dcsimg

Tecnólogo em Marketing

Conheça o curso superior de Tecnologia em Marketing e o mercado de trabalho para esta profissão que está em alta!

marketing digital

O curso superior de Tecnologia em Marketing tem duração média de dois anos e é oferecido nas modalidades a distância e presencial. Esta formação prepara os profissionais que têm papel estratégico para as organizações.

O Tecnólogo em Marketing identifica tendências do mercado consumidor, estuda oportunidades para venda de produtos e serviços e elabora campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo a marcas e empresas.

Confira as principais características do curso de Tecnólogo em Marketing, onde estudar e o amplo mercado de trabalho deste profissional!

O curso superior de Tecnologia em Marketing

O curso superior de Tecnologia em Marketing conta com disciplinas voltadas à gestão de negócios, preço e custo, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.  O currículo traz muitas matérias teóricas e das ciências exatas.

Diferentemente da formação em grau Bacharelado, que tem duração de quatro anos, o curso superior de Tecnologia concentra em dois anos de estudo o desenvolvimento de aptidões mais práticas e voltadas a segmentos específicos do Marketing, como Varejo e Turismo.

Na hora de escolher uma universidade, preste atenção às disciplinas da grade curricular para identificar o foco do curso. Algumas instituições oferecem a possibilidade de flexibilizar o currículo, permitindo que o aluno escolha a especialização que deseja seguir na carreira de Marketing.

Veja alguns exemplos:

  • Marketing no Varejo
  • Marketing em Turismo
  • Marketing de Pequenas e Médias Empresas

Presencial ou a Distância

A formação de Tecnólogo em Marketing é oferecida por diversas universidades nas modalidades a distância ou presencial, que têm o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho. A principal diferença é que, no curso a distância, os alunos terão acesso a aulas pela internet e poderão realizar exercícios e provas online. Mas esta modalidade também conta com atividades práticas supervisionadas nos polos de apoio presencial das universidades.
Onde estudar

O curso superior Tecnologia em Marketing é oferecido em faculdades públicas e privadas. Você pode consultar a lista completa de instituições no sistema de busca avançada do site do Ministério da Educação (MEC), o e-mec.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Tecnólogo em Marketing:

Grade Curricular

Conheça algumas das disciplinas mais comuns entre os cursos superiores de Tecnologia em Marketing:

  • Contabilidade e Finanças
  • Comportamento Organizacional
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Direito Empresarial
  • Empreendedorismo
  • Estratégias de Preço
  • Ética e Relações Humanas no Trabalho
  • Gerência de Vendas
  • Gestão de Projetos em Marketing
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor
  • Gestão em Marketing
  • Logística Empresarial
  • Marketing de Serviços
  • Marketing e Comportamento do Consumidor
  • Matemática
  • Pesquisa de Mercado
  • Processos Gerenciais
  • Promoção, Publicidade e Propaganda
  • Técnicas de Negociação

O que faz o Tecnólogo em Marketing

O mercado sempre procura antecipar e satisfazer os desejos de seus consumidores. O profissional de Marketing é quem faz estudos e elabora estratégias para alcançar este objetivo.

Ele deve ter conhecimentos necessários para estimular as vendas de produtos e serviços, identificar o público-alvo e as oportunidades do mercado, fortalecer a imagem de marcas e empresas e auxiliar na tomada de decisões.

Conheça seus principais segmentos de atuação:

  • Marketing Estratégico: Envolve estudo de mercado, concepção do produto e estratégia de venda.
  • Marketing Operacional: Voltado à elaboração e condução de campanhas comerciais.
  • Marketing Digital: Utiliza a Internet e mídias sociais para estabelecer relacionamento com o cliente.
  • Endomarketing: Estimula o engajamento dos colaboradores de uma empresa aos objetivos da gestão.
  • Marketing de Relacionamento: Cuida da relação entre a empresa e seus clientes, fornecedores e parceiros.
  • Marketing Político: Reforça a imagem de um político ou candidato junto ao seu eleitorado.
  • Marketing Social: Promove uma causa ou conceito para conscientização da comunidade.
  • Marketing Cultural: Busca associar marcas e empresas a projetos culturais por meio de apoios e patrocínios.
  • Marketing Antropológico: Investiga o comportamento dos clientes ao fazer suas escolhas de compra ou utilizar um serviço.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Marketing é um profissional estratégico para organizações dos mais diversos segmentos, o que torna seu mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades.

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) aponta tendência de crescimento do setor nos próximos anos, baseado no incremento do comércio e surgimento de novos negócios e serviços.

As vagas para este profissional estão mais concentradas em:

  • Departamentos de marketing em empresas grandes e médias.
  • Serviços de consultoria a pequenos e médios negócios.
  • Institutos de pesquisa.
  • Órgãos públicos.

Remuneração

Confira as médias salariais nacionais de algumas funções exercidas pelo profissional formado em Marketing:

  • Assessor de Marketing: R$ 2,4 mil
  • Analista de Comunicação e Marketing: R$ 2,8 mil
  • Especialista em Marketing: R$ 5,1 mil

(Fonte: Catho, abril 2015)

Veja também:

Marketing

Ficou interessado na carreira de Marketing? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin