dcsimg

Entrevista de Emprego: Dicas para não Ficar Nervoso

Calma, convicção e segurança: são os fatores fundamentais para entrevistas de emprego de sucesso. Leia nossas dicas e esteja preparado !

Enfrentando o Stress da Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: O Nervosismo pode derrubar ótimos candidatos

É natural que as pessoas em geral fiquem nervosas ou se sintam estressadas quando tem que enfrentar uma entrevista de emprego. Afinal, estamos enfrentando uma situação muito importante, que pode decidir se vamos ou não conquistar o emprego, sem contar o fato de podermos sempre ser surpreendidos por perguntas que não esperávamos e também o fato de estarmos em um ambiente desconhecido, sendo testados por pessoas que nunca vimos !!

O nervosismo na entrevista de emprego pode e deve ser controlado. Pessoas excessivamente nervosas em situações como essa passam uma má impressão ao entrevistador. No novo emprego pode ser necessário estar preparado para enfrentar problemas inesperados e o candidato deve ter jogo de cintura para poder lidar com isso.

Além de tranquilidade, o ideal é sempre buscar passar uma imagem de segurança na sua entrevista de emprego. É preciso realmente acreditar naquilo que se está falando, é necessário ter convicção, falar a verdade, não adianta dizer gaguejando que fala inglês fluentemente, o entrevistador é treinado para descobrir através dos seus gestos e do seu tom de voz, se você está realmente dizendo a verdade na entrevista.

Calma, Convicção e Segurança: Fatores Fundamentais na sua Entrevista de Emprego

Quem tem um bom conhecimento sobre o assunto e sabe bem do que está falando tem sempre uma maior tranquilidade e naturalidade. Procure conhecer a empresa ou loja que você está se candidatando a uma vaga, descubra quais os valores daquela empresa, qual é a cultura daquela empresa, verifique se eles valorizam a liberdade de criação ou a disciplina nos processos.

Procure sempre uma empresa que tenha o seu perfil pessoal. Não adianta ter uma personalidade regrada e ir trabalhar em uma empresa flexível ou então gostar de liberdade de ação e ir parar em uma empresa burocrática.

Obviamente não adianta muita coisa conhecer bem a empresa a na qual será realizada a entrevista de emprego, se o candidato, não conhecer ( e muito bem ) a sí mesmo. Não esconda seus pontos fracos, saiba falar sobre eles de maneira natural, demonstre ter auto-conhecimento, claro, também não esconda seus talentos, não tenha vergonha de falar neles se questionado, demonstre auto-confiança.

Errar Também é uma Maneira de Aprender

Errar é humano, aprender com os erros, no entando, é uma capacidade de poucos. Caso você não seja chamado na sua entrevista de emprego e receba o famoso “entraremos em contato”, não se preocupe, é assim mesmo, pode ser que você não tivesse o perfil da vaga. Pode ser que você seja qualificado demais ( e tenha uma pretenção salarial, além da prevista pela empresa ) e pode ser que você não esteja preparado o suficiente.

Mas isso não é o mais importante, o importante é prestar muita atenção na situação, algumas vezes, pequenos atos nas entrevistas de emprego podem virar o jogo, fazendo com que você perca ou ganhe a vaga. Mas seja natural, não force a situação, pode ser até que você consiga entrar na empresa, mas caso você tenha usado truques ou mentiras a mascara vai cair, uma hora vai cair.

Caso você realmente queira uma determinada vaga ou perfil de vaga, não desista, tente, se prepare melhor para a próxima entrevista de emprego e tente de novo. Se você realmente deseja e trabalha para isso, nada é capaz de impedir sua trajetória.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin