dcsimg

O que se estuda em Odontologia?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Odontologia, quais as principais disciplinas e onde estudar para se destacar nesta profissão!

Odontologia

A faculdade de Odontologia está entre as mais procuradas nos vestibulares. Na área da Saúde, costuma ficar atrás apenas da Medicina. Tanta procura por esta carreira pode ser explicada pelos altos índices de empregabilidade e a remuneração elevada que alguns profissionais chegam a ganhar.

A Odontologia cuida da saúde bucal, desde a mastigação até a estética. O dentista é o profissional responsável por prevenir e tratar doenças da boca, como cáries, tártaros, gengivites e até câncer bucal. Além disso, ele realiza tratamentos estéticos para, por exemplo, clarear os dentes e melhorar seu aspecto geral.

Provavelmente você já conhece um pouco sobre a profissão de dentista e já realizou algum tratamento odontológico. Mas você sabe o que se estuda no curso de Odontologia? Quais são as disciplinas que fazem parte da grade curricular e quais os temas que elas abordam?

Conheça em detalhes o que se estuda na faculdade de Odontologia e quais as principais matérias do curso. Veja também onde estudar esta graduação para se destacar nesta carreira!

O currículo do curso de Odontologia

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a Odontologia não estuda apenas os dentes. Os dentistas precisam ter uma visão integrada da saúde do paciente e se especializam na região da cabeça e pescoço, se dedicando principalmente ao estudo da boca, maxilar, mandíbula e ossos da face.

A grade curricular do curso de Odontologia é organizada de maneira diferente em cada instituição de ensino. O nome das disciplinas sofre alterações de uma universidade para a outra, mas o conteúdo estudado é quase o mesmo.

Vamos conhecer algumas das principais matérias do curso de Odontologia e um resumo do que se estuda em cada uma delas:

1. Bioquímica

Traz uma visão geral das estruturas orgânicas e das propriedades químicas das biomoléculas. Estuda o metabolismo, a função das macromoléculas, como ocorre a digestão e absorção de nutrientes, o metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, as propriedades da água e o equilíbrio ácido-base.

2. Anatomia

Apresenta algumas noções básicas de morfologia e estrutura do corpo humano. Estuda de forma generalizada os vários sistemas, como o respiratório, digestivo, locomotor, cardiovascular e endócrino, entre outros.

Esta disciplina se aprofunda no estudo anatômico da cabeça e pescoço e suas estruturas: ossos, dentes, articulações, vasos sanguíneos, etc.

3. Imunologia

Conceitua e identifica as células e órgãos que fazem parte de nosso sistema imunológico. Este sistema é responsável por combater doenças. A Imunologia aborda assuntos como: antígenos, imunidade às infecções, hipersensibilidade, imunidade das mucosas, imunodeficiência, tolerância, imunidade dos transplantes, etc.

4. Farmacologia

Estuda as propriedades dos medicamentos, como eles afetam o organismo, como nosso corpo absorve, distribui e elimina estes fármacos. São apresentados conceitos sobre a interação entre a droga e o receptor, anestésicos locais e gerais, medicamentos contra a dor, anti-inflamatórios, ansiolíticos e antibióticos, entre outros.

5. Estomatologia

Compreende o estudo das doenças da boca e dos dentes, as formas de tratamento, o modo de examinar os pacientes e identificar os sintomas. Estudam-se os tipos de exames clínicos, doenças infecciosas, lesões, distúrbios de origem emocional, anomalias de formação e desenvolvimento, etc.

6. Materiais Dentários

Apresenta os tipos de materiais utilizados em tratamentos dentários e suas especificações. São estudadas as propriedades e aplicações de materiais restauradores como: gesso, liga metálica, porcelana, resinas, pastas de zinco, etc.

7. Periodontia

Estuda as doenças, processos inflamatórios e tratamentos relacionados à gengiva. É uma disciplina bastante prática na qual são ensinadas técnicas de raspagem. O aluno faz uso dos instrumentos em manequins odontológicos, praticando a forma de empunhar, como pressionar ou apoiar essas ferramentas.

8. Prótese Dentária

As próteses dentárias são utilizadas para repor dentes. Nesta disciplina estuda-se o conceito de próteses removíveis e totais, princípios biomecânicos relacionados às próteses, moldagem, planejamento, preparo da boca, conectores, apoios e grampos, entre outros.

9. Cirurgia Buco-Maxilo Facial

Envolve a aplicação de técnicas anestésicas e cirúrgicas. Aprende-se tudo o que diz respeito à execução de uma cirurgia: pré-operatório, assepsia e esterilização, instrumentalização, anestesiologia, acidentes e complicações anestésicas, planejamento cirúrgico, processo de reparo, pós-operatório, etc.

10. Traumatologia Buco-Maxilo Facial

Estuda os tipos de lesões, traumatismos ou anomalias da boca ou dos sistemas de mastigação. São abordados conceitos da fisiopatologia do trauma, anatomia craniofacial, manobras de ressuscitação cardiorrespiratória, diagnóstico e tratamento de fraturas faciais, sintomas e medicação aplicada a fraturas.

Onde estudar Odontologia

Confira algumas das principais instituições de ensino credenciadas pelo MEC que possuem o curso de Odontologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Faculdade de Odontologia

Tem interesse em fazer uma faculdade de Odontologia? Gostou de saber o que se estuda neste curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin