dcsimg

Tudo o que você precisa saber sobre tecnólogo em Administração

Sabia que existem inúmeros cursos de tecnologia na área de Administração? Veja o que faz cada um deles e escolha o seu!

O universo da Administração é tão amplo que pode ser dividido em mais de uma dezena de áreas e ainda assim ter assunto de sobra para estudar.

É o que acontece com os cursos superiores de tecnologia, ou tecnólogos. Para atender a tamanha demanda do mercado e de estudantes, a Administração foi fatiada em nada menos que 13 cursos diferentes. Cada um trata de uma área e é direcionado a quem pretende atuar em um campo específico.

Os cursos de tecnólogo para quem quer trabalhar na área de Administração oferecem boas oportunidades de emprego e o tempo de estudo é super curto, apenas dois anos. E o melhor: o diploma é de nível superior!

Se é exatamente isso que você procura, então veio ao lugar certo. Aqui vamos explicar que tipo de profissional cada um dos cursos de tecnólogo em Administração forma, as modalidades disponíveis e onde encontrar boas faculdades!

Os tecnólogos em Administração

No total, são 13 cursos superiores de tecnologia na área de Administração. Eles são divididos por área de atuação e têm uma formação direcionada às atividades-chave de cada uma delas.

O mercado está ávido por quem se forma em um curso superior de tecnologia. Os tecnólogos são profissionais valorizados e super procurados, já que têm conhecimento específico para desempenhar aquela função e, durante a faculdade, colocaram a mão na massa para valer, pois a graduação tem grande foco na prática.

Os cursos na área de Administração podem ser encontrados em 1.700 instituições pelo país – considerando o curso tradicional (o bacharelado com quatro anos de duração) e os de tecnólogo.

As graduações são todas de nível superior. O profissional sai da faculdade com conhecimento para executar métodos, aplicar técnicas, desenvolver estratégias e gerir pessoas em diferentes ramos de atuação.

Conheça cada um deles:

Comércio Exterior: O aluno vai conhecer todos os processos relativos ao comércio entre países diferentes: desembaraço, seguros e operações portuárias, aeroportuárias, etc. O curso também aborda questões como transações cambiais, legislação aduaneira, exportação, importação e formulação de contratos.

Comunicação Institucional: É um curso que mistura Comunicação e Administração. O profissional vai aprender quais são as melhores formas de planejar, implementar e cuidar da comunicação em organizações públicas e privadas. Ele irá desenvolver projetos, ajudar a realizar eventos corporativos, pensar em modelos de divulgação interna, etc.

Gestão Comercial: Ensina a gerenciar a área comercial de uma organização. Ao longo da graduação, o aluno conhece todo o processo de compra e venda em setores diversos, aprende a realizar estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária, faz análises comerciais, pesquisas de mercado, descobre a melhor forma de se relacionar com clientes e como lidar com os principais sistemas de informações comerciais.

Gestão da Qualidade: O aluno de Gestão da Qualidade sai da faculdade pronto para planejar e colocar em prática as melhores técnicas de produtividade no ambiente de trabalho. Ao longo do curso vai aprender a identificar processos, fazer análises de ambiente, conhecer as normas que regem a profissão, capacitar funcionários e fazer avaliação de desempenho organizacional.

Gestão de Cooperativas: Trata de todo tipo de atividade ligada ao cooperativismo. É bem legal para quem já trabalha no setor ou está pensando em entrar na área. O aluno vai desenvolver e gerenciar atividades cooperativas, elaborar projetos de desenvolvimento sustentável e identificar a vocação comercial em zonas rurais e urbanas.

Gestão de Recursos Humanos: Esse é um dos cursos mais populares da área de Administração. Com quase 180 mil matriculados, ocupa o primeiro lugar entre os tecnólogos. Durante a graduação, o aluno vai entender como é feita a gestão de pessoas, desde o recrutamento até a política de promoção. Vai aprender também sobre produtividade, planejamento, qualidade de vida no trabalho e desenvolvimento de talentos.

Gestão Financeira: Outro curso bastante popular entre os tecnólogos, ensina o aluno a ter uma visão global sobre tudo o que envolve finanças, investimentos, lucros, aplicações, etc. As atividades acadêmicas são voltadas ao desenvolvimento do potencial analítico, à questão financeira, estudo de indicadores, tomada de decisão em uma empresa, orçamentos e riscos.

Gestão Pública: Trata dos principais aspectos administrativos de órgãos públicos: políticas do setor, metodologias de gestão, relação entre o setor público e o privado, cenário político, econômico e social.

Logística: Envolve transporte, segurança, equipamentos, armazenagem e cargas. Durante os estudos, o aluno aprende a identificar problemas e propor soluções que se convertam em ganhos para toda a cadeia produtiva da empresa. Relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, legislação, funcionamento de portos e aeroportos também são aspectos fortes da formação.

Marketing: É voltado a quem pretende trabalhar com posicionamento de marcas, produtos e serviços. São dois anos bastante intensos, em que o aluno aprende a coordenar equipes, assessorar clientes, gerenciar produtos, serviços e marcas. Outro ponto forte da graduação é o planejamento e execução de atividades de pesquisa de mercado, análise do comportamento do consumidor e desenvolvimento de estratégias para a melhoria de vendas.

Negócios Imobiliários: É focado nas oportunidades comerciais do mercado imobiliário brasileiro. O estudante vai aprender, ao longo de dois anos, todos os processos que estão envolvidos no controle e operação desses bens. Também tem um componente gerencial forte, voltado à coordenação de pessoas e acompanhamento de transações imobiliárias.

Processos Gerenciais: Envolve os processos de planejamento, criação e gerenciamento de organizações – e isso significa aplicação de recursos, tomada de decisão e preparação para cenários adversos.

Secretariado: É direcionado a quem gosta de lidar com assuntos de secretaria: planejamento, organização, assessoria, coordenação de eventos, serviços protocolares, agenda, reuniões, relacionamento com pessoas, organização da informação e muito mais!

Onde os tecnólogos em Administração podem trabalhar

Os tecnólogos em Administração podem encontrar emprego em praticamente todas as atividades econômicas. Qualquer tipo de empresa, prestadora de serviço ou organização não governamental precisa de um profissional da área.

Para você ter uma ideia bem básica, separamos algumas das áreas de atuação mais conhecidas:

  • Agências de comunicação
  • Assessorias de imprensa
  • Condomínios
  • Construtoras
  • Cooperativas
  • Distribuidoras e centros de distribuição
  • Empresas de beneficiamento de bens de consumo
  • Empresas de despacho aduaneiro
  • Empresas de importação e exportação
  • Empresas de logística internacional
  • Empresas de Marketing
  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria
  • Empresas urbanizadoras
  • Empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial
  • Imobiliárias, administradoras de imóveis e incorporadoras
  • Indústrias
  • Instituições financeiras
  • Instituições de ensino
  • Institutos e centros de pesquisa
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Órgãos públicos
  • Portos, aeroportos e terminais de transporte
  • Transportadoras

Como são feitos os cursos de tecnólogo em Administração

Os cursos de tecnólogo em Administração têm somente dois anos de duração – estão entre os mais rápidos da categoria. Eles podem ser feitos de duas formas:

  • Presencial: é aquele formato ao qual todo mundo está acostumado. Os alunos precisam comparecer à faculdade de segunda a sexta, em determinado horário, para assistir às aulas, participar das atividades de laboratório (se o curso exigir), fazer provas e apresentar trabalhos.
  • A distância: dá para fazer qualquer um dos tecnólogos em Administração no formato a distância. É uma mão na roda para quem busca mais flexibilidade de horário, conveniência e economia. Todas as aulas e conteúdos necessários estão disponíveis pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem. Só é preciso comparecer à faculdade ou ao polo de apoio presencial poucas vezes por semestre, para apresentar trabalhos ou fazer provas. Quem prefere um modelo mais equilibrado entre momentos online e “olho no olho” pode buscar uma versão semipresencial do curso. Nesse caso, os encontros presenciais acontecem uma ou duas vezes por semana.

Os cursos de tecnólogo a distância conferem diploma com validade e aceitação no mercado trabalho.

Onde encontrar os cursos de tecnólogo em Administração

Como já falamos antes, os cursos na área da Administração podem ser encontrados em mais de 1.000 faculdades pelo Brasil afora.

Com tantas opções, é melhor redobrar a atenção. Escolha somente universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) – essa é a garantia de que o seu diploma, seja ele de curso presencial ou a distância, terá validade em todo o território nacional e será bem aceito no mercado de trabalho.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de tecnólogo na área de Administração:

Veja também:

Tecnólogo ou bacharelado: qual o melhor?

O que achou dos cursos de tecnólogo em Administração? Vai optar por algum deles? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin