dcsimg

Descubra quanto tempo dura o curso de Enfermagem

Pensando em fazer Enfermagem? Veja quanto tempo leva para se formar enfermeiro!

enfermagem

Se você se identifica com a área de saúde e gosta de cuidar de pessoas, Enfermagem pode ser a carreira certa. Enfermeiros atuam na linha de frente dos hospitais, em conjunto com médicos e auxiliares, realizando procedimentos curativos e acompanhando a recuperação de pacientes. Podem trabalhar também em áreas de atuação específicas, como saúde no trabalho e obstetrícia.

O campo de trabalho é vasto no País e há oportunidades para estes profissionais em todas as regiões, especialmente para quem tem formação de nível superior. Se você quer se formar enfermeiro, vai precisar dedicar no mínimo quatro anos aos estudos.

O esforço vale a pena. Existem 1,6 milhão de profissionais no Brasil envolvidos em Enfermagem, segundo o último levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Apenas 15% deles possuem diploma de nível superior. Os demais são técnicos e auxiliares.

Conheça melhor o curso de Enfermagem e as vantagens que uma graduação pode agregar à sua carreira!

Duração do curso de Enfermagem

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta a carga horária de todos os cursos superiores no Brasil. A graduação em Enfermagem conta com uma carga horária mínima de 4.000 horas. Uma parte das universidades reconhecidas pelo MEC distribui estas horas em cursos com duração de quatro anos, mas é comum encontrar também graduações com duração de cinco anos.

O estágio é obrigatório e acontece nos últimos semestres do curso. Segundo as diretrizes do ensino superior no Brasil, esta etapa deve durar 20% do tempo total do curso.

Há muitos profissionais atuando nesta área com formação de nível médio. Os cursos técnicos em Enfermagem duram aproximadamente dois anos. O diploma de curso superior garante salários mais atraentes e possibilidades de trabalho diferenciadas, com mais responsabilidade e chances de crescimento.

Os tipos de curso de Enfermagem

É importante você saber que existem cursos superiores de bacharelado e licenciatura em Enfermagem. A diferença principal entre eles é que os de licenciatura preparam o profissional para atuar como professor na área. Os currículos destes dois tipos de curso apresentam algumas variações.

Além da grade básica de Enfermagem, os cursos de licenciatura contam com disciplinas voltadas à educação, como Psicologia da Educação e Didática. A duração da Licenciatura em Enfermagem também varia entre 4 e 5 anos.

Diferentes formas de estudar Enfermagem

O curso de bacharelado em Enfermagem pode ser encontrado nas modalidades de ensino presencial e a distância. Se você não pode se deslocar diariamente para uma universidade, tem disponibilidade de horário restrita por conta do trabalho ou outras questões, a modalidade a distância pode facilitar bastante esse processo para você.

Os currículos dos cursos a distância são semelhantes aos dos cursos presenciais. O tempo de duração da formação também varia de 4 a 5 anos. O que muda é a forma de estudar. Consulte esta opção de modalidade de ensino na instituição de sua escolha!

Vale lembrar que o diploma de Enfermagem obtido em uma faculdade reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial!

Sobre o curso de Enfermagem

Você já viu que há diferentes formas de estudar para garantir seu diploma de nível superior em Enfermagem. O curso é encontrado facilmente por todo o País e a duração é razoável. Então dê mais um passo em direção à sua formação profissional e conheça as etapas desta graduação e o que se estuda em cada uma delas:

Primeiro ano de Enfermagem

O primeiro ano do curso de Enfermagem é parecido com o do curso de Medicina. Há uma grande concentração de matérias teóricas e algumas aulas práticas em laboratório de anatomia. Veja as principais disciplinas:

  • Introdução à Psicologia
  • Anatomia Humana
  • Bioquímica
  • Fisiologia
  • Imunologia
  • Citologia e Histologia

Segundo ano de Enfermagem

No segundo ano do curso, os alunos estudam a fundo Anatomia, Farmacologia e também Patologia, matéria em que aprendem sobre as doenças e formas de tratamento. Têm início nesta fase as aulas práticas de Enfermagem. Veja as principais disciplinas:

  • Farmacologia
  • Patologia
  • Anatomia Humana
  • Práticas de Enfermagem
  • Administração de Medicamentos
  • Imunologia

Terceiro ano de Enfermagem

A partir do terceiro ano, o curso de Enfermagem se torna mais prático e há atividades envolvendo o atendimento de pacientes. Veja as principais disciplinas:

  • Genética
  • Microbiologia
  • Clínica de Enfermagem (atendimento real aos pacientes)

Quarto ano de Enfermagem

No último ano, grande parte da carga horária será cumprida dentro dos hospitais. Os alunos fazem plantão e trabalham em conjunto com enfermeiros profissionais. Veja as principais disciplinas:

  • Enfermagem Pediátrica
  • Enfermagem para a Saúde do Adulto
  • Enfermagem Geriátrica
  • Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Onde estudar Enfermagem

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem:

Veja também:

Quanto ganha um Enfermeiro?

Vai seguir a carreira de enfermeiro? Pretende cursar bacharelado ou licenciatura? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin