dcsimg

Faculdade de Teatro

Saiba tudo sobre a faculdade de Teatro, as diferentes oportunidades de atuação para esse profissional e onde estudar para se destacar na carreira!

Faculdade de Teatro

A faculdade de Teatro, ou Artes Cênicas, forma muito mais do que atores. Com este diploma você pode trabalhar também como diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo ou figurinista, entre outras possibilidades. Se escolher um curso com habilitação em licenciatura, estará preparado ainda para dar aulas no ensino fundamental e médio.

O estudante que procura a formação em Teatro para ingressar na carreira de ator, interpretando personagens, precisa gostar do palco e da relação com o público. Já quem prefere os bastidores pode se dedicar à direção ou produção de apresentações e programas. Para isso, precisará entender os diversos aspectos que envolvem uma cena, desde a interpretação até a iluminação.

Seja qual for a sua escolha, a faculdade de Teatro envolverá aulas teóricas e práticas. Oficinas de atividades físicas e controle de voz são constantes ao longo do curso, assim como os ensaios e encenações.

Saiba mais sobre a faculdade de Teatro, onde estudar e as principais funções deste profissional!

A Faculdade de Teatro

A formação em Teatro tem duração média de quatro anos e é oferecida em grau de bacharelado ou licenciatura. Quem opta pelo bacharelado tem um campo de atuação profissional bem abrangente. A licenciatura é voltada à formação de professores de Teatro e permite também atuar na área de pesquisa.

Há diversas universidades públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem esta graduação, tanto na modalidade presencial como a distância. Fique atento ao enfoque do currículo de cada instituição para escolher aquele que melhor combina com os seus interesses. Direção, interpretação, cenografia e indumentária estão entre as principais especialidades da faculdade de Teatro.

O curso exige o estudo de disciplinas teóricas e a participação em muitas aulas práticas, especialmente exercícios de interpretação e atividades como alongamento e respiração. Os ensaios de um espetáculo exigem bastante disposição! O profissional de Teatro precisa dominar técnicas de expressão do corpo e da voz para representar os mais diversos personagens e transmitir histórias, ideias, sentimentos e emoções.

Mesmo os que preferem atuar nos bastidores precisam passar pelas atividades práticas. Para produzir ou dirigir uma cena é fundamental conhecer o trabalho do ator e todos os aspectos que influenciam a qualidade de uma apresentação.

Os alunos da licenciatura também passam pelos exercícios e ensaios. A diferença é que eles estudam também as disciplinas da área de ensino, como Arte na Educação e Metodologia do Ensino do Teatro, que são essenciais para a formação de professores.

É importante lembrar também que a maioria das universidades exige um teste de aptidão para ingresso no curso, que geralmente é a interpretação de um trecho de uma peça. Ao final da graduação o estágio é obrigatório, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que se estuda na Faculdade de Teatro

Conheça algumas das principais disciplinas do curso de Teatro:

  • Antropologia e Cultura Brasileira
  • Cenografia e Indumentária
  • Comunicação e Expressão
  • Consciência Corporal
  • Dramaturgia
  • Estética do Espetáculo
  • Expressão Vocal
  • Fundamentos da Interpretação
  • História do Teatro
  • Improvisação Teatral
  • Prática de Encenação
  • Produção de Espetáculos
  • Teatro Infanto-Juvenil

Mercado de trabalho para que faz faculdade de Teatro

A carreira de quem faz faculdade de Teatro já começa a se desenhar no processo seletivo do curso, no momento em que é preciso optar pelo bacharelado ou licenciatura. Os dois tipos de formação oferecem perspectivas de trabalho bastante variadas.

Em relação às oportunidades, é preciso dizer que o mercado para os atores é muito concorrido. Mesmo assim o cenário é promissor, e não só para quem se especializa em interpretação.

A lei que obriga as TVs por assinatura a exibir programas nacionais vem criando muitas oportunidades para profissionais de diferentes especialidades, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As empresas também estão criando novos espaços. É cada vez mais comum a contratação de grupos de teatro para encenação de pequenas peças no ambiente corporativo em datas e eventos especiais.

Conheça algumas das principais atividades do profissional formado em Teatro nas diferentes habilitações:

Bacharelado

  • Ator: Interpretar personagens em diversos tipos de espetáculos, como musicais, telenovelas, seriados, filmes, peças para o público infantil ou adulto.
  • Dramaturgo: Redigir peças, roteiros para seriados, telenovelas, etc. Adaptar textos para a linguagem de teatro ou TV.
  • Diretor: Coordenar todos os componentes envolvidos em uma peça, desde a escolha do elenco e do figurino até a orientação dos atores durante os ensaios.
  • Produtor: Captar recursos, fazer a gestão do projeto, contratar a equipe, administrar contas, planejar locais e cronograma das apresentações.
  • Cenógrafo: Criar o cenário, definir objetos e móveis que serão usados em cena.
  • Figurinista: Escolher e produzir as roupas que serão utilizadas em cada encenação.

 

Licenciatura

  • Ensino: Dar aulas de interpretação em escolas de ensino fundamental e médio, em cursos livres ou em projetos sociais. Atuar na coordenação de programas culturais ligados à área de ensino.
  • Pesquisa: Desenvolver pesquisas na área de artes cênicas, escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

 

Onde estudar Teatro

Confira abaixo algumas das principais faculdades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de graduação em Teatro ou Artes Cênicas:

Privadas:

Públicas:

Veja também:

Artes Cênicas

Ficou interessado em cursar a faculdade de Teatro? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin