dcsimg

Descubra quais os 10 cursos mais procurados

Saiba quais são os cursos de graduação com a maior quantidade de alunos no Brasil!

Profissões mais procuradas

O Brasil tem mais de 7,8 milhões de estudantes matriculados em algum curso de graduação. É o que revelou o mais recente Censo da Educação Superior – divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em pouco mais de dez anos, o número de pessoas fazendo faculdade quase dobrou!

O Censo também verificou a quantidade de alunos matriculados por curso. Com isto, podemos perceber um certo favoritismo dos brasileiros na busca determinadas formações de nível superior.

Está curioso para saber quais são as graduações mais procuradas do Brasil? Então confira a lista dos 10 cursos com maior número de estudantes matriculados no País.

Os 10 cursos mais procurados

Durante vários anos seguidos, Administração liderou o ranking dos cursos com maior número de alunos. Neste último censo houve uma mudança, e o curso de Direito assumiu a liderança.

Veja quais são os 10 cursos com maior procura e saiba quantos alunos matriculados existem em cada um deles:

  1. Direito (813.454 alunos matriculados)

O Brasil tem o maior número de cursos de Direito no mundo. Isto acaba influenciando o número de alunos matriculados e faz com que o Direito lidere a lista dos cursos mais procurados.

Quem se forma nesta graduação pode se tornar advogado ou seguir a carreira jurídica e atuar como juiz, delegado de polícia, promotor, desembargador, etc.

  1. Administração (801.936 alunos matriculados)

O curso de Administração não fica muito abaixo do primeiro colocado. A diferença entre os dois é muito pequena, pouco mais 10 mil estudantes. A procura pela formação em Administração é grande também na modalidade a distância, enquanto que o curso de Direito é oferecido somente de forma presencial.

  1. Pedagogia (652.762 alunos matriculados)

O curso de Pedagogia vem em terceiro lugar. No entanto, nos levantamentos realizados apenas com cursos na modalidade a distância, esta graduação costuma liderar o ranking dos mais procurados.

Apesar de muitos profissionais se formarem todos os anos, a área de Pedagogia possui alta taxa de empregabilidade e ainda existe uma carência desses profissionais em todo o País.

  1. Ciências Contábeis (353.597 alunos matriculados)

A área de finanças tem ganhado bastante destaque no mercado de trabalho nos últimos anos. Os profissionais formados em Ciências Contábeis podem atuar nesse ramo e possuem uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil.

Um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que quase 94% dos contabilistas brasileiros estão trabalhando na área.

  1. Engenharia Civil (317.153 alunos matriculados)

Dos mais de 30 tipos diferentes de cursos de Engenharia, a Civil é a que mais tem alunos matriculados. O engenheiro civil trabalha no ramo de construções, projetando e executando obras de prédios, casas, viadutos, estradas, pontes, etc.

Para trabalhar como engenheiro, além de ter um diploma de Engenharia Civil reconhecido pelo MEC, o profissional precisa obter um registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

  1. Enfermagem (249.527 alunos matriculados)

O curso de Enfermagem é o único da área da Saúde que aparece entre os 10 cursos com maior número de alunos matriculados. É uma profissão que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Os profissionais da Saúde podem receber bons salários e os enfermeiros graduados têm sido disputados no mercado de trabalho.

  1. Psicologia (207.070 alunos matriculados)

Existem cerca de 400 instituições de ensino que oferecem o curso de Psicologia no Brasil. O mercado de trabalho para este profissional vem crescendo e se diversificando. Além do atendimento em consultório, o psicólogo pode atuar no recrutamento e seleção de funcionários, em aconselhamento de carreira, no desenvolvimento de campanhas de marketing e na elaboração de programas sociais, entre outros.

  1. Gestão de Pessoas/Recursos Humanos (182.816 alunos matriculados)

Além de estar entre os cursos mais procurados, a área de Recursos Humanos costuma ter alta empregabilidade no mercado de trabalho.

O número de vagas para profissionais desta área tem crescido bastante e eles têm ocupado cargos estratégicos dentro das corporações.

O curso de Gestão de Pessoas (ou Recursos Humanos) é do tipo tecnológico, ou seja, tem uma duração menor que as graduações tradicionais e é voltado para as necessidades do mercado de trabalho.

  1. Serviço Social (180.379 alunos matriculados)

O curso de Serviço Social é focado na coletividade e na integração dos indivíduos na sociedade. Quem se forma nesta área pode atuar como assistente social no combate às desigualdades sociais e na defesa dos direitos humanos.

A profissão é regulamentada, exigindo diploma reconhecido pelo MEC e registro no conselho regional da categoria.

  1. Engenharia de Produção (162.075 alunos matriculados)

O curso de Engenharia de Produção faz uma ponte entre a área tecnológica e administrativa das empresas. O engenheiro de produção é capaz de gerenciar os recursos financeiros, materiais e humanos de uma organização com o objetivo de aumentar a produção e rentabilidade.

Onde estudar

É importante lembrar que o diploma superior só tem validade quando o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas universidades credenciadas pelo MEC que oferecem os cursos mais procurados do País:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Saiba quais as 8 profissões que mais crescem no Brasil

Gostou de saber quais são os cursos mais procurados? Pretende fazer algum deles? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin