dcsimg

É necessário saber desenhar para fazer Arquitetura?

Descubra se você precisa dominar técnicas de desenho para passar no vestibular de Arquitetura e para ser um bom arquiteto!

desenhar_600

Uma das dúvidas mais comuns de quem pretende estudar Arquitetura é: preciso saber desenhar para ingressar nesta carreira?
A resposta imediata seria não, mas existem algumas exceções que você precisa conhecer antes de se inscrever no vestibular da instituição desejada.

Algumas universidades incluem testes de habilidades específicas nos seus processos seletivos e isso pode envolver demonstrar alguma familiaridade com o lápis, a régua e o papel.

Se você está interessado nesse curso e não tem noção alguma de desenho, talvez seja preciso treinar algumas técnicas.

Veja quando é necessário saber desenhar para fazer Arquitetura e o que fazer para driblar essa dificuldade!

A prova de habilidades específicas

A maioria dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do País não aplica um exame de habilidades específicas para escolher os candidatos.

Mas algumas das mais disputadas universidades brasileiras ainda exigem a tal prova. É o caso da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para citar as principais.

Se você tem pouca habilidade com desenho e muita vontade de fazer Arquitetura, não tem muito o que temer. As provas de habilidades específicas servem muito mais para verificar se o candidato possui algumas noções básicas do curso ao qual está concorrendo a uma vaga. A ideia da banca analisadora é, na verdade, avaliar essas noções para que possam ser aprimoradas ao longo do curso.

Mas ter familiaridade com o lápis e o papel ajuda um bocado. Entenda a seguir como funciona esse processo.

Como é feita a avaliação de habilidades específicas

As provas de habilidades específicas são aplicadas durante o período regular do vestibular e são direcionadas, na maioria das vezes, a alunos dos cursos de Arquitetura, Artes, Música e Design.

O objetivo principal é mesmo ver se o aluno tem jeito para a coisa.

As provas analisam aspectos gerais. No caso de Arquitetura, importa muito mais ter uma noção mais ampla das características da profissão do que propriamente saber desenhar. Mas é claro que um pouco de facilidade com o desenho pode ajudar bastante.

Veja, como exemplo, a prova de habilidades aplicadas pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Nela são avaliados 7 itens, todos ligados a uma ideia mais geral do exercício da profissão:

  1. Raciocínio espacial
  2. Lógica
  3. Geometria
  4. Tridimensionalidade
  5. Expressão gráfica e de modelos tridimensionais
  6. Reflexão sobre imagens e seus significados
  7. Reflexão sobre elementos do contexto urbano

Todo o conteúdo abordado nas provas de habilidades específicas estão disponíveis nos editais dos concursos. É só incluir esses itens na sua rotina de estudos.

Para quem está realmente inseguro com esta prova, é recomendável buscar um cursinho específico para o vestibular de Arquitetura. Nele, o aluno terá uma ideia melhor de como são aplicados os testes de habilidades específicas e pode chegar mais confiante ao concurso.

Afinal, é necessário saber desenhar pra ser um bom arquiteto?

Para entrar no curso de Arquitetura e Urbanismo, saber desenhar não é essencial. Porém, para ser um bom arquiteto você vai ter, sim, que dominar essa técnica.

Mas não se preocupe: a habilidade será desenvolvida ao longo do curso, com dezenas de disciplinas específicas para esse fim, como por exemplo:

  • Arquitetura Digital
  • Ateliê de Projeto
  • Desenho de Arquitetura
  • Detalhamento Arquitetônico
  • Geometria Descritiva
  • Modelagem Digital
  • Percepção, Estética e Plástica
  • Projeto Arquitetônico
  • Representação e Análise da Forma
  • Representações Tridimensionais

Além disso, conceitos importantes ligados ao desenho irão permear o curso do início ao fim. Esses fundamentos ajudarão o aluno a planejar melhor seus projetos e pensar espacialmente, levando em conta quesitos como:

  • Luz
  • Sombra
  • Perspectiva
  • Escala
  • Formas geométricas

O desenho arquitetônico hoje em dia é feito com o apoio de softwares específicos, como o AutoCad e aplicações de modelagem tridimensional, que ajudam a criar plantas mais precisas e maleáveis.

É importante lembrar que o curso de Arquitetura não ensina o aluno a desenhar artisticamente. Aqui o que interessa é dominar o mínimo necessário para o exercício da profissão.

Onde estudar Arquitetura

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo dura em média cinco anos e é oferecida apenas na modalidade presencial. Existem várias universidades públicas e privadas que oferecem esta graduação pelo Brasil.

O segredo para se tornar um bom arquiteto é encontrar uma instituição de qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Conheça algumas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Qual é o salário de Arquitetura?

Como está sua habilidade com o desenho? Vai encarar a prova de habilidades específicas tranquilo? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin