dcsimg

Conheça o limite de vagas atual do FIES e saiba como tentar

Saiba mais sobre o número de vagas disponíveis para o financiamento do FIES e descubra como concorrer ao benefício!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já beneficiou muita gente desde que foi criado. O programa, bancado pelo governo federal, ajuda estudantes de baixa renda a pagarem a faculdade, cobra juros baixos e tem um prazo longo para o pagamento da dívida.

Só que para conseguir tamanha facilidade é preciso passar por um disputado processo seletivo. O número de vagas é limitado e os candidatos são classificados a partir da nota do Enem. A disputa acontece entre quem seleciona o mesmo curso, faculdade, turno e unidade.

Se você quer tentar o FIES, é importante conhecer o número de vagas disponíveis para avaliar suas chances de derrotar a concorrência. Acontece que cada edição do programa oferece um número de vagas diferente.

Acompanhe nosso guia sobre as vagas do FIES. Vamos contar o que você precisa fazer para descobrir quantas vagas estão disponíveis atualmente, como se inscrever e onde encontrar boas faculdades que participam do programa. Confira!

Mudanças no limite de vagas do FIES

A partir de 2018, o FIES passa a ter três tipos de contrato, voltados a candidatos com diferentes perfis.

Com isso, a sua condição socioeconômica (e em alguns casos o local onde você vive) determinará qual tipo de contrato você pode tentar.

Como o orçamento que o governo federal destina ao FIES é limitado, haverá também um limite de vagas para cada tipo de contrato.

Conheça os três tipos de contrato do FIES:

  • FIES 1: Para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Nessa modalidade não há cobrança de juros, apenas a correção da inflação.
  • FIES 2: Para quem tem renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e reside nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Os juros são de 3% ao ano.
  • FIES 3: Para quem possui renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa e mora nas outras regiões do Brasil. Os juros ficam próximos a 6,5% ao ano.

Como descobrir o limite de vagas do FIES

Já sabemos que o limite de vagas do FIES é definido pelo orçamento que o governo federal decide reservar para o programa. Só que às vezes o Ministério da Educação (MEC) comunica a quantidade de financiamentos que serão concedidos naquele ano, às vezes não.

Então, como descobrir o limite de vagas do FIES? O jeito é esperar abrir o processo seletivo.

Quando o MEC abrir as inscrições para aquela edição, você poderá consultar gratuitamente quantas e quais vagas estarão disponíveis. Essa informação fica no site oficial do FIES Seleção.

Quem pode se inscrever no FIES

Para se candidatar a um financiamento do FIES você precisa:

  • Ter feito qualquer Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no FIES

A inscrição para o FIES é bem simples. O processo acontece inteiramente pelo site do FIES Seleção.

Para se inscrever, você deverá informar seu CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido. O sistema enviará um link para o e-mail informado. Clique nele para ativar o cadastro e acessar o formulário de inscrição online.

Preencha o formulário com seus dados pessoais e os dos integrantes da sua família que moram na mesma casa que você.

O próximo passo é buscar, entre as vagas disponíveis, a instituição de ensino e a graduação que você deseja financiar. Não se esqueça de indicar o campus (unidade) e o turno. O último passo é salvar as informações.

Pronto! Seguindo todas essas etapas, sua inscrição no FIES estará concluída e agora é só torcer para ver seu nome na lista de aprovados!

Lista de boas faculdades que participam do FIES

Ainda está em dúvida sobre onde financiar um curso universitário pelo FIES?

Para facilitar sua decisão, temos uma informação que poderá deixá-lo mais tranquilo: todas as faculdades participantes do FIES são reconhecidas pelo MEC, o que significa que a sua graduação será de qualidade.

Veja nossa lista com algumas instituições de ensino que sempre participam do programa. Juntas, oferecem centenas de cursos em todas as áreas do conhecimento, em graus de tecnólogo, licenciatura e bacharelado. Sem dúvida você encontrará algo que tenha a ver com as suas aptidões e planos profissionais! Dê uma olhada:

E se o limite de vagas deixar você de fora do FIES, não desanime. Todas as faculdades acima contam com programas de bolsas, descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

ProUni e FIES juntos

Vai se candidatar ao próximo FIES? Já sabe em qual faculdade vai tentar uma vaga? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin