dcsimg

5 Dicas para Aumentar o seu Salário

Na hora de negociar um aumento de salário, é importante planejar e ter informações que fundamentem o pedido. Esta é uma oportunidade também para você avaliar sua carreira!

emprego_home

Negociar um aumento de salário é algo que geralmente não faz parte do cotidiano – e nem somos treinados para isso. Porém, com algum preparo, é possível ter uma conversa franca e produtiva sobre sua remuneração.

Antes de agendar esta conversa, analise o contexto:

  • Conheça bem a política de planos de cargos e salários da empresa onde trabalha. Dessa forma você saberá a estrutura de progressão na carreira e quando esperar um aumento.
  • Estude o mercado de trabalho na sua região e o salário médio para o cargo que você ocupa.
  • Avalie o cenário econômico e como a empresa se situa nele – se está crescendo ou se está cortando despesas para se manter. Esta informação ajudará a avaliar se é o momento certo de pedir o aumento.

Preparado? Veja agora cinco dicas para aumentar o seu salário!

1. Faça um levantamento das suas realizações

Uma empresa concede aumento com base no que o funcionário representa em termos de resultados concretos.

Por isso, faça uma lista dos projetos e pontos nos quais você contribuiu para melhorar o desempenho da empresa. Liste, por exemplo: percentual de aumento de vendas, lançamento de produtos, melhoria de processos, conquista de novos clientes.

Enfatize as suas superações – não o que já estava previsto para ser atingido.

2. Tenha uma proposta embasada em dados do mercado

Ao conversar com seu chefe, seja objetivo quanto ao valor que espera de aumento. Para isso, baseie-se no salário praticado no mercado.

Você pode argumentar que um profissional com a mesma qualificação que você e que atua em empresas de porte semelhante recebe determinada faixa salarial.
Não adianta comparar cargos distintos, empresas de outros setores ou realidades muito diferentes.

3. Invista em qualificação

Ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos no Brasil. Este dado vem da pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em 30 países.

Mas não basta fazer uma graduação. É preciso demonstrar como este conhecimento pode contribuir para melhorar o desempenho da empresa.

4. Construa um plano de crescimento

Tenha uma visão de longo prazo e converse com seu gerente sobre as expectativas de crescimento na empresa. Você pode perguntar o que deve fazer para assumir mais responsabilidades.

Outro tema interessante é saber para quais direções a empresa pretende se desenvolver. Dessa forma, você pode se preparar para novas oportunidades.

Esta conversa vai muito além de um pedido de aumento salarial: trata-se do planejamento da sua carreira. Afinal, a forma mais fácil de obter um aumento é assumir um trabalho mais valorizado dentro da empresa.

5. Esteja preparado para avaliar outras formas de remuneração

Se no momento a empresa não pode melhorar seu salário, durante a negociação podem ser oferecidos outros benefícios:

  • Pagamento de cursos de graduação, treinamentos ou idiomas.
  • Participação em eventos e conferências que sejam de seu interesse.
  • Alteração ou melhoria na estrutura de bonificação.
  • Revisão no cronograma de promoção.
  • Aumento de benefícios, como planos de saúde, auxílio creche, vale alimentação, etc.

Chegue à mesa de negociação com uma avaliação prévia do que vale a pena para o seu caso. Se esse tema não for abordado durante a conversa, pergunte: “existe algum outro elemento de compensação que podemos discutir?”.

Recomendações finais:

  • Mantenha a negociação privada entre seu chefe e você. Não compartilhe com colegas pelos corredores e menos ainda nas redes sociais.
  • Não mencione o salário de seus colegas, pedindo equiparação. Mantenha o foco nos seus resultados.
  • Se você recebeu uma proposta de trabalho, a negociação torna-se mais delicada. Pode ser um trunfo na hora de negociar, mas se o seu gerente não cobrir a proposta, você fica na obrigação de aceitar o novo emprego.
  • Não utilize como argumento o fato de estar com problemas financeiros ou ter que arcar com despesas inesperadas. As empresas encaram isso como um problema de ordem pessoal, que não compete a elas resolver.
  • Se seu pedido de aumento for negado, procure lidar com isso de forma construtiva. Peça a seu chefe sugestões para ajudar você a melhorar na carreira a fim de obter uma promoção. Se este não for o momento ideal para o aumento, pergunte quando poderão agendar uma nova conversa.
  • Procure criar um clima amistoso na negociação. Não é você contra a empresa, e sim você em colaboração com a empresa para chegar a um resultado que seja bom para ambos.

Veja também:

Pretensão salarial – o que responder?

Você já negociou um aumento de salário? Conte pra gente como foi a sua experiência!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin