Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Carreira

Monteiro Lobato: 5 coisas que o escritor ensinou sobre carreira

18 de abril de 2023
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

O Dia Nacional do Livro Infantil também é conhecido como o Dia de Monteiro Lobato, um escritor brasileiro, nascido em Taubaté (SP), considerado um dos mais importantes autores da literatura infantil brasileira. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Monteiro Lobato deixou um legado que ultrapassa gerações, através de suas histórias repletas de fantasia, aventura e conhecimento. Suas obras são referência na formação cultural de muitos brasileiros, como o clássico e inesquecível “Sítio do PicaPau Amarelo”.

Suas obras também buscam estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais e políticas, já que ele também foi um importante ativista político e cultural, defendendo a valorização da cultura e literatura brasileiras.

O Dia do Monteiro Lobato é uma oportunidade para relembrar sua obra e importância, assim como para incentivar a leitura e a imaginação das crianças e jovens.

+ Conheça a profissão escritor e veja onde estudar
Veja como se tornar um escritor

Elenco do Sítio do PicaPau Amarelo 1977

Mas nem só de literatura viveu o escritor. Sua carreira também inclui uma atuação como advogado e promotor. Formado em Direito em 1904, ele exerceu a profissão por alguns anos antes de se dedicar inteiramente à outra área.

Como advogado, Monteiro Lobato trabalhou principalmente na área de propriedade intelectual, defendendo a proteção dos direitos autorais de seus colegas escritores e artistas. Ele também atuou como promotor público em algumas ocasiões, lutando contra a corrupção e a injustiça.

Sua contribuição para a literatura e a sociedade brasileira continua sendo uma inspiração para escritores e profissionais em diversas áreas. Por isso, com base nas suas obras, separamos 5 ensinamentos de Monteiro Lobato para sua carreira!

+ Conheça os diferentes tipos de advogado que existem no Brasil

Ensinamentos de Monteiro Lobato para a carreira

Em seu histórico profissional, com suas diversas obras, iniciativas, projetos pessoais e outros tantos trabalhos, é possível tirar alguns ensinamentos de Monteiro Lobato para a carreira e vida profissional. Confira:

Valorize a educação e o conhecimento

Monteiro Lobato acreditava que a leitura era fundamental para adquirir novas habilidades e se tornar uma pessoa mais preparada para enfrentar desafios. Na carreira, a busca constante pelo conhecimento é essencial para se manter atualizado e se destacar no mercado de trabalho.

Seja criativo e inovador

Lobato valorizava a criatividade e a iniciativa pessoal. Na carreira, é importante ser criativo e buscar novas soluções para problemas. A capacidade de inovação pode ser um diferencial competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

Conheça suas habilidades e talentos

O escritor acreditava que cada indivíduo tinha talentos únicos e que era preciso começar a explorar cada um deles para se destacar no mercado de trabalho. Na carreira, é importante conhecer suas habilidades e talentos e usá-los de forma estratégica para alcançar seus objetivos.

Cultive a ética e a integridade

Ele condenava a corrupção e incentivava as pessoas a agirem com integridade em todas as suas atividades, inclusive no trabalho. Não precisa nem dizer, não é? Ética e a integridade são fundamentais para manter a credibilidade e conquistar a confiança das pessoas ao seu redor.

Dedicação e persistência

Monteiro Lobato dedicou grande parte de sua vida à escrita e à promoção da cultura brasileira, enfrentando diversos desafios ao longo do caminho. Sua perseverança é um exemplo a ser seguido por aqueles que desejam alcançar sucesso em suas carreiras.

+ 5 dicas para ser efetivado no primeiro emprego

Onde investir na carreira?

Como um dos principais ensinamentos de Monteiro Lobato, investir no conhecimento é uma forma de você investir na carreira, podendo ser cursos de graduação ou especializações na sua área, para deixar seu currículo ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Conheça algumas instituições de ensino superior, com formações bem avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem, ainda, descontos de até 80% nas mensalidades:

+ Leia também!
Conheça a história de Machado de Assis e seus 3 principais livros
Como trabalhar no Google? 10 dicas para conquistar uma vaga

Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Encontre o curso que te ajudará a ir além!
Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer

Por Patricia Carvalho em 05/01/2024
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.