dcsimg

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Saiba como o Ministério da Educação avalia os cursos de graduação e descubra se sua faculdade é credenciada pelo MEC!

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Fazer uma faculdade é um excelente investimento no futuro profissional. O diploma de nível superior ajuda muito na hora de conseguir um bom emprego ou progredir no trabalho atual.

Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que, em média, o trabalhador brasileiro que conclui o ensino superior tem um salário duas vezes e meia mais alto do que quem completou apenas o ensino médio. Esta foi a maior diferença salarial percebida entre os 32 países que participaram da pesquisa.

E para que o diploma de curso superior tenha validade, a instituição de ensino que oferece o curso precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Entenda como o MEC avalia os cursos e as instituições de ensino e saiba como descobrir se sua faculdade é reconhecida pelo MEC!

Credenciamento e reconhecimento do MEC

O MEC avalia e supervisiona tanto as instituições de ensino superior quanto os cursos de graduação e pós-graduação que elas oferecem.

Antes de iniciar suas atividades, uma instituição de ensino precisa solicitar ao MEC o credenciamento. Conforme a organização acadêmica, a instituição pode ser credenciada como Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Depois de credenciada, a instituição pode começar a oferecer os cursos de graduação. Quando a primeira turma completa 50% da carga horária do curso, o MEC faz uma avaliação.

O reconhecimento é concedido aos cursos que cumprem as exigências e possuem condições de formar profissionais bem qualificados para o mercado de trabalho.

O reconhecimento dos cursos e o credenciamento da instituição não são permanentes. Ou seja, de tempos em tempos o MEC reavalia todas as universidades, faculdades, centros universitários e os cursos que eles oferecem. Instituições e cursos que obtiverem notas insatisfatórias poderão ser desativados.

Como o MEC avalia as faculdades

As instituições de ensino superior (tanto públicas quanto privadas) são avaliadas pelo MEC a partir de dois conceitos principais:

  • Índice Geral de Cursos (IGC) – Este índice é calculado através de uma média ponderada das notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição.
  • Conceito Institucional (CI) – Para atribuir esta nota, o MEC visita a instituição e analisa as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional, a gestão e as políticas de Recursos Humanos, entre outros quesitos.

As notas do IGC e do CI vão de 1 a 5, sendo que 5 é a nota máxima e 3 é considerada positiva. As notas 1 e 2 são insatisfatórias e a instituição tem um prazo para se readequar às normas. Caso não alcance os requisitos mínimos de qualidade, poderá ser punida, ter as matrículas suspensas ou até ser extinta.

Como o MEC avalia os cursos de graduação

O MEC avalia a qualidade dos cursos de graduação utilizando três indicadores. Para cada um deles é atribuída uma nota de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta. Os indicadores são:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): A nota do CPC é calculada considerando as instalações físicas da instituição, a titulação do corpo docente, a quantidade de profissionais em tempo integral ou parcial, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes.
  • Conceito de Curso (CC): A nota do CC pode confirmar a nota do CPC ou sugerir uma modificação. Ela é atribuída após uma visita presencial do MEC à instituição.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): É o indicador que avalia os conhecimentos e competências adquiridos pelos estudantes ao longo da graduação. A prova do Enade é aplicada no início do curso, aos alunos ingressantes, e no final, com os alunos concluintes. Desta forma, o Enade consegue avaliar o progresso que o estudante obteve durante os estudos.

Como saber se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?

É possível consultar as notas que cada universidade obteve nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Estas informações estão disponíveis de forma gratuita no portal e-MEC. Basta acessar o site e clicar em “Consulta Avançada”. Ali é possível fazer uma busca pelo nome da instituição, por estado e município ou pelo nome do curso.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores em diversas áreas do conhecimento:

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Você está pensando em fazer um curso de graduação? Já escolheu em qual faculdade estudar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin