dcsimg

Saiba mais sobre o curso de Comércio Exterior

Saiba como é o curso de Comércio Exterior, a área de atuação desse profissional e onde estudar para seguir essa carreira!

comercio exterior

Curso de Comércio Exterior: Perfil do Profissional

Certa vez o presidente americano Thomas Jefferson, mais ou menos no ano de 1800, disse: “Comércio com todas as nações, aliança e guerra com nenhuma, deveria ser nosso lema”. O sábio político americano sabia o que dizia.

O comércio (quando feito de um modo pacífico e saudável) é sem dúvida a melhor forma de unir nações e culturas diferentes. Guerras, alianças e jogos políticos jamais vão alcançar o poder de agregação que o comércio tem para os países.

O comércio é a grande força que movimenta a sociedade e que gera a riqueza do mundo. Atuando como um mediador, no centro desse processo, está o profissional de Comércio Exterior.

Cabe ao profissional de Comércio Exterior analisar os mercados, conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto o processo de exportação/importação. Sua principal função é justamente facilitar e mediar o comércio entre as diferentes nações.

Entre as principais práticas desenvolvidas pelo profissional de comércio exterior temos:

  • Conhecer as regras de direito internacional e ajustar o processo de comércio de modo que fique regularizado.
  • Conhecer bem as culturas dos diversos países para facilitar o entendimento entre as empresas e criar um ambiente favorável e amigável de cooperação.
  • Gerenciar e cuidar dos processos de embarque e despacho de mercadorias para exportação e também cuidar do processo de desembarque no caso de importação.
  • Preparar e cuidar que toda a documentação necessária esteja correta.
  • O profissional de comércio exterior pode também participar diretamente da negociação, defendendo os interesses da empresa que representa.

Atuando como meio de campo, é o profissional de comércio exterior que torna possível que empresas de países e culturas diferentes se comuniquem e fechem bons negócios.

Os Tipos de Curso de Comércio Exterior

Durante o curso de Comércio Exterior, o aluno vai adquirir grandes conhecimentos sobre Direito, Política, Economia e também muitas curiosidades sobre os diferentes países e culturas. Confira abaixo os principais tipos de curso de Comércio Exterior e o enfoque de cada um deles:

Bacharelado em Comércio Exterior

Com duração média de 4 anos, o curso de bacharelado em Comércio Exterior oferece a formação mais completa que um negociador internacional pode ter. Visando formar um profissional moderno e dinâmico, durante o curso são abordados temas bastante variados: estatística, psicologia de negociação, contabilidade, direito e também legislação. É interessante que o aluno  já tenha noções básicas de idiomas (pelo menos inglês). De um modo geral, são exigidos a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC ) e também a realização de um estágio obrigatório no final do curso.

Curso superior de tecnologia em Comércio Exterior (Tecnólogo)

O curso de comércio exterior de nível tecnológico se parece bastante com o curso de bacharelado. A principal diferença é que, ao contrário do bacharelado, o curso tecnológico de comércio exterior é mais específico. Os conteúdos do são apresentados de um modo mais resumido, com foco nas necessidades do mercado de trabalho, o que faz com que o curso dure menos que o bacharelado (o curso tecnológico dura entre 2 e 3 anos). É um curso recomendado para quem tem diploma de administração, contabilidade ou direito e quer passar a trabalhar com comércio exterior, ou pretende entrar no mercado de trabalho rapidamente.

Curso de Comércio Exterior de Nível Técnico

Com duração de 2 anos, o curso técnico de comércio exterior é o mais simples entre os três. O principal objetivo deste curso é ensinar ao aluno técnicas e regras práticas para que ele possa entrar no mercado de trabalho e atuar ajudando nas negociações internacionais. Ao contrário dos profissionais formados nos cursos de bacharelado e tecnológico, quem é formado no curso técnico de comércio exterior não atua nas negociações, seu principal ramo de atuação é resolvendo problemas de logística e também de contabilidade. Quem se forma em um curso técnico de Comércio Exterior recebe um certificado de nível médio.

As Diversas Fases do Curso de Comércio Exterior

É importante lembrar que, de um modo geral, os idiomas estrangeiros não serão ensinados durante o curso. Para entrar no curso de Comércio Exterior é importante saber pelo menos ter um curso de Inglês Intermediário. Confira as principais fases pelas quais passa o curso de Comércio xterior ( baseado em um curso padrão de bacharelado de 4 anos):

Primeiro Ano

Durante o primeiro ano do curso de Comércio Exterior, o aluno tem uma carga considerável de matérias teóricas. Sociologia, Política, Geografia e Introdução ao Direito.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de Comércio Exterior:

  • Introdução ao Estudo das Relações Internacionais
  • Introdução à Sociologia
  • Introdução à Economia
  • Teoria Geral do Estado
  • Introdução ao Direito
  • Geografia

Segundo Ano

Durante o segundo ano do curso, há um aprofundamento da teoria, principalmente no que diz respeito às ciências políticas O aluno passa a estudar também relações políticas internacionais a partir deste ano. Além de política, economia (economia do Brasil, inclusive) também entra para os assuntos principais estudados este ano.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de comércio exterior:

  • Economia Internacional
  • Economia do Brasil
  • Direito Internacional Público
  • Economia Global
  • Teoria Política II
  • Geopolítica

Terceiro Ano

O principal foco durante este ano do curso vai ser o estudo das relações internacionais. Quase todo o conteúdo vai abordar este tema e o aluno começa a ser preparado para atuar no contexto internacional depois de formado. O direito e o aprendizado de técnicas básicas de negociação também terão espaço durante este período do curso. É considerado o ano mais difícil.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso de Comércio Exterior:

  • Direito Internacional Privado
  • Relações Ambientais Globais
  • Técnicas Básicas de Negociação
  • Marketing Internacional
  • Direitos Humanos
  • Marketing Internacional

Quarto Ano

No quarto ano, que conclui o curso de Comércio Exterior, o principal foco do curso vai ser a formação complementar do aluno e também questões práticas, tais como produção e interpretação de contratos (contratos são um ponto crítico no comércio e relações entre as empresas). Durante este ano também será produzida uma monografia ( TCC ) e iniciado o período de estágio obrigatório.

Principais disciplinas estudadas durante este ano do curso:

  • Legalidade e Contratos Internacionais
  • Planejamento Estratégico
  • Diplomacia Internacional
  • Política Externa Brasileira
  • Organizações Internacionais
  • Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )

Onde estudar Comércio Exterior

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Comércio Exterior:

Veja também:

Relações Internacionais

Você pretende fazer o curso de Comércio Exterior? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin