dcsimg

Vale a pena fazer Psicologia? Descubra

Conheça as principais áreas de atuação de um psicólogo e descubra se esta profissão combina com você!

Psicologia

Psicologia está entre as dez graduações com maior número de alunos matriculados em todo o País. Este curso costuma atrair muitos estudantes com vontade de ajudar os outros e que desejam compreender a mente e o comportamento humanos.

Porém, muitos ficam na dúvida se vale a pena fazer esta faculdade, se é uma carreira rentável ou que atividades o psicólogo pode realizar além do atendimento clínico.

Esclarecer este tipo de dúvida é importantíssimo para poder tomar uma decisão mais madura sobre que carreira seguir.

Para saber se vale a pena investir em uma faculdade de Psicologia é preciso conhecer as principais características do curso e saber as áreas de atuação deste profissional.

Vale a pena fazer a faculdade de Psicologia?

A resposta a esta pergunta depende muito de seus interesses pessoais e objetivos profissionais. Para algumas pessoas essa pode ser a carreira dos sonhos, mas para outras pode não ser uma opção tão interessante.

Para saber em qual dos casos você se encaixa é preciso entender um pouco mais sobre esse curso e o tipo de profissional que ele forma.

O que se estuda em Psicologia?

Quase todas as disciplinas do curso de Psicologia são teóricas e voltadas para as Ciências Humanas.

Nos cinco anos de duração do curso são exploradas diversas correntes da Psicologia, alguns fenômenos psíquicos e as emoções e comportamentos dos seres humanos. Tudo isso através de muita leitura e debate de ideias entre colegas e professores.

Algumas das disciplinas vistas no curso de Psicologia são:

  • Aconselhamento e Orientação em Psicologia
  • Análise do Comportamento
  • Bases Biológicas do Comportamento
  • Neurociência
  • Processos Psicológicos
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia do Desenvolvimento – Infância, Adolescência, Adulto, Envelhecimento
  • Psicopatologia
  • Técnicas de Observação e Registro do Comportamento

Onde um psicólogo pode trabalhar?

Atender pacientes em um consultório é apenas uma das atividades possíveis de um psicólogo. Este profissional pode ser contratado por hospitais, escolas e empresas de qualquer tipo.

Conheça algumas das principais áreas em que um psicólogo pode atuar:

Psicologia Clínica

Na Psicologia Clínica, o profissional pode atender seus pacientes em um consultório, individualmente ou em grupos. O psicoterapeuta aplica diversas técnicas de intervenção para orientar os pacientes sobre as formas de enfrentar as questões que os afligem e assim provocar mudanças de comportamento.

Psicologia do Trabalho

Estuda as relações humanas dentro das organizações. Aqui a tarefa do psicólogo é melhorar o ambiente de trabalho e criar relações mais saudáveis entre as pessoas.

Ele pode atuar em diferentes setores dentro da empresa, como por exemplo: no recrutamento e seleção de candidatos a uma vaga, no acolhimento de novos funcionários, orientando sobre carreiras, verificando a possibilidade de evolução de cada funcionário e até na prevenção de doenças do trabalho (principalmente o estresse).

Psicologia Educacional

O trabalho de um psicólogo dentro de instituições de ensino tem como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes e orientá-los profissionalmente na escolha de uma carreira. Para isto ele analisa as estratégias educacionais da escola, contribui na elaboração ou reformulação de currículos e projetos pedagógicos.

Também pode intervir em dificuldades de caráter emocional dos alunos.

Psicologia Jurídica

A contribuição da Psicologia no âmbito da justiça é muito ampla e o psicólogo que atua nesta área pode realizar diversas tarefas, entre elas:

  • Avaliar as condições intelectuais e emocionais de pessoas envolvidas em processos jurídicos.
  • Elaborar laudos e pareceres para serem anexados a processos.
  • Realizar atendimento psicológico a pessoas que procuram a Vara da Família.
  • Contribuir na elaboração de políticas de cidadania e Direitos Humanos.
  • Acompanhar detentos em liberdade condicional.
  • Realizar orientação psicológica a casais em audiências de conciliação.

Psicologia do Esporte

O objetivo desta área é compreender como os fatores psicológicos influenciam no desempenho físico de atletas. Um psicólogo do esporte trabalha juntamente com atletas, técnicos e preparadores físicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental dos atletas e melhorar seu rendimento e performance em competições esportivas.

Qual o salário médio de um psicólogo?

O salário de um profissional da Psicologia varia muito conforme a cidade onde trabalha, em qual setor da economia está vinculado e qual função exerce.

No site do Conselho Federal de Psicologia é possível consultar uma tabela de honorários para os serviços prestados por este profissional. Assim você tem uma ideia dos valores cobrados em diversas atividades como, por exemplo:

  • Avaliação psicológica
  • Orientação vocacional
  • Orientação psicopedagógica
  • Recrutamento e seleção de pessoal
  • Acompanhamento e reabilitação profissional
  • Consultoria empresarial

Saiba mais em: Quanto ganha um psicólogo?

Onde estudar Psicologia

Se você se identificou com esta carreira e pretende estudar Psicologia é importante escolher um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Desta forma você garante que seu diploma terá validade no mercado de trabalho.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

O que se estuda em Psicologia?

Ainda está em dúvida? Compartilhe conosco os seus questionamentos!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin