dcsimg

O que se estuda em Veterinária?

Saiba em detalhes o que se estuda na faculdade de Veterinária, quais as principais disciplinas e onde estudar para se destacar nesta profissão!

veterinario_600

O veterinário é o profissional que cuida da saúde dos animais, prevenindo e tratando doenças. Além disso, atua na inspeção de alimentos de origem animal, verificando o cumprimento de normas de higiene em instalações industriais para evitar a transmissão de doenças para o ser humano.

Muitos jovens querem fazer a faculdade de Medicina Veterinária por gostarem muito de animais. Esta é uma característica importante para um futuro veterinário, mas só isso não basta. Ele precisa ter controle emocional para lidar com o sofrimento dos animais, ter interesse por Biologia e outras disciplinas da área da Saúde, entre outras características.

Saber o que será estudado durante a faculdade ajuda a ter uma visão mais ampla do que é a profissão e pode ser útil na hora de decidir qual curso escolher.

Conheça com mais detalhes o curso de Veterinária, quais as principais disciplinas e os conteúdos abordados. Veja também onde estudar para se destacar nesta carreira!

O currículo do curso de Veterinária

A grade curricular do curso de Medicina Veterinária varia um pouco conforme a instituição de ensino.

De modo geral esta faculdade tem duração de cinco anos e é organizada da seguinte maneira: nos dois primeiros anos são oferecidas matérias de formação básica; os dois anos seguintes possuem disciplinas de formação específica e o último ano é dedicado ao estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dependendo da faculdade.

O nome das matérias pode sofrer alterações de uma universidade para a outra, mas o conteúdo visto é praticamente o mesmo.

Vamos conhecer algumas das principais disciplinas do curso de Veterinária e um resumo dos assuntos tratados em cada uma delas:

1. Anatomia dos Animais Domésticos

Estuda a base anatômica e os sistemas que compõem o organismo de animais domésticos. São vistos conceitos gerais sobre a estrutura destes animais, assim como um aprofundamento em assuntos como:

  • Estrutura esquelética
  • Função dos ossos
  • Classificações das articulações
  • Músculos e anexos musculares
  • Sistema cardiovascular
  • Sistema nervoso
  • Aparelho reprodutor
  • Aparelho respiratório

Dentre os animais estudados nesta disciplina estão: cães, gatos, equinos, bovinos e suínos.

2. Anestesiologia Veterinária

Envolve procedimentos anestésicos e de controle da dor. Classifica os diferentes medicamentos de uso veterinário e explica como utilizá-los de forma correta.

Além da obtenção dos conhecimentos teóricos, o aluno também tem aulas práticas, nas quais deve ministrar esses anestésicos em situações reais. Alguns dos assuntos abordados nessa disciplina são:

  • Anestesia local e geral
  • Anestesia inalatória
  • Bloqueadores neuromusculares
  • Ressuscitação cérebro-cárdio-pulmonar
  • Monitoração anestésica
  • Medicação pré-anestésica

3. Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos

Estuda as doenças causadas por bactérias e vírus, os sintomas, como elaborar um diagnóstico, os tratamentos mais adequados e como elas podem ser transmitidas.

Dentre as doenças estudadas estão:

  • Raiva
  • Febre aftosa
  • Tuberculose
  • Cinomose
  • Peste suína

4. Farmacologia

Compreende o estudo das propriedades dos medicamentos e os efeitos que provocam em organismos vivos. São apresentados os diversos tipos de drogas, suas indicações e contraindicações, efeitos colaterais, mecanismos de ação, etc.

5. Semiologia

Diz respeito ao modo de examinar um animal e identificar sinais ou sintomas de doenças. Ensina a coletar o histórico clínico do animal, a interpretar os achados clínicos e a entrevistar os donos dos animais com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento, hábitos alimentares, etc.

6. Nutrição Animal

Estuda as exigências nutricionais de cada espécie, os nutrientes mais indicados e como formular uma dieta balanceada. Aborda noções gerais sobre o sistema digestivo e o metabolismo das principais espécies, explica como avaliar as concentrações energéticas e proteicas dos alimentos e estuda os princípios nutricionais dos carboidratos, gorduras, aminoácidos, proteínas, vitaminas, etc.

7. Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Refere-se às instalações industriais e procedimentos de fabricação de produtos de origem animal, principalmente carne, leite e derivados. Nesta disciplina estuda-se como devem ser as edificações destas indústrias, quais os métodos e tipos de abate, como é feita a maturação da carne, as tecnologias de processamento de frios e embutidos, aproveitamento dos subprodutos, métodos aplicados ao tratamento do leite, entre outros.

8. Clínica Cirúrgica

Traz conceitos básicos de cirurgia, assim como técnicas gerais e especiais. Ensina a preparar o ambiente operatório e a esterilizar os instrumentos. Além disso, capacita o aluno a diagnosticar as diferentes afecções clínico-cirúrgicas e aplicar os principais tratamentos.

9. Saúde Pública Veterinária

Preocupa-se com as principais doenças e zoonoses que podem ser contraídas por humanos ao entrarem em contato com alimentos, água, solo e ar contaminados. Estudam-se os mecanismos de transmissão, os problemas relativos ao saneamento básico e os programas de controle no meio urbano (seja no combate de zoonoses, proteção ambiental ou higiene dos alimentos).

Onde estudar Veterinária

Conheça algumas das principais instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Medicina Veterinária:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Qual a diferença entre Zootecnia e Veterinária?

Você gostou de saber o que se estuda em Veterinária? Pretende fazer esta faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin