dcsimg

O que se estuda em Letras?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Letras, quais as principais disciplinas do curso e onde estudar para se destacar nesta profissão!

Letras

A faculdade de Letras dedica-se ao estudo da língua portuguesa e da literatura. Na maioria dos casos, estuda também um outro idioma, sua estrutura linguística e obras literárias.

Um profissional formado em Letras pode ser professor das disciplinas de português, literatura, redação e idioma estrangeiro. Além da carreira acadêmica, também pode optar por trabalhar com tradução, produção textual, revisão e editoração, entre outros.

Conheça em detalhes o que se estuda no curso de Letras e quais as principais matérias que formam a grade curricular. Veja também onde é possível estudar para se destacar nesta área!

O currículo do curso de Letras

A matriz curricular de Letras é formada por disciplinas que buscam capacitar o aluno a ler, interpretar e produzir textos. O curso pretende mostrar a língua portuguesa de forma bastante completa, estudando conceitos gramaticais, como o idioma foi construído e analisando produções literárias.

A faculdade de letras possui diversas habilitações e pode ser focada apenas no estudo da língua portuguesa e literatura ou em outros idiomas como inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, grego, hebraico, alemão, etc.

Independentemente da habilitação ou do idioma escolhido, os cursos de Letras promovem um estudo aprofundado sobre as estruturas linguísticas e teorias literárias.

Vamos conhecer algumas das principais disciplinas do curso de Letras e o que se estuda em cada uma delas:

1. Linguística

Apresenta alguns aspectos essenciais da linguagem verbal, sua diversidade, funções, origens, preconceitos linguísticos e sua relação com a sociedade. Estuda os aspectos históricos e o processo de evolução das línguas românicas a partir do Latim.

Introduz as teorias gramaticais, os diversos tipos de gramática e abordagens do fenômeno gramatical.

2. Literatura Ocidental

Traz alguns textos clássicos da literatura ocidental e promove a leitura e discussão destes livros. São estudadas obras de diferentes épocas e estilos com o objetivo de verificar e analisar a evolução dos gêneros literários, assim como o seu legado.

3. Leitura e Produção de Texto

Tem o objetivo de desenvolver habilidades e estratégias de leitura e produção de textos, construindo um estilo próprio de escrita.

Traz alguns temas como: tipos de textos (narrativos, argumentativos, descritivos, etc.), mecanismos de produção textual, recursos de argumentação, emprego de expressões, estruturação da frase e pontuação.

4. Teoria da Literatura

Refere-se à natureza do discurso literário e o conceito de literatura. As disciplinas da área de Teoria da Literatura possuem o objetivo de analisar criticamente textos literários, fazendo uma relação entre estes escritos, a cultura da época em que foram produzidos e a cultura atual.

5. Fonética e Fonologia

Estuda a construção sonora das palavras, nosso aparelho fonador e os sons que produzimos. Esta disciplina traz conceitos básicos sobre fonologia, processos fonológicos, formação de fonemas, entonação e transcrição fonética de variações de um mesmo idioma.

6. Morfologia e Sintaxe

Compreende o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras, bem como sua colocação e função dentro de uma frase. São estudados os conceitos de: substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, artigo e interjeições, além do papel que cada um exerce na construção de frases.

Um dos objetivos desta disciplina é identificar semelhanças e diferenças da morfossintaxe do português em relação a outros idiomas.

7. Semântica

Explica o significado das palavras ou expressões em um determinado contexto. Também estuda e analisa as mudanças que ocorrem no sentido das formas linguísticas devido a fatores como o tempo ou o espaço geográfico.

8. Literatura Brasileira

Estuda as origens e transformações da literatura brasileira, desde os relatos dos descobridores e colonizadores até as obras literárias de hoje. São vistos diversos autores clássicos, sua vida e obra.

9. Sociolinguística

Trata da linguagem em um contexto social, estuda suas variações e mudanças. Aborda temas como: conceitos de idioma e dialeto, causas e complicações das variações linguísticas, transformações fonéticas, etimologia popular, processos de padronização da língua, empréstimos e interferências de outros idiomas, entre outros.

Onde estudar Letras

Conheça algumas das principais instituições credenciadas pelo MEC que possuem o curso de graduação em Letras:

Veja também:

Letras – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Ficou interessado nas disciplinas do curso de Letras? Está pensando em cursar esta graduação? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin