dcsimg

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na Anhanguera

Confira o passo a passo para ingressar na Anhanguera com a nota do Enem!

Anhanguera

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) oferece várias formas de ingresso em seus cursos de graduação: vestibular tradicional, vestibular contínuo, análise do histórico escolar do ensino médio e também o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De todas as alternativas, o ingresso com a nota do Enem é a única em que o estudante não precisa prestar nenhuma prova do vestibular da Anhanguera (objetiva ou redação). Basta apresentar os resultados oficiais do Exame.

Confira quais são as principais condições para usar a nota do Enem e como se inscrever no processo seletivo dos cursos de graduação da Anhanguera!

Requisitos para entrar na Anhanguera com a nota do Enem

Se você prestou alguma prova do Enem já pode considerar a ideia de usar suas notas para entrar na Anhanguera sem precisar fazer vestibular. Vale lembrar que você vai participar de um processo seletivo, com disputa de vaga. Por isso, quanto maior sua nota, mais chances você tem de entrar.

Para se inscrever, você terá que levar à Anhanguera uma cópia autenticada do comprovante legal da nota do Enem – o Boletim de Desempenho Individual. O prazo para entrega é definido na hora em que você se inscreve no processo seletivo.

Passo a passo para se inscrever na Anhanguera com o Enem

O processo de inscrição na Anhanguera é bem simples. A dica é que você já tenha em mãos seus documentos pessoais e também as notas do Enem. Confira os passos:

1. Acesse o site da Anhanguera.

2. Escolha a localidade: estado, cidade e unidade da Anhanguera onde pretende estudar.

3. Escolha o curso, a modalidade (presencial, semipresencial ou online) e o turno (manhã, tarde ou noite).

4. Preencha a ficha de inscrição com seus dados pessoais e endereço.

5. No formulário, confira o campo “Entrega do Enem”. É ali que você terá que registrar suas notas. Primeiro, selecione qual Enem você fez (anterior ou posterior a 2009). Depois informe as notas em cada uma das provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

O site informará na hora se as notas são suficientes para tentar a vaga.

6. O sistema avisará também a data limite em que você deverá levar na Anhanguera o comprovante da nota do Enem. Caso não apresente esta comprovação, terá que fazer o vestibular tradicional.

7. Realize o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser com cartão de crédito ou boleto bancário.

Pronto! Você está inscrito no processo seletivo. Se depois você quiser corrigir informações, até alterar o curso, basta acessar este mesmo site com o número do seu CPF.

Quais são os critérios de desempate pelas vagas da Anhanguera

A Anhanguera convoca os candidatos com maior pontuação, até preencher todas as vagas disponíveis.

Em caso de empate, são adotados três critérios para decidir quem fica com a vaga, na seguinte ordem:

  1. Quem tiver a maior nota da redação
  2. Quem tiver a maior nota na prova objetiva
  3. Candidato com maior idade

Para conferir os resultados, consulte o site da Anhanguera e fique atento à data da matrícula!

Vantagens e limitações de entrar na Anhanguera com a nota do Enem

A principal vantagem de usar a nota do Enem para ingressar na Anhanguera é não precisar passar por outro processo seletivo. Basta entregar o documento oficial que comprove a participação no Enem. Os resultados serão contabilizados e, caso tenha pontuação suficiente para conseguir a vaga, é só fazer a matrícula.

A limitação de usar a nota do Enem é que o estudante não concorre no programa da Anhanguera chamado “Bolsa Melhores Colocados”, que premia quem se destaca no vestibular. As bolsas são de 100% para o primeiro colocado na prova geral e 50% para o segundo colocado. O programa se aplica para a maioria dos cursos da Anhanguera, exceto Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.

Outras formas de usar a nota do Enem para entrar na Anhanguera

A nota do Enem é requisito para participar de dois programas do Governo Federal voltados a estudantes de baixa renda: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A Anhanguera oferece vagas nos dois.

Confira como funcionam:

  • ProUni: concede bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) em faculdades particulares. Para concorrer, o candidato deve atender aos requisitos de renda familiar e escolaridade, além de ter realizado a prova mais recente do Enem, com nota igual ou maior que 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação.
  • FIES: é um programa que financia a faculdade com prazos flexíveis. Vale lembrar que o acesso ao FIES está cada vez mais limitado. Em edições recentes o Governo priorizou cursos na área da Saúde, Engenharia e formação de professores. As condições para participar são: atender aos requisitos de renda e ter realizado algum Enem a partir de 2010, com desempenho igual ou maior que 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Como entrar na Anhanguera com análise do histórico escolar

Se você não prestou Enem, uma alternativa é usar suas notas do histórico escolar do ensino médio. Elas substituem a prova objetiva do vestibular da Anhanguera. Você só precisará fazer a redação.

Na análise do histórico escolar são levadas em conta as notas de Português, Estudos Sociais (História e Geografia), Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática. O cálculo é feito pela média aritmética simples.

Para participar do processo seletivo, você terá que entregar uma cópia autenticada do histórico escolar na secretaria da unidade onde se inscreveu.

Veja também:

Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?

E então, está a fim de usar sua nota do Enem para entrar na Anhanguera? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin