Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

O que é monografia? Veja 10 passos de como fazer!

3 de março de 2023
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer investir na carreira com a conclusão de um curso é essa: o que é monografia e como produzir um trabalho final de qualidade.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças e tirar a paz de muitos estudantes, produzir uma monografia não é uma coisa de outro mundo. Neste artigo, você descobre o que é monografia e todas as informações que precisa saber para começar o seu projeto final.

O que é monografia?

Entender o que é monografia e que chegou o momento de produzi-la é saber que você chegou ao final da sua graduação. Neste caso, é correto dizer que a monografia é um tipo de trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, e costuma ser solicitada na conclusão de cursos de graduação e também de pós-graduação.

A monografia consiste em um trabalho científico, no qual você irá pesquisar, discutir e se aprofundar em um tema específico, relacionado à área de formação do curso. A pesquisa deve conter fundamentação teórica sobre o tema, os objetivos, uma situação problema a ser solucionada, análise, resultados obtidos e considerações sobre a temática abordada.

O trabalho é uma pesquisa acadêmica aprofundada que deve ser entregue seguindo os padrões acadêmicos solicitados, cujo mais comum são as normas ABNT. Além da entrega do relatório, a monografia deve ser apresentada e defendida para uma banca avaliadora.

Qual a diferença entre monografia, tese e dissertação?

Bom, já deu pra entender o que é monografia e quando você vai produzi-la, certo? Mas é importante você saber que, além da monografia, existem outros trabalhos acadêmicos bastante parecidos: a tese e a dissertação. Enquanto a monografia é normalmente solicitada ao final de cursos de graduação e especialização, a dissertação é solicitada no mestrado e a tese no doutorado.

A dissertação de mestrado, assim como a monografia, trata de um problema específico, porém de forma mais aprofundada e com complexidade mais elaborada. Já a tese de doutorado tem uma investigação ainda mais complexa e aprofundada, e trata de um tema inédito.

o-que-e-monografia

Qual é a importância da monografia na formação acadêmica?

A monografia é bastante importante para a formação acadêmica e profissional do estudante. Faz com que ele se desenvolva, planeje e organize suas ideias, seja mais crítico, maduro e consciente, saiba se posicionar e defender suas convicções.

Como se preparar para escrever a monografia?

A seguir, você encontra dicas preciosas para elaborar sua monografia. E lembre-se: é importante começá-la com bastante antecedência, para que tenha tempo e disposição para o aprofundamento da pesquisa.

Escolhendo o tema

Definir o tema que será discutido em sua monografia é o primeiro passo. É a partir dele que tudo irá se desenrolar, inclusive a escolha do orientador.

Opte por um tema com o qual se identifique, que goste de pesquisar, que tenha interesse e curiosidade. Apesar de complexa e exigente, a elaboração da monografia não precisa ser algo chato, mas pode ser até motivador quando é sobre um tema que desperta o seu interesse e tenha sentido para você.

Definindo o problemático

Após escolher o tema, é preciso definir qual o problema ou desafio que você pretende resolver com a sua pesquisa. Tente pensar em alguma solução que possa contribuir com a sociedade, por exemplo.

Fazendo a revisão bibliográfica

Agora é a hora da pesquisa. Separe os autores especialistas nesse tema, busque artigos científicos, livros, entrevistas, revistas e todo material que servirá de base para seu aprofundamento teórico. Leia, faça anotações, contextualize e comece a escrever a revisão bibliográfica de sua monografia.

Metodologia de pesquisa

Essa parte da monografia diz respeito ao seu esforço para solucionar o problemático definido. Qual caminho você irá seguir para chegar a um resultado ou conclusão?

As metodologias de pesquisa são diversas, e você pode optar por várias delas ou apenas uma. Algumas das principais metodologias são as seguintes:

  • Experimental: utiliza de um objeto de estudo e de uma seleção de variáveis capazes de influenciá-lo, e então define formas de controle e observação dos efeitos. O teste de laboratório é um exemplo dessa metodologia.
  • Bibliográfica: utiliza materiais e outras pesquisas como fontes, incluindo artigos, livros e revistas científicas.
  • Documental: é parecida com a bibliográfica, entretanto utiliza fontes como cartas, depoimentos, entrevistas, diários e regulamentos.
  • Ex-Post Facto: analisa os impactos de um acontecimento ou fato do passado sobre o tempo presente.
  • Estudo de caso: é uma análise profunda e exaustiva sobre um ou poucos objetos utilizados como exemplo. A intenção é explorar e descrever situações reais, e então formular hipóteses e teorias que expliquem as variáveis de causa.
  • Pesquisa de campo: por meio de entrevistas e questionamentos, obtêm-se dados relevantes. O pesquisador realiza a pesquisa pessoalmente, no local onde ocorre o fenômeno analisado.

Estrutura da Monografia

Agora que já sabe como começar a elaborar sua monografia, é importante conhecer a sua estrutura. Ela é composta por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos Pré-textuais

São os elementos da monografia que antecedem a pesquisa em si, como capa, folha de rosto, resumo e sumário.

Elementos Textuais

Estes são os elementos que dizem respeito ao cerne da pesquisa. É tudo aquilo que você elaborou e escreveu na elaboração de sua monografia, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Elementos Pós-textuais

Os elementos pós-textuais é tudo aquilo que vem ao fim de seu trabalho, como referências, glossário, apêndice e anexos.

Como fazer uma monografia?

A seguir, você encontra um passo a passo para colocar a mão na massa e elaborar a sua monografia.

Defina o objeto de estudo 

Como você já definiu seu tema e problemática a ser solucionada, coloque isso no papel, definindo assim o seu objeto de estudo. O objeto de estudo é a especificação do tema da pesquisa, ou seja, o afunilamento do tema.

Revise a literatura existente 

Com os livros, artigos e materiais bibliográficos separados, comece a ler e escrever sua contextualização teórica, citando as ideias dos autores especialistas pesquisados e relacionando-os entre si e também com o seu objeto de estudo.

Justifique o seu estudo 

Argumente e justifique a importância do seu estudo. No que ele afeta a sociedade e como pode melhorá-la? Por que a sua pesquisa é importante?

Elabore a sua metodologia de pesquisa

Escolha as metodologias de pesquisa que serão utilizadas e defina como elas serão aplicadas.

Estabeleça prazos e metas possíveis

Para não se perder e se atrapalhar na elaboração da monografia, é preciso planejamento e organização. Separe as principais fases e etapas e defina prazos e metas para cada uma delas. Organize um calendário de ações.

Escolha um orientador 

A escolha de um orientador que seja especializado e relacionado ao tema de sua monografia é essencial. É ele quem irá orientar, ajudar, solucionar dúvidas e indicar se você está no caminho certo de sua pesquisa.

Defina os objetivos da monografia de forma clara

É preciso ter de forma clara quais os objetivos de sua pesquisa. Não adianta sair pesquisando tudo a torto e direito. Definir os objetivos é o que irá nortear você na elaboração da monografia.

Coleta e análise de dados

Coloque em prática as metodologias de pesquisa. Colete as informações e, após obtê-las, aprofunde-se a partir de análises e avaliações. É o momento de chegar às conclusões de todo o seu trabalho.

Não ignore a formatação da monografia

A formatação da monografia é essencial, pois deve seguir um mesmo padrão definido para todos os alunos. Normalmente, é solicitada a norma ABNT, que você encontra mais detalhada a seguir.

Se prepare para defesa de seu estudo

Com sua monografia pronta, revisada, entregue e aprovada, é a hora de defender o seu trabalho. Agende a data com seu orientador e prepare-se para apresentar o seu estudo e defender sua pesquisa para uma banca avaliadora. Não tenha medo e esteja pronto para responder às perguntas e questionamentos.

Como fazer monografia nas normas da ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. É quem define as normas e padrões que um trabalho deve seguir. Normalmente, para elaboração de uma monografia, solicita-se que essa seja entregue na formatação correspondente às normas da ABNT.

Resumidamente, as normas da ABNT para produção de monografia são as seguintes:

  • Folha: tamanho A4
  • Margem: 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, no tamanho 12 e em cor preta. Para elementos como citação, referência, legenda ou tabela, a fonte deve ser de tamanho 10. Usa-se itálico em palavras e expressões de outros idiomas.
  • Espaçamento: 1,5 no corpo do texto e 1,0 para citações com mais de três linhas e outros elementos, como legenda e referências;
  • Alinhamento: Justificado

Além dessas padronizações, as normas ABNT ainda instruem sobre a capa, índice, tabelas, anexos e demais elementos pré e pós-textuais.

Onde estudar?

Agora que você já sabe o que é monografia e como fazer uma, que tal colocar esse aprendizado em prática e se matricular em um curso de graduação ou pós graduação?

Confira uma lista com instituições de ensino aprovadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação e que oferecem uma diversidade de cursos, nas modalidades presencial ou EaD:

Todas essas opções contam, ainda, com bolsas de estudo e ótimas condições para novos alunos.

Gostou de aprender mais sobre o que é monografia e como produzi-la? Então compartilhe esse artigo com seus colegas e os ajude a superar o medo da monografia.

Leia mais:

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.