dcsimg

Confira quais são as matérias de Administração!

Conheça as disciplinas oferecidas e qual a estrutura do curso de Administração!

Um administrador de empresas tem que ser organizado e possuir capacidade de ver a empresa como um todo para poder tomar decisões – ele é o cérebro de qualquer organização, que depende de seu direcionamento para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Para acompanhar as mudanças cada vez mais rápidas do mercado, o administrador de empresas precisa ser dinâmico e reunir diversas qualidades. Algumas pessoas já nascem com aquele espírito empreendedor e capacidade de liderança, mas há muitas habilidades necessárias a um gestor que podem ser aprendidas na faculdade.

“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. A frase de Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, é muito verdadeira no caso dos administradores. E um curso superior de qualidade pode lhe dar as ferramentas para enfrentar os desafios comuns a toda empresa.

Preparamos este guia com as principais matérias de Administração e ainda listamos ao final algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso. Confira!

Como é o curso de Administração?

A graduação em Administração é um bacharelado com duração média de quatro anos. Nos primeiros semestres a formação é mais generalista e introdutória. As disciplinas apresentam noções de Administração, Contabilidade, Direito, Matemática e Economia.

Os anos seguintes são focados no aprofundamento dos temas anteriores e na incorporação das disciplinas da Administração, normalmente divididas em vários módulos ao longo da faculdade. Além de toda a carga teórica, a formação é permeada por atividades como análise de casos e apresentação de seminários.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é mais exigido em algumas instituições, porém o estágio continua a ser obrigatório. Recomenda-se que o aluno estagie o quanto antes para adquirir bastante experiência.

Matérias do curso de Administração

Vamos dar uma olhadinha em algumas disciplinas que você vai encontrar na faculdade de Administração de Empresas?

Lembramos que a nomenclatura e a ordem em que as matérias aparecem durante o curso podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas a grade curricular básica é mais ou menos esta:

Administração

  • Ética nos Negócios
  • Gestão de Finanças
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Operações
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão do Agronegócio
  • Gestão do Luxo
  • Gestão do Varejo
  • Teoria da Administração
  • Teoria das Organizações

Economia

  • Macroeconomia
  • Mercado Financeiro e de Capitais
  • Microeconomia
  • Economia Brasileira

Exatas

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Estatística
  • Matemática
  • Matemática Financeira

Direito / Outras

  • Direito Empresarial
  • Legislação Social
  • Planejamento Contábil e Tributário
  • Tecnologia da Informação

Formação Básica

  • Ciências Sociais
  • Psicologia

Vamos conhecer algumas delas em detalhes:

Ética nos Negócios: As aulas promovem uma reflexão sobre o comportamento ético nas organizações, conscientizando o aluno sobre a importância de agir com integridade em suas decisões profissionais.

Gestão de Finanças: Apresenta uma visão ampla das finanças empresariais, capacitando o estudante a realizar a gestão do fluxo financeiro de uma empresa para atingir um nível de lucro satisfatório.

Gestão de Marketing: Instrui sobre a importância do posicionamento de uma empresa no mercado a partir do desenvolvimento de estratégias para vender o produto, das melhores formas de promovê-lo e como trabalhar os canais de distribuição, por exemplo.

Gestão de Operações: Analisa os principais sistemas de produção empresarial e como cada um deles pode melhorar a produtividade e o lucro de uma empresa.

Gestão de Pessoas: Fornece aos alunos o conhecimento necessário para recrutar, selecionar, capacitar e desenvolver o potencial dos colaboradores de uma organização, visando à melhoria da produtividade e da qualidade de vida das pessoas.

Gestão do Agronegócio: Fornece as diretrizes básicas para que o aluno possa gerir uma empresa ligada ao ramo do agronegócio, focando nos desafios e particularidades deste modelo de organização.

Gestão do Luxo: Explica como funciona o mercado do luxo no Brasil e no mundo, avalia as mudanças enfrentadas por esse tipo de negócio nos dias de hoje e capacita o aluno a lidar com a clientela AAA.

Gestão do Varejo: Ensina a administrar empresas ligadas ao varejo (venda de produtos em pequenas quantidades para o consumidor final) de forma a alcançar o maior lucro possível.
Teoria das Organizações: Enfoca os conceitos mais característicos de cada corrente de pensamento e das escolas da Administração, levando em conta os aspectos sociais, políticos, econômicos e históricos de cada uma delas e seus reflexos nas práticas organizacionais de hoje.

Contabilidade Geral: Envolve os fundamentos, princípios e metodologias da Contabilidade.

Contabilidade de Custos: Ensina a interpretar as informações contábeis da empresa para que o gestor possa tomar melhores decisões.

Estatística: Ajuda a compreender o processo de manipulação de dados, construção e interpretação de gráficos e tabelas estatísticas, criando condições para analisar corretamente as informações essenciais ao funcionamento de uma organização.

Macroeconomia: Estuda a Economia em geral, analisando fatores como níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio, etc., relacionando-os com o cenário dos negócios.

Microeconomia: Também conhecida como Teoria dos Preços, a disciplina analisa a formação de preços no mercado e como uma empresa define o preço a partir da oferta e da demanda, entre outros fatores.

Direito Empresarial: Expõe as obrigações dos empresários comerciais e noções gerais das sociedades comerciais, além de apresentar uma visão geral do Direito e sua utilização na gestão empresarial.

Planejamento Contábil e Tributário: Envolve contabilidade e impostos. Apresenta o Planejamento Tributário como ferramenta de apoio às decisões sobre viabilidade e rentabilidade dos negócios, auxiliando o futuro gestor a analisar as consequências de suas ações sobre o lucro da empresa.

Onde estudar Administração?

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Administração:

Veja também:

Quanto ganha um Administrador?

Administração é a sua praia e você não vê a hora de começar o curso? Já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin