dcsimg

Entrevista de Emprego: 4 Exercícios para Aumentar sua Confiança

Conheça algumas técnicas simples para aumentar sua confiança, melhorar sua postura pessoal e não ficar tão nervoso durante uma entrevista de emprego. Práticas simples e diretas.

emprego_home

Entrevista de Emprego e Autoconfiança

Autoconfiança é uma palavra usada para designar pessoas seguras, que estão confiantes em si, bem resolvidas e firmes em suas próprias decisões.

Uma pessoa autoconfiante tem muito mais poder de convencimento, credibilidade e passa muito mais firmeza que uma pessoa que está com a confiança em si mesma abalada.

No contexto da entrevista de emprego, passar credibilidade e confiança é fundamental.

Ao contrário do que muita gente acha, a autoconfiança não é um fator genético ou biológico, mas uma habilidade que pode e deve ser treinada dia após dia. É um processo de constante aprendizagem. Quanto mais confiança uma pessoa adquire, mais confiança ela tende a adquirir.

A autoconfiança é um atributo muito importante e muito buscado pelas empresas nos dias de hoje. Mais do que competências técnicas, o diferencial de um profissional pode ser seu nível de evolução pessoal.

Os entrevistadores e profissionais encarregados por processos seletivos nas empresas têm observado muito esta característica. Às vezes, candidatos tecnicamente excelentes estão sendo eliminados na entrevista de emprego justamente devido à falta de segurança e habilidades pessoais.

A falta de autoconfiança tende a tornar as pessoas mais tímidas, acanhadas, propensas a erros, ou exageradamente preocupadas com a opinião dos outros.

Para ajudar os candidatos a se sentirem mais confiantes, separamos alguns exercícios simples:

Exercícios para Autoconfiança: Aceite Melhor seus Erros

Embora pareça uma característica natural e simples, aceitar os próprios erros é uma questão difícil para algumas pessoas. Disfarçar os próprios erros, ou ainda pior, tentar culpar pessoas ou fatores externos por eles é um modo de camuflar fraqueza, é um modo de disfarçar a falta de confiança.

Este é um dos fatores mais observados durante a entrevista de emprego, já que além de tentar disfarçar a fraqueza, não aceitar os próprios erros também é um sinal de imaturidade pessoal e profissional.

Passe a aceitar seus erros, ou melhor, passe a assumir seus erros. Ao adotar esta postura, as pessoas passarão a confiar mais em você. Os erros são excelentes oportunidades para aprendermos e tirar valiosas lições, não tenha vergonha do seu lado humano.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Melhor a Si Mesmo

Esta prática também é muito importante e muito observada durante a entrevista de emprego. É comum o entrevistador fazer perguntas pessoais inesperadas para poder verificar o nível de autoconhecimento do candidato.

Quais são os seus principais defeitos ? Quais são as suas principais qualidades ? O que você tem feito para melhorar os seus defeitos ? Muita gente não consegue responder estas perguntas… (principalmente quando falamos de defeitos).

Procure se conhecer melhor, elabore uma lista com suas qualidades e defeitos por escrito (registrar aumenta a força do exercício). Leia com atenção esta lista e procure enumerar algumas coisas com as quais vocês está insatisfeito e que ações você pode tomar para amenizar seus defeitos. Os avaliadores no momento da entrevista de emprego valorizam muito quem conhece bem seus pontos fracos e que toma atitudes verdadeiras para melhorá-los.

Exercícios para Autoconfiança: Conheça Plenamente a Empresa

Além dos exercícios de autoconhecimento acima, procure também conhecer muito bem a empresa para a qual você está se candidatando a trabalhar. Procure conhecer a cultura da empresa, se é tradicional, formal, informal, ousada, inovadora… busque saber se a empresa tem o seu perfil.

Além de fornecer informações que podem ser usadas no momento da entrevista de emprego, conhecer bem a vaga e a empresa para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções. Realize uma boa pesquisa sobre a empresa a qual você pretende trabalhar: consulte referências, notícias, se possível converse com alguém que já trabalha naquela organização.

Exercícios para Autoconfiança: Produza uma Lista de Perguntas e Respostas para a sua Entrevista de Emprego

Entre os quatro exercícios propostos, este é o de caráter mais prático e vai ajudá-lo diretamente na sua entrevista de emprego: procure fazer uma lista de todas as perguntas que podem aparecer na sua entrevista e que você não sabe bem o que responder. Planeja linhas gerais para suas respostas e deixe tudo anotado para ler depois.

Por que você quer trabalhar na nossa empresa ? Quais foram os seus projetos mais relevantes e quais foram os resultados alcançados? Você tem experiência em liderança ? Examine bem todas as possibilidades de perguntas que podem aparecer para você durante a entrevista e produza as melhores respostas que você puder.  Seja sincero, mentiras são facilmente identificadas pelos entrevistadores!

A proposta não é decorar um roteiro, mas organizar seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder expô-la com mais clareza no momento da entrevista.

Veja também:

5  perguntas que você precisa saber responder na entrevista de emprego

Os quatro exercícios propostos acima são simples e com certeza vão ajudá-lo a se sentir mais confiante para sua entrevista de emprego. Agora, mãos a obra e boa sorte! Depois conte para a gente se as dicas ajudaram!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin