dcsimg

O que se estuda em Engenharia Civil?

Saiba em detalhes o que é estudado no curso de Engenharia Civil e onde encontrar esta graduação!

Engenharia Civil

Quando pensamos em qualquer curso de Engenharia logo nos vêm à cabeça a ideia de que teremos muita Matemática e Física durante a faculdade. A grade curricular do curso apresenta, de fato, uma boa dosagem de matérias das Ciências Exatas, mas não é só isso.

Afinal, o que se estuda exatamente na faculdade de Engenharia Civil? Quais conceitos de Matemática, Física e Química são importantes saber? E o que abordam as disciplinas específicas da profissão?

A faculdade de Engenharia Civil prepara o aluno para trabalhar no ramo da construção. Depois de formado, o profissional é capaz de planejar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar todas as etapas de uma obra.

Para que um engenheiro civil possa desempenhar suas atividades, seja em obras de edificações, no levantamento das condições de solo e rochas, na criação de sistemas de transportes, distribuição de água ou canais de escoamento, é necessário um estudo aprofundado em técnicas de construção, estrutura de materiais, hidráulica, topografia, etc.

Conheça em detalhes a grade curricular do curso de Engenharia Civil e saiba onde estudar para se destacar nesta carreira!

O currículo da faculdade de Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil tem o objetivo de formar profissionais capazes de coordenar todas as fases de uma obra, desde o seu planejamento até a etapa de acabamentos finais, passando pelo controle dos custos, segurança, materiais utilizados e gerenciamento das equipes de trabalho.

Para formar engenheiros civis com todas essas competências, o curso conta com disciplinas em diversas áreas. As principais delas são:

  • Ciências Exatas (Matemática, Física e Química)
  • Tecnologia das Construções
  • Estruturas de Materiais (madeira, aço, concreto, etc.)
  • Geotecnia, Solo e Topografia
  • Hidráulica e Saneamento
  • Transportes

Vamos conhecer de perto cada uma delas:

1. Matemática

O engenheiro utiliza a Matemática para criar modelos e padrões, além de identificar e resolver problemas práticos da profissão.

As disciplinas de Cálculo, por exemplo, abordam conceitos de funções e seus vários tipos: função trigonométrica, inversa, exponencial, composta, de uma ou diversas variáveis, etc. Envolvem também outros conceitos relacionados a funções, como: gráficos, limite e continuidade, derivadas e integrais e suas aplicações práticas em cálculo de áreas, comprimento de curvas, volumes de sólidos, etc.

Em Geometria Analítica, o estudo se concentra em vetores e na geometria no espaço. São vistos conceitos de reta e plano no espaço, operações de adição e subtração com vetores, bases e coordenadas, ortogonalidade e projeções.

Em Probabilidade e Estatística, o aluno aprende conceitos e definições do cálculo de probabilidade, como definir o espaço amostral em que o cálculo será realizado, modelos probabilísticos de distribuição e análises estatísticas de observações.

2. Física

As disciplinas de Física são teóricas e experimentais. O objetivo é capacitar o aluno a identificar e interpretar fenômenos físicos e colocá-lo em contato com situações práticas. Alguns dos conceitos abordados nas matérias de Física são:

  • Movimentos de Translação e Rotação
  • Energia e Equilíbrio de Corpos Rígidos e Colisões
  • Força e Massa
  • Dinâmica do Movimento
  • Mecânica Clássica
  • Temperatura
  • Ondas Sonoras
  • Corrente, Resistência e Circuitos
  • Campo Magnético

3. Química

Nas disciplinas de Química o estudante aprende alguns conceitos básicos fundamentais na Engenharia Civil. Nas aulas práticas, observa e interpreta fenômenos através da realização de experimentos. Alguns dos conceitos abordados são: estrutura atômica, estrutura molecular, ligações químicas, termoquímica, etc.

4. Estruturas de Materiais

É importante que o engenheiro civil entenda como se comportam as estruturas quando são submetidas ao uso e às situações para as quais foram projetadas.

Nas disciplinas sobre Concreto Armado o aluno aprende como fazer um projeto estrutural em concreto, pilares, flexão normal de peças de concreto, lajes maciças, etc.

Em estruturas Metálicas e de Madeira são vistos critérios de dimensionamento, perfis de chapa dobrada, dimensionamento de barras tradicionais, laminados, etc.

5. Tecnologia das Construções

As disciplinas desta área de conhecimento têm o objetivo de dar suporte ao profissional no momento de executar as obras de edificações. Alguns dos temas abordados são: terraplanagem, layout do canteiro de obras, instalações de depósitos e almoxarifados, fundações, lajes, telhados, etc.

6. Hidráulica e Saneamento

Estas disciplinas proporcionam aos alunos conhecimentos sobre o dimensionamento de represas, sistemas de abastecimento de água e esgoto, drenagem e canalização de córregos, captação e distribuição de água, rede coletora de esgotos, etc.

7. Geotecnia e Topografia

Em Geotecnia o aluno aprende a caracterizar e classificar minerais e rochas, estuda águas superficiais e subterrâneas, origem e formação dos solos, tipos e consistência de solos, etc.

Em Topografia o estudo se concentra na medição e descrição exata de terrenos ou acidentes geográficos. O aluno aprende sobre cartografia, escalas, utilização de instrumentos topográficos, nivelamento, etc.

8. Transportes

Nesta área o aluno aprende a realizar projetos de construção e manutenção de estradas, pontes, viadutos, aeroportos, etc. Alguns dos conceitos abordados são: análise e avaliação de sistemas de transporte, tecnologias aplicadas ao transporte urbano e de cargas, distribuição de viagens, entre outros.

Onde estudar Engenharia Civil

Conheça algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Engenharia Civil:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro civil?

O que achou das disciplinas estudadas em Engenharia Civil? Era mais ou menos assim que você imaginava o curso? Com quais matérias você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin