dcsimg

Personalidades da Educaçao: Paulo Renato Souza

O Ex-Ministro da Educação Paulo Renato Souza entrou para a história como o criador do ENEM. Saiba mais sobre sua contribuição para a nossa educação!

Paulo Renato Souza: Economista e Educador

Personalidade da Educação

Nome:
Paulo Renato Souza
Formação:
Economista
Nascimento:
10/09/1945
Morte:
26/05/2011
Principal Contribuição:
Criação do ENEM

Nascido no dia 10 de Setembro de 1945 ( 10/09/1945 ) em Porto Alegre, Paulo Rento Souza começou sua carreira se formando no Curso de Economia da UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ).

Conhecedor de idiomas, Paulo Renato completou sua formação fazendo Mestrado na Universidade do Chile e depois Doutorado na UNICAMP.

Durante a década de 70, devido a sua ótima formação acadêmica, ocupou um cargo importante na Organização Internacional do Trabalho ( OIT ) como Diretor do Programa Regional para o Emprego na América Latina.

Embora sempre tivesse trabalhado com Economia que está de um certo modo muito ligada a questão da Educação é nessa época que a educação passa a ser o foco de sua carreira.

Voltando ao Brasil na década de 80, Paulo Renato foi chamado para assumir a secretaria de Educação do Estado de São Paulo no governo Franco Montoro e logo após para ser reitor da UNICAMP ( um dos cargos relacionados a educação mais importantes do país ).

Na década de 90, no entanto, que Paulo Renato atingiu o auge de sua carreira como Educador, assumindo o cargo de Ministro da Educação no Governo de Fernando Henrique Cardoso.

Nesta época ele contribuiu ativamente para a criação do ENEM e também para a expansão da rede de ensino no Brasil, principalmente para as crianças ( Ensino Fundamental ).

No final do período em que Paulo Renato foi Ministro da Educação, 95% das crianças Brasileiras já estavam na escola.

Paulo Renato Souza: Longa Carreira dedicada a Educação

Visão de Paulo Renato Souza sobre a Educação no Brasil

Em suas várias entrevistas, seja na época em que foi ministro de Fernando Henrique, ou então em épocas mais antigas, Paulo Renato sempre bateu na tecla que o principal defeito da educação no Brasil era a qualidade.

Essa foi a sua principal busca, além de levar a educação para todas as camadas da população, também garantir que ela tivesse uma boa qualidade.

Para Paulo Renato, em um país em desenvolvimento como o Brasil, a escola tem como função mais do que um simples espaço para se aprender as matérias, ela deve ser um dos corações da comunidade, um centro de participação, de esporte, de cultura e de lazer.

Outra grande preocupação de Paulo Renato foi com a organização da educação no Brasil.

Para garantir que as escolas tivessem qualidade, era necessário cobrar, e para cobrar era necessário saber onde estavam os pontos fracos e os pontos fortes da Educação Brasileira.

Descobrir em que regiões estavam as melhores escolas e em que regiões estavam as piores.

Esse inclusive foi um dos motivos que o levaram, junto a sua equipe, a criação do ENEM no ano de 1998.

A proposta original do ENEM, que posteriormente foi expandida no Governo Lula, era de avaliar o Ensino Médio Brasileiro, segundo Paulo Renato, um dos grandes pontos fracos da educação no Brasil.

O modelo do ENEM de Paulo Renato Souza tinha 63 questões e foi aplicado por 10 anos entre 1998 e 2008.

Carreira de Paulo Renato Souza

Confira abaixo os principais cargos ocupados por Paulo Renato Souza na área de Educação:

  • Secretário de Educação do Governo de São Paulo ( 1984-1986 )
  • Reitor da UNICAMP ( 1987-1991 )
  • Ministro da Educação do Brasil ( 1995-2002 )
  • Deputado Federal pelo Estado de São Paulo ( 2006-2009 )
  • Secretário de Educação do Governo de São Paulo ( 2010 )

Principais projetos e realizações de Paulo Renato Souza na área de Educação:

  • Início da Informatização da Educação no Brasil ( 1995 )
  • PROUNI – Programa Universidade para Todos ( 1995 )
  • ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio ( 1998 )
  • SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica ( 1998 )
  • Universalização do Ensino Fundamental ( mais de 90% das crianças na escola ) ( 2000 )

Aposentado da carreira pública, o último emprego de Paulo Renato Souza foi como Consultor Independente na área de Educação, ajudando empresas a desenvolver projetos de Educação e treinamento de funcionários.

Paulo Renato morreu no dia 25 de Junho de 2011 ( 25/06/2011 ) vitima de um Ataque Cardíaco fulminante na cidade de São Roque, onde passava o feriado de Corpus Christi.

Embora tenha sido socorrido, já chegou morto ao hospital.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin