dcsimg

Tudo sobre curso de tecnólogo em Administração

Conheça os cursos superiores de tecnologia na área de Administração – mais rápidos e focados no mercado de trabalho!

Administração é uma área super versátil, com uma infinidade de campos de trabalho à disposição.

Duvida? Então preste atenção: tem administrador na farmácia, no mercado da esquina, na loja de roupas, no mega shopping center que abriu em sua cidade, em empresas gigantes de tecnologia, no Governo Federal, Estadual e Municipal. Até um microeemprendedor precisa saber administrar bem o seu negócio para se dar bem.

Não é para menos que os cursos na área vêm atraindo tantos interessados. Hoje são mais de 1.700 instituições que oferecem alguma formação em Administração – a imensa maioria na rede particular. São mais de 4.700 opções de curso, com 1,3 milhão de estudantes matriculados que estão, neste momento, dando o melhor de si para entrar com tudo no mercado de trabalho.

Se você quer se formar em apenas dois anos e garantir sua participação nessa área, não fique de fora: conheça a seguir todas as opções de cursos de tecnólogo em Administração!

Cursos de tecnólogo em Administração

No Brasil existem 13 de cursos de tecnólogo voltados ao ramo de Gestão e Negócios, que permitem atuar em áreas ligadas à Administração.

As formações – todas de nível superior – trazem conteúdos associados a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão. Isso inclui planejamento, avaliação e gestão de pessoas, de processos, negócios e serviços de todos os portes e ramos de atuação.

Os cursos normalmente são bem focados em determinada prática profissional. Mais adiante vamos falar do formato, da duração e das modalidades em que são oferecidos.

Por enquanto, fique com a lista de todos os cursos de tecnólogo em Administração disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação:

  1. Comércio Exterior
  2. Comunicação Institucional
  3. Gestão Comercial
  4. Gestão da Qualidade
  5. Gestão de Cooperativas
  6. Gestão de Recursos Humanos
  7. Gestão Financeira
  8. Gestão Pública
  9. Logística
  10. Marketing
  11. Negócios Imobiliários
  12. Processos Gerenciais
  13. Secretariado

Agora vamos ver cada um deles em mais detalhes:

Comércio Exterior

Ensina a planejar, gerenciar e dominar a logística e os procedimentos de desembaraço, seguros e operações de comércio exterior. O aluno sai da faculdade apto a trabalhar com transações cambiais, legislação aduaneira, exportação, importação e contratos.

Comunicação Institucional

Trata de tudo que envolve a comunicação em organizações públicas e privadas. O aluno aprende a desenvolver projetos, analisar resultados, realizar eventos corporativos, aprovar campanhas de divulgação interna, etc.

Gestão Comercial

O curso ensina a gerenciar a área comercial de uma organização. Ao longo da graduação, o aluno conhece todo o processo de compra e venda em setores diversos; aprende a realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária; faz análises comerciais e pesquisas de mercado; descobre a melhor forma de se relacionar com clientes e como lidar com os principais sistemas de informações comerciais.

Gestão da Qualidade

Trata das diferentes formas de planejar e implementar sistemas que melhorem a qualidade e produtividade no ambiente de trabalho. O aluno aprende a identificar processos, analisar documentação, observar as normas estabelecidas, capacitar funcionários e fazer avaliação de desempenho organizacional.

Gestão de Cooperativas

Durante a graduação serão conhecidas todas as atividades ligadas a cooperativas e negócios associados. O aluno vai descobrir como desenvolver e gerenciar atividades no setor, elaborar projetos e identificar talentos em comunidades rurais e urbanas.

Gestão de Recursos Humanos

É um dos cursos de tecnólogo mais procurados da área de Administração. Aqui o aluno aprende a fazer a gestão global de pessoas, desde o recrutamento e seleção até a distribuição de cargos e salários. É fortemente voltado para questões como produtividade, planejamento de atividades de integração, qualidade de vida no trabalho e avaliação de desempenho individual.

Gestão Financeira

O curso ensina a fazer relatórios de resultados, estudos de viabilidade financeira, análise de indicadores e a identificar elementos que ajudam a tomada de decisões em uma empresa. O aluno irá aprender também a elaborar orçamentos, avaliar riscos e planejar investimentos de curto, médio e longo prazo.

Gestão Pública

Esse gestor é um expert em todos os aspectos ligados à administração de órgãos públicos. No curso, ele vai aprender a implementar propostas de criação de políticas, aplicar metodologias de gestão no serviço público, criar canais de diálogo entre os setores público e privado, além de fazer diagnósticos do cenário político, econômico e social do seu ambiente.

Logística

O curso forma profissionais especializados em tudo que envolve logística, como processos de transporte, segurança, equipamentos, armazenamento e cargas. Aborda também questões de relacionamento direto com clientes, fornecedores e parceiros. Trata com profundidade os diferentes meios de deslocamento de carga em portos, aeroportos e terminais terrestres. Também ensina a lidar com os principais sistemas de acompanhamento logístico.

Marketing

Quem faz Marketing aprende a posicionar adequadamente produtos e serviços no mercado. Mas não só isso: o aluno terá acesso às diferentes maneiras de coordenar equipes, fazer assessoria, gerenciar produtos, serviços e marcas. Também aprenderá a planejar e executar atividades de pesquisa de mercado, avaliar cenários e identificar o público-alvo, além de desenvolver estratégias de comunicação para empresas em diferentes áreas de atuação.

Negócios Imobiliários

O curso é focado nas oportunidades comerciais que envolvem imóveis, principalmente o controle e a operação da comercialização desses bens. Durante os estudos, o aluno vai saber como gerenciar empresas do setor e supervisionar transações imobiliárias.

Processos Gerenciais

A graduação trata de diferentes estratégias gerenciais: planejamento, criação e gerenciamento de processos organizacionais, logística, finanças e investimentos. Também aborda a aplicação de recursos e o processo de tomada de decisão para garantir que as mudanças organizacionais sejam positivas.

Secretariado

Durante o curso o aluno aprende a fazer planejamento e organizar todos os serviços de secretaria: prestar assessoria nos mais diversos níveis organizacionais, coordenar eventos, cumprir serviços protocolares, preparar viagens e reuniões. Coordenar equipes, organizar informações, contratar pessoas e redigir comunicações internas e externas também estão no programa curricular.

Perfil dos cursos de tecnólogo em Administração

Todos os cursos listados acima são de nível superior e têm duração média de dois anos (ou 1.600 horas).

Sim, em apenas dois anos o aluno é capaz de aprender uma profissão e melhor: o mercado de trabalho está sempre à procura desses profissionais, o que faz com que os cursos de formação tecnológica tenham alta empregabilidade.

A maioria deles também pode ser feita na modalidade a distância. Por meio da internet, o aluno vai ter acesso a todo o conteúdo em um ambiente virtual próprio da faculdade. Lá, terá à disposição videoaulas, apostilas, livros digitais, links, documentos, textos, imagens, animações, etc. – enfim, tudo o que é necessário para o desenrolar do curso.

Os encontros presenciais podem ser mais raros (poucas vezes por semestre) ou mais frequentes (uma vez por semana) – depende da faculdade e dos formatos que ela oferece para aquela graduação (a distância ou semipresencial).

O diploma de um curso superior de tecnologia obtido a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. O aluno pode usá-lo para conseguir empregos que exijam esse nível de formação, entrar em pós-graduações ou tentar concursos públicos.

Tecnólogo em Administração ou Administração tradicional? Qual o melhor?

Tudo depende do seu objetivo. Se você gosta de uma área específica, tem certeza de que vai investir nela e quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho, o curso de tecnólogo pode ser uma boa saída.

Já o curso de Administração tradicional é um bacharelado com quatro anos de duração (o dobro de tempo dos tecnólogos). Aqui a vantagem é oferecer uma formação mais ampla, com uma oferta maior de áreas de atuação após a formatura.

Ou seja, se você sabe que gosta de Administração mas ainda não tem plena certeza em qual área gostaria de atuar, recomendamos o curso tradicional. A abrangência do curso permite uma gama maior de cargos a serem ocupados ao longo da carreira.

O bacharelado em Administração também está disponível no formato a distância.

Onde encontrar cursos de tecnólogo em Administração

Os cursos de tecnólogo estão cada vez mais populares no Brasil e já podem ser encontrados em centenas de faculdades públicas e privadas – mas principalmente nestas últimas.

Importante mesmo é escolher uma faculdade e um curso bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) – só isso irá garantir uma formação de qualidade.

Como sugestão, apresentamos algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo em Administração em diversas habilitações. Conheça:

Veja também:

Conheça a carreira em Administração de Empresas

Curtiu os cursos de tecnólogo em Administração? Qual deles melhor se encaixa em seus objetivos?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin