mas sem certeza que vou ver bem sucedido ai eu pergunto a vcs oque eu faço? OBS: EU MORO EM BRASILIA E ÁREA AUTOMOBILISTICA NAO É TAO BOA QUANDO A DA CONSTRUÇAO CIVIL QUE ESTA EM ALTA QUI NO DF

  219. julio cesar

    Achei a média de salário muito baixa, sou mecanico industrial e ganho praticamente isso e tenho amigos que ganham um pouco acima disso e sem nenhuma formação, estudar cinco anos numa engenharia que é pesada parece não compensar , acho que vou procurar outro curso mais rentável.

  220. Guilherme

    Olá, tenho pesquisado um pouco sobre engenharia mecânica e me interessei pela profissão , gosto de física , química e matemática <3 e ainda desenho muito bem ,porém ,to achando que preciso saber mas alguma coisa.preciso ter conhecimento de algo a mas ? Pra eu ser um bom engenheiro mecanico preciso fazer algum curso pra me especializar nessa área ou jogo direto na faculdade ? Alguém pode ajudar a ter certeza de que essa profissão tem tudo haver comigo ? Incentivo de um profissional pfv.

  221. victor hugo

    olá, estou com uma dúvida muito grande.,sou formado em logística e trabalho em uma fabrica de cerâmica, pois estou afim de cursar engenharia mecânica, o que vocês acham, podem me ajudar.

  222. Lucas

    Olá, eu tenho 16 anos e apesar da pouca idade, nos últimos anos venho me interessando por mecânica. Pretendo fazer o curso, mas tenho certo receio pelo fato de no futuro não ter área para mim trabalhar. Será que é uma boa ideia fazer o curso ou devo pesquisar mais?

  223. Alice

    Gostaria de fazer engenharia mecanica, mais antes gostaria de fazer um curso tecnico mais ou menos nessa area de mecanica. Entre o tec. de mecanica e o de eletromecânica, qual é o mais viavel pra engenharia mecanica ??

  224. Alice

    Ola, gostaria de fazer engenharia mecânica, mais gostaria antes de fazer um curso técnico mais ou menos nessa área. Dentre os técnico de mecânica e técnico de eletromecânica, qual e o mais viável para futuramente eu fazer engenharia mecânica ?? Me ajudem !!

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
Guia do Emprego
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!