dcsimg

Saiba como entrar na faculdade pelo Enem

Quer turbinar sua carreira? Saiba como utilizar a nota do Enem para conseguir vaga em um curso superior!

enem_square

Ter um diploma de curso superior faz muita diferença no mercado de trabalho – especialmente em momentos de economia incerta, quando há um grande número de profissionais qualificados buscando emprego.

Na maior parte dos casos, ter um curso de graduação é pré-requisito para se candidatar a uma vaga de emprego, diferencial para alcançar uma promoção ou conseguir um salário maior.

Se você pensa em fazer uma faculdade para alavancar sua carreira, saiba que é possível conseguir uma vaga através do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Descubra como!

Como entrar na faculdade com a nota do Enem

O Enem é considerado o maior vestibular do país, pois serve para disputar vagas em diversas universidades públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Além disso, com a nota do Enem é possível conseguir bolsas de estudo ou financiamentos estudantis a juros bem baixos.

Confira algumas maneiras de entrar na universidade utilizando a nota do Enem:

Entrar na faculdade particular com a nota do Enem

Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto, ou seja, basta ir até a universidade, mostrar sua nota do Exame e, caso tenha a pontuação necessária, fazer a matrícula no curso desejado, sem precisar passar por outro processo seletivo.

Cada instituição define as regras de como isso vai ocorrer, quantas vagas serão disponibilizadas, para quais cursos e se existirá uma nota mínima para conseguir a vaga.

Vale a pena entrar no site da faculdade desejada e se informar sobre os procedimentos de matrícula.

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Entrar na universidade pública com a nota do Enem

A cada ano cresce o número de universidades públicas que aboliram o vestibular tradicional e preenchem suas vagas utilizando apenas o Enem como critério de seleção. Há também as universidades que mantêm o vestibular, mas destinam uma porcentagem das vagas a participantes do Enem.

O preenchimento destas vagas ocorre pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), um sistema totalmente informatizado que usa como critério a nota do Enem da última edição.

O processo seletivo do Sisu acontece duas vezes ao ano, antes do início de cada semestre (geralmente nos meses de janeiro e junho). As inscrições são realizadas somente pela internet e o candidato precisa ter feito o Enem mais recente (do ano imediatamente anterior ao da seleção).

O candidato escolhe qual o curso deseja fazer e em qual universidade. Sua nota será comparada apenas com os candidatos que estão disputando a mesma vaga e na mesma modalidade de concorrência: ampla concorrência ou políticas afirmativas (cotas).

Conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular com a nota do Enem

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo em faculdades privadas a estudantes de baixa renda.

São concedidas bolsas integrais e bolsas parciais de 50%. A inscrição no programa é gratuita e realizada exclusivamente pela internet. Podem se inscrever no ProUni os estudantes que obtiveram nota mínima de 450 pontos na média das provas objetivas e não zeraram na redação. Além disso, é necessário preencher os demais requisitos do programa.

Podem participar do ProUni somente estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O processo seletivo regular acontece duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho. Para esta etapa de seleção o candidato deve entrar no site do ProUni e inserir o número de inscrição da última edição do Enem.

Após a distribuição das bolsas no processo regular, o ProUni abre seleção para as bolsas remanescentes. Neste caso, os candidatos podem ter feito o Enem em anos anteriores (a partir de 2010), e utilizar esta nota para se inscrever.

Complementar a pontuação do vestibular com a nota do Enem

Algumas universidades que mantêm o vestibular tradicional consideram a nota do Enem para calcular a pontuação final dos candidatos. Desta forma, é possível melhorar seu desempenho no vestibular utilizando a nota do Exame.

Universidades de renome, principalmente públicas, têm utilizado este método até em cursos bastante concorridos, como o de Medicina. As regras de utilização da nota do Enem, assim como o cálculo da pontuação final, variam de acordo com a instituição de ensino.

Para entender melhor como acontece este processo é importante consultar o edital do vestibular da universidade em que você pretende ingressar.

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre o Enem

Você já fez alguma prova do Enem? Conte para a gente como pretende usar sua nota para entrar em uma faculdade!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin