Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

10 livros para melhorar a comunicação no trabalho e na vida

11 de maio de 2023
mulher branca de cabelo comprido, segurando livros para melhorar a comunicação
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Praticar a leitura por si só já é uma atividade que oferece mais vocabulário, aprimorando a forma de se comunicar no dia a dia. Mas existem, especificamente, livros para melhorar a comunicação que ajudam não só na vida, mas na carreira profissional, sabia?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A leitura aumenta o conhecimento e desenvolve a capacidade de comunicação, habilidades que são essenciais em qualquer profissão, bem como o desenvolvimento de pensamento crítico e análise – importantes para a resolução de problemas e a tomada de decisões.

Ao investir seu tempo na leitura, você também consegue adquirir novas perspectivas de diversas situações. Além de escolher livros para melhorar a comunicação, obras de ficção e não ficção pode ajudar a desenvolver habilidades de empatia, criatividade e inovação.

E, sem dúvidas, você já deve ter reparado que essas habilidades estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho atual, não é?

+ 10 livros para estudantes de Direito ter em casa

Livros para melhorar a comunicação

Por isso, separamos 10 livros para melhorar a comunicação, para que você invista não só nesse aspecto que é importante nas relações da vida, mas, também, dentro do ambiente de trabalho, aprimorando a forma com a qual você lida com os projetos e colegas, confira!

“Como Falar em Público e Encantar Pessoas” de Dale Carnegie

Essa é uma obra clássica que oferece uma abordagem prática e eficaz para superar o medo de falar em público e se tornar um comunicador confiante e persuasivo. Carnegie mostra como preparar e apresentar um discurso impactante, conquistar a atenção e o interesse da audiência, lidar com o nervosismo e lidar com perguntas e objeções. 

Os exemplos e histórias inspiradoras ilustradas nas páginas fazem com que este livro seja uma leitura essencial para qualquer pessoa que deseja melhorar sua habilidade de comunicação e ter sucesso na vida pessoal e profissional.

“A Arte de Falar da Palavra” de Rudolf Steiner

Um dos livros para melhorar a comunicação é esta obra que aborda a importância da palavra e da comunicação na vida humana, desde a esfera pessoal até a espiritualidade.

Steiner argumenta que a palavra é uma força criadora que pode ser usada para construir ou destruir, dependendo de como é empregada. 

Ele apresenta técnicas e exercícios para desenvolver a voz, a respiração e a articulação, além de explorar o significado profundo da palavra e como ela pode ser utilizada para despertar a consciência e promover a evolução espiritual. 

+ Conheça a história de Machado de Assis e seus 3 principais livros

“As Palavras que Ninguém Mais Usa” de Ulisses Wehby de Carvalho

O livro apresenta uma seleção de palavras pouco usadas ou desconhecidas pela maioria das pessoas. O autor aborda o significado e o uso correto de cada palavra, além de oferecer exemplos práticos de como utilizar no vocabulário cotidiano. 

Esse é um dos livros para melhorar a comunicação indicado para aqueles que desejam expandir seu vocabulário e aprimorar este campo na escrita e oral, permitindo a escolha de palavras mais precisas e refinadas, através de uma linguagem clara e acessível.

“Os Segredos da Comunicação” de Lair Ribeiro

Através de técnicas e estratégias para aprimorar a comunicação interpessoal, o autor apresenta ferramentas para se comunicar com clareza, precisão e efetividade, além de explorar os diferentes tipos de linguagem, como a verbal e a não verbal, e como utilizar de forma adequada para se conectar com outras pessoas. 

Lair Ribeiro também discute a importância da inteligência emocional na comunicação e como gerenciar as emoções para evitar conflitos e promover a cooperação. 

“A Linguagem Corporal no Trabalho” de Allan e Barbara Pease

A importância da linguagem corporal na comunicação interpessoal especialmente no ambiente de trabalho é o tema central deste que é um dos bons livros para melhorar a comunicação. 

A obra apresenta técnicas para interpretar e utilizar a linguagem corporal de forma consciente e estratégica, com o objetivo de melhorar a comunicação e aprimorar as relações. 

Os autores também exploram os diferentes tipos de linguagem corporal, como a postura, os gestos e as expressões faciais, e como utilizar para transmitir confiança, credibilidade e autoridade. 

+ Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las

“Fale Menos, Comunique Mais” de Carla Furtado

A obra oferece dicas e estratégias para aprimorar a comunicação em diferentes situações, tanto no ambiente pessoal quanto profissional. Temas como a linguagem corporal, a empatia, a escuta ativa e a assertividade, apresentando técnicas e exercícios para desenvolver essas habilidades e se comunicar com mais efetividade e clareza, são abordados no livro.

“A Arte de Argumentar” de Anthony Weston

Este é um dos livros para melhorar a comunicação que apresenta técnicas e estratégias para construir argumentos convincentes e eficazes. Através de elementos fundamentais da argumentação, incluindo a lógica, a persuasão e a retórica, ele oferece dicas para evitar falácias e vieses cognitivos que possam prejudicar a qualidade do argumento. 

O livro também aborda a importância do diálogo e da escuta ativa na construção de argumentos sólidos e persuasivos. Este livro é recomendado para estudantes, profissionais e qualquer pessoa que queira aprimorar sua habilidade de argumentação e se tornar um comunicador mais conveniente e efetivo.

“Como Convencer Alguém em 90 Segundos” de Nicholas Boothman

Dicas e estratégias para se comunicar com efetividade e persuasão em situações de negociação, vendas e relacionamento interpessoal é o tema central deste livro. 

Nicholas mostra técnicas para criar conexão e empatia com o interlocutor em um curto espaço de tempo, utilizando a linguagem corporal, a linguagem verbal e o tom de voz. Além disso, o livro apresenta dicas para compreender as necessidades e desejos do interlocutor e adaptar a comunicação de acordo com suas expectativas. 

“O Livro do Networking” de Andrea Nogueira

Este livro te orienta a ter estratégias para construir e manter uma rede de contatos efetiva e de qualidade. Andrea aborda a importância do networking para o sucesso profissional e apresenta dicas para criar e cultivar relacionamentos de forma autêntica e estratégica. 

O livro apresenta orientações sobre como se comunicar de forma clara e persuasiva, estabelecer metas e objetivos para a rede de contatos e utilizar as redes sociais para ampliar o alcance da rede.

+ Como melhorar o seu networking

“O Poder da Comunicação Inteligente” de Tony Alessandra

Quer se comunicar com efetividade e inteligência emocional? Neste livro, o autor aborda a importância de se comunicar de forma clara e assertiva, utilizando as habilidades de comunicação para criar relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos. 

A obra apresenta orientações sobre como compreender a linguagem corporal, desenvolver habilidades de escuta ativa e se comunicar de forma efetiva em diferentes canais de comunicação, incluindo e-mail e redes sociais. 

+ Curso de Comunicação: como funciona e onde estudar

Cursos de comunicação

Já deu para perceber que esses livros oferecem técnicas e dicas valiosas para melhorar a comunicação verbal, não-verbal e escrita, não é? 

Eles também ajudam a desenvolver habilidades para se comunicar de forma clara, persuasiva e efetiva em diversas situações, seja em uma apresentação de negócios, uma reunião, um discurso público ou uma conversa pessoal.

Mas se você quiser se desenvolver ainda mais na área da comunicação, além dos cursos de graduação, existem pós-graduações que formam especialistas na área, como por exemplo:

  • Comunicação Empresarial e Institucional
  • Comunicação Estratégica
  • Comunicação Corporativa
  • Comunicação e Marketing Digital
  • Comunicação e Mídias Digitais
  • Comunicação e Relacionamento com o Mercado
  • Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional 

+ Procure bolsas de pós-graduação aqui!

Conheça algumas instituições de ensino superior, com bom reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e desconto de até 80% nas mensalidades, para começar agora sua formação:

+ Leia também!
8 livros que todo estudante de Pedagogia precisa ter
Monteiro Lobato: 5 coisas que o escritor ensinou sobre carreira

Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Faculdade de 2 anos: Conheça os melhores cursos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.