dcsimg

Engenharia Elétrica a Distância

Você sabia que existe curso de Engenharia Elétrica a distância reconhecido pelo MEC? Descubra como funciona e onde estudar!

exatas_ead

As engenharias estão entre os cursos mais procurados no vestibular, Sisu e ProUni em todo o País. As notas de corte são altas e  a concorrência é grande, em parte porque os engenheiros estão entre os profissionais mais bem pagos do Brasil. Uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a Engenharia Elétrica, por exemplo, ocupa o 9o lugar entre as médias salariais mais altas.

Se o seu sonho é estudar Engenharia Elétrica, mas mora longe das principais faculdades ou não tem como se deslocar todos os dias para assistir às aulas, saiba que existe a opção de fazer uma graduação de Engenharia Elétrica a distância (EAD).

Descubra como funciona o curso de Engenharia Elétrica a distância, qual a validade do diploma e onde estudar!

Sobre o Curso de Engenharia Elétrica a Distância

O curso de Engenharia Elétrica a distância forma profissionais aptos a planejar, desenvolver e coordenar projetos de:

  • Análise de sistemas de energia
  • Conservação de energia
  • Controle de processos industriais
  • Equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos
  • Instalações elétricas
  • Máquinas elétricas e eletrônicas
  • Previsão de demanda de energia elétrica
  • Sistemas de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica
  • Tarifação da energia elétrica

O curso alia disciplinas básicas, como Matemática e Física, a matérias específicas da Engenharia Elétrica, como por exemplo:

  • Circuitos Digitais
  • Comunicação de Dados
  • Eletricidade Aplicada
  • Instalações Elétricas Industriais
  • Materiais Elétricos
  • Sistemas de Distribuição
  • Subestações de Energia

Tradicionalmente, é uma graduação que exige diversas atividades práticas em laboratórios, mas isso não significa que não possa ser feita também no formato a distância. No curso de Engenharia Elétrica EAD o aluno tem uma combinação de aulas e atividades online com encontros presenciais. Veja mais detalhes:

Aulas e atividades online:

Ao se matricular no curso de Engenharia Elétrica a distância o aluno recebe um login e uma senha para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas e atividades online acontecem nesse espaço. Por ser um sistema controlado por senha, apenas alunos, professores e tutores daquele curso têm acesso aos conteúdos. Também é possível verificar a frequência e acompanhar o desempenho de cada um dos alunos EAD.

Todo o material de consulta do curso, como apostilas, textos e vídeos, fica disponível em uma biblioteca virtual que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para realizar os exercícios e assistir às aulas, o aluno pode escolher o horário mais conveniente para sua situação.

Laboratórios e Oficinas de Aprendizagem:

Pela legislação brasileira, todo curso superior a distância que tenha aulas de laboratório em seu programa curricular precisa oferecer a infraestrutura necessária para a realização dessas atividades de forma presencial.

No curso de Engenharia Elétrica a distância as atividades de laboratório são programadas com antecedência. Para cumpri-las, o aluno deve se deslocar até o polo de apoio presencial.

É comum entre os cursos de EAD a organização de encontros presenciais entre alunos e professores com o objetivo de aprimorar a aprendizagem. A frequência desses encontros varia entre as universidades.

Provas:

Assim como acontece nos outros cursos superiores na modalidade a distância, o curso de Engenharia Elétrica EAD também tem provas. Pela lei, as provas finais precisam ser feitas presencialmente, no polo de apoio da universidade. Os alunos ficam sabendo das datas com antecedência e podem se programar para comparecer à unidade de ensino para realizar as avaliações.

Estágio:

Para se formar no curso de Engenharia Elétrica é necessário fazer um estágio supervisionado e no formato EAD não é diferente. O processo é feito de forma presencial e requer o acompanhamento de um responsável da instituição onde o aluno estagia. Esta etapa acontece no final do curso, geralmente nos últimos semestres da graduação, quando a carga horária de disciplinas obrigatórias é menor.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Além do estágio, o aluno de Engenharia Elétrica EAD precisa desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar. Esse trabalho deve ser apresentado presencialmente, em um polo de apoio da universidade, diante de uma banca examinadora.

Validade do Diploma de Engenharia Elétrica a Distância no Mercado

Antes de abrir vagas para a primeira turma, todo curso a distância precisa passar pela avaliação do Ministério da Educação. Nela, são verificados itens como:

  • Programa curricular
  • Modalidade e frequência de avaliações
  • Qualificação dos professores e tutores
  • Infraestrutura tecnológica
  • Estrutura física nos polos de apoio (laboratórios, equipamentos, etc.)

Pela lei brasileira, um diploma de nível superior obtido em curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. A modalidade do curso (presencial ou a distância) não vem especificada no diploma.

Vantagens de Fazer Engenharia Elétrica a Distância

Além da comodidade de estudar uma parte da graduação online, no horário e local mais convenientes, fazer a faculdade de Engenharia Elétrica no formato EAD oferece outras vantagens:

  • Economia de tempo e dinheiro com deslocamentos: você só precisa comparecer ao polo presencial para realizar provas e atividades previamente agendadas.
  • Acesso ao material do curso 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a opção de tirar dúvidas com professores e tutores em ferramentas como fóruns de discussão, chats e e-mail.
  • Desenvolvimento de habilidades cada vez mais valorizadas no mercado, como disciplina, automotivação e autonomia.

Cursos de Engenharia Elétrica a distância reconhecidos pelo MEC

A graduação em Engenharia Elétrica na modalidade a distância é bastante recente. Apenas quatro universidades oferecem este curso com o reconhecimento do MEC:

Os cursos têm em média 5 anos de duração e são oferecidos apenas em universidades privadas.

Veja também:

Melhores cursos de Engenharia Elétrica a distância

Você pretende fazer o curso de Engenharia Elétrica a distância? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin