Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego: prepare-se e saia bem!

Descubra como usar a linguagem corporal a seu favor e também quais são as 10 perguntas mais frequentes na entrevista de emprego.

Entrevista de Emprego: Sua Postura diz Muito Sobre Você

Entrevista de Emprego: Preparação, confiança e conhecimento, peças chave para o sucesso

A primeira dica para você se dar bem na sua entrevista de emprego é ser natural, procure passar confiança, demonstre que você tem interesse real em conseguir e que você tem o perfil da vaga.

Trate o entrevistador com educação e respeito, evite uma atitude muito íntima ( pode parecer forçado ) mas de outro lado, evite também uma postura submissa ou tímida durante a sua entrevista. Encare o entrevistador nos olhos de igual para igual.

Uma coisa essencial na entrevista de emprego é a clareza de idéias, dê respostas claras as perguntas que lhe forem feitas, não exagere e nem tente enrolar o entrevistador, fique a vontade para expressar a sua real opinião. Dica importante: não tenha medo ou receio de falar dos próprios defeitos ( esconder seus defeitos é sinal de infantilidade e falta de auto-conhecimento ) fale sobre eles com naturalidade, demonstre confiança para assumi-los e diga como você lida com eles.

A Linguagem Corporal na Entrevista de Emprego

Embora muitos não saibam, aproximadamente 70% da comunicação humana se dá no nível subconsiente ( pequenos gestos e atitudes corporais ), alguns desses sinais podem dar boas dicas sobre você para a pessoal com a qual você está conversando. É muito importante conhecer e usar a linguagem corporal a seu favor, pois ela é um dos principais fatores que os entrevistadores são treinados para “ler”. Lembre-se sempre: o seu gestual e suas atitudes são tão importantes quanto o que você está dizendo. Abaixo alguns dos principais gestos e posturas que podem surgir no contexto da entrevista de emprego e o que eles significam:

  • Braços Cruzados: Um dos sinais corporais mais básicos, está relacionado diretamente á postura defensiva. Cruzar os braços indica que a pessoa não está confortavel ou então confiante no ambiente em que ela está.
  • Gestos Repetitivos: Durante a sua entrevista de emprego, ficar fazendo gestos repetitivos tais como bater as mãos sobre as pernas, bater o pé no chão ou então ficar batendo a caneta na mesa, indicam ao entrevistador ansiedade e vontade de sair daquela situação. Olhar muito para o relógio ou para a porta também passa a mesma sensação.
  • Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa: Atitude positiva que significa interesse na outra pessoa e na conversa que está sendo desenvolvida no momento.
  • Sobrancelhas: Nas entrevistas de emprego e conversas em geral, elas sempre dão sinais pequenos e certeiros. Quando estão arqueadas elas são demonstração de interesse, do mesmo modo, sobrancelhas franzidas demonstram dúvida.
  • Gestos com as Mãos e Braços: Durante uma conversa eles são fundamentais e indicam conhecimento e convicção naquilo que se está falando no momento, aproveite este recurso na sua entrevista de emprego.

Não se pode controlar 100% da sua própria linguagem corporal, o principal dica é ser natural. Seja o mais natural possivel, pois assim você evita a situação em que o seu corpo diz algo diferente das suas palavras.

As 10 Perguntas Mais Comuns das Entrevistas de Emprego:

Uma das chaves para o sucesso na entrevista de emprego com certeza é uma boa preparação, conheça algumas da perguntas que os entrevistadores mais fazem e prepare-se para elas:

  1. Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa ?
  2. Quais são as suas principais qualidades ?
  3. Quais são os seus principais defeitos ? Como você lida com eles ?
  4. Por que você saiu do seu último emprego ?
  5. Qual foi o ponto alto de sua carreira até agora ?
  6. O que você espera encontrar na nossa empresa ?
  7. Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?
  8. Qual foi a maior realização da sua vida ?
  9. Você prefere trabalhar em equipe ou trabalhar sozinho ?
  10. Como você descreveria a sí mesmo ?
Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultora independente de educação, focada em reposicionamento profissional oportunidades no mercado de trabalho. É colaboradora ativa no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Entrevista de Emprego

Quanto ganha um contador?

Quanto ganha um contador?

Descubra o salário inicial do contador e até quanto esse profissional pode ganhar

Quanto ganha um piloto de avião?

Quanto ganha um piloto de avião?

Descubra o salário inicial do piloto de avião e até quanto esse profissional pode ganhar

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

5 perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Prepare-se para responder as principais perguntas dos recrutadores e garanta uma boa entrevista

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio!

Descubra os 5 acertos e os 5 erros mais comuns dos candidatos a uma vaga de estágio. Saiba como se sair bem em uma entrevista de estágio!

Entrevista de emprego - Como se sair bem ao vender seu talento

Entrevista de emprego – Como se sair bem ao vender seu talento

Saiba mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego e como vender seu talento da melhor maneira possível.

 
 
 

Comentários:

  1. dani thai

    Estamos fazendo uma pesquisa sobre Entrevista de Emprego, queremos ajuda !!

    • ana clecia

      quando vou a uma emtrevista de trabalho fico bastante nervosa e falo tudo o que vem na cabeça, na verdade falo tudo errado, o que

      • Dara Francyelle

        Então esse é o normal Ana, eu faço o mesmo, mais o meu problema é que eu gaguejo na hora de eu falar na entrevista! E eu esqueço oque tenho que falar!

  2. nivaldo calsa

    durante a entrevista, qual a melhor resposta para a pergunta: porque mandei um curriculo para essa empresa ou o que te levou a concorrer a essa vaga ?

  3. Pedro Addler

    Olá Nivaldo

    Essa realmente é uma pergunta muito comum durante as entrevistas de emprego e ela é feita justamente para isso: para deixar o candidato em uma saia justa.

    Na verdade não existe uma “resposta padrão” para esta pergunta, o mais importante quando ela for feita durante a sua entrevista de emprego é responder com firmeza e convicção.

    Caso você não tenha alguma idéia formulada pode sempre dizer que está em busca de um novo desafio profissional ou então que adimira o perfil da empresa e deseja fazer parte da mesma.

  4. Adriano Alves

    Vou fazer um curso técnico de 2 anos, não tenho muita experiência em assunto de emprego, pois depois desse curso, vou a busca do meu primeiro emprego.
    Eu quero entrar como estagiário em uma empresa, como devo fazer na hora da entrevista de emprego, sendo que eu não terei muitas qualidades profissionais, por acaso, isso implica um pouco?

  5. Dinho Matias

    Se você quer ter a plena confiança e certeza de ser o convocado entrevistado em alguma entrevista de emprego. TENHA CONHECIMENTO. Pois, so ele te faz ter a certeza e autoconfiança nas respostas e na coversa que haveis de ter com o entrevistador. CONHECIMENTO DE QUE? De tudo. Sabemos muito bem que em nenhuma entrevista de emprego que eu ou que você conheça ou ja tenha feito se faria estes tipos de perguntas: você é bom de atacante ? Você agarra bem ? Você toca bem a bola? Etc.Etc.Etc…Agora entenda aqui com o que se preocupar e com o que nao se preocupar. O segredo é você conhecer a si mesmo. Conhecer das suas limitações e capacidades. Dos seus erros, mas tambem das soluçoes que você ja trouxe em momentos diversos. conheça-o. Analise comigo!

    Eu estou precisando de um empregado para trabalhar contando laranjas de dez em dez e colocando em um saco para transporte. Agora entenda! No que me adiantaria eu contratar um funcionario que não conhecesse de numeros? No que? Em Nada. Absolutamente, em nada. Concorda? Creio que sim! Agora entenda onde se encontra a necessidade, a capacidade e a oportunidade. A NECESSIDADE: Preciso de um colaborador (funcionario), urgente, pra contar laranjas. A CAPACIDADE: Encontrei muitas ‘pessoas’, sendo que a nenhuma pude chamar de colaborador. Por que? Nunhuma delas sabia contar. OPORTUNIDADE: A vaga apareceu, eu tinha necessidade, você nao tinha capacidade e Por isso, não foi convocado. Agora, fique sabendo que eu, o empregador, não perdi nada com isso. Sabe porque? Por que sempre vai haver alguem que tem o CONHECIMENTO.

    • monica

      É muito bom ter o conhecimento e sempre procurar evoluir, inovar e renovar, pois, o mundo vive em constante transformação e precisamos esta sempre aprendendo para podemos acompanhar e entender as suas constantes mudanças, no entanto, de que adianta ter e obter tantos conhecimentos se esses não forem colocados em prática ou muito menos compartilhados? é muito bom quando podemos obter o conhecimento e, ao mesmo tempo, ter uma oportunidade ,para colocá-lo em prática, pois,é a partir dela, que muitos conhecimentos são adquiridos,as habilidades são desenvolvidas e as capacidades descobertas,uma vez que, ninguém sabe de tudo,nem é leigo de todo.Assim como o mundo, vivemos em constante transformação e mudanças ,não é?Lembre-se: Uma pedra de diamante só se torna valiosa depois que é lapidada.

      • Edilaine costa

        Já fui em várias entrevistas e em todas me perguntaram se tenho experiência,como vou ter experiência se estou em busca da minha primeira oportunidade.aí eu pergunto quem não teve a sua primeira vêz, seu primeiro estágio? Como vou mostrar meu interesse se poucos tem chance quando não se tem experiência? Alguem me responda por favor preciso de estágio .

  6. Pedro Addler

    Olá Adriano

    É assim mesmo, você não tem a experiência necessária, mas uma hora precisa começar, uma hora você vai ter que enfrentar a sua primeira entrevista de emprego.

    Já que você não tem experiências de emprego necessárias, procure ressaltar outros aspectos positivos durante a sua entrevista de emprego, tais como a sua vontade de aprender e sua disposição de trabalhar.

    Se você tiver disposição e vontade, pode ter certeza: a vaga é sua !!

    • thayna de oliveira santos

      gostei muito do aunto que vc falou realmente é pura verdade

  7. Pedro Addler

    Olá Dinho

    É verdade mesmo, em relação a entrevista de emprego e as oportunidades em geral, tudo começa com o conhecimento, sem o conhecimento das nossas capacidades não podemos focar nos nossos pontos fortes e nem lugar contra nossos medos.

    Com certeza, focar nas capacidades e lutar contra os medos é a base do sucesso.

  8. Elizabeth ...

    Olá
    Gostaria de uma ajudinha para melhorar a minha entrevista de emprego, o que devo responder na pergunta: Quais são os seus principais defeitos ? Como você lida com eles ?

    oBRIGADA

  9. Priscila

    Queria as respostas dessas 10 perguntas para entrevista de emprego.

  10. Pedro Addler

    Olá Elizabeth

    Realmente esta é uma pergunta que sempre aparece na entrevista de emprego e tem um motivo especial do entrevistador usa-la: não é para conhecer os seus defeitos em sí, mas sim para testar se você tem auto-conhecimento !!

    Na sua entrevista de emprego, sempre que aparecer esta pergunta não esconda seus defeitos, diga sempre a verdade.

    Se você não conhece bem seus defeitos, pense bastante e procure identifica-los, todos tem defeitos, não vai ser difícil determina-los.

    Em relação a pergunta “como você lida com eles” que também aparece muito na entrevista de emprego, diga algo que você faz para lutar contra suas limitações, pessoas tímidas, por exemplo, podem treinar falar com estranhos quando tem oportunidade.

    Mais uma vez se você não sabe bem como lidar com seus defeitos, desenvolva alguma tática, pessoas que lutam contra os seus limites ou então que tentam compensa-los são muito bem vistas na entrevista de emprego e no mercado profissional.

    • xxx neto

      Pedro Addler, é lamentável mas, não concordo com psicologo fazendo entrevista em RH pois as vezes que fui sincero em entrvista me ferrei, atualmente trabalho em uma empresa que para entrar tive que mentir e menti muito, pois tava cansado de ser sicenro na entrevista e não passar, pois agora quando vou pra entrevista ja vou preparado para mentir e ser o mais frio e desumano possível, pois sei que a missao do RH é excluir, essa é a realidade que voces não querem falar, RH Recursos desHumano. pois muitas vezes as psicologas que fazem a entrevista não o minimo de conhecimento tácito,nao sabem nada intrínseco, discordo em numero, genero e grau psicologa fazendo entrevista,a ultima que fui a psicologa foi perguntar ao trainee se Linux fazia parte da vaga para CPD, por ai voce tira o quanto os psicologos erram e erram feio, e ta na hora de quem se sentir excluido procurar a justiça, pois eu ja estou preparado, se eu ficar desempregado e for atras de emprego vou começar a gravar a abordagem dos psicologos e a falta de conhecimento por parte deles e aciono a justiça, e todos deveriam fazer asssim.

      Att.: Alguem que se preocupado com o ser humano.

      • Simone

        É verdade, isso tem fundamento, pois eu já percebi isso algumas vezes. Já fiquei surpresa ao receber um resultado negativo de uma entevista que fiz, na qual tenho certeza que me saí muito bem. Aí ficou claro que a entevistadora não gostou me mim por algum motivo que nao teve nada a ver, ou ela escolheu errado mesmo.

    • vanusa

      boa noite Pedro, venho tendo dificuldade de responder algumas pergunta na hora da entrevista mesmo ja tendo tendo experiencia de varios trabalho, quando o entrevistador mim perguntou porque porque ele deveria mim contratar acho que eu não fui boa nas resposta fiquei um pouco nervosa mim der algumas dicas por .

      favor. obrigado

  11. Pri

    Olaa
    cada entrevista de emprego que vou, e sempre a mesma coisa, ( estou no ensino médio ) bom deve saber o que perguntam para um estagiaro ne , mas acontece que as empresas recebem muitos jovens para uma vaga apenas assim torna dificil uma colocação boa, ou seja acabo nunca conseguindo…

  12. guilherme

    Meu nome é guilherme tenho 14 anos e eu queria saber como se sair bem em meu primeira entrevista de emprego, tipo, me imagino muito nervoso na hora da entrevista ..
    Me da uma dica……nao consigo pensar em nada…

    • xxx neto

      Pedro Addler, voce é um tanto contraditorio, pois em outra postagem voce disse para ser o mais natural possivel, agora voce fala para a Sarah “ENSAIAR UM POUCO” até onde sei ensaiar é sair do seu natural, afinal para uma entrevista temos que agir com naturalidade ou ser um cretino e voce ainda sugestiona poder da mente ao indicar mentalizar, pelo jeito voce faz parte de RH mesmo, Recurso desHumanos…

      olha, fica esperto, pois nos da area de TI não estamos mais afim que voces do RH façam nossa seleção, voces sao muito desinformados e não entendem nada de tecnologia e por muitas vezes acabam se enbananando…fica esperto garoto.

  13. Marcia

    Se fosse para descrever um lema para sua vida, qual seria?

    alguem pode me ajudar?

    • Mirian Gomes

      Marcia,
      Um lema básico da vida é viver!
      Mas não somente sobreviver, é necessário que seja feliz, e goste do que faz, para que aproveite cada dia de forma única.

  14. júnior

    Devo sorrir na entrevista, ou ficar sério melhoraria alguma coisa?

    • Mirian Gomes

      Olá Júnior!
      Seja você mesmo! Isto te dará segurança, não pense muito de forma calculista o que deve fazer. Mas mantenha uma postura adequada, sorria quando for conveniente, seja sério quando necessário. E boa sorte!

  15. maria aprecida

    foi muito gratificante conhecer como lidar em uma entrevista de emprego.

  16. Daniela

    Foi muito ascessível essas dicas de como se comportar numa entrevista de emprego.

  17. Layane

    eu fiquei muto nervosa na minha 1° entrevista de emprego eles ligaram qui em casa e falaram qu eu não passei nela o que vc acha ?? falei pouco

    • Pedro Addler

      Olá Layane

      Imagina !! Não se preocupe é assim mesmo, essa foi apenas a sua primeira entrevista de emprego, se você ficou nervosa e foi eliminada isso é normal :D

      Agora é hora de aprender: procure entender os motivos pelos quais você ficou nervosa na entrevista de emprego e procure contorna-los.

      Acredito que você deva ter ficado nervosa por causa da timidez.

  18. michele

    olá,como posso responder a pergunta na entrevista de emprego: ” O que eu poderia acrescentar a empresa ? ” desde já obrigada !

    • Pedro Addler

      Olá Michele

      Realmente essa pergunta é essencial na Entrevista de Emprego e também é muito difícil por sinal, por isso os entrevistadores fazem ela.

      Em primeiro lugar, procure se informar como a empresa funciona, se é tradicional, se é inovadora, e veja se realmente você tem aquele perfil.

      É importante sempre fazer uma boa pesquisa antes de ir para a Engrevista de Emprego e não ser pega de surpresa.

      Quando você conhecer bem o perfil da empresa fale sobre valores relacionados que você pode agregar, se for uma empresa que valoriza a inovação, diga que você vai fazer de tudo para trazer novas idéias por exemplo.

      • daiane.punk@yahoo,com,br

        Boas dicas a sua Pedro se existisse mais pessoas q ajude e não nos ponha para trás poderia ser um pouco melhor esse mundo,todos tem noção que não se deve sentir-se perdido na hora da entrevista ,mas o nervoso e ansiedade atrapalham,mas como minha mãe dizz, não custa tenter..e saudoso Raul seixas tente outra vez….

  19. Ewelyn Sâmaris

    Olá! Tenho 18 anos, um curso técnico em saneamento e nenhuma experiência profissional nem com entrevistas, e ainda sou tímida. Gostaria de saber como, mesmo sendo tímida e ficando um pouco nervsa durante a entrevista de emprego, eu poderia e me sair bem.

    • Pedro Addler

      Olá Ewelyn

      Sim com certeza !! Você pode se sair muito bem na entrevista de emprego, no entanto, como tudo na vida, isso tem um preço: você vai precisar lutar contra sua timidez.

      A timidez não é considerada uma doença, mas é comprovado: ela atrapalha sim a sua vida.

      Para poder lutar contra ela e melhorar seu desempenho na entrevista de emprego, procure ajuda, não tenha vergonha, timidez é um problema muito comum :)

  20. Ivana

    Ola, qual seria a resposta para a pergunta na entrevista de emprego: 7.Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?

    • Pedro Addler

      Olá Ivana

      Achou uma pergunta bem estratégica !! Na entrevista de emprego quando ela aparece é fundamental.

      O objetivo principal dessa pergunta é o entrevistador medir o quanto você estudou sobre a empresa e a vaga. Se você não se preparou bem para a entrevista de emprego, com certeza não poderá responder legal, falando uma contribuição totalmente errada.

      Infelizmente não existe uma resposta geral para esta pergunta, mas durante a entrevista de emprego você pode dizer coisas do tipo: ” pretendo colaborar ativamente para trazer novas idéias ” ou então ” pretendo contribuir para que os produtos melhorem cada vez mais. “

      • viviana

        Olá.
        Gostaria de saber oq devo responder quando o entrevistador pergunta,oq vc espera da Empresa?Ou oq a empresa espera de vc?

  21. eunice

    gostei dessas dicas, realmente vai ter muitas ultilidades,para várias pessoas…amei,

  22. francisco senda junior

    em primeiro lugar o marketing pessoal e o que conta muito na pessoa(saber vestir se)se e que sabes que nao sabes combinar as cores da sua rua e melhor procurar alguem por perto porque essa dica e muito importante na entrevista de emprego

  23. thais

    Oi, boa tarde.
    Gostei muito das informações sobre entrevista de emprego, parabens pelo esforço.
    Bom, no momento tenho grandes duvidas em relação a escolher uma profissão. Prentendo fazer um curso, mas tenho várias opções que combinam comigo.
    Tenho receio de escolher um deles e me arrepender depois. Já fiz varios testes vocacionais, inclusive o q esta incluso neste site, mas ainda nao me decidi.
    Você poderia me aconselhar de alguma forma?
    Obrigada pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Thais

      Pelo visto você já andou se informando bastante sobre a questão das profissões e também entrevista de emprego, isso é bom :D , pois indica comprometimento, somente pessoas maduras tem comprometimento a falta dele inclusive indica infantilidade.

      Mas infelizmente não tem outro jeito viu !! Você vai ter que continuar pesquisando e continuar fazendo testes, a medida que o tempo passar suas idéias com certeza vão amadurecer e você estará pronta para escolher sua profissão e também passar na entrevista de emprego.

  24. izabel

    vou fazer uma entrevista de emprego dia 24/02 quinta feira e estou ansiosa porque nunca participei e ñ tenho ideia das perguntas gostaria de ajuda. a entrevista é no banco.

    • Pedro Addler

      Olá Izabel

      As perguntas em uma entrevista de emprego variam bastante, no entanto, temos sempre algumas manjadas que você deve estar preparada:

      - Quais são os seus principais defeitos ?
      - Porque você quer trabalhar na nossa empresa ?
      - Quais são as suas principais qualidades ?

      Se prepare pra essas 3 perguntas em especial na sua Entrevista de Emprego, essas aí são quase que 100% garantidas que vão aparecer.

      • ed carlos

        boa tarde sr Pedro, gostaria de receber as 10 resposta na entrevista de emprego o sr poderia me ajudar em relação a redação, gostaria de uma dica desde já agradeço , Ed Carlos…

  25. abraao

    Achei muito legal a forma pelas quais vcs criaram esses sites relacionamento interpessoal.

  26. Siomara

    Muito bom esse site, gostei de mais!
    Eu tenho sérias dúvidas com relação a: Como me vestir para uma entrevista de emprego ? Um amigo meu, dono de uma loja, me aconselhou a usar roupa social, mas isso é sempre um desafio pq vc não sabe o que te aguarda, no meu caso a vaga é de atendente de video locadora, um emprego simples, porém muito disputado pelo salário oferecido, portanto pretendo ocupar essa vaga…
    Seria melhor usar uma roupa básica? (Tipo uma calça jeans e uma camiseta branca). Super básico, não é mesmo?
    Outra dúvida de muitas mulheres é como usar cabelo, usá-lo preso ou solto? O que vcs acham melhor na entrevista de emprego ?
    Desde já, agradeço as dicas.

    • Pedro Addler

      Olá Siomara

      Com certeza, você como a pessoa inteligente que é sabe: a roupa diz muito sobre você e isso vale sim para a Entrevista de Emprego.

      É e justamente como você já disse, se você quer uma vaga de Executiva, tem que ir de terno, mas se quiser uma de atendente de Video-locadora é melhor um visual mais básico na entrevista de emprego.

      Minha dica é a seguinte: vá na vídeo-locadora, veja como o pessoal se veste, procure um visual parecido com o deles, se são básicos, seja básica, se não são, não seja também.

      Em relação a cabelo, aí já é mais fácil :) use sempre o bom e velho rabo preso. Mas no caso, não precisa ser assim tão básica, se você gostar de franja ou então fios soltos pode usar também.

  27. izabel

    o que preciso para ñ fica tão nervosa em uma entrevista de emprego pq fiz uma a pouco tempo e fiquei muito nervosa ñ conseguir ai penso que ñ vou conseguir superar mais uma entrevista .

    • Pedro Addler

      Olá Izabel

      Sabe qual é a melhor dica para não ficar nervosa em uma entrevista de emprego ??

      É justamente fazer muitas entrevistas de emprego :D !! rsrs

      Quanto mais você praticar, mais você viver esse ambiente de empresa, menos nervosa você vai ficar nas entrevistas de emprego.

      A chave para o sucesso é persistir.

      • Ana Paula

        Me indentifiquei muito com a moça q falou sempre tá nervosa nas entrevista e tem insegurança com medo de não passar de novo estou desse jeito também mais a dicas que nos deram continuar indo nas entrevista q vai perdendo o nervosismo vai se acostumando queria outra receita q funcionasse mesmo, mais paciência né.

  28. maria

    …me ajudem
    tenho 19 anos e estou empregada no momento,mas estou a procura de outro emprego!se eu for fazer uma entrevista de emprego, no caso e o entrevistador me perguntar se estou desempregada no momento devo falar que estou empregada ou não ?? tenho medo de perder a vaga / muito obrigada !!

    • Pedro Addler

      Olá Maria

      A principal regra para a entrevista de emprego, seja qual for o problema é a seguinte: diga sempre a verdade.

      Se o entrevistador perguntar se você está desempregada e você estiver, diga a verdade.

      Imagine por exemplo se ele pede o telefone do seu atual emprego e você está desempregada, vai cair na mentira… e cair na mentira nunca é bom na entrevista de emprego, pois demonstra falta de caráter.

  29. Cristiana

    O que devo responder quando me perguntam em uma entrevista de emprego que animal gostaria de ser ?

    • Pedro Addler

      Olá Cristiana

      Melhor que responder a sua pergunta vou sugerir que você leia uma matéria nossa que fala justamente sobre animais na entrevista de emprego !!

      Volte lá em cima na matéria e procure pelas matérias relacionadas, lá você vai ver: ” Entrevista de Emprego: Que tipo de Animal você Gostaria de Ser ? “, nesta matéria tem o conteúdo completo.

  30. Reijane

    Olá,gostaria de saber como responder as seguintes perguntas na entrevista de emprego: porque você saiu do seu ultimo emprego? Porque você estar procurando emprego?Seu marido trabalha de que? Qual a renda atual de sua casa?Pois fiz uma entrevista ontem e o entrevistador me fez essas seguintes perguntas,fiquei numa saia justa,e não fui chamada,fiquei muito decepcionada comigo e tenho medo de não passar nas outras entrevistas de emprego que virão… Obrigada.

    • Pedro Addler

      Olá Reijane

      Na entrevista de emprego, não existem respostas prontas, a dica é: diga sempre a verdade e seja sincera.

      A mentira literalmente está na cara :P quando você mente os seu rosto faz expressões que facilmente são percebidas pelo entrevistador.

      Quando for perguntada porque saiu do seu emprego anterior na entrevista de emprego, por exemplo, diga a verdade, que você não estava satisfeita, que não via oportunidades de crescimento, etc… diga o que você realmente sentia.

      Dizendo sempre a verdade você nunca fica sem resposta na entrevista de emprego.

  31. Reijane

    Oi obrigada pela resposta. Tenho outra pergunta e se me perguntarem na entrevista de emprego porque fui demitida ?

    • Pedro Addler

      Olá Reijane

      Se perguntarem porque você foi demitida, não tem jeito, você vai ter que dizer a verdade na sua entrevista de emprego. Se você fez, por acaso, alguma besteira é melhor admitir.

      Até porque mesmo você respondendo, eles sempre ligam no seu antigo emprego pra ver se você disse a verdade.

  32. Gislene

    Olá,
    Em uma entrevista de emprego se o entrevistador pergunta fale um pouco de vc? E sou casada e tenho 3 filhos, isso atrapalha na hora da entrevista. Falar quantos filhos tem… Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Gislene

      No caso, atrapalhar não atrapalha não, mas quando o entrevistador pergunta isso na entrevista de emprego, na verdade o foco dele não é sabe sobre sua vida pessoal e sim sua vida profissional.

      A empresa não liga se você tem 1 ou 3 filhos desde que seja uma boa profissional.

      Quando o entrevistador ou entrevistadora te perguntar essa pergunta na entrevista de emprego, fale sobre seus defeitos e qualidades, só fale da vida pessoal em caso de uma pergunta direta, do tipo: “Quantos filhos você tem ?”, aí sim você responde :)

  33. carlos

    eu vou fazer uma entrevista de emprego pela primeira vez se me perguntarem se eu prefiro trabalhar em equipe ou sozinho o que devo dizer ?

    • Pedro Addler

      Olá Carlos

      A regra básica da entrevista de emprego é dizer sempre a verdade.

      Se você prefere trabalhar sozinho diga isto, se prefere em equipe diga esta opção :)

      Mentir na entrevista de emprego para garantir uma boa impressão é algo que não funciona pois em geral o entrevistador é um psicólogo treinado.

  34. Fernanda

    Olá.Em uma empresa, onde o ingles intermedário é exigido, em uma entrevista de emprego, quais são as perguntas em ingles que mais são usadas?
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Fernanda

      Essa foi uma boa pergunta, de um modo geral, as perguntas feitas em Inglês em uma entrevista de emprego feita em Inglês são as mesmas perguntas feitas em Português traduzidas.

      Você pode ver quais são estas perguntas, logo na matéria acima.

  35. Zeina

    Olá Pedro
    Quando vou fazer uma entrevista de emprego, sempre me enrolo toda quando me perguntam: O que vocês espera encontrar em nossa empresa;Como você podera contribuir com a nossa empresa;Porque acha que devemos contrata-la;Porque decidiu trabalhar conosco.Como posso responder estas perguntas sem me prejudicar.
    Obrigada

    • Pedro Addler

      Olá Zeina

      Não podemos negar, essas perguntas que você abordou na entrevista de emprego são realmente bem difíceis de responder.

      A melhor arma que você pode lançar para vencer este desafio é a informação.

      Procure pesquisar sobre a empresa, o que ela faz e como faz. Tente agir e pensar do modo que a empresa faz, mas o mais importante: procure trabalhar em empresas que combinam com você.

      Se você for moderna e quiser entrar em uma empresa tradicional, você vai acabar se sentindo um peixe fora d’água.

      Siga estas dicas, assim com certeza você vai ter muito mais sucesso na sua entrevista de emprego.

  36. Luís da Costa

    Olá, Mirian e Pedro!
    Gostei muito das informações do vosso site e da paciencia demonstrada nas vossas respostas. Dei com o vosso site quando estava a procura de um guião de entrevista de emprego para os meus alunos.Gostei bastante e espero que os meus alunos gostem também.
    Um abraço e um bom trabalho!

    • Pedro Addler

      Olá Luís

      Muito obrigado por nos indicar aos seus alunos, ficamos felizes em poder colaborar com a formação deles :P

      Aqui no Guia da Carreira acreditamos seriamente que uma boa Educação pode mudar o mundo.

      Ficamos muito satisfeitos de encontrar um professor dedicado como você, bom trabalho por aí também !!

  37. Parabéns pelas dicas

    Casualmente, encontrei esse site com preciosas dicas (elaboração de currículo, entrevistas de emprego e etc…).
    Parabéns pelas informações tão úteis aos interessados. Com certeza, contribuirá muito para os candidatos.

  38. JOSIANE

    Como eu enfrento uma entrevista de emprego sem nunca ter feito ? Tenho 19 anos.

    • Pedro Addler

      Olá Josiane

      Embora a pergunta pareça difícil, a resposta é simples: para se preparar para uma entrevista de emprego, sendo que você nunca fez a resposta é: conhecimento !!

      Em primeiro lugar, leia blogs e sites como o Guia da Carreira que dão boas dicas sobre Entrevista de Emprego, procure também se informar sobre a empresa e finalmente procure analisar a você mesma.

      Se prepare muito para perguntas pessoais, tais como “quais são seus defeitos ?” já leve de casa respostas pensadas para a entrevista de emprego.

      No entanto, a dica mais importante é: Nunca minta !! A mentira é facilmente detectada pelos entrevistadores, em geral são psicólogos treinados pra isso.

  39. Michael

    Oi gente estar pra acontecer uma entrevista de emprego aqui na ambev – empresa que faz cerveja
    e eu queria saber o q responder nas seguintes perguntas .
    Um lado positivo ?
    Um lado negativo ?
    por que vc quer fazer parte do grupo ambev ?

    o q devo responder??

    • Pedro Addler

      Olá Michael

      Realmente essas são perguntas bem comuns na entrevista de emprego, é bom estar preparado para elas !!

      Em relação ao lado negativo e lado positivo na entrevista de emprego, eles estão falando da sua personalidade, examine bem o seu próprio jeito de ser e identifique uma qualidade e um defeito que você tem.

      Em relação a pergunta de porque você quer participar do Grupo AMBEV também use da sua sinceridade, diga por exemplo de que se trata de uma grande empresa, que você vai conseguir boas oportunidades, etc…

  40. Lucas salviano

    ola meu nome é lucas tenho 15 anos amanha tenho uma entrevista de emprego estou muito anciosoo mais também to com medo oque faço ?

    • Pedro Addler

      Olá Lucas Salviano

      O medo, vem geralmente de 2 fatores, primeiro o desconhecido, sempre temos medo daquilo que não conhecemos ou então nunca fizemos, no seu caso, a entrevista de emprego, nesse caso não tem jeito o único jeito de vencer o medo é enfrenta-lo !!

      O medo também pode vir da falta de confiança, esse é um problema que provavelmente também você enfrenta.

      Como você nunca fez uma entrevista de emprego, não se sente confiante o bastante para enfrentar esse desafio.

      Nesse caso, a melhor maneira de enfrentar o medo é se preparar !! Fique por dentro da empresa, pesquise como é feita a entrevista e se prepare para as principais perguntas.

      Com uma boa preparação você tem tudo para se sair bem nessa entrevista de emprego e em muitas outras que você irá fazer ao longo da vida.

  41. Giovana

    Olá, sai do meu último emprego por motivos pessoais quase entrei em depressão,e estou com medo da pergunta por que você saiu do último emprego? não sei o que responder e tenho medo de falar a verdade na entrevista de emprego e a empresa não me contratar. o que faço?

    • Pedro Addler

      Olá Giovana

      Realmente uma situação bem complicada… mas não precisa se preocupar, na entrevista de emprego, o interesse do entrevistador é na sua vida profissional e não pessoal.

      Se ele te perguntar sobre os motivos que você saiu do último trabalho na sua próxima entrevista de emprego, você pode dizer o seguinte: que você saiu porque estava insatisfeita.

      Tá vendo !! Dá pra responder numa boa, sem tocar na questão pessoal :)

  42. Adriano

    Olá Pedro Addler,
    estou com uma dúvida, eu tinha um entrevista de emprego marcada para tal dia, e infelizmente houve um imprevisto e não pude comparecer, mas um dia antes da seleção eu encaminhei um Email para a pessoa responsável pela seleção.

    Então,Pedro Addler, a minha postura foi correta? Ela me respondeu que entendia e lamentava o que tinha acontecido comigo.

    concluir dizendo que se caso houvesse outra oportunidade eu estaria disponível, porque gostaria muito de trabalhar nessa empresa.

    • Pedro Addler

      Olá Adriano

      Sim, parabéns :) sua postura em relação a entrevista de emprego foi muito boa e muito madura, avisar a empresa, já que você não podia mesmo ir, foi a melhor atitude.

      Se você não avisasse que não poderia ir a entrevista de emprego a empresa poderia pensar que você foi irresponsável ou desistiu eliminando de vez suas chances.

      Do modo que você fez, ainda tem boas chances de trabalhar por lá.

  43. Eliel

    Qual resposta mais correta que devo dar para a seguinte pergunta, q sempre fazem na entrevista de emprego ? O que que voçê espera da empresa ?

    • Pedro Addler

      Olá Eliel

      Como eu sempre costumo dizer por aqui no Guia da Carreira, não existem respostas prontas para nenhuma pergunta na entrevista de emprego.

      Você pode até achar algumas respostas prontas em outros sites, mas acredite, elas não funcionam !!

      Para evitar que você seja pego por uma pergunta mais difícil assim na entrevista de emprego, prepare-se antes.

      Procure mais informações sobre a empresa, e faça um exame sério de conciência, pergunte a sí mesmo, porque eu quero trabalhar lá ? salário ? liberdade ? porque eu gosto dos produtos ?

      É exatamente a resposta para essa pergunta que você deve usar na entrevista de emprego.

      E nunca se esqueça, na entrevista de emprego, diga a verdade, nada mais que a verdade, se não disser, você será pego pois os entrevistadores sempre também são Psicólogos.

  44. danna araujo

    gostei muito de saber sobre essas dicas de vcs sempre q for fazer uma entrevista de emprego vou pesquisar sobre a empresa e quando for a entrevista vou sempre dizer a verdade nada mas q a verdade

  45. Thiago V. Barbosa

    Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa?

    Por acreditar em ter total facilidade e capacidade para eu me adaptar aos requisitos que a empresa exige, e com isso que eu possa ajudar a empresa a cumprir com suas metas e que consiga atingir seus ideais.

    Está correta a minha resposta referente a essa pergunta na entrevista de emprego ?

    Obrigado pela atenção

    • Pedro Addler

      Olá Thiago

      Sim, foi uma boa resposta, no entanto, não vou te enganar, ela passa um ar que você “decorou” :P e isso pode não soar bem na entrevista de emprego.

      Procure adaptar sua resposta de um modo que ela pareça mais natural.

  46. Fabiana

    Boa tarde a todos,minha pergunta é sobre vocação profissional.procurei testes vocacionais mais não encontrei perguntas que combinassem comigo,que não correspondem com o que penso,onde posso achar um bom teste vocacional?tenho 27 anos,estou desempregada,trabalhei três meses com telemarketing ativo com venda de cartões de crédito e me sinto sem rumo com essa idade.
    gostaria de saber que resposta devo dar a pergunta:
    -por que você gostaria de trabalhar na nossa empresa?
    fiz várias entrevistas de emprego e não passei devido a essa pergunta.
    Gostei muito do site.
    agradeço pela atenção.

    • Pedro Addler

      Olá Fabiana

      Antes de mais nada, vou decepcionar você !! :P Não existe uma resposta pronta para essa pergunta, só algumas respostas artificiais que todo entrevistador já conhece e que por sinal não colam mais na entrevista de emprego.

      Pergunte sempre essa pergunta a sí mesma, não sei sua profissão, mas imagina por exemplo que você vai para uma empresa que explora petróleo.

      Diga o porque que você escolheu essa área, se é pela aventura, pelo desafio, pelo salário, etc… essa pergunta é totalmente pessoal, cada pessoa tem seu próprio motivo para escolher uma profissão e um tipo de empresa.

  47. jennyffer

    como devo responder,quando na entrevista de emprego pergunta como quero esta daqui há 5 anos dentro da empresa

  48. Walter

    Sempre trabalhei de barba mas nunca fui relaxado, “desenho” ela toda semana e passo a máquina 2. Agora estou a procura de um estágio, eu poderia participar de uma entrevista para um banco com essa barba bem feita ou teria que passar a navalha de vez? Esse pensamento de barba é coisa do passado ou impera até hj em muitas empresas? Pergunto isso pq tenho amigos com cabelo grande que conseguiram estágios em ótimas empresas sem precisar cortá-los e quero saber se a barba é excessão. Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Walter!
      É sempre interessante ter uma boa apresentação em uma entrevista de emprego. Há sempre tabus sobre o visual: cabelo, barba, tatuagens, etc.
      Mas com certeza um fator que seja realmente o diferencial seja a formação e um bom empenho na entrevista.
      Um visual bem cuidado demonstra responsabilidade e respeito, mas a aceitação do visual depende muito do setor de trabalho. Como o estágio no banco pode envolver contato direto com clientes, com certeza o visual é algo importante !! Acredito que a barba componha bem o visual caso seja bem feita, além de demonstrar personalidade!

      • Heverson Luan

        olá, Pedro Addler eu queria saber se quando o entrevistador peguntar cite 3 defeitos? R: ansioso, apresado e vaidoso! você acha que essas são boas respostas?

        • Pedro Addler

          Olá Heverson!
          Acredito que ser sincero (desde que os defeitos não sejam muito extravagantes!!) é sempre a melhor saída!
          Estas perguntas tentam avaliar também a segurança do extrevistado em dar as respostas e também o quanto você se conhece!

  49. carol

    tenho 17 anos,mas adorei o site,mim ajudou muito!!!!!

  50. Leiane

    Acabei de chegar de uma entrvista.
    Na verdade um texte, e redação.
    E na redação o tema era: Como vc se ver daqui a um ano?
    O que poderia ter respondido? Fui pega de surpresa. O q vcs acham? Por favor me rsspondem
    Aguardo!

  51. camila

    olá, tenho uma pergunta que sempre me encomodou, estou cursando o ultimo ano do ensino médio, já sei o curso que pretendo cursar no vestibular, porém no meu colégio que também é um cursinho preparatorio sempre nos encoraja a entrar em uma faculdade federal ou estadual. para a minha postura nao é a melhor apção, acaba ficando muito mais caro, queria saber se há diferença entre graduar em uma federal ou em uma particular. Na entrevista de emprego isso importa? ou o que vale ainda são a capacidade do aluno em se especializar?
    obrigada!

  52. RODRIGO

    Bem , em uma entrevista de emprego existe aquelas perguntas basicas, quais são seus pontos positivos e seus pontos a melhorar, é muito dificil falar nossas deficiencias, defeitos na maioria das vezes nem sabemos é dificil, acho que esse é o ponto mais critico de uma entrevista. preciso de ajuda!!

  53. Cris

    sobre a pergunta: Por que você saiu do seu último emprego ?
    no caso se vc saiu por conta própria resolveu pedir as contas como falar da forma correta?
    e quando sai por justa causa o que dizer? dizer a verdade? ou posso omitir a resposta porque talvez haja preconceito em relação a isso?

  54. Ana P atricia

    Oi pedro,amnha tenho uma entrevista nao estou muito nervosa
    afinal ja è a terceira entrevista que faço e ja sei como è .o problemale è que no curricculo que fiz pedia informaçoes sobre ingles e espanhol.e eu coloquei que sabia o inlges basico ,mais è
    o basico mesmo afinal so tive ingles na escola
    sao poucas palavras que sei.eu nao menti disse a verdade no curriculo que era o basico.mais tenho medo que me façam perguntas em ingles e eu nao saiba responder. oq devo fazer.. plis help me

  55. Alexandre

    bom dia a todos
    Tenho realizado algumas entrevistas de emprego e oque percebo é que hoje em dia temos que falar oque a empresa quer ouvir ,se dissermos qualquer coisa que fuja do contexto ja é motivo para a não contratação do candidato ,não podemos dizer que saimos do emprego anterior por motivo de salário ,não podemos dizer uma pretensão salarial acima do proposto etc… são tantas coisas que não podem ser ditas que deixa de ser uma entrevista ,e sim um laboratório para deixar pessoas cada vez mais nervosas e anciosas ,não sei aonde iremos parar nesse país de terceiro mundo ,assim fica dificil de chamar o brasil o país do futuro

  56. Gabriel netto

    oque devo responder quando me fizerem essas perguntas ?
    1-Por que você decidiu trabalhar na nossa empresa ?
    2-Quais são as suas principais qualidades ?
    3-Quais são os seus principais defeitos ? Como você lida com eles ?
    4-Por que você saiu do seu último emprego ?
    5-Qual foi o ponto alto de sua carreira até agora ?
    6-O que você espera encontrar na nossa empresa ?
    7-Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?
    8-Qual foi a maior realização da sua vida ?
    9-Você prefere trabalhar em equipe ou trabalhar sozinho ?
    10-Como você descreveria a sí mesmo ?

    Por favor quem puder me ajudar eu vou ser muito grato.

  57. Herman

    gostaria de saber que tipo de resposta a dar a esta pergunta ” o que lhe interessou na vaga?

    • jane maximiano da silva

      gostaria de sabe a resposta de cada pergunta pois nesta segunda feira vou a uma entrevista já passei por uma entrevista e sempre mim pergunta quem sou mim pergunta todas essas pergunta que vcs colocarão mas gostaria da resposta de vcs pode mim envia por mail ainda hoje lhe agradeço me deseje boa sorte pois trabalhei em uma empresa a 20 anos agora estou procurando emprego olha é ótimo essas dicas que vcs coloca mas da para se pergunta e resposta e com a nossa linguá pois ainda tem pessoas que não tem o linguaja correto ok. conto com vcs

  58. Herman

    como devo responder quando me perguntam po que devemos contrata-lo?

  59. Cris

    Parabéns pelo site é otimo.

  60. Lucas

    Ola Pedro, participei de um processo seletivo interno para uma vaga de controlador da qualidade, porém não tenho experiencia somente os pre-requisitos que pediram, como nunca tive contato com a área estou tendo dificuldade quando surge um problema e eu tenho que resolver e por ainda não conhecer todos os materias que a empresa ultiliza, sendo que estou em experiencia e sendo avaliado. o que devo fazer para ser contratado?

  61. sintia

    como devo responder a pergunta, quais as vantagens de trabalhar na setor desejado?

    • Pedro Addler

      Olá Sintia!
      É interessante ressaltar a afinidade que você possui no setor, além de grande determinação no empenho das tarefas. Que com certeza a sinergia com os demais profissionais irá garantir um ambiente de trabalho mais prazeroso e produtivo!

  62. Karoline Dias

    Olá Pedro!

    Bom tenho uma entrevista de emprego, porém nunca participei de uma antes, confesso que estou muito ansiosa e nervosa. Gostaria de saber como deve ser a minha roupa ( no caso me pediram pra ir de social) mais tenho algumas duvidas: Devo usar maquiagem? e nesse caso devo usar o cabelo preso ou solto?. Como devo fazer quando me perguntarem se tenho experiencia? . Desde já agradeço !

  63. Paola

    Como devo responder em uma inscrição de emprego, qual cargo desejo ocupar, sendo que nunca trabalhei em cargo algum. (tratando-se de um supermercado)

  64. Tau

    Boa Tarde!
    Fiz uma entrevista de emprego há pouco mais de uma semana e ficaram de entrar em contato pelo sim ou pelo não, mas até agora não obtive nenhuma resposta.
    Me pediram o telefone de meu último emprego para uma possível recomendação. Meu antigo chefe entrou em contato comigo dizendo que haviam ligado pra ele. Isso seria um bom sinal?
    Obrigado

  65. Ricardo

    Gostei muito das dicas aqui apresentadas, quero fazer uma pergunta:
    Quais os principais defeitos de uma candidato a uma vaga de emprego?

  66. Thales

    Boa noite Pedro Addler, gostaria de apresentar o nosso site, se puder nos dar um feedback e dar uma passadinha la, e se talvez gostar e achar viável e prudente passar para as pessoas. Abaixo segue a descrição. Um Abraço! Thales
    Tuinck – A rede social das entrevistas de empregos
    O surgimento de uma nova onda, com propósitos e objetivos bem específicos. A rede social Tuinck está no ar.
    O objetivo do site é a prestação de serviços de uma rede social permitindo que pessoas troquem informações e experiências relativas a entrevistas de empregos e de processos seletivos de empresas nacionais ou internacionais dos mais diversificados ramos profissionais. O Tuinck permitirá que os usuários se prepararem previamente para as entrevistas de empregos através dum ambiente seguro e confiável. As trocas de informações poderão ser feitas de maneira simples e fácil, reduzindo o tempo de busca e preparando melhor o candidato para a vaga pretendida.
    O endereço é o tuinck.com.br.

  67. Renata

    Olá, tenho 17, anos e adorei todas as dicas aqui. Eu nunca fiz uma entrevista de emprego, e estou muito nervosa para a entrevista que farei dentro de alguns dias; para o cargo de secretária.Tenho muitos amigos (as) que já fizeram inúmeras entrevistas e estão me ajudando com as perguntas, que tem maior provabilidade de cair na entrevista. Estou me informando bastante a respeito; mas o problema é que sou muito tímida e nem tanto comunicativa. Queria saber se teria alguma dica pra parecer mais natural o possível e não transmitir tanta ansiedade, nervosismo e timidez ao entrevistador. Desde já, obrigada.

    Beijos.

  68. vanessa

    amei o que escreveu,mas quero saber porque qiando a gente pede demisao a familia fala ´era um emprego tao bom`

    • Pedro Addler

      Olá Vanessa!
      A família sempre se preocupa com a estabilidade! Só mesmo quem está trabalhando e tem que aguentar o “chefe” sabe as dificuldades do dia-a-dia!
      Espero que tenha mais sorte no próximo emprego! :)

  69. Eliana

    Boa tarde.
    Estou desempregada á 1 mês, já participei de algumas entrevistas e agora estou no aguardo e continuo entregando meus curriculum, como devo proceder no aguardo dos retornos das entrevistas?? Posso ligar pra sabe ou não?? Na prucura de outras vagas, devo ir pessoalmente ou ligar para saber a melhor forma de entrega??
    Fico no aguardo e muito obrigada.

  70. ana clecia

    quando vou a uma entrevista de emprego falo tudo errado por conta do meu nervosismo o que faço para para nao acontecer mais isso, pois estou desempregada.

  71. sidney

    Fiz uma entrevista, e achei que ja estava quase recolocado,porém algo deu errado,senti que quando falei de minha residencia ser em SP e minha esposa e filhas estarem no interior,houve uma certa dúvida,a qual esclareci,que desde que eu me recoloque,elas voltariam,pois lá minha esposa esta trabalhando e seria o caso de uma transferencia,isso pode ter refletido negativamente?

  72. Aurea Cristina Rodrigues da Costa

    fiz uma entrevista para recepção de um hospital a 20 dias mais ou menos, passei na primeira etapa e fiz a segunda parte da entrevista, segundo a psicologa seria para começar a trabalhar na ultima semana de novembro ou seja agora,mas ainda não recebi nenhuma resposta se fui aceita ou não.Então pensei em ligar la no rh da empresa e pedir informações sobre o processo que fiz se a vaga foi preenchida ou não, devo fazer isso?? ou estaria sendo incoveniente??
    me ajudem Bjos

  73. Gislaine

    Bom dia.
    Vou fazer uma entrevista hoje e sou recem casada.A primeira coisa que os entrevistadores me perguntam é quando quero ter filho.Como posso responder essa pergunta sem me prejudicar. Pq pretendo ter filho daqui uns dois anos. Isso é pouco ou muito para as empresas.

  74. Cristina

    Ola, bom dia !
    Participei de um processo seletivo de uma entrevista de onde participaram umas 30 pessoas já fiz entrevista 3 vezes.Será que tenho a possibilidade de fazer parte do quadro de funcionários desta empresa?

  75. jézica santana timóteo

    todas as vaezes que eu vou a uma entrevista eu nunca consigo o emprego,oque devo fazer

  76. Ribeiro

    Olá
    A maioria das vezes que faço uma entrevista, me pedem para fazer uma redação. O titulo é ” Você e sua profissão”, poderiam me ajudar como escrever esta redação.

    Atenciosamente

  77. Bruno Freitas

    Vou fazer uma entrevista amanhã dia 07/12/2011 e me falaram dessse site, eu gostei muito me orientou sobre diversas duvidas e pude perceber que na entrevista alguns fatores colaboram para o bom andamento na conquista da vaga como: conhecer a empresa, conhecer a vaga, dizer a verdade sempre,apresentação pessoal esses são alguns requisitos. Do mais agradeço a vocês por tranquilizarem e responderem as nossas duvidas, que vocês sejem recompensados por Deus.

  78. Vitoria Oliveira

    Olá,
    Em uma entrevista falei bem da empresa e do desejo de trabalhar nela. Perguntou como a empresa é vista no mercado onde moro, eu disse que muitos tem o desejo de trabalhar lá, que é uma referencia, é bem conceituada, ele disse : então trabalhar aqui ajuda a ter um bom curriculo, é bom para o curriculo trabalhar aqui? (ele entendeu dessa forma)para não negar e me enrolar, olhei bem nos olhos dele e disse: Se é bom? É sim , é bom para curriculo trabalhar aqui faz um bom curriculo sim, preferi ser firme e honesta na resposta , porém não sei se agi de forma correta. Poderia me ajudar.
    Obrigada pela atenção.

  79. Tânia

    Gostaria de saber se a Graduação de 02 anos não é bem vista nas empresas?

  80. Victor Miguel

    eu tenho 15 anos e sonho conquistar a medicina
    sou da capital do Amazonas
    mais estou em Roraima
    em nome de Jesus conquistarei
    e serei medico !

  81. Nayara Moreno

    Eu fico muito nervosa nas entrevista de emprego quando faz a pergunta pra mim parece que as palavas somem totalmente da minha boca do meu cerebro o que devo fazer ?

  82. Reijane

    Oi sempre trabalhei na área de vendas,mas agora estou procurando em outra área,o que responder se o entrevistador me perguntar porque estou procurando serviço em outra área,me responda por favor.Obrigada.

  83. valeria

    Olá,pedro gostaria que me ajudasse vou fazer uma entrevista segunda feira dia09/01 e em uma empresa de informatica gostaria que voce podesse me indicar livros que pudesse me ajudar a melhorar minha interpretação verbal obrigada!!!

  84. Roseli

    Bom Dia!

    Preciso saber o que respondo na seguinte pergunta de emprego?
    -Qual é sua profissão declarada?
    No caso seria a que eu exerco atualmente que é Gerente Administrativo ou é relacionada a faculdade que faço? Administração, nesse caso seria Administradora de Empresas?

  85. angely

    tenho muito medo de entrevista
    mais sei que isto vai passar
    mais como eu posso lidar com isso sem me prejudicar

  86. maryzete@live.com

    ola,como fazer para mante a calma em uma entrevista,todas as vezes que vou em uma entrevista tremo na base,e acabo perdendo a vaga,pois sou uma pessoa muito timida.e fico pescima min sentindo mal

  87. Jefferson

    Olá!

    Fui demitido por justa causa, e quando o entrevistador perguntar por que sai da empresa, é adequado dizer que cometi um erro e me dispensaram, mas já aprendi a lição e não cometerei novamente?

    E se ele perguntar qual fio o erro? O que eu digo?

  88. Layana

    Boa Tarde! Eu gostei muito das dicas de vocês! Eu tenho muita dificuldade em entrevistas. Esses dias fiz uma entrevista que estava quase certo e não fui chamada. Eu realmente acho que tem alguma coisa grave comigo. Queria muito que vc me ajudasse. Obrigada

  89. Viviane

    oi
    como responder ao entrevistador quando ele te pergunta o que voce espera da vaga que eles estao te oferecendo???
    nao soube responder essa pergunta na ultima entrevista

  90. Maysa Lucas

    Olá

    Estou com uma dificuldade, tenho uma filha de 1 ano e 2 meses e curso tecnico em química, pretendo me dedicar bastante nesta area, porém acredito que haja um preconceito na hora de me contratar, pois passei por diversas entrevistas e não consegui nada, gostaria de saber o que respondo na hora que o entrevistador perguntar:

    Com quem fica sua filha?
    Se sua filha ficar doente como será?
    O seu marido trabalha?

  91. Edu

    Boa tarde,
    Trabalho em IT há mais de dez anos mas houve períodos de desemprego. Completei 37 anos no mês passado e infelizmente por motivos monetáios não me foi possível acabar a minha formação superior. Sou essencialmente um autodidácta. Encontro-me novamente no desemprego há dois meses e já não há dinheiro! Envio diariamente CV com cartas de apresentação mas estou desesperado porque muito raramente sou chamado para entrevistas ( o meu CV já se encontra em formato Europass e actualizado). Que posso eu fazer para mudar o curso disto?
    Obg.

  92. Rafaela

    Boa noite, trabalhei durante um mes em uma fabrica do lado da minha casa, o salario era bom, o local era de facil acesso, mas não aguentei ficar um mes na empresa. Eu ficava o dia inteiro na empresa sem fazer nada, a menina que tinha que me ensinar o serviço não ensinava e era o braço direito do chefe, que nunca ficava na empresa e quando ficava humilhava os funcionarios, é o meu primeiro e unico registro em carteira, gostaria de saber, em uma entrevista o que responder, pq vc saiu do seu ultimo emprego o que devo responder?

  93. Fabiano Gomes

    Olá, gostaria de saber com respondo a pergunta do meu chfe de quais Interesses de carreira eu tenho dentro da empresa.

  94. Patrícia

    Boa tarde, parabéns pelas ricas informações sobre como nos portar diante de uma entrevista!
    Excelente, sem mais.

  95. luane

    como uma pessoa tímida pode ser comportar numa entrevista de trabalho.

  96. Raquel

    Olá. Tenho 19 anos e procuro emprego já faz algum tempo e até agora não consegui nada. Estou querendo adquirir experiência em atendimento ao público e por isso pretendo trabalhar em loja de roupa/calçados…
    Eu nunca trabalhei e a maioria dos lugares pedem pessoas com experiência em vendas. Como posso ter a minha primeira experiência deste modo?
    O que posso fazer para interessar o entrevistador já que não possuo experiência?

    • Pedro Addler

      Olá Raquel!
      Antes de tudo o importante é não desanimar! Já que é seu primeiro emprego, na hora da entrevista você deve demonstrar vontade de aprender e ter disponibilidade de horário. As empresas/lojas buscam pessoas determinadas, que sabem o que querem e que estão dispostas a aprender e se dedicar ao trabalho. Mostre segurança e para a área de vendas, ser comunicativa é essencial para rofissões que tem contato direto com o público! Uma outra dica seria procurar um curso técnico em Vendas. O curso técnico é uma forma de te qualificar para este primeiro emprego, talvez você não precise ter terminado o curso, mas ao dizer que está cursando, as chances de contratação são bem maiores, pois desta forma mostra que você busca o crescimento. Boa sorte! Abraço! :)

  97. Ana Luísa

    Olá, tenho 14 anos e estou com muitas dúvidas sobre qual curso superior cursar.Eu gostaria de trabalhar como: médica ou promotora de eventos.já li tudo sobre medicina, aqui no Guia da Carreira; mas já procurei sobre promotor de eventos, e não tem nenhuma matéria sobre isso.Poderia me ajudar?.Isto é muito importante para mim.Beijos e espero um artigo.

  98. Priscila

    Boa tarde!
    Eu achei super interessante as questões e o compromisso que você tem em rsponder cada questão.
    A minha pergunta é a respeito do salário, ja participei de entrevistas que me perguntarão quanto você gostaria de ganhar? e o que você deseja ser nessa empresa daqui tantos anos? O que responder?

    Obrigafo!

  99. moana

    adorei todas a respostas vc é muito bom obrigada me ajudou de mais…..

  100. Tânia

    Não tive resposta sobre minha pergunta (acima)!!!

  101. Eliane Torre

    Boa noite!
    O que um candidato com 50 anos deve responder quando o entrevistador pergunta: “Quais são seus objetivos profissionais?”
    Responder

  102. djair silva

    OLA PEDRO!muito bacana,ajuda legal bem elaborada valeu.

  103. rosilene medeiros

    bom dia Pedro Addler,tenho 29 anos ,sou casada e tenho 04 filhos com as seguintes idade 15/11/08/05.nunca trabalhei com registro em carteira e sempre ficam de me ligar quando faço alguma entrevista de emprego ou seja eles me descartam educadamente ,kkkk, a vaga em que concorri era para as lojas americanas auxiliar de loja. será que por eu ter 4 filhos e ser casada eles acham que não darei conta do serviço ou será que é porque a empresa terá muito gasto?
    com sua experiência o que você me sugere,devo mentir e dizer que tenho menos filhos?
    eu particularmente tenho pensado bastante nisso,mais ao mesmo tempo é como se eu estivesse renegando-os,não quero esconder a existência das 4 pessoas que mais amo neste mundo . e ai Pedro ,o que eu faço?

  104. Demelo

    Oi Deparei-me com este site e vi perguntas e respostas pertinentes, gostava de saber se por ventura perguntarem-me numa entrevista qual foi o ponto mais alto da sua carreira e qual foi a maior realização da sua vida o q responder

  105. Marcelo

    Hj tenho 37 anos e sempre trabalahei como vendedor , estou a um pouco mais de tres meses fazendo faculdade em em processo gerenciais , estou querendo mudar minha postura e profissão para algo que me propicie um maior crescimento e com maiores responsabilidas, como devo fazer para me enquadrar nesse novo perfil no mercado de trabalho?

  106. Mirian

    Olá, Pedro
    Boa tarde!
    Amanhã vou fazer uma entrevista numa empresa muito importante p’ra mim e estou SUPER nervosa, mas estou mais nervosa ainda porque há 3 semanas eu fui no processo de seleção na mesma empresa e não passei, pedi para ser avaliada novamente porque surgiu o cargo que se enquadra melhor comigo, e a coordenadora do RH aceitou que eu fosse novamente. Como posso controlar o nervosismo e me sair bem? afinal, a mesma pessoa vai me avaliar denovo. Essa pessoa que vai me entrevistar não é a mesma quem permetiu que eu fosse novamente, então estou com medo porque senti que a moça da primeira vez não gostou muito de mim e é ela quem vai me entrevistar denovo. Ah, que confusão!!! rs Por favor, me dê alguma dica, acho que não passei porque disse que eu tenho um bebe de 8 meses e minha redação não foi lá essas coisas, fora o nervosismo de ver meninas mais jovens que eu com 31 anos, rs.

  107. Vera

    Bom dia ! Passando por avaliação psicológica em um concurso público, respondi à examinadora, que diferentemente dos presentes eu não estava à procura de emprego, pois isso eu já possuía, (sou servidora pública concursada) eu quero trabalhar aqui ! Antes de fazer inscrição para o concurso eu vim conhecer o local e o tipo de trabalho e “escolhi” trabalhar aqui ! Você acha que foi muito arrogante de minha parte ? Você acha que o fato de eu ter 53 anos pode me excluir do concurso ?

  108. joao

    Ola! Gostei muito desse site.

    Aqui na minha cidade vai abri mais um shooping do Grupocarvalho. So que ja fiz a primeira e etapa no dia 03/05/2011 e vou receber o resultado nesta semana que vem. Se eu passar na primeira que estou muito confiante. E vai ser a minha primeira entrevista. Posso logo treinando as perguntas e dando a resposta para não garqueja na hora? Abraço!

  109. John

    Muito bom esse site e boas dicas. Fui chamado para a primeira etapa e falta receber o resultado para ir a segunda etapa que e a entrevista. eu posso treinar as perguntas e respondendo para nao carguejar na hora da entrevista? sabendo que alguns dessa pergundo vao quase cai na hora da entrevista. obrigado!

  110. Tiago

    Já realizei algumas entrevistas em algumas multinacionais, passo pelas provas e na entrevista acho que me saio bem, só que depois de alguns dias eles ligam e dizem que a vaga foi cancelada, isso realmente acontece ou é um jeito de dizer que não fui aprovado.

    Obrigado!

    • Pedro Addler

      Olá Tiago! Ligue para os RH e informe-se sobre a vaga disponivel!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  111. gildenia

    tenho uma entrevista de emprego quarta feira , não é a primeira, mas as que eu fui eu não pasei e acho que essa vai ser do mesmo geito. como faço pra me dar bem? agradeço se vc responder.

  112. carla

    oq fazer quando se gagueja, numa entrevista…

    • Pedro Addler

      Olá Carla!
      Matenha a calma que seu desempenho em uma entrevista pode ser excelente!

      Obrigado por visitar o Guia da Carreira!

  113. Núbia Bastos

    Oí, boa tarde Pedro vou fazer uma entrevista amanhã em um a farmacia é sou formada em Biologia e se me perguntarem qual o beneficio que a biologia traz para essa empresa farmaceutica o que devo responder. Desde já agradeço.

  114. Monique

    Bom dia, estou adorando as perguntas e respostas aqui postadas, recentemente eu perdi em uma entrevista de banco, estou muito triste com o ocorrido. Queria muito fazer parte da organização, já havia passado por todas as etapas, mas deixei a desejar quando foram feitas as seguintes perguntas: O que você espera do banco e o que o banco espera de você? Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar na empresa? Fiquei muito triste, pois tive consciência de que não me sai bem e o resultado comprovou. Gostaria de receber umas dicas suas, já que espero ter outras oportunidades.

    • Pedro Addler

      Olá Monique! Obrigado por estar acompanhando o nosso site. Primeiramente, não desanime. Processos seletivos nos surpreendem mesmo, o que você deve fazer é buscar novas oportunidades. No caso de uma entrevista, já se prepare em casa com possíveis perguntas que serão feitas, conheça a empresa e demonstre confiança, vontade de aprender e participar da organização. Na próxima entrevista vá confiante e preparada, treine em casa, mostre certeza nas suas respostas. Boa sorte, tenho certeza que em breve você alcançará seu objetivo. Abraço!

  115. Carol

    Olá.
    Tenho algumas dúvidas a respeito de como me sair bem nas dinâmicas dos processos seletivos , como vender um carro sem motor ou algum sentimento como o ódio , você pode dar dicas de como me sair bem nessas situações ? E na entrevista como falar de ansiedade ou nervosismo ( defeitos ) ?
    Obrigada desde já pela atenção .

  116. luciene gomes

    A percunta que mim deixa nervoza e aquela que ele percumta.PORQUE DEVO CONTRTAR VC,O QUE LEVOU VC A COLOCAR UM CURRICÚLO NA NOSSA EMPREZA,PORQUE DEVO ESCOLERVC E NÃO OS OUTROS,ESSAS PERCUNTAS E QUE EU TENHO MEDO DE DAR ALGUM VASILO.QERO AJUDA PRA ACABAR ESSE MEDO.

    • Pedro Addler

      Olá Luciene!
      Procure estar sempre atualizada sobre todos os dados da empresa, seus pontos fracos e fortes. Prepare-se bem antes!

      Obrigado por vistar o Guia da Carreira!

  117. clarice

    Ja fiz umas dez entrevista para estágio,não sei o que acontence.
    Quando me perguntam porque sai da empresa que trabalha, digo que não tinha oprtunidade de crescimento, pois trabalhava no chão de fabrica, e queria uma oportunidade na parte da adminstração, não sei se é errado falar isto na entrevista?
    e é meu primeiro ano na faculdade será que pode ser isto ainda recente no estudo?

  118. bruna

    ola gostaria de alguma dica, tenho uma entrevista para auxiliar administrativo em uma empresa do ramo alimenticio, mas tenho muitas duvidas a respeito de meus pontos fracos tem alguma dica de quais são mais adquados falar. sou mto timida esse pode ser um ponto fraco?
    agradeço desde ja.

  119. Danielle

    Nunca diga que é tímida, pois eles te dispensaram não hora. Digo por eu mesma :

  120. carla

    gostei muito das dicas!!!!!!

  121. rodrigo

    Resposta da pregunta.
    o que levou a procurar nossa empresa?

  122. Sarah

    Boa Tarde,

    Meu maior sonho é trabalhar no banco, mas não faço a miníma idéia de com me portar na entrevista, pelo fato de eu querer tanto esse emprego, fico ansiosa e posso me atrapalhar.

    • Pedro Addler

      Oi Sarah, realmente a ansiedade pode atrapalhar um pouco. Mas não sinta medo, se você realmente quer isso você vai conseguir. Tente ensaiar um pouco com os amigos ou com a família e tente sempre mentalizar que você quer conseguir este trabalho. Boa sorte!

  123. gleyson

    Boa tarde!Eu fiz uma entrevista de emprego faz uns seis dias,lá fiz uma prova de matematica e português achei que mim de bem eles disseram que iam ligar sendo que ja passou seis dias contando com sabado e domingo ate quando posso ficar esperarndo….

  124. miriam

    Estou em um processo seletivo para um estagio e queria saber qual é a reposta mais correta desta pergunta. 1 Qual a remuneração pretendida/desejada para atuar neste momento como estagiária (o)? Definido o valor, por quanto tempo pretende atuar neste formato? Após o término deste periodo, qual remuneração pretendida/desejada?

    Por favor me responda
    Obrigada
    Miriam

  125. Sarah Débora

    Estou tentando um estágio e não tenho esxperiencia, como faço pra procurar uma vaga?

  126. wellington

    O que eu devo dizer quando for entregar meu currículo, para o gerente?

  127. edvaldo josé da silva

    ola bom dia sr pedro addler em preimeiro lugar gostaria de parabenizar por estas resposta de como se sair bem em uma entrevista,a minha dificudade é um pouco mais alem fui fazer uma entrevista de emprego na escola(centro univert belas artes)para vaga de vigia e logo o entrevistador pediu para mim fazer uma redação confeço que fiquei em pânico ele me deu trinta minutos para prencher a ficha e fazer a redação pois não consegui escrever nada da redação se possivel queria se comportar nessa hora obrigado

  128. José Cruz

    Olá;
    No meu caso saí duma empresa por problemas de família, na época estava mto triste e faltei mto, por pouco não tomei uma justa causa, agora recuperado, como devo descrever este problema numa entrevista??
    desde já mto obrigado!

  129. Maria de Fatima Martins

    Preciso da resposta das 10 perguntas agora pois vou fazer uma entrevista. grata

  130. adorei todas as respostas, principalmente quando nos alertou sobre a mentira. obrigada!

    não tenho comentarios a fazer, essa materia está otima.

  131. Daniela

    Boa tarde, gostaria de saber qual o tipo de redação que devo fazer em uma entrevista de trabalho em um hospital apos um psicotest?

  132. Livia

    vou fazer uma entrevista amanhã e nunca fiz entrevista antes to sem saber o que responder quando mim perguntar pq saiu do seu ultimo emprego ??

  133. Edineih

    Estarei fazendo essa semana um entrevista para estágio na promotoria onde, serei entrevistado pelos 3 promotores, pergunto: Ao chegar comprimento todos eles de mão “pegada”o apenas entro comprimento verbalmente e me sento?

  134. Gabryela

    Como responder essa pergunta : “Porque voce gostaria de fazer parte da nossa empresa ? ” obrigada !

  135. Shaiani

    Bom Dia,

    Estou a procura de uma oportunidade, eu já trabalhei, mas na área contábil eu não tenho nenhuma experiência ainda, e tá muito difícil, até mesmo para estágio, das várias entrevistas em que eu fiz a pergunta que não consigo responder é: Quais seu defeitos? e o que você faz a respeito? e quais as suas qualidades?
    Existe alguma teste onde eu possa me conhecer, já tentei me analisar mais é difícil ainda tenho dúvidas, e quanto as qualidades eu tenho medo de me “achar” demais, e acabo por enrolar na entrevista.

  136. paula

    qual ropa devo vestir a uma entrevista

  137. paula

    beleza ajuda arumar emprego

  138. Estefania

    achei muito interessante os comentarios, preciso de uma ajuda urgente tenho uma entrevista pra daqui a uma semana o problema e que estou muito nervosa, tenho cabelo curto e natural nao sei como organiza-lo, nunca estive em alguma entrevista antes, nem sei como comecar a entrevista

  139. Crys

    Boa tarde Pedro!
    tenho uma entrevista em uma faculdade esta semana,outras pessoas ja fizeram e disseram q são três entrevistadores juntos fazendo perguntas, nesta situação oque devo fazer?
    Este site está me ajudando muito! vocês são ótimos!
    obrigado

  140. jaine lameira

    Boa tarde!
    gostaria que me desse uma ideia quando a pergunta é
    o que você espera da empresa?

  141. sheyla

    gostei muito do site, são respostas muito claras e precisas,obrigada Pedro.

  142. bruna

    gostaria de sabe como me dar bem em uma redação, e quais são os temas mais abordados? oque escrever sobre o tema?

  143. Emerson

    Fico triste pois amanhã irei na minha terceira entrevista de emprego, e se não passar vou me sentir um fracassado :(

  144. Antonilda

    Olá! Solicito ajudar para localizar sites que contanham artigos sobre ” A visão dos candidatos no memomento das entrevista de emprego”, suas Aflições, Angustias, Frustações, Ansiedades, Espectativas e Opniões. Em resumo, do que acharam dos precesso para admissão em determinada vaga.

  145. danilo

    eu gostei de mais

  146. Jaqueline

    Olá, gostaria de saber como me sair bem na pergunta: QUAL O MAIOR RESULTADO QUE TROUXE PARA UMA EMPRESA?
    Não tenho a mínima idéia de resposta!
    Grata.

  147. mara da silva

    boa noite tenho uma entrvista amanha em um hospital para trabalhar de auxiliar de farmacia como devo me comportar.

  148. NEEMIAS FIGUEIREDO

    olá tenho uma entrevista de emprego amanhã como eu devo responder as perguntas do entrevistador.

  149. jecika kelly

    eu ainda nao tive minha primeira entrevista de emprego o q eu faço?

    • Carlos Henrique

      deixe seu curiculo em uma empresa que voce quer trabalhar quando a empresa chamar voce para entrevista voce seja bem educado e concentre-se no seu recrutador e nunca diga mentiras por exemplo se ele te perguntar se voce sabe ingles e voce disser SIM e caso voce não tenha ! ele vai testar voce fazendo uma pergunta em ingles e se voce não souber responder ja sera excluida ! por isso seja sincera com suas palavras nunca tente se engrandecer dizendo que é a melhor ou coisa parecida diga somente quem voce realmente é caso venha a famosa pergunta “Por que você saiu do seu último emprego ?” diga que voce nunca trabalhou e esta começando a entrar no mercado de trabalho agora se vier essa pergunta “Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa ?” diga que voce quer ajudar a empresa a evoluir e realizar grandes trabalhos ISSO É UMA RESPOSTA MUITO BOA PARA SEU RECRUTADOR ! espero que tenha te ajudado

  150. elaine

    Olá,eu tenho 17 anos e eu já vi em entrevistas de emprego pedirem pra escrever uma introdução falando sobre a gente,o que devo escrever? Me de exemplos se possível.Obrigada!!

  151. Manuela fernanda

    quando eu vou a uma entrevista eles sempre mim pergunta porque eu escolhi essa empresa.

  152. gislaine

    Boa noite
    Bom se eu trabalho atualmente e estou a procura de outro serviço e nos dados eles me perguntam se eu trabalho atualmente o que respondo????

  153. daniele ferreira da silva

    olá boa tarde fui chamada para um teste em uma empresa mais quando cheguei lá mim colocaram na emtrevista mais ate agora não mim deram resposta será que fui mal na entrevista obrigada.

  154. Caroline

    Fui a uma entrevista de emprego e pscicologa me fez uma pergunta se eu tinha entregue curriculum em outro lugares respondi que sim ela pedi quais fiz certo???

  155. João Daniel

    Olá, quando o assunto na entrevista e sobre salario, ou seja, quanto você pretende ganhar (presente), quando você pretende ganhar daqui a 1 ano e daqui a 2, 3 anos? Caso seja uma vaga ao qual você não tenho ainda uma noção de valor de salario, seria legal responder: Gostaria de receber o salario da classe e para 1, 2 e 3 ano o valor respectivo com o aumento da classe?? Obrigado!!!

  156. Aline Santos

    Boa Tarde fui a uma entrevista na semana passada e o Chefe de RH nao pode comparecer, entao fui entrevistada pela Assitente que me pediu para preencher uma ficha e fazer uma redação de tema Livre: Usei o tema Recomeço! Na mesma semana o chefe do RH Me ligou e marcou a entrevista para segunda feira dia 22/04. Fui e acho q me saiu bem, o mesmo me pediu outra redação e após conversamos sobre a empresa ele me entregou uma ficha para eu separar toda a documentação necessaria e tambem tem o endereço da clinica para exame admissional. Ele ficou de me ligar no dia 23/04 mais nao ligou ainda … Tenho chances de ser contratada? estou ansiosa demais… Pega mal eu ligar daqui uns dias pra obter informações sobre a possivel contratação?

    No aguardo,

  157. thais

    ola fui fazer uma entrevista hj de telemarketing mais acho que deu td errado fizeram uma dinamica com migo da tampa da caneta nossa a mulher pediu para eu tentar vender a tampa da caneta para ela nossa que orror foi a priimmeira vez de entrevista se alguem pedisse para vc vender uma tampa de caneta para alguem por exemplo para sair dessa dinamica ??

  158. marcileia

    o que devo responder para a pergunta feita na entrevista, quais são seus principios e valores? Preciso saber essa resposta urgente! Por favor

  159. thaisy

    gostei muito das dicas obg!!!

  160. Juliana

    Boa Tarde,como respondo a pergunta qual sua profissão declarada no site?

  161. Priscila

    Olá,
    como reagir e o que responder em uma entrevista caso eu esteja querendo trocar de emprego?
    Detalhe: sem prejudicar a ética profissional.

  162. Francisco

    Pedro, boa noite!

    Estou desempregado ha 12 meses e nesse período tenho feito bastante entrevista, haja a vista que nessa semana fiz na quinta, sexta, segunda, terça, quinta e na sexta, no entanto não tenho conseguido minha recolocação. Minha avaliação é que meu currículo é bom, pois se fosse ruim eu não seria chamado para as entrevistas, tenho passado pelo crivo dos RHs, porém nas entrevistas finais não tenho ido bem, embora acho que me saio bem, mas não tenho sido chamado. Outro ponto é em relação aos pontos fracos, fiz até o teste mas não consigo identificar os pontos fracos que possa falar em uma entrevista, falo algo assim sem muita relevância só para não ficar sem resposta!
    Você acha que problema realmente é a entrevista??? O que fazer para melhorar??

  163. Nelma Lima

    Olá.
    Gostaria de saber o que a empresa quer ouvir quando pergunta a você? Como você se ver daqui a 5 anos?

  164. Aline

    Olá!
    Vou participar de uma entrevista essa semana em um banco para uma vaga de estágio, mais estou muito nervosa, insegura e ansiosa.
    Como devo proceder na entrevista?

    Obrigada.

  165. flaviana rosa

    trabalho com repositora de supermecados e agora saiu a seleçao pra encarregado e ao preencher aficha tem uma pergunta assim porque vc deseja este cargo? desde ja agradeço pela informaçao

  166. Kamila Oliveira

    O qe devo responder quando me perguntam: O que eu poderei acrescentar a empresa ? e porque eu deveria dar a vaga de emprego a voce ?

  167. Ciraudo

    Eu tenho um defeito de ser muito ansioso e muito auto-crítico, como devo proceder em uma entrevista, quando perguntarem-me sobre meus defeitos?

  168. bruno silva souza

    Olá,eu tenho 15 anos e eu já vi em entrevistas de emprego pedirem pra escrever uma introdução falando sobre a gente,o que devo escrever? Me de exemplos se possível.Obrigada!!

  169. AlecildA Barros

    Gostaria de saber quais defeitos e qualidades a pessoa deve falar em uma uma entrevista.

  170. Alcione Olliver

    Olá, Boa noite.

    Vou fazer uma entrevista na segunda-feira (7)
    ñ tenho muito conhecimento na empresa.
    Como se comportar numa entrevista coletiva?

  171. Tahiane Souza

    Olá Pedro,
    gostaria de saber como faço, se é ideal, fui chamada para uma entrevista de emprego, um processo seletivo, onde ja transcorreu muito bem. Sendo que quando cheguei em casa me chamara para outro processo seletivo, com outro entrevistador no mesmo local só que oferecendo vagas em locais diferentes com o mesmo cargo. o que eu faço.. vou nas duas ? corro o risco de perder a outra vaga que ja foi entrevistada pelo fato de ter ido nesta?

  172. Layane Oliveira

    Olá!Meu caso foi assim, participei da primeira entrevista, fiquei bastante nervosa não conseguia olhar nos olhos do Gerente, não sabia o que falar e não tinha segurança, acabei cometendo estes erros e não passei, mas deixei meu currículo! Então me chamaram para participar de outra entrevista so que para exrcer outra função, desta vez me senti inferior aos outros e novamente não consegui passar! neste ano de 2013 no dia 02 de agosto fui chamada para participar de uma seleção, então para não repetir os mesmos erros resolvir mim interagir com o pessoal que estava participando da seleção, manti a calma, postura adequda e estava bastante confiante. chegou a hora da entrevista os coordenadores se apresentaram e perguntou quem vinha primeiro se apresentar, sem pensar muito levantei e fiz a entrevista numa boa senti firmeza e segurança dessa vez, depois que todos se apresentaram veio o grande momento que era saber quem ia passar, quando falou Layane voçê é a que passou nossa eu fique bastante feliz! eu acho que nunca devemos desistir e sim ir em busca dos nossos objetivos….

  173. Antonia Teixeira da Silva Resende

    O guia de carreira é muito bom me ajudou muito fiz teste de vocação, tirei dúvidas sobre entrevista de emprego.Por favor ainda estou em dúvida entre os cursos letras,tradutor intérprete e publicidade e propaganda, tenho 55 anos e não sei se publicidade é viável para a minha faixa etária.Pedro me ajude neste conflito por favor,tenho que decidir para fazer minha matrícula. Obrigada.

  174. renato

    quero a resposta das dez perguntas

  175. Ellen Carvalho

    Bom dia !!
    Se me perguntarem , qual e o seu objetivo oquê eu respondo ?

  176. Vanessa silva jozino

    o Que eu vou fazer nessa guia de carreira
    se não for chamada pra trabalhar
    Como anexa um curriculum pra uma empresa sem pagar porque eu não possuo conta conrrente
    e meu pai não tem dedo não possui digitos .

  177. luciana

    ola boa tarde !! th 30 anos .. pouca experiência profissional , th minha faculdade trancada .. faz mais de 1 ano . q vou a entrevistas constantes mas nunca consigo o emprego .. as vezes me chamam , mas quando chego lá mal olham pra minha cara e me dispensao .. será pq sou gordinha , sera q é pq th filhos , será pq falo muito ou pouco as vezes .. fiz uma entrevista ontem a mulher mal falou comigo e mandou embora socorro ja nao sei o q fazer me ajudem ??

  178. mary

    oi gostaria de saber o que devo responder quando me perguntam pq q vc quer trabalhar aq e como eh p vc trabalhar com metas

  179. giselle

    Boa tarde! Gostaria de saber se e muito grave falar a idade errada na entrevista. Tenho 32 anos e fiquei nervosa e falei 33 anos.
    Obrigada!

  180. thalles

    ola tem como me mandar ae 10resp
    grato obrigado

  181. regina alexandre

    então nao consigo fala meda medo , melhor se não me perguntasse nada .

  182. Pingback: Diario da Barra – 5 Dicas para Aumentar o seu Salário

  183. Simone

    Olá!qual a melhor resposta,para a pergunta!qual a minha opinião em relação ao mercado de trabalho,ainda não ter me contratado!!!!!obs:Estou desempregada á 3 anos.

  184. Diego

    fiz uma entrevista e o entrevistador perguntou se eu tinha carro, .e qual carro era ? e a marca ; pq ele fez esta pergunta ? qual seria a influencia disto sobre minha entrevista ?

  185. Helder

    Olá,
    Ultimamente venho percebendo uma crescente demanda de perguntas diferenciadas como: faça uma “time line”da sua vida.
    O objetivo seria ter uma noção de resumo em situações difíceis?

  186. Well Lima

    Olá
    Gostaria de saber o que devo responder quando me perguntam “Qual o motivo pelo qual saiu da ultima empresa”…já que fui demitido pelo fato de não ser puxa saco e também por não estar mais feliz no ambiente de trabalho, porém sempre fui comprometido mesmo insatisfeito.Não saí brigado com ninguem, mas não tenho um motivo especifico que determine o motivo de minha saída…preciso de uma opinião…obrigado

  187. Alex

    Se o entrevistador mim pede que numero eu tou pra mim mesmo de 1 a 10 que nota eu falo e pq eu escolhei essa nota.

  188. Carmem Scott

    numa dinâmica de grupo onde se faz alguns testespsicotecnicos, se eu for a última a entregar posso ser eliminada?

  189. junior dutra

    Ola boa tarde tenho expertise no comercio varejista há 8 anos nos ramos calçadista e de telecom agora estou participando de um processo seletivo para o ramo automotivo e na primeira entrevista notei que tenho 2 concorrentes fortes a serem batidos no processo seletivo um desses concorrentes tem pós graduação e já atuou com gestão de pessoas na área bancaria , o outro tem também experiencia na parte de gestão de pessoas gostaria de receber algumas dicas como posso pontuar melhor as minhas habilidades e tambem se possivel algumas dicas de como superar a anciedade e o nervosismo de um processo tao concorrido como o que eu participo

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!