dcsimg

Saiba quais as bolsas de estudo disponíveis pra quem é de Manaus

Há diferentes maneiras de obter descontos ou bolsas integrais para estudar em Manaus. Conheça as principais opções!

Bolsa de estudos em Manaus

Se você mora em Manaus e deseja fazer faculdade na cidade, mas não tem recursos para pagar as mensalidades, saiba que existem várias formas de obter uma bolsa de estudos.

É possível conseguir este benefício por meio de um processo seletivo do Governo Federal, de um projeto da prefeitura de Manaus, de iniciativas de entidades locais e até de programas das próprias faculdades.

São muitas as possibilidades de estudar em Manaus em uma universidade privada, reconhecida pelo MEC, pagando bem menos pelo curso. Confira!

Bolsas de estudo em Manaus

Há bolsas de estudo para cursos de graduação em Manaus com descontos que variam de 30% a 100% no valor da mensalidade. Dá para fazer bacharelados, licenciaturas ou cursos de tecnólogo.

Quem busca este benefício pode optar por diferentes caminhos. Cada programa atende a um público específico e exige o cumprimento de alguns requisitos. A maioria deles pede que os candidatos comprovem baixa renda familiar. Há também possibilidades de obter descontos por bom desempenho, pagamento em dia ou outras condições.

Conheça as diferentes formas de conseguir uma bolsa para estudar em Manaus:

ProUni

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que atende estudantes de baixa renda de todo o País. O ProUni distribui bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas. É preciso ter participado do Enem mais recente e alcançado pontuação mínima de 450 pontos na média geral das provas e acima de zero na redação para se inscrever. Os candidatos também precisam cumprir requisitos de renda familiar e formação escolar.

Em Manaus, 13 universidades privadas já aderiram ao ProUni. Em média, elas beneficiam cerca de 3 mil estudantes por meio do Programa. Para saber se há bolsas para o curso de sua escolha é preciso acessar o site do ProUni durante o período de inscrições e checar as vagas disponíveis nas instituições participantes. Há duas edições por ano, sempre no início de cada semestre. Consulte as datas e o regulamento no site oficial.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um site especializado em buscar mensalidades com descontos em universidades de todo o País. O sistema faz a ponte entre faculdades com vagas disponíveis e estudantes interessados em ocupá-las. Funciona assim: a equipe do Quero Bolsa entra em contato com as instituições que não preencheram todas as vagas, negocia a oferta de cursos e depois anuncia no site. Em Manaus, há 38 faculdades parceiras com bolsas em dezenas de graduações. Os descontos variam de 10% a 60%.

O único requisito do Quero Bolsa é que o interessado tenha concluído o ensino médio. As universidades parceiras podem estabelecer outros critérios para conceder o benefício. Consulte a oferta de bolsas em Manaus no site do Quero Bolsa.

Programa Bolsa Educações

Este programa é uma parceria entre a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe). Juntos, concedem bolsas de estudo de até 50% em diferentes níveis educacionais, incluindo graduação e pós-graduação.

O público-alvo são os estudantes que comprovem dificuldade de arcar com as mensalidades. O Programa já beneficiou mais de 20 mil alunos. Há 6 faculdades privadas em Manaus onde é possível estudar com o Bolsa Educações. A seleção acontece uma vez por ano, entre novembro e dezembro.

Confira a lista das entidades e o regulamento no site.

Programa Bolsa Universidade

O Bolsa Universidade é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus criada para possibilitar o acesso de estudantes de baixa renda a graduações em universidades privadas da cidade. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50% a 75%). A quantidade de benefícios concedidos em 2017 chega a 13 mil. Podem se candidatar os alunos que tiverem concluído o ensino médio e atenderem ao requisito de baixa renda familiar.

A Prefeitura arca com as mensalidades e a contrapartida dos beneficiados é prestar atendimento à comunidade em projetos culturais, sociais, socioambientais, educacionais ou esportivos. A seleção dos candidatos acontece uma vez por ano.

Para conhecer melhor o Bolsa Universidade, acesse o site.

Programas próprios das faculdades

Se você não se enquadra nos requisitos dos programas listados, não desanime. As faculdades privadas costumam oferecer programas próprios de desconto nas mensalidades para atrair novos alunos. Um exemplo comum entre as instituições de Manaus são os benefícios concedidos a candidatos que atingem bom desempenho no vestibular tradicional ou agendado. Os descontos variam de 30% a 40% no valor das mensalidades para os melhores colocados nas provas.

Uma consulta rápida nos sites das faculdades mostra ainda outros tipos de programas de benefícios: descontos para pagamento dentro do prazo, para alunos que vêm de outras universidades, para os que estão cursando uma segunda graduação, para pessoas de uma mesma família, entre outras condições especiais. Consulte o site da universidade de sua escolha e confira as opções!

Faculdades privadas de Manaus

Há mais de 20 universidades privadas reconhecidas pelo MEC em Manaus. Veja onde você pode obter uma bolsa de estudos para cursos presenciais ou a distância oferecidos na cidade:

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Faculdade Potiguar (UNP)
  • Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM)
  • Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA)
  • Centro Universitário do Norte (UNINORTE)
  • Centro Universitário Nilton Lins (UNINILTONLINS)
  • Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas Sociais e Biotecnológicas (FBN)
  • Faculdade de Odontologia de Manaus (FOM)
  • Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  • Faculdade La Salle (UNILASSALE)
  • Faculdade Literatus (FAL)
  • Faculdade Martha Falcão (FMF)
  • Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO)
  • Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB)
  • Faculdade Táhirih (FT)
  • Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI)
  • Instituto de Ensino Superior Materdei (IES – MATERDEI)
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG)

Veja também:

Descubra como conseguir uma bolsa de estudos ainda esse ano

Vai tentar uma bolsa em Manaus? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin