Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Especialização

Entenda de uma vez a diferença entre MBA e pós-graduação

15 de maio de 2023
diferença entre mba e pós-graduação
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Depois da faculdade, muitos profissionais buscam continuar os estudos para ganhar destaque no mercado de trabalho. Só que há dúvidas sobre qual é o próximo passo, afinal, nem todo mundo sabe a diferença entre MBA e pós-graduação, por exemplo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Mas, calma, vamos te explicar!

Antes, entenda que MBA e pós-graduação são programas de ensino superior que visam aprimorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais em suas respectivas áreas de atuação, independente de qual seja.

Enquanto a pós-graduação pode ser oferecida em diferentes formatos, com uma abordagem mais teórica, o MBA é a sigla em inglês para Master in Business Administration, que em português significa Mestrado em Administração de Negócios.

Neste caso, uma diferença entre MBA e pós-graduação que pode ser adiantada é que este primeiro é voltado para profissionais que já possuem experiência na área de negócios e desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão empresarial.

+ Pós-graduação: diferença entre lato sensu e stricto sensu

Entenda mais dessas diferenças nos próximos tópicos!

Diferença entre MBA e pós-graduação

Antes de você entender com mais profundidade a diferença entre MBA e pós-graduação, separamos alguns pontos principais, de forma resumida, de como cada uma das formas de especialização trabalham com seus alunos.

MBA

  • Focado em gestão empresarial;
  • Voltado para profissionais que já possuem experiência na área de negócios e desejam aprimorar seus conhecimentos;
  • Aborda temas como finanças, marketing, estratégia, liderança e gestão de pessoas;
  • Tem uma abordagem prática, com estudos de caso e projetos em grupo;
  • Pode ser oferecido em tempo integral, parcial ou em formato executivo;
  • Geralmente oferecido por instituições privadas de ensino;
  • Mais caro do que um curso de pós-graduação;
  • Pode abrir portas para cargos de liderança e gerência em empresas.

Pós-graduação:

  • Aprofundamento em uma área específica do conhecimento;
  • Voltado para estudantes que desejam se especializar em uma determinada área ou tema;
  • Pode ser oferecido em diferentes áreas do conhecimento, como saúde, tecnologia, humanas, entre outras, inclusive os negócios;
  • Aborda temas específicos da área escolhida;
  • Tem uma abordagem mais acadêmica, com mais ênfase na pesquisa;
  • Pode ser oferecido em diferentes formatos, como mestrado, doutorado e especialização;
  • Pode ser oferecido por instituições públicas e privadas de ensino;
  • Geralmente mais acessível do que um MBA;
  • Pode abrir portas para carreiras em pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas ou instituições acadêmicas.

+ Quem tem diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Entenda mais sobre a diferença entre MBA e pós-graduação!

Objetivos

A principal diferença entre MBA e pós-graduação é o objetivo do curso. O MBA é um programa de pós-graduação voltado para a gestão de negócios, enquanto um curso de pós-graduação é voltado para o aprofundamento em uma área específica de conhecimento.

Por exemplo, se alguém que trabalha com comunicação deseja ir para essa área, um MBA em Marketing ou em Comunicação Estratégica, podem ser boas opções.

Conteúdo

O estudante que escolher o MBA terá acesso a um conteúdo focado em gestão empresarial, incluindo finanças, marketing, estratégia, liderança e outras áreas relacionadas aos negócios. 

Já o conteúdo da pós-graduação varia de acordo com a área escolhida, podendo ser desde ciências exatas, humanas e sociais, saúde, tecnologia, entre outras. Depende muito do tipo de segmento que você deseja seguir, de acordo com sua formação inicial ou não.

Duração

A duração da pós-graduação pode variar mais, dependendo da instituição e do programa escolhido, sendo de 1 a 3 anos. Já o MBA geralmente tem uma duração média de dois anos.

+ Qual é a diferença entre pós-graduação e mestrado?

Público-alvo

Os cursos de pós-graduação são destinados a estudantes que concluíram uma graduação e desejam se especializar em uma determinada área. Já o MBA é voltado para profissionais que já possuem alguma experiência em gestão de negócios e desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Métodos de ensino

Os métodos de ensino em um MBA geralmente incluem aulas teóricas, estudos de caso e projetos em grupo, além de outras atividades práticas, como estágios e visitas a empresas. Os cursos de pós-graduação também incluem aulas teóricas e práticas, mas podem ter uma abordagem mais acadêmica, com mais ênfase na pesquisa.

+ Segunda graduação ou pós: qual a melhor escolha?

Custo

O MBA geralmente é mais caro do que um curso de pós-graduação, pois envolve uma carga horária maior e uma abordagem mais prática. Além disso, o MBA é geralmente oferecido por instituições privadas de ensino, enquanto a pós-graduação pode ser oferecida tanto por instituições públicas quanto privadas.

Oportunidades de carreira

O MBA é um curso voltado para a gestão de negócios e pode abrir portas para cargos de liderança e gerência em empresas de diversos setores. Já um curso de pós-graduação pode oferecer oportunidades de carreira em áreas mais especializadas, como pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, ou ainda, em instituições acadêmicas como professores e pesquisadores.

Qual a vantagem de ter um MBA ou uma pós-graduação?

Independente da diferença entre MBA e pós-graduação, ter um curso ou outro pode trazer diversas vantagens para a carreira profissional. Ambos proporcionam um aprofundamento em conhecimentos específicos e habilidades práticas que são fundamentais para o sucesso em diferentes áreas de atuação.

Um diploma de pós-graduação ou MBA pode ser um diferencial competitivo na hora de buscar uma posição de destaque em uma empresa, aumentando as chances de progressão na carreira e de salários mais elevados. 

Esses programas de ensino superior também possibilitam a construção de uma rede de contatos profissionais valiosa, que pode ajudar na identificação de novas oportunidades de trabalho e negócios.

+ Quanto custa um MBA no Brasil?

Quem tem MBA é pós-graduado?

Sim! Apesar da diferença entre MBA e pós-graduação, o MBA é um programa de pós-graduação lato sensu, que significa “em sentido amplo”. Ou seja, quem faz esse curso recebe um título de especialista, já que é pós-graduado na área.

Essa especialização é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas instituições de ensino que o oferecem como um curso de pós-graduação. Conheça algumas delas que ainda contam com bolsas de estudo de até 80%, olha só!

O que vale mais: pós-graduação ou MBA?

Não é possível afirmar que um curso vale mais do que o outro, já que a escolha entre pós-graduação e MBA depende dos objetivos profissionais de cada pessoa e das necessidades do mercado de trabalho em sua área de atuação.

Ambos os cursos podem ser relevantes e trazer benefícios para a carreira profissional, desde que bem escolhidos e bem aproveitados.

+ Leia também!
O que é MBA e quais suas vantagens
O que é pós-graduação e quais as vantagens dessa formação?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.