dcsimg

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Saiba como o Ministério da Educação avalia os cursos de graduação e descubra se sua faculdade é credenciada pelo MEC!

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Fazer uma faculdade é um excelente investimento no futuro profissional. O diploma de nível superior ajuda muito na hora de conseguir um bom emprego ou progredir no trabalho atual.

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que, em média, o trabalhador brasileiro que conclui o ensino superior tem um salário duas vezes e meia mais alto do que quem completou apenas o ensino médio. Esta foi a maior diferença salarial percebida entre os 32 países que participaram da pesquisa.

E para que o diploma de curso superior tenha validade, a instituição de ensino que oferece o curso precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Entenda como o MEC avalia os cursos e as instituições de ensino e saiba como descobrir se sua faculdade é reconhecida pelo MEC!

Credenciamento e reconhecimento do MEC

O MEC avalia e supervisiona tanto as instituições de ensino superior quanto os cursos de graduação e pós-graduação que elas oferecem.

Antes de iniciar suas atividades, uma instituição de ensino precisa solicitar ao MEC o credenciamento. Conforme a organização acadêmica, a instituição pode ser credenciada como Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Depois de credenciada, a instituição pode começar a oferecer os cursos de graduação. Quando a primeira turma completa 50% da carga horária do curso, o MEC faz uma avaliação.

O reconhecimento é concedido aos cursos que cumprem as exigências e possuem condições de formar profissionais bem qualificados para o mercado de trabalho.

O reconhecimento dos cursos e o credenciamento da instituição não são permanentes. Ou seja, de tempos em tempos o MEC reavalia todas as universidades, faculdades, centros universitários e os cursos que eles oferecem. Instituições e cursos que obtiverem notas insatisfatórias poderão ser desativados.

Como o MEC avalia as faculdades

As instituições de ensino superior (tanto públicas quanto privadas) são avaliadas pelo MEC a partir de dois conceitos principais:

  • Índice Geral de Cursos (IGC) – Este índice é calculado através de uma média ponderada das notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
  • Conceito Institucional (CI) – Para atribuir esta nota, o MEC visita a instituição e analisa as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional, a gestão e as políticas de Recursos Humanos, entre outros quesitos.

As notas do IGC e do CI vão de 1 a 5, sendo que 5 é a nota máxima e 3 é considerada positiva. As notas 1 e 2 são insatisfatórias e a instituição tem um prazo para se readequar às normas. Caso não alcance os requisitos mínimos de qualidade, poderá ser punida, ter as matrículas suspensas ou até ser extinta.

Como o MEC avalia os cursos de graduação

O MEC avalia a qualidade dos cursos de graduação utilizando três indicadores. Para cada um deles é atribuída uma nota de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta. Os indicadores são:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): A nota do CPC é calculada considerando as instalações físicas da instituição, a titulação do corpo docente, a quantidade de profissionais em tempo integral ou parcial, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes.
  • Conceito de Curso (CC): A nota do CC pode confirmar a nota do CPC ou sugerir uma modificação. Ela é atribuída após uma visita presencial do MEC à instituição.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): É o indicador que avalia os conhecimentos e competências adquiridos pelos estudantes ao longo da graduação. A prova do Enade é aplicada no início do curso, aos alunos ingressantes, e no final, com os alunos concluintes. Desta forma, o Enade consegue avaliar o progresso que o estudante obteve durante os estudos.

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

É possível consultar as notas que cada universidade obteve nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Estas informações estão disponíveis de forma gratuita no portal e-MEC. Basta acessar o site e clicar em “Consulta Avançada”. Ali é possível fazer uma busca pelo nome da instituição, por estado e município ou pelo nome do curso.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

De acordo com último Censo da Educação Superior, existem no Brasil nada menos que 2.407 instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC, sendo que a esmagadora maioria delas se encontra na rede privada: 2.111.

Tanta opção assim pode dar uma trabalheira na hora de escolher onde estudar. Sabendo disso, fomos atrás de faculdades que não apenas são reconhecidas pelo MEC, mas também foram bem avaliadas, têm cursos em todas as áreas do conhecimento e estão presentes em várias regiões brasileiras.

É um ótimo ponto de partida para você iniciar sua vida universitária com o pé direito e a certeza de investir tempo e dinheiro em uma faculdade que dará o devido retorno lá na frente. Confira:

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Está pensando em fazer um curso de graduação? Já escolheu em qual faculdade estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin