dcsimg

Descubra como se inscrever no ProUni 2017

Confira nosso guia com tudo o que você precisa saber para se inscrever no ProUni 2017 e tentar uma bolsa de estudos em faculdade particular!

Conquistar um diploma do ensino superior, no Brasil, significa ampliar as possibilidades de emprego, poder alcançar cargos mais altos e, claro, uma remuneração melhor.

Só que nem todo mundo consegue passar na universidade pública ou, pior, bancar a mensalidade de uma faculdade particular.

A boa notícia é que o Governo Federal oferece ajuda por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), iniciativa que distribui bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda.

O processo seletivo é gratuito, totalmente automatizado, e em 2017 vai acontecer duas vezes: no começo e no meio do ano.

Tem interesse em participar? Veja a seguir como se inscrever no ProUni 2017 para concorrer a uma bolsa de estudos e realizar o sonho de fazer uma faculdade!

Quem pode se inscrever no ProUni 2017?

O ProUni é voltado para quem mais precisa de apoio para cursar o ensino superior. Por isso, para se inscrever é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter feito o Enem 2016, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos.
  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública (ou em escola privada como bolsista integral).
  • Não ter diploma de nível superior.

Quando posso me inscrever no ProUni 2017?

As inscrições para a primeira edição do ProUni 2017 abrem no dia 31 de janeiro (terça-feira) e encerram no dia 3 de fevereiro (sexta-feira). Isso mesmo: são apenas quatro dias úteis e o resultado já sai no comecinho da semana seguinte. Anote na agenda e não durma no ponto!

Como se inscrever no ProUni 2017?

Cumpriu os requisitos de participação? Então é só se inscrever, acompanhar a classificação parcial e torcer para passar!

No primeiro dia de inscrições, faça o seguinte:

  1. Acesse o site do ProUni.
  2. Digite seu número de inscrição e senha do Enem 2016. Não pode ser de nenhum outro Enem, pois você não vai conseguir continuar com a inscrição. O sistema recupera automaticamente sua pontuação no Enem e faz a média.
  3. Clique em “Entrar no ProUni”.
  4. Preencha todas as informações solicitadas com bastante atenção. Caso seja selecionado, você vai precisar levar uma série de comprovantes para efetuar sua matrícula e os dados precisam bater com o que você informou na inscrição.
  5. Faça uma busca pelas vagas disponíveis. Você pode pesquisar por curso, cidade ou faculdade.
  6. Agora faça duas opções de: curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência).
  7. Confira todos os dados informados e confirme sua inscrição.

A gente recomenda fazer a inscrição logo no primeiro dia por dois motivos:

1) Não deixar para a última hora e, por algum imprevisto, não conseguir se inscrever.

2) Poder acompanhar as notas de corte e modificar suas opções para aumentar as chances de passar.

Dá para turbinar sua chance de ganhar uma bolsa do ProUni com uma dica muito simples. Saiba mais a seguir.

Por que é importante acompanhar as notas de corte do ProUni

Todo dia, enquanto durarem as inscrições, o sistema do ProUni calcula e divulga as notas de corte. Elas são a chave para aumentar suas chances de passar.

A nota de corte parcial é a menor nota para entrar em uma vaga. Ela é calculada em função do desempenho no Enem de todos os inscritos em um mesmo curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência. É que no ProUni, os candidatos não concorrem todos entre si. A disputa se dá somente entre quem escolheu exatamente a mesma opção.

Com essa informação, você pode comparar a nota de corte de suas escolhas com a pontuação que obteve no Enem. Fez mais pontos que a nota de corte? Boa notícia, você ainda está no páreo!

Seu desempenho no Enem ficou abaixo da nota de corte para a opção que marcou? Nada de entrar em pânico! No ProUni, você pode mudar suas escolhas quantas vezes quiser, enquanto durarem as inscrições. Respire fundo, faça uma nova busca e encontre um curso do seu interesse que tenha nota de corte menor do que sua pontuação no Enem.

Faça isso quantas vezes for necessário, todos os dias, até o último dia. Para fazer a classificação final, o ProUni vai considerar a última opção salva no sistema.

Que nota preciso tirar no Enem para passar no ProUni 2017?

Aqui, não temos uma resposta precisa para dar. É que as notas de corte do ProUni variam a cada edição, além de serem diferentes para cada opção de curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência.

Tudo vai depender do desempenho dos seus concorrentes.

O que a gente sabe é que vagas mais disputadas podem pedir uma pontuação próxima a 800. Se você tiver cerca de 650 pontos na média das provas do Enem, vai conseguir entrar em vários cursos. Nos menos concorridos, dá para obter vaga com o mínimo exigido: 450 pontos.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo pelo ProUni 2017

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que costumam participar do ProUni:

Veja também:

Descubra que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o ProUni

Vai tentar uma bolsa do ProUni em 2017? Em qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin