Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

O que faz uma Pedagoga(o)?

22 de janeiro de 2019
pedagoga-lendo-para-criancas-guia-da-carreira
Imagem do autor
Escrito porGuia da Carreira
Atualizado em: 25/3/2024

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!

Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento.

Quem opta por seguir carreira em Pedagogia deve ter vocação para ensinar, ser paciente e gostar de lidar com crianças e adolescentes.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho deste profissional, em que áreas ele pode atuar e quais atividades um pedagogo desempenha.


Veja também:
+ Pedagogia: O que faz, áreas de atuação e salário!


Um pedagogo trabalha com o quê?

Ser um pedagogo significa atuar na área da educação, não apenas ensinando, mas também planejando, implementando e avaliando processos de aprendizagem. Envolve a orientação educacional, o desenvolvimento de currículos, a administração escolar e a pesquisa em educação, visando promover a formação integral dos alunos.

Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental, ou seja, para alunos até a quarta série. Pode também atuar na pré-escola, com as crianças bem menores, como professor ou auxiliar de sala.

Fora das salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes escolares e não-escolares. Conheça um pouco mais sobre algumas das áreas onde um pedagogo pode atuar.

Gestão Escolar

No ambiente escolar, além de ministrar aulas, o pedagogo pode atuar também na área de gestão, desempenhando diversas tarefas de gerenciamento, tais como:

  • Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos escolares.
  • Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades de planejamento de ensino.
  • Planejar e organizar atividades culturais.
  • Organizar e coordenar conselhos de classe.
  • Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
  • Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.
  • Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
  • Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.


Educação Especial

Em educação especial o pedagogo lidará com alunos que são crianças com deficiência, ou que possuem alguma limitação de aprendizado (cegueira, dislexia, autismo, surdez, etc.). Nestes casos, deverá ministrar aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado.

Desta forma, o pedagogo é capacitado para adaptar as aulas e os conteúdos ministrados para os alunos com deficiência, de forma que todos na turma consigam aprender e acompanhar o conteúdo, mesmo com suas particularidades.

Portanto, o pedagogo procura adequar os métodos de ensino e também os materiais didáticos utilizados no aprendizado destas crianças. Muito legal, não é mesmo!

Pedagogia Empresarial

Em uma empresa, o pedagogo atua na área de gestão de pessoas. É responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal.

O maior objetivo do pedagogo empresarial é provocar mudanças comportamentais nos colaboradores de acordo com a missão da empresa. Muito diferente daquilo que mencionamos acima, não é verdade? Por isso, cursar pedagogia é algo bastante versátil.

Para isto, o pedagogo aplica técnicas pedagógicas no ambiente corporativo, garantindo que os colaboradores se sintam acolhidos e possuam os conhecimentos necessários para a prática de sua profissão.

A cada nova mudança nos procedimentos da empresa, o pedagogo é responsável por elaborar e executar o treinamento dos colaboradores. Também faz parte da rotina do pedagogo coordenar equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos.

Pedagogia Hospitalar

A Pedagogia Hospitalar cuida da educação de crianças e jovens enfermos. Afinal, é muito importante que as crianças (mesmo hospitalizadas) aprendam os conteúdos ensinados na escola, desta forma, se desenvolvem e se sentem mais incluídas socialmente.

O pedagogo elabora ações educacionais para os pacientes, respeitando suas limitações e as condições em que se encontram. Afinal, este tipo de profissional é preparado justamente para adaptar atividades educacionais para os mais diversos públicos.

Hospitais contratam pedagogos para executar estes planos educacionais durante o tempo em que as crianças e jovens ficam internados.

Um dos objetivos destas ações é acompanhar e ocupar estes pacientes para que a experiência da internação não seja tão traumática. Outro objetivo é que o paciente não fique muito atrasado em termos de conteúdo e que a doença não prejudique seus estudos.

Além de trabalhar em hospitais e clínicas, o especialista em Pedagogia Hospitalar também pode prestar atendimento domiciliar a crianças que estejam impedidas de ir à escola por motivo de doença.

O profissional precisa adaptar as estratégias de ensino para cada paciente, respeitando suas limitações, que podem ser de natureza motora ou sensorial. O profissional deverá buscar técnicas de aprendizado mais lúdicas para atrair a atenção do paciente. Além do apoio educacional, o pedagogo presta uma assistência emocional e humanística, no intuito de proporcionar uma recuperação mais tranquila à criança.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Orientação Educacional

Na área de Orientação Educacional, o pedagogo trabalha com alunos mas também com os professores.

No que diz respeito aos alunos, o pedagogo trabalha em parceria com os professores para compreender a realidade de cada estudante, suas características e possíveis dificuldades de aprendizagem. Conversa individualmente com cada aluno a fim de orientá-lo sobre como melhorar seu desempenho escolar.

Com os professores, o pedagogo realiza um trabalho de supervisão procurando orientar os professores sobre como organizar suas aulas e lidar com alunos desatentos e dispersos. Também ajuda o professor a criar e aplicar métodos de ensino adaptados para a realidade de cada aluno.

Indústrias de Brinquedos

Em indústrias de brinquedos, o pedagogo atua juntamente com a equipe de desenvolvimento a fim de adequar o produto a faixa etária que desejam atingir. Como você já deve ter percebido, cada brinquedo é recomendado para uma faixa etária específica. 

Portanto, cada criança deve brincar com aquilo que é mais indicado para estimular o seu raciocínio – de acordo com suas possibilidades, é claro.

Produção de Material Pedagógico

Um pedagogo pode atuar no desenvolvimento de material pedagógico para a educação infantil. Isto compreende escrever livros didáticos e também desenvolver todo tipo de instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.

Além de desenvolver materiais para a educação infantil, o pedagogo pode atuar na produção de material para as outras séries do ensino regular. Neste caso, ele irá atuar junto ao professor da área específica de conhecimento (Português, Ciências, Matemática, etc.). O pedagogo faz revisão de textos didáticos e orienta a organização dos conteúdos nos livros didáticos.

Também auxilia na construção de materiais diversificados, esclarecendo sobre o processo de aprendizagem do aluno, como ele fará uso daquele material específico, se está de acordo com a faixa etária do aluno e com o conhecimento que o professor deseja transmitir.

Existe diferença entre professor e pedagogo?

Existe, e infere na área que cada um atua. Afinal, alguém que faça pedagogia, pode se tornar professor, focando no ensino de disciplinas específicas, atuando diretamente na transmissão de conhecimentos para os alunos de até uma determinada fase escola. Outras licenciaturas também permitem que o profissional torne-se professor.

Já o pedagogo como profissão, tem uma abordagem mais ampla, trabalhando com a gestão educacional, desenvolvimento de currículos, orientação pedagógica e pesquisa em educação.

Quanto ganha uma pessoa formada em Pedagogia?

Um pedagogo ganha em torno de 2.700 reais. É claro que, assim como você viu acima, a formação em Pedagogia possibilita diversos cargos, em múltiplas empresas. Portanto, a média salarial pode variar bastante de acordo com o local em que se trabalha.

Além disso, existe a possibilidade de concursos públicos. Para quem atua como professor de educação básica ou com educação voltada para as crianças com deficiência, este tipo de cargo é o mais visado.

Como professor concursado, as possibilidades são múltiplas. E dependendo do tempo em que se está concursado, o salário passa por reajustes e melhorias. Entretanto, vagas como estas são mais concorridas – afinal, conferem ao trabalhador maior estabilidade e possibilidades de carreira.

Veja mais:
+ Veja quanto ganha um pedagogo por estado


Onde estudar Pedagogia?

Você pode estudar Pedagogia em instituições públicas de ensino, como  faculdades federais e estaduais, as quais geralmente exigem aprovação por meio de vestibulares. 

Além disso, existe a possibilidade de fazer faculdade em instituições de ensino privadas, as quais exigem pagamento de mensalidade ou bolsa parcial e total de estudos por meio de programas de incentivo ao aluno.

Ademais, você pode escolher como deseja realizar o curso de Pedagogia. Se você se dá bem com estudos ou trabalho de maneira remota, a modalidade de EaD (ensino a distância) pode ser uma boa alternativa.

Cursos de Pedagogia EaD ou presenciais

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) a oferecer o curso de Pedagogia a distância:

Além de serem reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, todas elas trabalham com algum tipo de benefício financeiro. As vantagens vão desde ProUni e FIES até descontos, bolsas e financiamentos privados sem burocracia.

Mas se você ainda prefere estudar de forma presencial, o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) pode ser uma excelente alternativa para você.

Leia também:
+ O que se estuda em Pedagogia?

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.