dcsimg

O que se estuda em Psicologia?

Saiba em detalhes o que se estuda no curso de Psicologia e onde encontrar a faculdade certa para seguir esta carreira!

thinking_home

O psicólogo é o profissional que estuda o comportamento humano. Ele cuida do bem-estar psicológico das pessoas, ajudando-as a enfrentar dificuldades emocionais, tratar alguma doença ou distúrbio mental.

O trabalho de um psicólogo não se resume ao atendimento individual de pacientes em seu consultório. A Psicologia tem uma área ampla de atuação e pode ser aplicada ao esporte, educação, saúde, empresas, orientação profissional e muito mais.

Mas afinal, o que é necessário estudar para se tornar um psicólogo? Quais as principais disciplinas da faculdade de Psicologia e que conceitos elas abordam?

Entenda mais a fundo o que se estuda em Psicologia e saiba onde encontrar um curso reconhecido pelo MEC para se destacar nesta profissão!

O currículo do curso de Psicologia

A grade curricular da faculdade de Psicologia é quase inteiramente teórica e voltada para as Ciências Humanas.

Durante o curso o aluno precisa ler bastante, estudar a obra dos maiores pensadores e estudiosos da área e ainda debater com seus colegas e professores sobre artigos científicos, acontecimentos recentes, teorias e muito mais.

As atividades práticas do curso ficam por conta de dinâmicas e estágios nos quais o aluno tem a oportunidade de vivenciar alguns aspectos da profissão.

Vamos conhecer algumas das principais áreas do curso de Psicologia e o que se estuda em cada uma delas:

1. Comportamentalismo

A base do trabalho de um psicólogo é entender os fatores que afetam o nosso comportamento. E é exatamente disto que se trata esta área de estudo. Em disciplinas sobre comportamentalismo, o estudante aprende a relacionar nosso comportamento com a genética, fatores internos (como hormônios, neurotransmissores) e externos (estímulos sociais).

Ele estuda como acontece a organização neural das emoções (medo, ansiedade, tristeza, entusiasmo, etc.) e como desenvolvemos algumas funções mentais (aprendizado, memória, linguagem, consciência, etc.).

Ainda na área do comportamentalismo está o estudo de distúrbios da atividade mental, como o autismo, psicoses e esquizofrenia.

2. Psicopatologia

A Psicopatologia estuda as causas e a natureza de doenças mentais. Essas disciplinas abordam os padrões e critérios considerados como normais e os desvios de comportamento. O aluno estuda os possíveis quadros clínicos, sintomas e aprende a elaborar diagnósticos.

3. Infância, Adolescência, Idade Adulta e Envelhecimento

É importante que o psicólogo entenda os diferentes tipos de comportamento social que temos em cada uma das etapas de nossas vidas. As disciplinas de psicologia por faixa etária explicam como fazer uma análise profissional e as técnicas de psicoterapia adequadas em cada caso.

Alguns dos temas abordados nestas matérias são:

  • Testes Psicológicos
  • Métodos de Observação
  • Exames Mentais
  • Modelos de Atendimento
  • Práticas Clínicas
  • Participação dos Pais no Processo Terapêutico
  • Inserção no Trabalho e na Sociedade
  • Avaliação de Comportamento e Personalidade

4. Métodos de Pesquisa e Análise de Dados

Nesta área, as disciplinas têm como objetivo fornecer ao aluno a capacidade de organizar seu conhecimento de forma científica.

Para isso, são abordados temas como: técnicas e metodologias de pesquisa, como analisar os dados de forma quantitativa e qualitativa, elaboração de projeto, categorização de informações, etc.

5. Avaliação Psicológica

Para conseguir auxiliar um paciente, é fundamental que o psicólogo saiba elaborar uma avaliação psicológica. Em disciplinas desta área, o aluno aprende os princípios da avaliação, os procedimentos de análise, os instrumentos de medida em Psicologia (como a teoria dos testes ou o tempo de resposta do paciente), entre outros.

O objetivo destas disciplinas é capacitar o profissional para usar corretamente os instrumentos, métodos e técnicas de avaliação psicológica.

6. Práticas Clínicas

As disciplinas de Práticas Clínicas auxiliam o aluno a definir o tipo de intervenção psicológica a ser adotada. Para isto, ele precisa conhecer as diversas possibilidades de atuação, identificar as tendências atuais, agir conforme a ética da profissão e conhecer as modalidades de práticas e aconselhamento psicológico em diversos contextos.

7. Orientação Profissional

Prestar orientação profissional às pessoas é uma das atribuições do psicólogo. Essas matérias giram em torno de assuntos como dinâmicas do mercado de trabalho, motivações que as pessoas encontram em um ambiente profissional e como identificar os interesses e aptidões de cada um.

Alguns temas abordados nestas disciplinas são: o contexto histórico-social da relação do homem com o trabalho, instrumentos para diagnóstico e intervenção vocacional.

8. Dinâmica de Grupo

A dinâmica de grupo é um recurso muito utilizado em psicoterapias e em processos seletivos de emprego. O objetivo destas disciplinas é fazer com que o aluno entenda como se desenvolvem e funcionam grupos de pessoas e como aplicar técnicas de análise, manejo e intervenção grupal.

Onde estudar Psicologia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia:

Veja também:

Quanto ganha um psicólogo?

Você tem interesse em seguir carreira como psicólogo? Gostou de saber o que se estuda na faculdade de Psicologia? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin