dcsimg

Veja o calendário com as datas da Fuvest em 2016

Confira as principais datas da Fuvest e saiba tudo o que você precisa fazer em 2016 para entrar na USP ou na FCMSC-SP em 2017!

VestibularPrestar vestibular é uma etapa muito importante para todos os estudantes. Quanto mais concorrido o processo seletivo, maior a necessidade de organização e planejamento para participar.

O vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), é considerado o maior e mais concorrido do País. Ele acontece uma vez por ano. Cerca de 140 mil candidatos se inscrevem em cada edição e disputam pouco mais de 9 mil vagas.

Para entrar na USP ou na FCMSC-SP em 2017, é preciso se inscrever ainda em 2016. Boa parte do processo acontece no ano anterior àquele em que os alunos iniciam as aulas.

Acompanhe as principais datas da Fuvest 2017 e saiba como garantir o seu lugar nesta disputa!

Calendário Fuvest

Cada nova edição desse vestibular é nomeada com o ano em que os candidatos selecionados vão ingressar na universidade. Portanto, quem passa na Fuvest 2017 inicia as aulas em março de 2017.

Mas o processo seletivo começa bem antes, no segundo semestre de 2016. Fique esperto para não perder a chance de concorrer! Confira o calendário da Fuvest 2017:

  • 19 de agosto de 2016: Início do período de inscrições, pela internet, no site da Fuvest
  • 8 de setembro de 2016: Último dia para inscrições.
  • 27 de novembro de 2016: Prova da primeira fase
  • 8 a 10 de janeiro de 2017: Provas da segunda fase

Como fazer a inscrição na Fuvest

O primeiro passo para quem quer participar do vestibular é fazer a inscrição no site da Fuvest entre os dias 19 de agosto e 8 de setembro de 2016. O processo é simples. Basta preencher um formulário eletrônico com suas informações pessoais, depois escolher uma primeira e uma segunda opção de curso.

É necessário pagar uma taxa para confirmar a inscrição. Após o pagamento, o candidato recebe um número de inscrição que permite, entre outras coisas, consultar no site o local onde vai realizar as provas.

O que os candidatos da Fuvest precisam saber?

Há uma série de informações importantes neste processo seletivo. A Comissão Organizadora divulga no site da Fuvest um documento chamado Manual do Candidato em todas as edições do vestibular. Ele traz as datas de cada etapa, explica o conteúdo das provas, a forma como serão corrigidas, o que pode ou não levar no dia dos exames, entre outras informações que os participantes precisam saber.

De qualquer forma, se você vai participar da Fuvest deve anotar na agenda algumas informações importantes:

  • Data das provas (verificar se o seu curso exige prova de habilidades específicas e a data deste exame)
  • Horário das provas
  • Local das provas
  • O que cai em cada prova
  • O que é preciso levar no dia da prova
  • O que é proibido levar no dia da prova
  • Quando saem os resultados

Como é o vestibular da Fuvest

Antes mesmo de fazer a inscrição, é importante conhecer um pouco melhor como funciona este vestibular.

Você já deve saber que a Fuvest acontece em duas fases. Na primeira, é aplicada uma prova sobre conhecimentos gerais, com 90 questões de assinalar. Há cinco opções de respostas e apenas uma delas é correta. Esta prova funciona como uma pré-seleção. Em média, 20% dos candidatos que participam da primeira fase passam para a segunda. É preciso acertar pelo menos 27 questões desta prova para continuar na disputa da Fuvest.

Passar para a segunda fase da Fuvest é uma grande conquista! Mas não dá para relaxar. A segunda etapa exige ainda mais foco e atenção dos candidatos. São três provas diferentes, em três dias consecutivos, envolvendo Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Todas as questões são discursivas, ou seja, exigem respostas por escrito. Entre elas está a prova de redação, cujo tema é apresentado na hora. No último dia, a prova traz questões ligadas à carreira escolhida pelo candidato.

Leituras obrigatórias da Fuvest 2017

Se você pretende participar deste vestibular é importante organizar sua rotina de estudos o quanto antes. Iniciar com as leituras obrigatórias é uma ótima dica! A lista das obras que os candidatos precisam ler foi divulgada com bastante antecedência. Não perca tempo! Estude também sobre as escolas literárias e o período em que estes livros foram escritos.

Confira a lista das leituras obrigatórias da Fuvest 2017:

  • Iracema ‐ José de Alencar
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis
  • O Cortiço ‐ Aluísio Azevedo
  • A Cidade e as Serras ‐ Eça de Queirós
  • Capitães da Areia ‐ Jorge Amado
  • Vidas Secas ‐ Graciliano Ramos
  • Claro Enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa
  • Mayombe ‐ Pepetela

Por que se inscrever na Fuvest 2017?

A USP é uma instituição pública. Oferece mais de 220 cursos de graduação e todos eles são gratuitos. Com 80 anos de tradição, é hoje uma das principais referências nacionais em pesquisa e sua estrutura é considerada a mais moderna do País. A qualidade do seu sistema de ensino, assim como da FCMSC-SP, é reconhecida no Brasil e no exterior. Há pesquisas especializadas que colocam estas instituições entre as melhores universidades da América Latina.

Veja também:

Descubra como e quando fazer a inscrição pra Fuvest em 2016

Vai participar da Fuvest 2017? Pretende disputar uma vaga em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin