Logo Guia da Carreira
Action
Carreira

Qual animal você seria em uma entrevista de emprego? Saiba como responder

colagem com leão, urso, ave, elefante, abelha e uma tartaruga marinha.

Em resumo:

  • A pergunta “qual animal você seria” é comum em entrevistas de emprego
  • O objetivo é avaliar autoconhecimento, atitude e comunicação do candidato
  • Não existe resposta certa, mas sim resposta bem justificada
  • O animal deve ter relação com seus pontos fortes e com a vaga
  • Exemplos práticos fortalecem a resposta

Se você já participou de uma entrevista de emprego mais descontraída, é bem possível que tenha ouvido a pergunta: “Se você fosse um animal, qual seria?”

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Você já sabe qual profissão seguir? Faça o teste vocacional agora!

À primeira vista, ela pode parecer estranha ou até fora de contexto. Mas a verdade é que essa pergunta é bastante comum em processos seletivos e tem um objetivo claro: entender melhor o seu perfil profissional.

Neste conteúdo, você vai entender por que essa pergunta é feita, o que o recrutador espera da resposta e como escolher o animal certo para se sair bem na entrevista.

Veja também:
+ Entrevista de emprego: Veja 5 dicas para ter sucesso
+ Entrevista de emprego: como responder quais são as suas qualidades

Por que os recrutadores perguntam “qual animal você seria?”

Essa pergunta não serve para testar a criatividade à toa. Ela faz parte de entrevistas comportamentais, que buscam identificar habilidades, valores e atitudes do candidato no ambiente de trabalho.

Ao pedir que você se compare a um animal, o recrutador quer observar como você se percebe profissionalmente, quais características você valoriza em si mesmo, sua capacidade de argumentação e autoconhecimento e como reage a perguntas inesperadas.

Ou seja, não existe resposta certa ou errada, mas existe resposta bem construída.

O que o entrevistador avalia com essa pergunta?

Mais importante do que o animal escolhido é a justificativa. A forma como você explica sua escolha diz muito sobre o seu perfil.

Normalmente, o recrutador avalia a clareza de raciocínio, a coerência entre características e exemplos, o alinhamento com a vaga e a cultura da empresa e a sua maturidade emocional e profissional.

Por isso, responder apenas “porque eu gosto” ou “porque acho legal” pode enfraquecer sua imagem.

Como saber com qual animal eu me pareço?

Embora pareça subjetiva, a resposta deve ser construída com base em critérios objetivos. Para isso, é necessário considerar aspectos do seu comportamento que podem ser associados ao comportamento de um animal.

O primeiro passo é observar padrões de ação no cotidiano. Pessoas que demonstram iniciativa, por exemplo, tendem a se identificar com animais que, segundo a ciência comportamental, operam com autonomia e estratégia. Já indivíduos com facilidade para trabalhar em grupo podem se reconhecer em animais sociais, como os que vivem em bandos organizados.

Outra forma de buscar essa correspondência é por meio de testes psicológicos reconhecidos, como os baseados nos temperamentos de Carl Jung ou nos estilos comportamentais DISC, que classificam os perfis em dominante, influente, estável e conforme. Cada um desses perfis pode ser simbolicamente associado a características observadas em espécies animais, sem a necessidade de recorrer a estereótipos.

Além disso, vale refletir sobre dois pontos essenciais:

  1. As exigências da vaga (trabalho em equipe, liderança, organização, autonomia etc.)
  2. Seus pontos fortes reais, e não uma versão idealizada de você mesmo.

O ideal é escolher um animal cujas características conversem com o cargo e que você consiga sustentar com exemplos práticos da sua trajetória.

Exemplos de animais e seus significados na entrevista

Escolher um animal para representar a própria personalidade é algo muito mais profundo do que parece e exige um grande exercício de autoconhecimento e reflexão.

Se você nunca analisou seu próprio perfil ou se questionou sobre as qualidades e habilidades necessárias para o cargo que gostaria de exercer, veja alguns exemplos comuns e o que cada animal simboliza em relação a comportamentos valorizados no mercado de trabalho.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Leão, Tigre, Leoa, Onça

Quem se identifica com esses animais normalmente tem um perfil forte de liderança, podendo ser até mesmo agressivo, obstinado e competitivo quando o assunto é cumprir metas ou enfrentar obstáculos. São pessoas que tomam a dianteira dos problemas, gostam de liderar e direcionar equipes e não têm medo de encarar desafios. 

Durante a entrevista de emprego, geralmente este é o perfil procurado para profissionais de cargo de gerência.

Pássaro, Ave

Quem gostaria de ser um pássaro em geral tem perfil flexível e que se adapta bem às mudanças. No mercado de trabalho estas pessoas são vistas como resilientes, uma qualidade cada vez mais procurada em áreas que passam com frequência por momentos de instabilidade e pressões.

Este perfil preza muito pela liberdade e é compatível com empregos dinâmicos e que demandam uma certa dose de criatividade. Durante uma entrevista de emprego, este é o perfil procurado para preencher vagas em cargos de criação.

Cachorro, Urso, Cavalo

Quem se identifica com os cães, ursos e cavalos em geral são pessoas esforçadas, sóbrias e excelentes trabalhando em equipe. Quem tem este perfil psicológico é confiável e busca sempre fazer o melhor, visando subir na carreira.

Não têm um perfil de liderança, mas podem atuar muito bem em supervisão. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil psicológico buscado para cargos de supervisão, subgerência ou então auxiliar de gerência.

Gato

Quem se identifica com um gato geralmente é muito inteligente, mas não apresenta o mesmo empenho e esforço da personalidade do cachorro, por exemplo, em trabalhos em equipe.

O principal atributo de quem gostaria de ser um gato é a inteligência e capacidade de se adaptar a situações ruins. Durante a entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos que não demandam esforço conjunto, mas requerem flexibilidade em geral.

Veja também:
+ Essas são 4 informações que você não deve colocar no currículo
+ Veja como colocar trabalho voluntário no currículo

Abelha ou formiga

Pessoas que se identificam com abelhas e formigas geralmente são especialistas em realizar trabalhos em equipe. Quem escolhe um desses animais tende a ter um perfil ágil, resistente, disciplinado e fazer de tudo para alcançar um bem maior.

Além destas qualidades, as abelhas e formigas são animais planejadores e organizados, o que é bem útil para cargos de liderança e supervisão.

Elefante

Pessoas que têm uma boa memória geralmente se identificam com o elefante. Num mundo profissional tão cheio de tarefas urgentes e demandas importantes, esta é uma qualidade mais que necessária.

Partindo deste ponto, você pode argumentar que tem facilidade para cumprir prazos, lembrar de pontos importantes no processo de execução de um projeto Este é um perfil que pode se adequar a diversas posições em uma empresa.

Golfinho

Se você é uma pessoa que se comunica com facilidade, tem tudo para se identificar com o golfinho. Este animal possui um sistema de comunicação bem complexo e acredita-se que cada grupo de golfinhos possui uma linguagem própria.

Este profissional tem a habilidade de transmitir informações claras e objetivas, o que sem dúvida alguma é um atributo ideal para pessoas que lidam com equipes ou diretamente com o público.

Águia, Falcão, Gavião

Quem responde águia, falcão ou gavião (grandes pássaros caçadores) tem um perfil híbrido. É um perfil que tem algumas características dos grandes felinos como a atitude e o espírito predador, mas também algumas características dos pássaros, que são ótimos observadores.

Quem se identifica com a águia, além de ter um certo espírito de liderança – afinal, a águia é forte, caçadora, independente -, também preza pela liberdade e gosta de um ambiente criativo. Na entrevista de emprego, este é o perfil buscado para cargos de gerência que demandam uma maior flexibilidade e negociação.

Veja também:
+ 6 sinais de que você passou na entrevista de emprego
+ 8 dicas para ir bem na entrevista de emprego de Jovem Aprendiz

Tartaruga

As tartarugas são conhecidas por serem animais perseverantes e resistentes, mas também são conhecidas por serem lentas. À princípio esta característica pode parecer um ponto negativo, mas pessoas que se identificam com este perfil geralmente são bem calmas, detalhistas e precisas ao realizarem suas tarefas, o que é um grande ponto positivo. Basta saber argumentar da maneira correta.

O que falar quando perguntam “qual animal você seria”?

Apesar de tantas opções e características bem específicas, neste exercício não existe um animal certo ou errado a ser escolhido. Para o entrevistador, o que vale mesmo é a justificativa apresentada para fundamentar a sua escolha.

Por isso, além de se decidir por um animal com o qual se identifique, aconselhamos que pense em argumentos fortes que vão além da mera identificação. A resposta ideal deve ser estratégica, coerente com seu perfil comportamental e alinhada ao contexto da vaga.

Se a vaga exige perfil analítico, resiliente ou inovador, a resposta deve refletir esses aspectos: “Escolho o cão de pastoreio porque, assim como ele, atuo com atenção ao grupo, monitoro processos e busco manter a organização do ambiente de trabalho”.

Ou então: “Eu me comparo a uma formiga, porque sou organizado, gosto de planejar minhas tarefas e tenho facilidade em manter constância no trabalho. Em experiências anteriores, isso me ajudou a cumprir prazos e colaborar melhor com a equipe.”

O que evitar ao responder “qual animal você seria?”

É importante evitar respostas genéricas ou baseadas apenas em preferências pessoais. A escolha deve ser acompanhada de uma justificativa objetiva, que demonstre autoconhecimento e relacione o comportamento do animal às habilidades profissionais.

Evite:

  • Escolher um animal sem explicar o motivo;
  • Citar características negativas (como agressividade ou preguiça);
  • Tentar agradar dizendo o que acha que o recrutador quer ouvir;
  • Inventar traços que não combinam com você.

Coloque na balança os pontos positivos e negativos e elabore sua resposta com cuidado, ressaltando as características e soft skills que possam trazer benefícios ao quadro de funcionários da empresa.

Veja também:
+ Saiba o que são as soft skills e como desenvolvê-las
+ Tem problema mentir no currículo? Veja as 5 mais comuns

O que são soft skills?

Hoje em dia, como muitos profissionais possuem capacidade técnica suficiente para os cargos, é o fator humano que acaba decidindo quem vai levar a vaga na entrevista de emprego. As soft skills são justamente estas habilidades ligadas ao seu comportamento, que despertam a atenção dos entrevistadores.

Conhecer bem o próprio perfil psicológico é interessante por isso também: conhecendo-se bem, as pessoas podem se candidatar aos cargos que melhor correspondem ao seu jeito de ser e assim obter um maior sucesso.

É interessante também lembrar o seguinte: não adianta ler esta reportagem ou outra qualquer e mentir o animal o qual mais se identifica durante a entrevista só para agradar o entrevistador.

O melhor é ser sincero, pois os entrevistadores são treinados para detectar mentiras através da combinação das respostas dadas às perguntas nas entrevistas de emprego.

Perguntas frequentes sobre “qual animal você seria” (FAQ)

Existe resposta certa para essa pergunta?
Não. O que importa é a justificativa e a coerência da resposta.

Posso escolher qualquer animal?
Sim, desde que consiga explicar bem as características associadas a ele.

Animais “fortes” são melhores respostas?
Não necessariamente. Tudo depende do perfil da vaga e da sua explicação.

E se eu travar na hora?
Respire, pense nas suas qualidades profissionais e escolha um exemplo simples e verdadeiro.

Essa pergunta realmente influencia na contratação?
Ela não decide sozinha, mas ajuda o recrutador a entender seu perfil comportamental.

Veja também!
+ Teste de Excel em entrevista de emprego: O que estudar?
+ Como entregar currículo em mãos? Saiba quando é o melhor momento

Como estudar com bolsa de estudo

Você sabia que o Guia da Carreira é parceiro da Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil?

 

Assim, você pode transformar em realidade o sonho de voltar a estudar e conseguir as melhores oportunidades de trabalho e de salário.

Se você se interessou e quer saber mais sobre como isso funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:


Os mais lidos
Teste de personalidade MBTI: saiba o que é e como fazer

Teste de personalidade MBTI: saiba o que é e como fazer

Por Livia Giner em 07/12/2025
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

Por Redacao em 15/09/2022
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos

Por Guia da Carreira em 19/01/2022
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Currículo profissional: competências, habilidades e modelos

Por Guia da Carreira em 20/07/2021
Policial Civil: saiba como se tornar um

Policial Civil: saiba como se tornar um

Por Guia da Carreira em 20/07/2021

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.