dcsimg

Provas do ENEM 2013 serão realizadas em outubro

O Enem 2013acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. Confira como serão as provas!

enemfoto

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, as inscrições se iniciam nesta segunda, 13 de maio de 2013. O Edital contendo as regras do exame foi divulgado nesta quinta, 8, no “Diário Oficial da União”. O ENEM apresenta 4 provas objetivas, cada uma contende 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

As provas terão início às 13 horas do horário de Brasília. No primeiro dia serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e meia. Já no dia 27 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação, com duração de 5 horas e meia. O candidato só poderá se ausentar da sala de provas após ocorrerem duas horas desde o início da mesma. O aluno que desejar levar o caderno de questões deverá aguardar na sala até que faltem 30 minutos para o término do exame.

É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto para a realização do exame. O candidato que não tiver o documento terá até 90 dias úteis antes da realização do ENEM para apresentar um boletim de ocorrência. Esse alunos serão submetidos a uma identificação especial e deverão preencher um formulário próprio. Para a realização das provas o aluno deverá utilizar somente caneta feita em material transparente e com tinta preta.

Antes do início das provas é de responsabilidade do aluno conferir se todos os dados registrados estão corretos, além de verificar a quantidade de questões no cartão-resposta e no caderno de questões. Qualquer tipo de incoerência percebida pelo estudante deve ser comunicada imediatamente ao aplicador da prova.

De acordo com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Inep contará com um sistema de correção da redação mais rigoroso este ano, que apresenta algumas mudanças: é exigido que o aluno tenha domínio da norma padrão da língua portuguesa para receber nota máxima; é proibido qualquer tipo de deboche por parte do candidato; redações que apresentem discrepância de 100 pontos ou mais com relação a nota final dos dois corretores passarão por um terceiro corretor. As notas do ENEM podem ser utilizadas pelos alunos que desejam disputar uma vaga em universidades públicas e particulares através do Sisu, como certificado de conclusão do Ensino Médio ou para alunos que desejam uma bolsa de estudos parcial ou integral através do Prouni.

[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin