dcsimg

Engenharia a Distância

Conheça as opções de Engenharia a distância e descubra as faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de Engenharia EAD!

qualif_profissional_home

A Engenharia é a ciência capaz de aplicar os conhecimentos técnicos e científicos na produção de novas utilidades, sejam máquinas, softwares, processos, aparelhos, estruturas, materiais ou sistemas. Apesar da quantidade de engenheiros que se formam no Brasil todo ano (cerca de 38 mil), pesquisas indicam que ainda faltam profissionais no mercado.

Com bons salários e alta empregabilidade, os cursos de Engenharia costumam ser bastante procurados em processos seletivos e, para atender a essa demanda, de uns tempos para cá estão surgindo cursos de engenharia no formato a distância (EAD).

Saiba mais sobre o curso de Engenharia a distância e descubra as faculdades autorizadas pelo MEC a oferecer essa graduação.

Curso de Engenharia EAD

A Engenharia é uma ciência abrangente que se ramifica em várias especializações, com diferentes campos de aplicação e  utilização de diversas tecnologias.

Em termos gerais, um engenheiro usa seus conhecimentos técnicos para adaptar, desenvolver, implantar e aperfeiçoar mecanismos, estruturas, máquinas, produtos e processos conforme a demanda da sociedade.

No Brasil, são mais de 50 as habilitações em Engenharia reconhecidas oficialmente, como por exemplo: Engenharia de Pesca, Naval, Nuclear, Têxtil, Civil, de Aquicultura, de Biotecnologia, de Manufatura, de Petróleo e de Software, entre outras. Dentre elas, 10 já são oferecidas na modalidade a distância. Saiba um pouco mais sobre cada um desses cursos:

1.   Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental busca identificar e reduzir os impactos ambientais e também recuperar áreas degradadas. Um engenheiro ambiental atua no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais. Este profissional é capaz de propor uma solução ambiental, implementá-la e monitorá-la.

2.   Engenharia Ambiental e Sanitária

Semelhante ao curso de Engenharia Ambiental, tem também o objetivo de elaborar projetos para a construção e ampliação das redes de água e esgoto. O profissional formado em Engenharia Ambiental e Sanitária planeja, coordena e administra redes de distribuição água e estações de tratamento de esgoto, preservando a qualidade da água, do ar e do solo.

3.   Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a área da Engenharia que trabalha com a concepção, construção e manutenção de espaços físicos, como por exemplo: edifícios, estradas, pontes, barragens, etc. O Engenheiro Civil está apto a projetar, gerenciar e acompanhar cada etapa de uma construção ou reforma.

4.   Engenharia de Controle e Automação

O curso de Engenharia de Controle e Automação prepara o profissional para desenvolver e executar projetos de automação industrial. O engenheiro de controle e automação atua no gerenciamento e operação de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral. É responsável também pela programação de máquinas e adaptação de software aos processos industriais.

5.   Engenharia de Computação

A Engenharia da Computação é a área de conhecimento responsável pelo desenvolvimento de computadores e seus periféricos. A graduação em Engenharia da Computação capacita profissionais para a programação e arquitetura de computadores, periféricos, hardware e sistemas operacionais.

6.   Engenharia de Comunicações

O curso de Engenharia de Comunicações forma profissionais capazes de projetar e implementar sistemas de comunicação, bem como gerenciar operações, manutenção e fabricação de equipamentos.

7.   Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica é a área que lida com a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. O engenheiro eletricista atua no planejamento, execução e coordenação de projetos e estudos nas áreas da eletrônica e eletrotécnica.

8.   Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capazes de gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros para o aumento da produtividade de uma empresa. O Engenheiro de Produção é responsável por projetar e implantar melhorias nos sistemas de produção de bens e serviços.

9.   Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica cuida do projeto, desenvolvimento, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico é capaz de desenvolver, projetar e fabricar motores, veículos, máquinas mecânicas de todo tipo, sistemas de aquecimento e refrigeração e as mais variadas ferramentas da indústria mecânica.

10.                Engenharia de Software

A Engenharia de Software aplica tecnologias e práticas da ciência da computação na especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software de qualidade, confiáveis e com bom desempenho. O engenheiro de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software.

Faculdades de Engenharia a Distância

O número de instituições credenciadas pelo MEC a oferecer cursos de Engenharia na modalidade a distância vem aumentando. Vale lembrar que, mesmo tendo aulas a distância, algumas atividades precisam ser feitas presencialmente, como aulas práticas, estágios, provas, laboratórios e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de Engenharia a distância:

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro?

Você se interessou por algum destes cursos? Conte para gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin