dcsimg

Resumo da Matéria de Física para o ENEM – Confira os Tópicos

Veja os assuntos mais caem na prova de Física do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem!

Enem

Para se preparar para a prova de Física do Enem é importante focar nos tópicos que são mais cobrados. Nos últimos anos, as questões sobre Energia, Eletricidade e Mecânica apareceram com maior frequência.

Temas da atualidade relacionados à Física também surgem nas provas como forma de testar o conhecimento geral dos candidatos.

No Enem, não basta decorar fórmulas para se sair bem! Na hora da prova é importante ler os enunciados com atenção para interpretar de forma correta o que está sendo pedido, além dos dados e gráficos apresentados. O segredo é praticar!

Confira o que mais tem caído na prova de Física do Enem!

Como é a prova de Física

As questões de Física caem no primeiro dia do Enem, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Esta prova conta com 45 questões objetivas, que envolvem as disciplinas de Física, Química e Biologia. Cada questão tem apenas uma resposta correta, que deve ser assinalada na folha de respostas.

Neste mesmo dia do Exame, os candidatos devem responder ainda a 45 questões objetivas da prova de Ciências Humanas, que envolve História e Geografia.

São 90 questões ao todo no primeiro dia do Enem. O tempo total para realização das duas provas é de 4 horas e 30 minutos.

Balanço das questões de Física por tópico

Veja os tópicos que mais tem aparecido na prova de física do Enem:

  • Energia e Eletricidade
  • Mecânica
  • Ondas
  • Termologia
  • Óptica
  • Cinemática
  • Astronomia

Confira a seguir o que estudar em cada um desses tópicos:

Energia e Eletricidade/ Mecânica

É importante focar os estudos nas áreas de Eletricidade e Mecânica, os tópicos que mais apareceram nas últimas provas.

Concentre-se nos tipos de energia, fontes, consumo, cálculo e transformações. Lembre-se que o Enem costuma propor questões que são ligadas ao dia a dia ou que podem ter sido vivenciadas pelo candidato.

Termologia ou Calorimetria

Nesta área, é importante estudar os conceitos básicos, tais como:

  • Temperatura
  • Energia Térmica
  • Equilíbrio Térmico
  • Escalas Termométricas.

Outro destaque importante é entender a diferença entre temperatura e calor.

Ondas

O tópico Ondas empata com a Termologia no número de questões nos últimos anos do Enem. Os pontos importantes a serem estudados são:

  • Tipos de Ondas: Mecânicas ou Eletromagnéticas.
  • Formas das Ondas: Longitudinais ou Transversais.
  • Classificação das Ondas: Unidimensional, Bidimensional ou Tridimensional.

Anote aí também a principal regra de ondulatória: no vácuo, a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é igual à velocidade da luz.

Óptica

A Óptica estuda os fenômenos associados à luz. As questões sobre Óptica no Enem podem abordar os seguintes temas: óptica e radiação, reflexão e refração, óptica geométrica, lentes e espelhos, formação de imagens e instrumentos ópticos simples.

É importante também saber relacionar os principais conceitos desse tópico aos fenômenos que acontecem no cotidiano.

Cinemática

Está é área que estuda os movimentos dos corpos, sendo os circulares e os lineares os principais. Na hora de estudar é importante lembrar-se dos conceitos de velocidade média, linear, escalar, distância e aceleração de objetos.

A interpretação correta de gráficos é muito importante neste tópico!

Astronomia

Dedique algum tempo para estudar também sobre o equilíbrio e a trajetória dos astros, e sua influência na Terra (marés e variações climáticas). Não esqueça as concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. Quem decifrou este mistério foi o matemático e astrônomo Johannes Kepler. Dê mais uma conferida com atenção nas Leis de Kepler e também na Lei da Gravitação Universal!

Importante: Lembre-se que as questões do Enem costumam fazer uma abordagem mais ampla dos assuntos, podendo relacionar diferentes áreas numa mesma questão. Por isso o conhecimento dos candidatos em Física pode ser exigido em questões de outras áreas por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc. Fique ligado!

Veja também

Veja o que vai cair no Enem em Matemática

Como você tem se preparado para enfrentar o Enem? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin