dcsimg

Entenda como funciona a Bolsa de Valores

Entenda o que é a Bolsa de Valores e conheça opções de cursos que preparam profissionais para atuar na área!

bolsas-financiamentos

A Bolsa de Valores é um ambiente presencial ou virtual onde são negociadas ações emitidas por empresas. Funciona como um mercado de compra e venda. Cada ação, ou título, equivale a uma pequena parcela destas instituições e pode representar um excelente investimento enquanto a empresa mantiver índices de crescimento e boa reputação.
É preciso entender bastante sobre o mercado financeiro para aplicar recursos com segurança na Bolsa ou seguir uma carreira nesta área. Os preços das ações podem oscilar em questão de segundos e transformar enormes lucros em prejuízos, dependendo da demanda e das situações políticas e econômicas de cada país.

Descubra como é a carreira na Bolsa de Valores e quais os cursos que você pode fazer para entrar neste mercado!

A carreira na Bolsa de Valores

Entre os profissionais que trabalham no mercado de ações, há duas carreiras de destaque, com grande demanda e boa valorização:

  • Agentes Autônomos de Investimento – responsáveis pela entrada e contato dos investidores na Bolsa.
  • Analistas de Investimentos – apuram, interpretam e divulgam informações sobre empresas e o mercado para auxiliar na decisão dos investidores.

Cursos superiores

Há cursos superiores que proporcionam a formação necessária para quem deseja atuar na Bolsa de Valores, em grau Bacharelado ou Tecnológico. Confira:

  • Curso de Administração:

O curso superior de Administração é oferecido em grau de bacharelado e tem duração de quatro anos. O currículo conta com disciplinas da área de Ciências Exatas e Humanas.

  • Curso de Economia:

O curso superior de Ciências Econômicas, popularmente chamado de Economia, é oferecido em grau de bacharelado e tem duração média de quatro anos. O currículo conta com enfoque maior nas Ciências Exatas, mas também aborda as Ciências Humanas.

  • Curso de Gestão Financeira

Este é um curso superior de grau Tecnológico, com duração média de dois anos.Durante toda a formação, o aluno lida com disciplinas mais práticas que envolvem cálculos, tais como: Finanças, Administração, Contabilidade, Estatística, Matemática Financeira, Mercado de Capitais e Gestão de Investimento.

Onde estudar

Conheça opções de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem curso superior de Administração, Economia e Gestão Financeira:

Administração

Economia

Gestão Financeira

Veja também:

Economia a distância

Gestão Financeira

Administração a distância

Ficou interessado nesta carreira? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin